PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você quer ficar em forma, mas nunca consegue se ater a nenhum programa de exercícios? Leia as dicas deste artigo para ter algumas ideias.

  1. Pode até parecer que você não tem tempo de treinar no dia a dia, mas talvez o problema real seja a sua falta de ânimo e a prioridade de outros compromissos. [1] Veja algumas formas de resolver a situação:
    • Reserve um horário. Pense em que horários você quer fazer exercícios e separe-os de antemão, sem deixar nada entrar no caminho. Se necessário, coloque o despertador do celular para tocar todo dia na mesma hora.
    • Troque um hábito que não seja saudável pelos exercícios. Todo mundo tem um hábito ou hobby que não agrega em nada e só ocupa tempo, como ver televisão. Pare e pense em quanto tempo você perde assim e se dá para incorporar o treino nessa hora do dia. Se der, comprometa-se a usar melhor as suas horas vagas.
    • Aproveite a hora do treino para socializar. Se você está de encontro marcado com um amigo ou parente, convide-o para fazer alguns exercícios ou praticar esportes, como uma partida de basquete.
    • O segredo é incorporar os exercícios à sua rotina. Você vai ficar mais acostumado depois de cerca de duas semanas.
  2. É bem mais fácil se ater ao treino quando ele é divertido e dá prazer. Felizmente, você não precisa se enfurnar na academia para tudo: ande de bicicleta ou de skate, pratique canoagem, faça natação, jogue futebol ou outro esporte ou mesmo dance sozinho em casa. Basta se divertir. [2]
    • Se você fica entediado quando treina sozinho, busque alguma atividade que dê para fazer em grupo ou convide um amigo para treinar junto.
  3. Anote todos os dias e horários em que você treina na sua agenda. Dessa forma, você vai regular melhor o seu progresso e ficar mais atento à sua nova responsabilidade, além de conseguir ver o seu progresso aos poucos. [3]
  4. Não adianta tentar pegar pesado logo de cara. O ideal é começar em um ritmo mais lento e aumentá-lo gradualmente. Por exemplo: treine três vezes por semana por 30 minutos e veja se você fica confortável assim. [4]
    • Não se desgaste. Se você exagerar logo de cara, pode sofrer lesões, distensões musculares e outros problemas — e acabar desistindo ou desanimando de continuar.
  5. Em vez de calcular o seu sucesso pela quantidade de quilos que você perde, use uma fita métrica para acompanhar as suas medidas em si. Você pode até ganhar músculos e peso, mas vai perder alguns centímetros.
    • Anote as suas medidas gradualmente para ver o seu progresso ao longo do tempo.
    • Tire as medidas do seu pescoço, dos braços e dos tornozelos.
  6. Você tem que aprender a se alimentar melhor para perder peso. Não adote dietas mirabolantes, pois vai ser muito mais difícil se ater a elas. O ideal é ter bom senso e desenvolver um estilo de vida que não envolva tantos sacrifícios e que ainda seja plausível para o seu caso. [5]
  7. A água é o combustível ideal para o corpo humano. Leve uma garrafinha sempre que for treinar, mas lembre-se de não exagerar no volume depois de pegar pesado nos exercícios — pois o corpo perde sal por meio do suor e, nesses casos, a água em excesso acaba removendo o pouco que resta do nutriente. Você pode tomar um isotônico, desde que ele não tenha um teor de açúcar muito alto.
    • Beba um volume suficiente de água para repor o que você perdeu. Esse volume depende de uma série de fatores, como o seu peso, o clima, a intensidade dos exercícios etc. Além do mais, a desidratação retarda o seu progresso, aumenta o risco de distensões musculares e pode até dar enjoo. Por fim, evite tomar café e refrigerante.
  8. Conforme se acostuma à rotina de treino e ganha mais músculos, você provavelmente vai ter menos dificuldade nos exercícios. Ainda assim, não relaxe: assim que a sua ficha atual ficar fácil demais, troque-a por outra.
    Publicidade
Método 1
Método 1 de 1:

Fazendo alguns exercícios simples

PDF download Baixe em PDF
  1. Você não precisa virar rato de academia para entrar em forma. Crie uma rotina de exercícios própria de acordo com o seu gosto pessoal. [6]
    • Faça uma lista de coisas que você gosta de fazer durante o treino.
    • Tente completar essa lista de movimentos e atividades todos os dias e varie de vez em quando.

Dicas

  • Vá se deitar mais cedo e descanse bastante nos dias de treino. Os músculos só crescem e reparam as células quando não estão sendo usados.
  • Não desanime se você não notar resultados instantâneos. Geralmente, o corpo demora cerca de oito semanas para mostrar avanços. Lembre-se de que não dá para ver nada de uma hora para outra e só não desista!
  • Acredite em si mesmo e nunca desista!
  • Você vai ter dificuldade para se ater ao treino na primeira semana se não está acostumado a praticar exercícios. Por isso, faça algumas adaptações mais simples, como trocar o elevador pelas escadas, para se condicionar aos poucos. Além disso, caminhe e faça outros movimentos de forma geral.
  • Ouça músicas animadas para se motivar.
  • A saúde é o seu bem mais valioso. Troque todas as comodidades por oportunidades de praticar exercícios, mesmo que leves.
  • Você está sem tempo para treinar? Vá caminhar na hora do almoço, faça abdominais e polichinelos enquanto vê televisão ou ande um pouco ao falar ao telefone. Ou seja: não dê bobeira em hora nenhuma.
  • Queime mais calorias do que ingere. Você pode calcular a sua ingestão e se adaptar aos poucos para controlar melhor a quantidade.
  • Tente não fazer exercícios à noite. O treino acelera o metabolismo e a produção de endorfina, o que atrapalha o sono. Se você não tiver alternativa, faça as atividades o mais cedo possível para aumentar o tempo até a hora de dormir.
  • Pratique formas alternativas de exercícios, como andar de bicicleta (normal ou ergométrica), fazer yoga, tai chi chuan e outras artes marciais etc. Tudo isso pode deixar o treino mais divertido e eficaz.
Publicidade

Avisos

  • Pare imediatamente se você ficar tonto ou sentir alguma dor durante o treino. Só volte a treinar quando (e se) melhorar. Se o quadro for sério ou você achar que fraturou algum osso, vá ao pronto-socorro! Não espere dias antes de consultar um médico. O certo é ir ao hospital se a dor não passar dentro de uma hora — ou até logo de cara se o caso for mais sério.
  • Consulte um médico se você está muito abaixo ou acima do peso ou obeso ou se sofre de asma antes de começar a treinar.
  • Consulte um médico antes de adotar qualquer treino novo, ainda mais se tem ou já teve problemas cardiorrespiratórios.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 84 718 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade