PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ovelhas são mamíferos de pastoreio muitas vezes criados como gado em fazendas. Elas podem ser usadas para carne, lã e leite e geralmente vivem de 6 a 14 anos. Quando bem cuidadas, elas podem viver por 20 anos. São adaptáveis a muitos climas e podem ser encontradas em todo o mundo. Existem mais de 200 raças de ovinos, e cada qual prospera em condições particulares. Se você planeja comprar ovelhas, precisará adquirir uma raça apropriada para a sua geografia e condições de vida. Também precisará saber como cuidar delas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Fornecendo o ambiente certo

PDF download Baixe em PDF
  1. Suas ovelhas precisam de um abrigo que as proteja de todos os elementos durante todo o ano. Esses elementos incluem o sol, o vento e a chuva. Embora um celeiro seja ótimo, não é necessário. Uma estrutura de três lados funciona tão bem quanto. [1]
    • A coisa boa de ter um celeiro com baias é que você pode separar as ovelhas doentes ou grávidas do resto do rebanho.
    • Uma área sombreada é uma boa ideia para que os animais possam ficar lá fora no clima quente, mas tenham um lugar fresco para pastar. Isto pode ser qualquer coisa, de uma saliência do celeiro a um aglomerado de árvores.
  2. O quanto vai depender de quanto tempo as ovelhas passarão em seu abrigo. Para climas mais frios, é melhor dar-lhes uma cama boa e espessa de feno. Isso vai mantê-las limpas e quentes. [2]
    • Não use serragem, pois ela vai estragar a lã e também não é muito absorvente.
    • Algumas pessoas consideram aparas de pinho melhores do que o feno por causa de sua absorvência, mas isso depende só da sua preferência. As aparas se agarram à pelagem de uma ovelha, o que pode tornar a tosa mais difícil.
    • Você pode polvilhar PDZ em cada baia e sob a saliência do lado de fora uma vez por mês para neutralizar a urina.
  3. Elas passarão cerca de 7 horas por dia pastando. Cerca de 0,8 hectares de pasto são necessários para 6 ovelhas. A área exata necessária vai depender do clima e da condição do pasto. [3]
    • Uma boa regra de ouro é que uma pastagem que suporta um animal de pasto grande (como uma vaca) deve sustentar cerca de seis ou sete ovelhas comerciais.
    • Os tamanhos de pasto variam com base na localidade, no clima, na manutenção, no tipo de plantio e na precipitação. Por exemplo: condições secas e rochosas precisarão de mais pastagens para fornecer mais grama.
  4. Instale um ventilador e abra as portas do abrigo. Isto é especialmente importante se você vive em um clima mais quente ou tem verões quentes. Deve haver fluxo de ar durante todo o ano, mesmo nos tempos mais frios, embora não necessariamente seja necessário ligar o ventilador no inverno.
    • Um ventilador e as portas abertas vão esfriar o abrigo em dias quentes, bem como manter as moscas longe das ovelhas.
  5. Elas são muito importantes para manter as ovelhas dentro e os predadores fora. Uma cerca de 1,5 m de altura deve ser suficiente para manter as ovelhas no pasto. Cercas mais elevadas são necessárias para afastar predadores.
    • Tenha também painéis portáteis para separar as ovelhas doentes, especialmente se você tiver baias. Você precisará manter essas ovelhas longe das saudáveis.
    • Eletrifique sua cerca. Mesmo com uma cerca alta de 2 m, predadores podem cavar sob ela e atacar suas ovelhas. Eletrificar sua cerca vai intimidá-los quando eles a tocarem. No entanto, não conte com isso para manter suas ovelhas dentro do pasto. Com sua pelagem pesada, elas são menos propensas a sentir os choques elétricos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Alimentando suas ovelhas

PDF download Baixe em PDF
  1. As ovelhas naturalmente comem plantas de pasto como grama e trevos. Se o local for grande o suficiente e permanecer em floração durante todo o ano, você não precisa fornecer alimento suplementar para as ovelhas. [4]
    • A quantidade de pastagem necessária dependerá de seu clima e do quão fértil o pasto é. Em um clima médio, você pode seguir novamente o padrão estimado de 0,8 hectares de pasto verde para 6 ovelhas. Climas com verões quentes ou invernos frios que matem a grama terão pastagens menos férteis.
    • A quantidade de feno necessária dependerá da qualidade e da quantidade da sua grama. As ovelhas comem cerca de 0,5 kg de feno para cada 45kg de seu próprio peso.
    • O feno é basicamente forragem cortada, seca e enfardada. Tende a ser uma gramínea ou vegetal (como alfafa ou trevo). Quanto mais tarde o corte, melhor a qualidade alimentar do feno, normalmente.
    • Os de alfafa e trevo tendem a ser mais nutritivos e preferidos pela maioria dos animais. Eles são mais caros, porém, e não são imperativos para ovelhas.
    • Tenha em mente que alguns trevos podem conter uma substância semelhante ao estrógeno que pode funcionar como controle de natalidade em ovinos. Evite-o se estiver tentando reproduzir suas ovelhas.
  2. Os grãos na verdade nem são tão bons para elas, exceto em alguns casos específicos, porque estas misturas tendem a conter muito cobre para a dieta de uma ovelha. Se precisar completar a dieta de suas ovelhas com grãos, tente obter uma mistura que seja especialmente formulada para ovinos.
    • Comer grãos demais também pode deixar suas ovelhas inchadas e até matá-las. Realmente evite dar grãos demais.
    • Uma mistura básica com milho, soja e aveia ou especialmente formulada para ovelhas ou cabras de seu moinho de alimentação local deve funcionar se elas precisarem de um pouco de suplemento. Essas normalmente são ovelhas lactantes, jovens ou idosas.
    • Misturas para cabras ou vacas são melhores do que as para cavalo se você não conseguir encontrar uma que seja formulada especialmente para ovelhas. Novamente, ovelhas são sensíveis ao cobre. Evite misturas para todos os fins.
  3. Isto é verdadeiro tanto para o feno quanto para as misturas de grãos. Armazenar alimentos com muita antecedência pode causar mofo e torná-los tóxicos para os animais. Certifique-se de que você está dando alimentos frescos para elas, caso precisem de algo além do pasto.
  4. Elas precisam dos minerais que vêm com o sal. Obtenha minerais feitos especialmente para cabras, porque enquanto elas precisam de cobre, o excesso dele pode torná-las doentes ou matá-las.
    • Blocos de sal podem ser bons, mas eles também não duram tudo isso e podem não fornecer minerais suficientes só pela lambida.
    • O sal mineral solto tende a ser menos caro do que os blocos. Você pode colocá-lo em um alimentador no abrigo.
  5. As ovelhas precisam de acesso à água fresca e limpa. Elas consumirão cerca de 7,5 litros todos os dias, e mais ainda em dias de calor. A água precisa ser limpa (livre de algas e assim por diante).
    • Você pode usar uma máquina para fornecer essa água se não quiser ter que carregar um monte de baldes todos os dias. O recipiente se enche automaticamente quando os animais bebem. Tudo o que você precisa fazer é esfregá-lo para limpá-lo uma vez por semana.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Mantendo suas ovelhas saudáveis

PDF download Baixe em PDF
  1. Forneça uma superfície seca para suas ovelhas andarem na maior parte do tempo. Isso ajuda a evitar coisas como podridão do pé. Se as ovelhas não puderem passar um tempo em superfícies secas, você precisará cortar ou aparar qualquer excesso de casco. [5]
    • Ao cortar o material morto, tome cuidado para não acertar o tecido sensível. Isso pode causar sangramento e infecção em ovelhas.
    • Na época de seca, apare os cascos a cada seis semanas. Aumente o ritmo na estação de chuvas. Comece retirando a sujeira dos dedos. Apare o excesso de unha paralelo às linhas de crescimento do casco. Deixe os calcanhares no mesmo nível que as solas dos pés. Retire o excesso de tecido de unha ao redor de cada dedo do pé. Com um raspador de madeira, deixe o casco liso da sola do pé para a frente.
    • A podridão do pé é um problema específico de ovinos e caprinos. É mais frequente em animais que andam no chão úmido ou molhado. Seus cascos amaciam, o que torna mais fácil para as bactérias entrarem. A podridão do pé pode causar dor severa e claudicação, e geralmente fica no pasto em torno de 12 dias. Separe o rebanho infectado do saudável (você vai notar um cheiro fétido). Apare o casco para remover o excesso e aplique agentes antissépticos nele.
  2. Ovelhas com pelagens mais longas precisarão ser tosadas duas vezes por ano. Considere tosquiar suas ovelhas antes do início do tempo mais quente e evite fazê-lo antes do inverno.
    • Elas precisam estar confortáveis durante a tosa, então deixe-as fora do pasto pelo menos dez horas antes dela. Isso permitirá que seus estômagos se esvaziem.
    • Tosar ovelhas molhadas pode causar problemas de saúde, então evite fazer isso. Não tosquiar as ovelhas e permitir que sua lã fique ensopada pode torná-las mais propensas a infestações de insetos.
  3. Embora você não possa prever tudo que pode acontecer a uma ovelha (conheça seu veterinário local), existem algumas coisas que pode fazer para cuidar das suas. Executar essas etapas extras pode ajudar a manter as ovelhas longe de determinadas doenças e problemas.
  4. Você saberá quando a ovelha está doente porque basicamente ela estará fazendo coisas incomuns ou ficará muito letárgica. Ficar de olho na sua saúde básica pode alertá-lo sobre problemas mais rapidamente para que eles não se espalhem para o resto do rebanho.
    • Uma secreção nasal pode ser um dos primeiros sinais de uma infecção respiratória.
    • A diarreia em ovinos tem mais ou menos a consistência das fezes do cão. Ela pode ser causada por todos os tipos de coisas, por isso é uma boa ideia chamar um veterinário logo.
    • Verifique a pelagem com frequência para procurar parasitas externos, tais como ácaros ou pulgas. Eles precisarão ser tratados imediatamente.
  5. Você precisará pedir para o veterinário verificar ocasionalmente as fezes de suas ovelhas para ver se elas têm vermes. Se tiverem, você terá que alternar entre ivermectina com fenbendazole ou albendazol. Não há um produto que destruirá todos os tipos de parasitas, infelizmente. Você deve procurar a ajuda do seu veterinário para determinar o que será melhor para suas ovelhas. [6]
    • Medicamentos (vermífugos) são administrados em: pílulas grandes, pastas, líquidos, para despejar e injetáveis. Não há nenhum tipo que funcione de forma mais eficaz.
    • Formas pastosas ou líquidas tendem a ser as mais fáceis de usar, mas não são mais eficazes do que qualquer outro tipo.
    Publicidade

Dicas

  • Não se preocupe muito sobre erradicar plantas venenosas em seu pasto. As ovelhas tendem a evitá-las, a menos que não haja mais nada disponível. Veja se há o excesso delas no pasto.
  • Tenha um guardião de gado como um cão, lhama ou burro. Estes animais podem repelir predadores comuns, tais como cães selvagens.
  • Forneça bicarbonato de sódio à vontade no abrigo das ovelhas. Desta forma, se um dos animais tiver uma dor de estômago, poderá buscar o bicarbonato para se aliviar.
Publicidade

Avisos

  • Dependendo do número de ovelhas que você tiver, é uma boa ideia ter mais de um cão pastor. Alguns predadores podem enganar o primeiro cachorro enquanto outro predador dá a volta nele e pega as ovelhas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 140 101 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade