Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você está tentando pensar em uma palavra para descrever a personalidade de uma pessoa? Então veio ao lugar certo! Neste artigo, trazemos uma série de traços positivos, negativos e neutros úteis para descrever alguém — seja seu melhor amigo, um colega de trabalho, um conhecido ou até um personagem que você criou. E também falamos do significado de cada uma dessas características! Leia o texto abaixo para conhecer os melhores adjetivos.
Passos
-
Agradável. Dizer que uma pessoa é agradável indica que ela é descontraída e boa de estar ao lado. Pessoas agradáveis quase nunca incomodam ou arranjam confusão. [1] X Fonte de pesquisa
- "O Júnior é muito agradável, né? Ele nunca arruma confusão com ninguém."
-
Animado. Dá para descrever como animadas aquelas pessoas que estão sempre alegres, positivas e com um sorriso estampado no rosto.
- "Como a Melissa consegue ser tão animada à 8h da manhã? Acho incrível!"
-
Cordial. Uma pessoa é cordial quando tem boas maneiras e é afetuosa e solícita. Esse adjetivo mostra que ela provavelmente passa a impressão de ser relaxada e amigável, com um certo talento para conquistar os outros.
- "Achei muito legal quando ele segurou a porta pra eu passar. Que menino cordial."
-
Empático. Ser empático é ser capaz de se colocar no lugar dos outros. Esse adjetivo é ótimo para descrever aquele seu amigo que sempre faz das tripas coração para ajudar quem precisa, por exemplo.
- "Passei na prova de habilitação e comentei com a Márcia. Ela é tão empática que quase chorou por mim!"
-
Virtuoso. Quando uma pessoa é virtuosa, quer dizer que ela segue um código moral interno rígido e, no geral, tenta fazer o que é certo. Esse traço também remete a pessoas justas e que respeitam as leis.
- "O Diego é virtuoso pra caramba. Ele sempre faz trabalho voluntário nos fins de semana."
-
Sociável. Chamar uma pessoa de sociável significa que ela é extrovertida e gosta mesmo de conversar com gente nova. Esse adjetivo não é sinônimo de tagarela, e sim de proativo e simpático.
- "Chama a Sabrina pra festa! Ela é a pessoa mais sociável que a gente conhece."
-
Perspicaz. Sabe aquela pessoa que sempre consegue propor soluções para situações confusas, resolver verdadeiros quebra-cabeças ou notar o que os outros estão sentindo (mesmo sem eles dizerem nada)? Pois bem! Dá para descrevê-las como perspicazes. Não se trata de inteligência pura, mas sim de sabedoria, conhecimento emocional e observação.
- "O Thiago é muito perspicaz. Ele sabia que eu e a Tainá terminamos antes de que comentar qualquer coisa."
-
Imaginativo. Pessoas imaginativas têm muita facilidade para gerar ideias criativas e únicas ou expressar pensamentos originais.
- "O professor pediu pra gente escrever um conto na aula. A Jéssica foi tão imaginativa que inventou a história de um pirata que forma uma dupla dinâmica com um dinossauro pra combater o crime!"
-
Colaborativo. Pessoas colaborativas têm facilidade para trabalhar com as outras em uma série de contextos. Elas conseguem aceitar críticas e sabem quando têm que seguir instruções — mas também quando precisam ser um pouco mais ousadas e até rebeldes. É um traço excelente para profissionais, por exemplo.
- "Acho que você tinha que me incluir no seu projeto novo. Sou colaborativo e conheço bastante de história."
-
Confiante. Confiante é um bom adjetivo para quem acredita nas próprias habilidades, mas não tira os pés do chão. Pessoas confiantes não têm medo de tomar as rédeas quando necessário e nem de falar com desconhecidos e se apresentar em situações sociais!
- "Adoro o quanto o Lucas tá confiante com o projeto novo. Eu não costumo ser assim, mas ele até me inspira."
-
Generoso. Pessoas generosas se dispõem a ajudar quem precisa mais que a maioria das outras. E isso acontece de vários jeitos: doar tempo, dinheiro ou outros recursos a instituições de caridade, fazer um favor a conhecidos em um momento de necessidade etc.
- "Eu tava meio perdido e sem bateria no celular, mas um rapaz generoso parou e me ofereceu ajuda. Ele até me deixou usar o telefone dele."
-
Carismático. Uma pessoa carismática não tem o menor problema em encantar os outros — ou até convencê-los a fazer algo que ela quer. Esse é um ótimo traço para políticos ou palestrantes, por exemplo.
