Baixe em PDF
Baixe em PDF
As privadas sempre costumam ficar entupidas nos momentos mais inoportunos possíveis, não é mesmo? Por sorte, é possível desentupi-las, na maior parte das vezes, sem chamar um encanador. Normalmente, basta um desentupidor ou uma solução caseira para solucionar o problema. Se a situação for mais grave, experimente técnicas mais avançadas. Abaixo, você encontrará muitas informações sobre o assunto. Vamos lá!
Passos
-
Evite que o vaso transborde. Caso a descarga não desça corretamente na primeira tentativa, não dê outra descarga, pois você fará com que mais água seja bombeada para o vaso sanitário. Abra a tampa do tanque e feche a comporta de vedação para evitar a entrada de mais água.
- A comporta se parece com uma tampa de ralo presa em uma corrente.
- A água dentro do tanque não é suja. Não há problema em colocar a mão dentro dela para fechar a comporta.
-
Prepare o banheiro. Como os respingos de água podem voar durante o desentupimento, é uma boa ideia espalhar folhas de jornal no chão para facilitar a limpeza mais tarde. Abra a janela para minimizar o odor forte.
- Se o entupimento for grave, coloque luvas de borracha nas mãos. Os vasos sanitários são sujos e é preciso se proteger dos germes. Escolha luvas que cheguem até os cotovelos para proteção extra.
- Vista uma roupa velha para caso a situação fique cabeluda. Assim, você não corre o risco de sujar uma roupa novinha.
-
Tente remover a desobstrução. Se conseguir ver a causa do entupimento, coloque a mão e remova-a do vaso sanitário. Se não conseguir resolver o problema com as mãos, mas sabe que há um objeto (como um brinquedo infantil) dentro do vaso causando o entupimento, experimente outro método.
-
Use um desentupidor de qualidade. Dê preferência para um desentupidor grande, pesado e de borracha, com aba dobrada, que ajude a formar uma vedação. Se possível, evite os desentupidores baratos com formato de copo de sucção, pois eles não costumam funcionar tão bem. [1] X Fonte de pesquisa
- Se o desentupidor não formar uma vedação, experimente enrolar um pano de chão ao redor dele para controlar os vazamentos.
- Coloque o desentupidor sob água quente corrente antes de utilizá-lo. Assim, a borracha ficará mais maleável e ajudará na vedação.
-
Coloque o desentupidor no vaso. A ideia é que ele cubra completamente o buraco do vaso e fique submerso para funcionar. O desentupidor funciona empurrando água para dentro do buraco do vaso, não ar. Adicione mais água ao vaso, se necessário.
- Bombeie o desentupidor sobre o buraco. Comece devagar, pois no começo o desentupidor vai empurrar um pouco de ar para dentro do vaso. Empurre e puxe para mexer a obstrução e soltá-la. Continue com movimentos de vaivém até que a água comece a descer. Em alguns casos, podem ser precisos de 15 a 20 minutos de movimentos. [2] X Fonte de pesquisa Tenha paciência: desde que tenha certeza de que não há nenhum objeto rígido preso, o desentupidor deve ser suficiente. Ele pode não funcionar imediatamente, mas basta insistir.
-
Dê a descarga e veja se a água está descendo. Se o vaso sanitário se esvaziar com os movimentos do desentupidor, mas a descarga continuar levemente obstruída, encha o vaso com água e repita novamente o processo. Pode ser preciso tentar várias vezes para se ter sucesso.Publicidade
-
Compre um desentupidor enzimático. Procure por um produto que contenha uma mistura de enzimas que liquefaçam os materiais orgânicos. Tais produtos são utilizados no tratamento de caixas sépticas para destruir os dejetos. [3] X Fonte de pesquisa
- Esses produtos normalmente podem ser encontrados em lojas de materiais de construção, na seção de encanamentos. O uso de produtos enzimáticos é preferível ao uso de produtos químicos, pois ele não prejudica os encanamentos e nem o ambiente. [4] X Fonte de pesquisa
- O método apenas funcionará com matérias orgânicas. Não utilize o produto para tentar dissolver brinquedos e outros objetos presos no vaso sanitário.
-
Siga as instruções da embalagem. Aplique a quantidade recomendada do produto no vaso sanitário e aguarde pelo tempo instruído. As enzimas normalmente precisam de algumas horas para agir. Após a desobstrução, a descarga deve funcionar normalmente.Publicidade
-
Esquente dois litros de água. Se a sua privada fica entupida com frequência por conta do excesso de dejetos, uma mistura de água quente, bicarbonato de sódio e vinagre deve funcionar tão bem quanto um desentupidor industrializado. Ferva dois litros de água e deixe esfriar um pouco enquanto adiciona os outros ingredientes no vaso.
