Baixe em PDF Baixe em PDF

Aromático e saboroso, o alecrim é uma das ervas mais duráveis e populares. Ao contrário de muitas outras ervas, o alecrim perde pouco sabor quando seco, o que faz dele uma ótima opção para secar e armazenar. É muito fácil secá-lo, por isso é possível ter esta erva aromática sempre ao seu alcance e utilizá-la em seus pratos favoritos. Raminhos secos de alecrim são também uma decoração linda e cheirosa.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando o método de suspensão

Baixe em PDF
  1. Você até pode secar o alecrim ao ar livre, porém, recomenda-se fazer isso dentro de casa, para obter melhor sabor e cor.
  2. Quando estiver completamente seco, coloque-o em uma folha de papel manteiga e separe os hastes das folhas. Guarde-as em um recipiente hermético, no armário da cozinha. Use o alecrim seco em receitas, como cordeiro assado e ensopado, pão de ervas e alho, óleo infusão de alecrim e manteiga de alecrim.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando o forno

Baixe em PDF
  1. Lave-o bem com água fria para remover quaisquer sujeiras. Seque-o com papel toalha ou use um secador de saladas para retirar toda a água. Retire todas as folhas murchas ou galhos.
  2. Coloque-o cortado em raminhos de 0,5 cm numa assadeira forrada com papel manteiga. Não os amontoe.
  3. Coloque a assadeira na prateleira superior do forno pré-aquecido, na temperatura mais baixa. Deixe assar de 2 a 4 horas, até que as hastes do alecrim fiquem quebradiças. [2]
  4. Depois de retirá-lo do forno, deixe esfriar completamente. Junte as bordas do papel manteiga que estava forrando a assadeira, como um funil, e despeje o alecrim seco no vidro limpo. Feche o frasco muito bem e guarde-o em um local seco e escuro, como o armário da cozinha.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando um desidratador de alimentos

Baixe em PDF
  1. Lave-o e agite-o para tirar o excesso de água ou use um secador de saladas.
  2. Ligue-o em uma temperatura baixa, de 35ºC a 40ºC, até que as hastes do alecrim fiquem quebradiças ao serem dobradas. [1]
    • As ervas mais delicadas se desintegram quando secas, mas as folhas e as hastes do alecrim costumam apenas quebrar.
  3. Coloque o alecrim seco em um vidro limpo e feche hermeticamente. Guarde-o em um armário escuro e seco.
    Publicidade

Dicas

  • O alecrim pode ser amplamente utilizado. É excelente para temperar carne de porco, frango, peixe e frutos do mar. O alecrim é adstringente, portanto, é possível colocá-lo em água quente e usá-lo para obter um tratamento de vapor facial. O seu aroma duradouro é revigorante, então adicione alguns ramos de alecrim na água quente da banheira para ter um banho estimulante. O chá de alecrim é utilizado para melhorar o humor e circulação, além de acalmar os nervos.
  • Se não tiver um desidratador de alimentos ou um ambiente apropriado para fazer a secagem, você pode manter o alecrim fresco congelando-o. Lave e chacoalhe para remover o excesso de água ou passe os galhinhos secos do alecrim no secador de saladas e, em seguida, congele-os em sacos plásticos. Quando estiver completamente congelado, retire as folhas das hastes e guarde-as em um vidro de conservas, embaladas a vácuo ou em qualquer outro recipiente bem fechado.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tesoura;
  • Barbante ou cordão;
  • Sacos de papel pardo (opcional);
  • Desidratador de alimentos;
  • Assadeira;
  • Papel manteiga;
  • Embalagens a vácuo ou vidro de conserva.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 56 364 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade