Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você precisa denunciar uma conta do Gmail por spam, abuso ou fraude? Basta usar um formulário específico do Google. Caso queira uma ação imediata contra esse tipo de conteúdo nocivo, o mais fácil é bloquear o endereço de e-mail na versão desktop ou no aplicativo móvel do Gmail — o que redireciona todos os futuros e-mails para a pasta Spam automaticamente (e o melhor: sem que o remetente saiba que foi bloqueado). Leia nosso passo a passo abaixo para se resguardar no Gmail pelo Windows, Mac, iPhone e Android!
O que você precisa saber
- Acesse o formulário de abuso do Gmail em um navegador de internet e insira suas informações de contato.
- Cole o cabeçalho, a linha de assunto e o corpo do e-mail nas respectivas seções do formulário. Em seguida, clique em "Enviar".
- Para bloquear um remetente, abra um dos e-mails que ele enviou. Clique no ícone dos três pontos e, depois, em "Bloquear [remetente]".
Passos
-
Acesse o formulário de abuso do Gmail em um navegador de internet. Você pode usar o Google Chrome , Safari, Mozilla Firefox ou outro navegador.
- Se você recebeu um e-mail de spam ou outro tipo de conteúdo nocivo, dá para denunciá-lo ao Google. Tome muito cuidado com mensagens que chegarem de remetentes desconhecidos.
- E-mails oficiais do Google sempre vêm de endereços que terminam em "@google.com", não "@gmail.com".
- Para identificar uma página de phishing, você pode observar o remetente, ver se há erros de digitação ou gramática ou prestar atenção a links suspeitos no corpo do e-mail. Depois de fazer essa identificação, bloqueie, denuncie ou ignore a pessoa.
-
Insira seu endereço de e-mail no primeiro campo. É por ele que o Google vai entrar em contato com você.
-
Insira o endereço de e-mail do remetente no segundo campo. Digite o endereço de e-mail da pessoa que apresentou a atividade suspeita ou abusiva.
-
Insira o cabeçalho do e-mail no terceiro campo. O cabeçalho do e-mail é aquele trecho de código usado para autenticar a mensagem.
- Para encontrar o cabeçalho completo, clique no ícone dos três pontos em cima do corpo do e-mail. Clique em Mostrar original no menu suspenso. Você vai acessar uma nova janela com todos os detalhes da mensagem. [1] X Fonte de pesquisa
- Clique em Copiar para a área de transferência e cole o código no campo certo do formulário de abuso do Gmail.
-
Insira a linha de assunto do e-mail no quarto campo. Cole a linha de texto que aparece no topo do e-mail.
-
Insira o conteúdo do e-mail no quinto campo. Copie e cole todo o corpo do e-mail nesse campo.
-
Insira informações adicionais no sexto campo. Se você tiver mais informações ou preocupações, digite-as nesse campo. Se não tiver nada, deixe-o em branco.
-
Clique em Sim ou Não . Caso a mensagem pareça ser de alguém que está se fazendo passar pelo Google ou um de seus funcionários, clique em Sim . Caso contrário, clique em Não .
-
Clique em Enviar . O botão é vermelho e fica no rodapé do formulário.
- Você vai enviar o formulário ao Google.
- Se precisar de mais ajuda, você pode entrar em contato com o Gmail .
Publicidade
-
Acesse o Gmail em um navegador de internet. Caso você ainda não esteja logado no seu Gmail, insira suas informações de login e clique em Entrar . [2] X Fonte de pesquisa
- Com este método, você vai bloquear todos os e-mails enviados por contas abusivas ou de spam. O melhor jeito de proteger sua conta do Google é trocar de senha com frequência.
-
Clique em um e-mail do remetente. Se você o apagou ou enviou à pasta Spam, acesse essa pasta ou a Lixeira.
-
Clique em ⋮ . O botão fica no canto superior direito, acima do corpo do e-mail. Clique nele para abrir um menu suspenso.
-
Clique em Bloquear . O botão vai estar acompanhado do nome ou endereço de e-mail do remetente.
- Você vai ver uma janela pop-up.
-
Clique em Bloquear para confirmar. Você vai bloquear o remetente. A partir de agora, as mensagens que ele enviar vão direto para a pasta Spam.
- Se você precisar desbloquear um remetente, reabra um e-mail que ele enviou. Clique no ícone dos três pontos e, em seguida, em Desbloquear . Por fim, clique no mesmo botão para confirmar.
Publicidade
-
Abra o aplicativo do Gmail no seu dispositivo móvel. Se você não estiver logado, toque em Entrar . [3] X Fonte de pesquisa
- O Gmail tem versões para iOS (pela App Store) e Android (pela Google Play Store).
-
Toque em um dos e-mails do remetente. Se você o apagou ou enviou à pasta Spam, acesse essa pasta ou a Lixeira.
-
Toque em ⋮ no canto superior direito da tela. O botão vai aparecer acima do corpo do e-mail, à direita do nome do remetente.
- No iOS, o ícone é •••.
- Você vai abrir um menu pop-up.
-
Toque em Bloquear . O botão vai estar acompanhado do nome ou endereço de e-mail do remetente.
- Você vai bloquear o remetente. A partir de agora, as mensagens que ele enviar vão direto para a pasta Spam.
- Se você precisar desbloquear um remetente, reabra um e-mail que ele enviou. Toque no ícone dos três pontos e, em seguida, em Desbloquear .
Publicidade
Dicas
- O wikiHow também tem inúmeros outros artigos com dicas úteis de como usar melhor o Gmail e outros provedores de e-mail. Aproveite!
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado para não clicar em links suspeitos de e-mails de spam.
- Nunca passe suas credenciais a estranhos e nem interaja com e-mails de spam.
Publicidade
Referências
- ↑ https://support.google.com/mail/answer/29436?hl=pt-BR&visit_id=638042337611551646-2842674624&rd=1&sjid=12478523645229771658-SA#zippy=%2Cgmail
- ↑ https://support.google.com/mail/answer/8151?hl=pt-BR&sjid=12478523645229771658-SA
- ↑ https://support.google.com/mail/answer/8151?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DAndroid&oco=1&sjid=12478523645229771658-SA
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 7 885 vezes.
Publicidade