- "Você precisa disputar a vaga de líder de equipe. Todo mundo vive dizendo o quanto você é carismático!"
Publicidade
-
Chato. Todo mundo sabe o que significa ser "chato", não sabe? Dá para usar esse adjetivo com pessoas que vivem de mau humor ou têm o hábito de acabar com qualquer clima quando chegam. [2] X Fonte de pesquisa
- "Odeio quando o Tomaz faz essas piadas. Ele é tão chato!"
-
Agressivo. Agressivo é o melhor adjetivo para descrever uma pessoa que sempre arranja confusão ou costuma gritar ou criticar os outros.
- "Se eu fosse você, não desafiaria o William assim. Ele fica bem agressivo quando alguém discorda dele."
-
Crítico. Pessoas críticas não conseguem conter suas opiniões negativas. Elas vivem reclamando do comportamento dos outros e até fingindo que não veem quando alguém faz coisas boas.
- "Meu pai sempre diz que não gosta das roupas que eu visto. Ele é muito crítico."
-
Cruel. Pessoas cruéis se recusam a dar um voto de confiança nas outras, são ambiciosas demais para demonstrar compaixão e chegam a ser impiedosas quando querem alguma coisa.
- "Tenho um colega de trabalho que é tão cruel... acho que ele passaria por cima de qualquer um pra conseguir uma promoção."
-
Malicioso. Uma pessoa maliciosa sente prazer em espalhar o caos por aí. Pode ser alguém que vive pregando peças nos amigos ou costume ignorar as regras de convivência, por exemplo.
- "O Luís tem um ar malicioso. Como se ele sempre estivesse tramando alguma contra nós."
-
Antiquado. Pessoas antiquadas têm a mente fechada e não se abrem a novas ideias, além de não conseguirem aceitar diferenças. Muitos também convencem os outros que eles não podem compartilhar o que são ou sentem com o mundo.
- "Eu queria muito conviver mais com a Maísa, mas ela é antiquada e sempre faz algum comentário desagradável."
-
Tedioso. Sabe aquela pessoa que cansa você em poucos minutos de conversa? Pois bem: ela é tediosa! Gente assim costuma falar com um tom monótono e não se toca quando os outros não estão interessados no papo.
- "A coordenadora do meu curso é tão tediosa... Ela fica horas falando das regras. Parece que não se dá conta de que a gente tem mais o que fazer."
-
Cansativo. O que torna uma pessoa cansativa ou insistente é o fato de ela não deixar os outros em paz, seja porque eles fizeram algo de que ela discorda ou porque tem prazer em irritar e pegar no pé de todo mundo.
- "O João é cansativo, né? Ele nunca percebe quando a gente não tá a fim de papo."
-
Sovina. Sovina nada mais é que sinônimo para mão-de-vaca! Esse adjetivo costuma ser usado para descrever pessoas que se recusam a gastar dinheiro, mas também vale para quem não gosta de mostrar amor, gratidão ou atenção.
- "Minha professora de muay thai é muito sovina. O saco de pancada que a gente usa tá praticamente vazando de tanto que é antigo, mas ela não compra outro!"
-
Ingênuo. Ser chamado de ingênuo pode parecer elogio, mas não é. Na verdade, esse adjetivo serve para descrever pessoas que não têm sabedoria, experiência ou visão crítica para entender como o mundo funciona.
- "Eu já fui bastante ingênuo. Até costumava andava na rua à noite com fones nos ouvidos, como se não existisse nenhum risco de segurança!"
-
Obtuso. Ser obtuso é viver no mundo da lua, sem a capacidade de notar os "sinais" que os outros enviam na convivência do dia a dia. Esse adjetivo também pode descrever um tipo de inocência, mas com aspectos negativos — de alguém que não entende ou não respeita o que as pessoas sentem, por exemplo. Um bom sinônimo seria "tapado".
- "Fiz uma piada outro dia e todo riu, menos o Thiago. Ele é tão obtuso... Acho que não entendeu."
-
Narcisista. Uma pessoa narcisista está sempre extremamente focada em si mesma. Ela não dá a mínima para os outros, já que só se preocupa com a própria vida: aparência, popularidade, número de seguidores etc.
- "A Maria passa o tempo todo olhando no espelho e falando de quantos seguidores ela tem no Instagram. Ela é narcisista, né?"
Publicidade
-
Excêntrico. Podemos considerar uma pessoa excêntrica quando ela apresenta traços e comportamentos estranhos ou não convencionais, mas de um jeito que a torna interessante. Ter hobbies curiosos e um estilo de se vestir peculiar também são características de quem é excêntrico. [3] X Fonte de pesquisa
- "Minha mãe é excêntrica. Ela não bebe água com gelo e sempre estala a língua quando tá pensando alguma coisa."
-
Cauteloso. Uma pessoa cautelosa toma muito cuidado com cada passo que dá na vida, podendo até exagerar às vezes. Mesmo assim, ela costuma tomar a decisão certa no final das contas.
- "O Lúcio é bem cauteloso com gente que não conhece. É por isso que ele não interagiu muito na festa."
-
Prático. Pessoas práticas gostam de coisas eficazes e sensatas, já que não têm tempo para se preocupar com possibilidades ou ideias abstratas.
- "Eu sou uma mulher prática. Quando eu vejo que uma peça de roupa que eu usaria está em liquidação, eu compro mesmo sem precisar."
-
Complexo. Dizer que uma pessoa é complexa já é complexo por si só! Esse adjetivo pode indicar, por exemplo, alguém que é imaginativo e inteligente, mas misterioso ou emotivo — e que goste de pegar os outros de surpresa com seus conhecimentos "aleatórios".
- "Eu costumo desconfiar do Nathan. Ele é muito complexo... Nunca imagino o que ele tá pensando."
-
Prudente. Pessoas de personalidade prudente agem com ponderação e pesam todas as opções antes de qualquer decisão. Muitas delas também têm um código moral rígido e o seguem à risca.
- "A Aline é prudente o bastante pra decidir se precisa ou não chamar a atenção do namorado pelo que ele fez. Não se preocupe."
-
Introvertido. Pessoas introvertidas costumam guardar as coisas para si mesmas. Elas são quietas, gostam da solidão e não atribuem sua felicidade aos outros. O oposto, é claro, são os extrovertidos.
- "Eu sou bem introvertido. Prefiro passar sábado à noite em casa a sair com muita gente."
-
Obstinado. Uma pessoa obstinada não abandona suas convicções e opiniões por nada nesse mundo. Por um lado, isso é bom porque as protege de tomar decisões ruins em certas situações. Por outro, pode ser ruim quando elas se recusam a mudar de ideia até quando estão erradas.
- "Obstinado do jeito que eu sou, não costumo me dar bem com pessoas que me forçam a fazer o que eu não quero."
-
Meticuloso. Pessoas meticulosas tomam muito cuidado (e demoram bastante ) para fazer qualquer coisa. Elas podem até levar uma eternidade para completar suas tarefas, mas pelo menos garantem que não estão deixando nenhum erro passar.
- "O Álvaro é muito meticuloso no trabalho. Ele não vende tanto quanto o resto da equipe, mas nunca vi nenhum erro nas faturas que ele gera."
-
Esotérico. Descrever uma pessoa como esotérica pode indicar que ela é muito difícil de decifrar (e um pouco discreta e reclusa, também). Isto pode parecer uma crítica, mas na verdade pessoas esotéricas são fascinantes.
- "A Thaís tem uns objetivos de vida bem esotéricos. Não sei o que ela quer de verdade, mas deve fazer sentido na cabeça dela."
-
Apreensivo. Pessoas apreensivas podem ser ansiosas ou nervosas, mas também costumam ter visões mais claras do mundo e ser capazes de separar o certo do errado.
- "Tô apreensivo de mudar pra São Paulo porque tudo lá é caro, mas sei que vou conseguir me sustentar se achar um emprego melhor."
-
Caprichoso. Descrever alguém como caprichoso pode não ter muito sentido à primeira vista, mas é só porque indica que a pessoa segue todos os seus impulsos. O resultado? Ela provavelmente é divertida e interessante — e não errática (o que seria ruim).
- "Você vive decorando seu cabelo com florzinhas! Que espírito caprichoso o seu!"
-
Pensativo. Pensativo é um adjetivo simples de entender: ele se encaixa em pessoas que pensam bastante sobre as coisas, muitas vezes em silêncio. Isso pode ser bom quando as ajuda a tomar decisões acertadas, mas ruim quando elas passam muito tempo indecisas.
- "A Zélia costuma ser bem pensativa quando tem que tomar alguma decisão séria."
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 35 568 vezes.
Publicidade