PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Lésbicas são mulheres que se sentem sexual e romanticamente atraídas por outras mulheres. Preferem ter parceiras, pretendentes, namoradas e cônjuges do mesmo sexo. Chegar a um bom entendimento quanto à própria orientação sexual é um processo difícil e confuso. É normal se preocupar com o que os outros vão pensar e se sentir indecisa. Todavia, você pode descobrir se é lésbica se compreender melhor o conceito de orientação sexual, avaliar em que grau se sente atraída por mulheres e planejar bem os seus próximos passos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Avaliando por quem se sente atraída

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de entender melhor as várias identidades sexuais, reflita um pouco sobre a sua própria. Para descobrir mais sobre sua sexualidade, pergunte-se:
    • Quais pensamentos despertaram a suspeita de que você pode ser lésbica?
    • Você já imaginou situações eróticas com homens? Qual é a frequência com que tem pensamentos do primeiro e do segundo tipo?
    • Na hipótese de você já ter estado num relacionamento com um homem, em que medida se sentia atraída por ele? Sentia o ímpeto de partilhar com ele momentos de afeição e intimidade físicas?
    • Achar outra mulher bonita não define a sua identidade sexual. Todas as pessoas são capazes de encontrar beleza em qualquer ser humano. Porém, você sente que essa atração por mulheres é física e emocional?
  2. Além do que lhe passa pela cabeça, avalie também o que você sente por indivíduos do mesmo sexo. Talvez você já tenha se sentido, a alguma altura da vida, apaixonada por outra mulher devido à consideração que tinha por ela ou por imaginar um futuro ao seu lado. Isso, por si só, não configura lesbianismo — mas pode, pelo menos, apontar que você não é heterossexual. Para ajudar na sua reflexão, pergunte-se o seguinte:
    • Eu já desejei beijar, tocar e tratar de maneira romântica uma outra mulher?
    • Tenho esse mesmo desejo em relação a homens?
    • Qual das duas ideias é mais prazerosa para mim?
  3. Agora que já analisou os seus pensamentos e sentimentos, é hora de examinar como você age com outras mulheres: se você costuma estar em encontros, relacionamentos e relações sexuais com outras mulheres, talvez seja lésbica, especialmente se não tem inclinações a fazer o mesmo com homens.
  4. Assim, você poderá comparar o que sente ao que elas relatam. Discuta se elas se descobriram lésbicas em algum ponto da vida ou se sempre se souberam assim, suas vivências, se já tiveram vontade de engatar relacionamentos com homens. Tente encontrar uma pessoa que você conheça bem e com quem se sinta à vontade para tratar de temas tão pessoais.
    • Se possível, anote as suas dúvidas antecipadamente para não esquecer devido ao nervosismo.
    • Tem de ser alguém de confiança, que não vá espalhar o seu segredo antes que você esteja pronta.
Parte 2
Parte 2 de 3:

Planejando os seus próximos passos

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de meditar longamente a respeito dos seus pensamentos, sentimentos e histórico de vida, não se pressione. Antes, deixe que os frutos dessas reflexões se assentem no seu coração. Não se sinta obrigada a tomar uma decisão ou a se abrir com os outros se não estiver pronta. [1] Até mesmo as pessoas que estão do seu lado podem, sem saber, pressioná-la a assumir uma determinada identidade ou a tomar uma atitude. Deixe claro que você se encarregará disso no devido tempo.
  2. Se você acha que receberá apoio incondicional dos seus pares, pode discutir a sua confusão com eles. Talvez eles tenham notado algo de lésbico no seu comportamento que você nem percebeu. [2]
    • Mencione o assunto com delicadeza: "Oi, Mônica. Você é uma das minhas melhores amigas. Espero que você não me desaprove por isto, mas ultimamente comecei a me perguntar se sou lésbica. O que você acha?"
    • Se você não se sente tão confortável para se abrir com os seus amigos, pergunte-lhes qual é a opinião deles quanto a temas LGBTQ. Seja sutil: "Estou feliz que a união homoafetiva tenha sido legalizada, mas ainda há muito a se fazer para que a população LGBTQ seja tratada com igualdade de direitos. O que você acha disso?"
    • Não partilhe essas dúvidas com amigos e familiares se você teme o modo como vão reagir. Caso você imagine que pode ser agredida ou sofrer represálias financeiras, proteja-se. No entanto, é importante encontrar alguém para conversar. Não havendo ninguém do seu convívio a quem recorrer, procure o telefone de uma linha de apoio, um fórum da internet, um grupo de apoio, um psicanalista ou um psicólogo.
  3. No fim das contas, passar a se ver como lésbica antes de estar certa disso não é boa ideia — do mesmo modo que se passar por heterossexual também não o é. Saiba que, a despeito de como venha a se revelar a sua orientação sexual, não é necessário rotular-se até que esse dia chegue. Exerça a sua identidade sem se limitar por um modelo inflexível.
    • Se você não tem certeza, diga aos outros que ainda está se descobrindo.
    • Você também pode caracterizar-se como queer , termo que designa indivíduos que destoam das definições de gênero e sexualidade aceitas como normais.
    • Se você sente que precisa rotular-se de algum modo, avalie se esse é um desejo genuíno ou se é uma mera consequência da pressão social. Não se sinta forçada pelos outros a assumir uma posição.
  4. Corteje as mulheres e avalie como se sente. Dê o seu número de telefone a um rapaz com quem você queira conversar. Vá a encontros com pessoas de ambos os gêneros e avalie se você se sente atraída mais por rapazes ou por garotas, tanto no âmbito emocional quanto no físico. Acima de tudo, divirta-se!
Parte 3
Parte 3 de 3:

Compreendendo o que é orientação sexual

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem muitas garotas heterossexuais e tantas outras que são lésbicas, mas há outras identidades além dessas duas: os bissexuais se sentem atraídos, no plano sexual ou no romântico, por gente de ambos os sexos. Já para pansexuais e pertencentes a outras áreas do espectro queer , o gênero sequer é um fator determinante para a atração sexual. Embora você possa muito bem ser lésbica, tenha em mente que a sexualidade é frequentemente um assunto repleto de sutilezas. [3]
    • Muita gente ainda confunde atração sexual e interesse romântico. Você pode sentir tesão por alguém (de todos os gêneros), mas não querer entrar em um relacionamento com essa pessoa — e vice-versa. Se quiser mais informações sobre o assunto, pesquise sobre pessoas assexuais, demissexuais ou arromânticas.
  2. Uma lésbica é uma mulher que gosta de mulheres. Em outras palavras, ela se identifica como mulher (enquanto gênero) e é atraída por outras mulheres (sua orientação sexual ou romântica). Pode ser útil pensar esses conceitos separadamente. Você sente que se identifica como mulher? Sente que é correto dizer que sente atração por mulheres?
    • Você define sua identidade de gênero, não sua certidão de nascimento ou seus órgãos genitais (o que está relacionado a sexo, não a gênero). Em outras palavras, você pode ser trans se as pessoas sempre trataram você como mulher, mesmo você achando que essa definição para si é errada ou irrelevante. Pesquise sobre experiências trans (incluindo as identidades de gênero não-binárias).
  3. As pessoas por quem você se sentiu atraída até o presente não necessariamente prefiguram aquelas que a atrairão no futuro. Talvez você queira muito beijar certa mulher hoje, mas amanhã se esqueça dela e passe a desejar um rapaz. Essas flutuações no desejo sexual existem e têm de ser consideradas. Porém, talvez você seja lésbica se só desejar ter relacionamentos românticos e sexuais com mulheres.
    • Lembre-se de que suprimir o que se sente para exercer um rótulo incompatível com a própria identidade pode ser mental e emocionalmente danoso. Não tenha medo de seguir o caminho que é certo para você.
  4. Descobrir-se lésbica talvez seja difícil — ainda mais se você tiver uma família religiosa ou morar numa cidade pequena, onde poderia sofrer represálias sérias se a sua sexualidade se tornasse conhecida. Apesar de tudo, você não pode mudar o que sente. Nós somos quem somos. Priorize a sua segurança sem, com isso, perder de vista quem você é. [4]
    • Fazer análise, participar de um grupo de apoio, escrever um diário e formar uma rede de amparo com simpatizantes são maneiras de se manter firme, mesmo que você se depare com críticas e ataques, o que a ajudará a preservar a sua integridade.
  5. Há quem confunda uma com a outra, mas é importante não perder essa distinção de vista. É concebível que uma mulher venha a conhecer alguém do mesmo sexo a quem deseje beijar e tocar, mas não levar a um jantar romântico, por exemplo. Essa mesma mulher pode querer ir a um encontro com um homem e nada mais. Trata-se de dois níveis diferentes de atração, cabendo à pessoa avaliar qual deles tem prioridade sobre o outro.
    • Ademais, esteja ciente do modo como homens e mulheres são orientados e condicionados a pensar no sexo oposto. A todas as pessoas ensina-se, desde a infância, que o potencial romântico reside apenas no sexo oposto. Se os seus sentimentos por mulheres são puramente sexuais, esse pode ser um bom motivo. Dedicar algum tempo a imaginar, de maneira deliberada e consciente, situações românticas com outras mulheres pode ajudá-la a descobrir se é esse o seu caso.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 177 897 vezes.

Este artigo foi útil?