- Use pelo menos dois litros. Uma quantidade pequena de água não vai adiantar, pois o líquido não vai ter força suficiente para desobstruir o vaso.
- A água deve estar tão quente quanto um chá que possa ser bebido sem queimar a língua, pois a ideia é simplesmente aumentar a temperatura do vaso, não queimá-lo. Não jogue água fervente, ou você pode rachar a porcelana.
-
Despeje um copo de bicarbonato de sódio e dois copos de vinagre no vaso sanitário. A mistura das duas substâncias cria um processo químico que ajuda a dissolver a obstrução. O vinagre branco destilado é o mais utilizado, mas qualquer tipo de vinagre deve servir. Não se assuste se a mistura começar a borbulhar, pois isso é normal. [5] X Fonte de pesquisa
- Se não tiver bicarbonato de sódio e vinagre por perto, adicione algumas gotas de detergente ao vaso sanitário. O líquido pode ajudar no desentupimento. [6] X Fonte de pesquisa
- A técnica não deve funcionar para obstruções rígidas, como brinquedos presos na privada.
-
Despeje a água quente no vaso. Jogue-a na altura da sua cintura, pois a força da queda vai ajudar a água a desentupir a privada.
-
Deixe a mistura agir durante a noite. Pela manhã, a água deve ter sido drenada do vaso. A mistura de água quente, bicarbonato e vinagre deve remover todas as desobstruções orgânicas. Se a descarga não descer na segunda tentativa, é provável que haja alguma obstrução causando o entupimento. Experimente os métodos do cabide ou do desentupidor manual nesse caso.Publicidade
-
Compre ou pegue emprestado um desentupidor manual. Também conhecido como trado de drenagem, trata-se de uma bobina flexível de arame que penetra profundamente nas curvas do vaso sanitário. Existem diversos modelos disponíveis, portanto, dê preferência para aqueles indicados para o uso de vasos sanitários, pois eles dificilmente causarão danos ou manchas no vaso. Essa é a ferramenta que seria utilizada por um encanador profissional ao desentupir uma privada. [7] X Fonte de pesquisa
-
Insira a ponta do desentupidor no vaso. Empurre-a para baixo, por dentro do encanamento, até sentir a obstrução.
-
Gire e empurre a bobina através da obstrução. A ideia é quebrar os dejetos em pedaços pequenos que possam navegar pelos encanamentos. Podem ser necessários alguns minutos para desalojar a obstrução. Quando a água descer, dê descarga e cheque se está tudo normal.
-
Repita o processo ao contrário. Em alguns casos, com obstruções muito rígidas e que não saem com facilidade, pode ser preciso retirar o vaso sanitário e inserir o desentupidor na direção oposta. Se souber que há uma obstrução rígida e não sentir-se confortável removendo a privada, contrate um encanador.Publicidade
-
Desmonte e endireite um cabide de arame. Enrole um pano de chão na ponta do arame e fixe-o no lugar com fita adesiva. Como você vai inserir o cabide no vaso e o arame pode riscar a porcelana, o pano serve para evitar danos. [8] X Fonte de pesquisa A técnica do cabide costuma funcionar quando há uma obstrução com apenas alguns centímetros de profundidade.
-
Enfie a ponta do cabide no vaso sanitário. Quando o arame estiver dentro do encanamento, torça-o, empurre-o e faça movimentos circulares para desalojar a obstrução que está entupindo a privada. Empurre o arame contra a desobstrução até que a água comece a descer.
- Utilize luvas de borracha ao fazer isso, pois a água com certeza vai espirrar com os movimentos do cabide.
- Se não conseguir sentir a obstrução e a água não descer, é sinal de que o problema é mais profundo. Experimente o método do desentupidor manual ou chame um encanador nesse caso.
-
Quando a água descer, dê descarga. Agora a obstrução e a água suja devem fluir pelo vaso normalmente. Se a água continuar descendo com dificuldade, sinal de que a obstrução foi desalojada, mas ainda está atrapalhando o funcionamento do vaso. Utilize um desentupidor manual.Publicidade
-
Compre um desentupidor químico em qualquer supermercado ou loja de materiais de construção. Utilize o método abaixo apenas como último recurso, pois trata-se de um produto tóxico para seres vivos e corrosivo para os encanamentos. Além disso, os produtos à base de cloro também fazem mal para o meio ambiente. [9] X Fonte de pesquisa
- Caso suspeite que há uma obstrução rígida alojada na privada, não use uma solução química. Utilize um desentupidor manual ou chame um encanador.
- Utilize apenas produtos projetados para o uso em vasos sanitários; caso contrário, você pode danificar a privada.
-
Despeje a quantidade recomendada do produto no vaso. Siga as instruções do fabricante o tempo inteiro e mantenha a tampa do vaso abaixada para evitar que os fumos tóxicos ocupem o banheiro inteiro. [10] X Fonte de pesquisa
- Não utilize um desentupidor depois de despejar substâncias químicas no vaso sanitário, pois você pode fazer com que os produtos espirrem.
- Abra bem as janelas do banheiro e mantenha o local bem ventilado.
Publicidade
-
Compre ou pegue emprestado um aspirador de pó e de água. Se nenhum dos outros métodos funcionou, experimente o método do aspirador antes de chamar um encanador. Não utilize um aspirador de pó comum, pois a água pode estragá-lo.
-
Esvazie o vaso sanitário sugando a água com o aspirador. É importante que o vaso esteja completamente seco e vazio para que seja possível aspirar a obstrução.
-
Coloque a mangueira do aspirador no vaso sanitário. Empurre-a alguns centímetros dentro do buraco da privada. Enrole um pano de chão ao redor do buraco para criar uma vedação na mangueira.
-
Ligue o aspirador. Aplique pressão no pano para reforçar a vedação e espere alguns segundos para o aspirador fazer o trabalho pesado. É bem provável que ele consiga sugar a obstrução.Publicidade
Dicas
- Limpe com frequência as saídas de água do vaso sanitário para que a descarga saia com força total e diminuir a probabilidade de entupimentos. Se não limpou a privada recentemente, faça-o com cuidado, mas use um pouco de força, pois pode haver acúmulo de sujeira.
- Se notar refluxo de água nas pias e chuveiros ao dar descarga, mesmo que o vaso não esteja visivelmente entupido, sinal de que há uma obstrução mais profunda prejudicando o funcionamento adequado da privada. Chame um encanador.
- Se o vaso sanitário fica entupido com frequência, tente descobrir a origem do problema e preveni-la. Os problemas mais comuns são o papel higiênico, os absorventes internos, os brinquedos, os cotonetes e os lenços umedecidos. Evite ao máximo jogar qualquer coisa no vaso sanitário para evitar problemas como esse.
- Capriche na limpeza. Desinfete o vaso sanitário após desentupi-lo. Descarte o cabide utilizado e desinfete as luvas e as ferramentas que não forem descartáveis. Ao negligenciar a limpeza, você pode espalhar germes e deixar mal cheiro pela casa. Um desentupidor usado provavelmente ficará sujo por dentro, lave-o no tanque e tome cuidado para não sair derramando sujeira no caminho do banheiro à lavanderia.
- Um esfregão coberto com um saco plástico pode ser um excelente desentupidor improvisado.
Publicidade
Avisos
- A maioria dos produtos próprios para desentupir ralos encontrados em supermercados não devem ser utilizados em vasos sanitários. Sempre confira o rótulo do produto para verificar se ele é adequado para o uso em vaso sanitário antes de comprá-lo. Alguns produtos produzem altas temperaturas através das reações químicas, o que pode causar danos à porcelana e aos encanamentos.
- Os produtos de desentupimento químicos normalmente são tóxicos e nocivos. Evite o contato deles com a pele e os olhos. Nunca misture produtos sem instruções específicas. Sempre leia o modo de uso no verso da embalagem dos produtos.
- Não empurre o desentupidor com força demais. Isso é desnecessário e vai fazer a maior sujeira.
- Os cabides e os desentupidores manuais podem riscar a porcelana do vaso. Seja cuidadoso e tente minimizar os danos, pelo menos nas partes visíveis do vaso. A ponta do cabide, que vai ser inserida no vaso, deve "pescar" a obstrução e precisa ter um formato de gancho. Use um alicate para moldar o arame se necessário. Seja cuidadoso para puxar a obstrução com cuidado e utilizando movimentos contínuos.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.familyhandyman.com/plumbing/toilet-repair/how-to-fix-a-clogged-toilet/view-all
- ↑ http://www.familyhandyman.com/plumbing/toilet-repair/how-to-fix-a-clogged-toilet/view-all
- ↑ http://www.nytimes.com/2009/12/24/garden/24fix.html?pagewanted=all&_r=0
- ↑ http://www.nytimes.com/2009/12/24/garden/24fix.html?pagewanted=all&_r=0
- ↑ http://www.realsimple.com/home-organizing/home-organizing-new-uses-for-old-things/baking-soda-drain-unclogger
- ↑ http://www.artofmanliness.com/2009/09/03/how-to-unclog-a-toilet/
- ↑ http://www.familyhandyman.com/plumbing/toilet-repair/how-to-fix-a-clogged-toilet/view-all
- ↑ http://www.drainsupport.com/how-to-unclog-a-toilet/
- ↑ http://www.nytimes.com/2009/12/24/garden/24fix.html?pagewanted=all&_r=0
Publicidade