Baixe em PDF
Baixe em PDF
O número IMEI do celular é um código único de identificação do dispositivo, ou seja, é uma ferramenta muito útil para encontrar smartphones perdidos ou roubados, já que não há outro com o mesmo IMEI. Existem várias formas de obter o código, de acordo com o seu aparelho.
Passos
-
Disque o código *# 06# para exibir o número IMEI. Não será nem preciso pressionar o botão “Chamar”, já que o código, que é universal, aparecerá instantaneamente. [1] X Fonte de pesquisa
-
Anote o número IMEI que surgirá na nova janela; não há como copiar e colá-lo em um outro aplicativo.
- Grande parte dos smartphones indicarão se o número é IMEI ou MEID, mas não há diferença entre eles; para tirar a dúvida, entre em contato com sua operadora.
Publicidade
-
Quem possui o iPhone 5 (5s e 5c também inclusos) ou o primeiro modelo do smartphone da Apple poderá olhar na parte traseira deles. Todos apresentam o número IMEI gravado na parte inferior traseira; caso precise do MEID, anote o mesmo número, mas ignore o último dígito (o IMEI possui 15 dígitos, e o MEID, 14).
- No entanto, se você possui uma operadora brasileira, a rede será GSM, ou seja, o número será IMEI. Ele é apenas MEID em caso de rede CDMA, que não é mais utilizada no Brasil.
- Usuários de iPhones antigos devem seguir os passos abaixo.
-
Em iPhones 3G, 3GS, 4 ou 4s, analise a bandeja do cartão SIM; este guia poderá ajudá-lo a realizar a remoção dela de acordo com o seu modelo. O número IMEI está impresso na bandeja.
-
Abra o app “Ajustes”, na tela inicial do iPhone, indicado pelo ícone de engrenagens. O passo funciona tanto para iPhones quanto para iPads com rede de dados.
-
Entre na guia “Geral” e depois em “Sobre”.
-
Escolha IMEI/MEID para verificar o código. Para copiá-lo à área de transferência do iPhone, pressione e segure o botão por alguns segundos; uma mensagem indicará que o número foi copiado.
-
Encontre o número IMEI/MEID através do iTunes. Quando o iPhone não ligar, conecte-o ao computador e use o programa para obter o código. [2] X Fonte de pesquisa
- Conecte o iPhone ao computador e abra o iTunes.
- Selecione-o no menu “Dispositivo”, no canto direito superior do iTunes, e clique na guia “Resumo”.
- Clique na entrada “Número do telefone”, ao lado da imagem do iPhone, indicando os números de identificação dele.
- Copie o número IMEI do dispositivo. O MEID não aparecerá, já que a rede não é CDMA.
Publicidade
-
Abra o menu “Configurações”, do Android, tocando no app em forma de engrenagens que deve estar na tela inicial do celular ou na lista de apps.
-
Escolha a opção “Sobre” (ou “Sobre o telefone”), no fim do menu.
-
Selecione "Status" e verifique se há a opção “Informações do IMEI” ou algo semelhante..
-
Anote o código; não há como copiar e colar a sequência de números à área de transferência, portanto, será preciso anotá-lo.
- As redes no Brasil costumam ser GSM, que utilizam o número IMEI. Fora do Brasil, você pode encontrar redes CDMA, como Sprint, Verizon e US Cellullar. Essas, usam números MEID.
Publicidade
-
Desligue o celular antes de remover a bateria. É importante fazê-lo antes de remover a bateria, já que há risco de perder dados e corromper aplicativos quando há perda repentina da fonte de energia do aparelho.
-
Remova a tampa traseira do smartphone (apenas para dispositivos em que a bateria pode ser removida). Ele não funciona em iPhones e celulares em que a bateria é fixa.
-
Retire a bateria com cuidado. Normalmente, basta empurrá-la levemente na direção à parte inferior do telefone para conseguir desafixá-la com facilidade.
-
Procure pelo código IMEI. O local exato varia de acordo com o modelo e fabricante do smartphone, mas ele deverá estar impresso em um adesivo colado na parte inferior da bateria.
- Em alguns países, se você tiver um número IMEI, mas estiver em uma rede que usa números MEID, ignore o último dígito (o IMEI tem 15 números; o MEID, 14).
- Fora do Brasil, redes GSM como AT&T e T-Mobile usam números IMEI. Redes CDMA, como Sprint, Verizon e US Cellular usam números MEID.
Publicidade
-
Ligue o celular e acesse a tela de discagem. Pressione # , *, Menu e a tecla de seta para direita. Não faça pausas entre cada tecla, ou você terá que começar novamente.
-
Encontre o IMEI. Em modelos com cartão SIM, desça a tela até achar "IMEI/SIM ID" e aperte Enter; a partir dessa tela, será possível ver o IMEI, SIM e o MSN (algumas unidades). Os primeiros 14 dígitos são mostrados; o 15º sempre será “0”.
- Em modelos ainda mais antigos, que não possuem cartão SIM, aperte a tecla para a direita até encontrar IMEI [0] no visor; os primeiros sete dígitos serão mostrados, portanto, anote-os.
- Pressione a tecla Menu e depois Next (Próximo) para ver os últimos sete dígitos. Pode haver um oitavo, que quase sempre será um “0”. [3] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Pegue a caixa em que o smartphone veio. Não se preocupe em achar o manual, apenas a caixa em si.
-
Encontre o código de barras que deverá estar na caixa; às vezes, ele é utilizado como forma de selá-la.
-
Procure pelo código IMEI, que deve estar listado junto com o número serial e o código de barras do aparelho.Publicidade
-
Entre na sua conta AT&T no website.
-
Acesse seu Perfil e clique em Update My Profile (Atualizar Meu Perfil).
-
Selecione a opção User Information (Informações de Usuário). Após clicar nela, se você tiver múltiplos dispositivos em sua conta, será possível navegar entre os números.
-
Desça um pouquinho nessa tela e clique no link que diz Customer Service Summary & Contract (Resumo do Serviço do Cliente & Contrato).
-
Clique em Wireless Customer Agreement (Contrato de Cliente Wireless) quando essa janela aparecer. O download de um arquivo PDF começará.
-
Abra o PDF. Trata-se do contrato assinado após a compra do dispositivo. No final do PDF, você encontrará seu IMEI.Publicidade
Dicas
- Assim que adquirir o IMEI, anote-o em algum lugar para tê-lo em caso de roubo ou perda do smartphone.
- Ao ter o celular roubado, ligue para sua operadora e forneça o número IMEI para que seja feito o bloqueio da linha.
Publicidade
Avisos
- Bloquear um celular roubado ou que você perdeu via IMEI cortará todo tipo de comunicação entre ele e a operadora, impossibilitando a recuperação do aparelho por rastreamento. Essa medida deve ser utilizada apenas em último caso, em especial se houver informações delicadas nele.
- Há bandidos que substituem os números IMEI dos celulares que roubam com o de outro dispositivo. Ao comprar um celular de uma loja ou pessoa que não tem sua total confiança, pesquise se o IMEI consultado realmente pode ser daquele modelo de smartphone.
Publicidade
Referências
Publicidade