PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Caracóis de jardim são um dos animais mais fáceis e baratos de achar, uma vez que muitas vezes estão presentes em grande número comendo plantas em seu quintal. Precisado de água e comida apenas a cada dois dias, eles são fáceis de cuidar, se souber do que eles precisam. É possível manter um caracol vivo por vários anos em um recipiente bem conservado.

Método 1
Método 1 de 2:

Fazendo um abrigo para o caracol

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso você queira olhar o caracol por alguns dias e, em seguida, liberá-lo de volta ao jardim, não importa muito qual recipiente que você vai usar, contanto que o caracol receba ar fresco. Um recipiente de plástico ou um frasco com alguns furos na tampa vai funcionar. Ou, em vez de uma tampa, você pode usar um pedaço de gaze montada sobre a borda do recipiente com um elástico.
    • Tenha em mente que os caracóis podem escalar superfícies verticais e podem escapar se o recipiente não tiver tampa.
  2. Se você for ficar com o caracol por mais do que alguns dias, use um recipiente que ofereça espaço suficiente para seu tamanho. Somente caracóis bebês ou os das menores espécies podem ser mantidos a longo prazo em um recipiente de plástico. [1] A maioria exige um tanque maior para que possam estar limpos e saudáveis. Você pode comprar um terrário que tenha essa finalidade em uma loja de animais.
    • Use um tanque de 20 litros ou maior para que o caracol tenha espaço para se movimentar. Se você tem vários caracóis ou pretender cuidar de jovens caracóis se os adultos se reproduzirem, pegue um tanque maior.
  3. Assim como os humanos, os caracóis inalam ar para usar o oxigênio e exalam dióxido de carbono. O seu terrário precisa de buracos para que o ar entre, de preferência em vários lados, para permitir uma melhor circulação de ar. Existem relatos de que os caracóis se tornam mais ativos quando feita uma pequena abertura para o ar na parte inferior do terrário. [2]
  4. Enquanto o tanque estiver úmido, muitos caracóis de jardim serão bastante resistentes quando se tratar de temperaturas. No entanto, eles ficarão mais seguros à temperatura ambiente. Mantenha-os na sombra durante o calor e evite expô-los a temperaturas congelantes.
  5. Para reduzir a possiblidade de surgirem bactérias nocivas, pestes e outros perigos, compre solo de terrário em uma loja de animais. [3] A segunda melhor opção é usar terra natural de um jardim que não tenha sido tratado com pesticidas ou fertilizantes químicos. Coloque o solo em uma camada na base do terrário, cobrindo totalmente o vidro ou plástico.
    • Evite usar solos para as plantas, que podem conter substâncias químicas nocivas aos caracóis.
  6. Coloque uma camada de musgo esfagno, turfa, composto ou vermiculita em cima do solo. [4] Isso prende humidade no interior do solo, criando boas condições para caracóis.
  7. Coloque objetos no tanque nos quais os caramujos possam se esconder dentro ou escalar, o que irá fazer com que eles fiquem mais confortáveis e interessantes de serem observados. A maioria das lojas de animais possui entradas falsas para pequenos animais rastrearem ou tubos curtos para hamsters que os caracóis podem desfrutar. Você também pode encontrar materiais para usar em seu jardim! As rochas são uma grande adição. Cascalhos e gravetos geralmente desmoronam depois de algumas semanas, de forma que você terá que substituí-los.
    • Tubos de papelão de papel higiênico também rendem grandes objetos de escalada.
  8. Os caracóis são surpreendentemente fortes para seu tamanho, e são capazes de subir até o topo de quase qualquer tanque. Tampas com trinco provavelmente irão impedi-los de escapar. Se a tampa do seu terrário não tiver uma trava, use uma pilha de livros ou outros objetos pesados para aplicar força na tampa.
  9. Procure caracóis nas áreas lamacentas de jardins, vasos de plantas antigas ou outros lugares úmidos. Se você não encontrar nenhum, coloque alguns pedaços de vegetais frescos em seu jardim e volte mais tarde para ver se há caracóis comendo-os. Chuva forte, muitas vezes, trazem os caracóis à tona, assim você terá uma melhor chance de encontrá-los se você procurar durante ou após uma chuva.
    • Caracóis de jardim são quase sempre o tipo mais seguro para lidar, mas é uma boa ideia lavar as mãos antes e depois de tocar neles para minimizar a possibilidade de danos a si mesmo e ao seu caracol. [5]
    • Se você não quiser tocar nos caramujos, use luvas
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Cuidando dos caracóis

PDF download Baixe em PDF
  1. Borrife água sobre o musgo, turfa ou qualquer material que você tenha colocado na base de seu tanque sempre que começa a secar. Mantenha o material úmido em todos os momentos. Se você não puder pulverizar a cada dois dias pelo menos, você pode deixar um cubo de gelo no tanque ou um pano ou esponja embebida com água.
  2. Os caramujos podem se tornar mais saudáveis se você pulverizá-los com água todos os dias ou a cada dois, mas preste atenção à temperatura da água. Borrife com água quente em tempo frio, e em temperatura ambiente durante o calor ou se você possuir aquecimento central em casa. [6]
  3. A maioria dos caracóis não é comedora seleta, e poderá gostar de muitos tipos de frutas frescas e vegetais. Lave muito bem os alimentos em água limpa antes de dá-los aos caracóis, e corte grandes legumes em pedaços ou fatias menores. [7] Alguns alimentos, tais como as cenouras e as batatas, podem precisar ser fervidos durante alguns minutos para que sejam ligeiramente amaciados. Deixe sempre alimentos cozidos esfriar completamente antes de serem entregues aos caracóis.
    • Alguns caramujos comem carne crua, ovos crus, pão integral ou farinha de aveia (encharcada, porém crua). Experimente dar aos caracóis uma dieta variada para aumentar a chance de que eles estejam recebendo toda a nutrição que precisam. [8]
  4. Pouca pesquisa tem sido feita sobre a melhor dieta nutritiva para os caracóis, e não há discordância entre os donos de caracol sobre quais os alimentos que podem ou não prejudica-los. Aqui está uma lista de alimentos que vão desde os mais até os menos perigosos: [9]
    • Alimentos salgados podem matar os caracóis. Evite completamente qualquer coisa com cristais de sal.
    • Evite massas, arroz e milho. Esses alimentos ricos em amido podem causar obstrução no sistema digestivo do caracol. Não dê nenhum dos anteriores como alimento aos seus caracóis.
    • Plantas caseiras podem ter sido expostas ao exaustor do carro enquanto cresciam, podendo causar danos caso sejam ingeridas.
    • Alimentos ácidos, como frutas cítricas, tomates e kiwi, podem ou não prejudicar caracóis. Use esses alimentos sempre em pequenas quantidades junto com outros alimentos.
  5. É possível utilizar qualquer alimento com cálcio, desde que estejam limpos e lavados. Cascas de ovos e cascas de caracóis descartadas em seu jardim vão servir para o proprietário intermediário de animais de estimação. Se você estiver tentando criar caracóis que precisem de fontes de cálcio mais concentradas, tais concentrações podem ser encontradas em alguns itens de lojas de animais, como ossos de chocos ou suplementos de cálcio puro. [10]
    • Tenha uma fonte de cálcio disponível no tanque o tempo inteiro. Reponha-a sempre for esgotada e use suplementos de cálcio com mais de 20% de cálcio em sua composição. [11]
  6. Limpe-os com uma escova de dentes sempre que suas conchas ficarem sujas. Não use sabão para não danificar a casca. Despeje algumas gotas de água sobre a concha para ajudar a remover a terra presa.
  7. Pegue os caracóis delicadamente colocando o dedo debaixo de sua cabeça e, em seguida, coloque-os temporariamente em uma toalha em algum recipiente. Remova o solo antigo a ser descartado no jardim. Use uma esponja levemente molhada com sabão para lavar as paredes e o fundo do reservatório para se livrar das marcas de lodo que os caracóis produzem. Enxágue o tanque com cuidado para assegurar-se de que todos os vestígios de sabão sejam removidos, uma vez que eles podem prejudicar os caracóis.
    • Não deixe os caracóis abandonados se o recipiente for pequeno.
    • Não feche os caramujos em um recipiente sem ar.
    • Ao substituir o solo e outros materiais do tanque limpo, siga todos os passos descritos na etapa anterior.
    Publicidade

Dicas

  • Para apanhar um caracol da superfície do tanque, passe o dedo gentilmente sob sua cabeça. Se o caramujo se retrair, coloque um pedaço de comida na frente dele para persuadi-lo a ir em direção ao seu dedo. Contorça seu dedo ou mão por baixo de todo o caracol para evitar que ele caia antes de pegá-lo.
Publicidade

Avisos

  • Não tente decorar a concha de um caracol vivo com cola ou outros materiais de arte. Esses materiais podem matar o caracol.
  • Enquanto outras espécies, como o caramujo-africano-gigante e caracóis-semente-de-maçã, apreciam pratos com água, caracóis de jardim podem se afogar. Ao invés disso, use um frasco de spray ou pistola para umedecer o tanque.
  • Supervisione as crianças para se certificar de que elas não comam os caracóis, o que pode causar doenças graves.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Caracóis de jardim
  • Um recipiente, jarra ou terrário
  • Musgo Sphagnum, turfa, compostagem ou vermiculita (estes estão disponíveis em lojas de animais ou na internet)
  • Decorações (paus, pedras, etc.)
  • Frutas e legumes frescos
  • Cascas de ovos ou outra fonte de cálcio
  • Frasco de spray ou pistola de água

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 722 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade