Baixe em PDF
Baixe em PDF
Pode ser irritante e frustrante ter pelos demais em certas partes do rosto, como na região do lábio superior, nas sobrancelhas ou no maxilar. Em vez de se arriscar com uma gilete ou gastar todo o seu dinheiro em um salão de beleza, você pode se depilar em casa. Comece escolhendo uma cera que seja ideal para o seu tipo de pele e seu nível de habilidade com o processo. Em seguida, lave e esfolie o rosto para se preparar. Por fim, siga as dicas deste artigo para deixar a região lisa e bem depilada.
Passos
-
Compre uma cera feita para o rosto. Só use produtos feitos especificamente para a região. Geralmente, essas ceras vêm em kits com um aplicador ou tiras de tecido ou outros materiais para a pele. A cera facial é mais suave que os outros tipos, já que a pele na área é mais sensível.
- Compre a cera facial em qualquer loja de cosméticos ou pela internet.
-
Use aloe vera (babosa) para se depilar se o seu rosto for sensível ou tiver cravos e espinhas. O produto ajuda a suavizar a pele e, assim, diminuir o impacto da cera no rosto. Quando for comprá-lo, leia os rótulos e as embalagens e tente encontrar algo como "para peles sensíveis". [1] X Fonte de pesquisa
- Se você toma algum medicamento para cravos e espinhas, é melhor comprar uma cera para peles sensíveis — a medicação pode deixar a região ainda mais irritadiça.
-
Use um aplicador e tiras de tecido se usar cera líquida. Se não tiver o aplicador, você pode usar até um palito de picolé largo e pequeno. Use o lado menor para passar a cera nas sobrancelhas.
- Você também vai precisar de tiras de tecido para remover parte dos pelos. Para isso, use tiras que já tenham cera ou compre e corte algum produto de algodão para improvisar.
-
Use tiras de cera já prontas para facilitar a aplicação. Se você não tiver experiência com depilação, principalmente no rosto, compre uma cera que já venha em tiras e em kits especializados. Elas têm tamanhos específicos para determinadas partes do rosto, como o buço/bigode, as sobrancelhas, o maxilar etc.
- Geralmente, é mais fácil usar as tiras de cera do que ter que manusear cera líquida com o aplicador. Se você já tiver mais experiência, talvez se sinta confortável com ambas as opções.
Publicidade
-
Lave o rosto com um produto de limpeza facial normal e água morna. Com a pele limpa, vai ser mais fácil se depilar sem causar irritação ou erupções cutâneas no local.
- Quando for lavar o rosto, passe o produto de limpeza e esfolie a região em movimentos circulares pequenos para remover as células epiteliais mortas.
-
Apare os pelos longos do rosto. Se você tiver barba ou pelos com mais de 2 cm, use uma tesoura pequena ou um barbeador para cortá-los. O ideal é que eles não fiquem com menos de 1 centímetro.
- Não tente depilar os pelos que tenham menos de 1 cm com cera, ou eles podem ficar encravados e machucar a sua pele. Nesse caso, espere até que eles cresçam o bastante.
-
Passe talco infantil nas partes sensíveis da pele. Passe o produto no buço/bigode e nas sobrancelhas para aumentar a eficácia do processo. O talco também vai absorver o excesso de óleo e reduzir a irritação causada pela cera. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Lave as mãos com um sabonete e água. Com as mãos limpas, você não vai espalhar bactérias ou germes no rosto durante a depilação.
- Você também pode ficar na frente de um espelho para enxergar melhor o que está fazendo.
-
Descubra em que direção os seus pelos crescem. Eles podem crescer para baixo, em linha reta, ou diagonalmente, em direção ao meio do seu rosto. Preste bastante atenção, pois vai ter que passar a cera nessa mesma orientação.
- Os pelos das sobrancelhas e do buço/bigode costumam crescer na diagonal. Nas bochechas e no maxilar, por sua vez, é mais comum eles crescerem para baixo (ou também na diagonal).
-
Esquente a cera. Se você estiver usando as tiras com o produto, esfregue-as com as mãos por 30-40 segundos; se estiver usando cera líquida, esquente-a no fogão ou micro-ondas. Depois, veja se ela está quente, mas não a ponto de queimar a sua pele.
-
Passe a cera na pele. Se estiver usando cera líquida, use o aplicador ou palito de picolé para passar uma camada fina na direção em que os pelos crescem. Depois, ponha uma tira de tecido sobre o local e o massageie.
- Se estiver usando tiras profissionais, tire o lado sem adesivo e aplique à pele, também na direção do crescimento dos pelos. Pressione o produto e massageie a região para que ele grude bem.
-
Deixe a cera agir por 30 segundos. Assim, ela vai grudar em mais pelos. Só não espere demais, ou o processo vai ficar mais difícil e doloroso.
- A cera deve estar quente, mas não a ponto de queimar a sua pele.
-
Puxe a cera na direção oposta ao do crescimento dos pelos. Depois dos 30 segundos, ponha uma mão sob a tira e estique a pele. Depois, pegue o material por baixo com a outra mão e puxe para cima.
- Você não precisa puxar a tira de uma vez, desde que o faça em um movimento contínuo e não exagere na força.
-
Passe uma toalha ou um pano frio na pele. A região pode ficar formigando depois que você tirar a cera. Por isso, passe a toalha ou o pano para reduzir a dor.
- Não passe óleos hidratantes ou afins na pele logo depois de tirar a cera, ou você pode entupir os poros. Use algo como um pano limpo úmido para limpar a região.
-
Passe a cera com cuidado na região das sobrancelhas. Ponha um pouco de cada vez debaixo e em cima dos pelos para tirar o excesso. Se quiser dar um formato mais definido ao local e evitar acidentes, tire poucos pelos de cada vez.
- Não tire pelos demais das sobrancelhas e nem tente delineá-las com a cera. Se tiver dúvidas, consulte um profissional.
-
Depile um lado do buço /bigode de cada vez. Para isso, use duas tiras de cera e lembre-se de seguir a direção em que os pelos crescem para não irritar a pele. Quando terminar a primeira metade, repita o processo na segunda.Publicidade
-
Hidrate a pele. Depois de terminar, passe um hidratante para a região não ficar seca ou irritada. Use um produto que tenha ingredientes suaves, como aloe vera e manteiga de karité.
- Não use hidratantes que contenham muitos óleos ou fragrâncias, pois eles podem entupir os seus poros.
-
Depile o rosto a cada 4-6 semanas. Nesse período, os pelos vão ter tempo suficiente para crescer. Além do mais, se você transformar isso em um hábito, o processo vai ficar mais fácil. [3] X Fonte de pesquisa
-
Evite depilar áreas suscetíveis a cravos e espinhas ou onde houver erupções cutâneas. Se você depilá-las, pode piorar a situação e até ficar com cicatrizes. Caso note algum problema do tipo por causa do processo, consulte um profissional. [4] X Fonte de pesquisaPublicidade
Materiais Necessários
- Cera facial.
- Tiras de tecido.
- Aplicador de cera ou palito de picolé.
- Tesoura pequena ou aparador de pelos.
- Talco infantil.
- Toalha ou pano frio.
- Hidratante para o rosto.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 58 284 vezes.
Publicidade