Baixe em PDF Baixe em PDF

Você já dominou a arte de resolver o cubo mágico e agora quer desmontá-lo para ver como é por dentro? Ou será que você já desistiu e está em busca de uma maneira mais prática de resolvê-lo? Não importa! O fato é que, com algumas poucas ferramentas ou com a mão livre, desmontá-lo é muito mais fácil do que resolvê-lo. Mas, lembre-se: não tente remover as peças centrais, pois elas são estruturais.

Método 1
Método 1 de 2:

Desmontando o cubo

Baixe em PDF
  1. Segure o cubo em uma das mãos e use a outra para girar a camada superior. Faça com que as quatro pontas se sobressaiam e fiquem alinhadas com as colunas centrais das quatro faces laterais. Deixe nessa posição e siga para o próximo Passo.
  2. Seja consistente e firme no movimento para que ela não se quebre. Assim que amolecer, comece a chacoalhá-la e puxá-la por trás até que saia por completo.
    • Para facilitar, use uma chave de fenda, introduzindo a ponta sob a peça e alavancando-a para fora.
    • Caso não tenha uma chave de fenda, veja mais recomendações de ferramentas ao longo deste artigo. Só use o dedão em caso de emergência!
  3. Aproveite o espaço deixado pela peça removida e deslize as peças adjacentes para dentro dele. Gire-as levemente de um lado para o outro enquanto as puxa. O mecanismo interno irá resistir ao movimento, mas continue forçando-as delicadamente até que elas se soltem.
  4. Agora existem três peças a menos na camada superior, que ainda está em 45°. Remova a peça da ponta, que está logo abaixo (lembre-se de não tentar retirar as peças centrais).
    • Sem as peças da camada superior, fica mais fácil remover as debaixo, mesmo assim, sinta-se à vontade para continuar usando a chave de fenda.
  5. Quanto menos peças em volta, mais fácil será retirar as remanescentes. Siga as técnicas apresentadas e improvise um pouco quando se sentir seguro. Alternar as camadas em ângulo, como foi feito com a superior, irá facilitar o processo. As últimas peças sairão muito mais facilmente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Truques alternativos

Baixe em PDF
  1. Ter uma chave de fenda à disposição seria excelente para ajudar a tirar as primeiras peças. Mas ela não é a única ferramenta do mundo para essa tarefa. Na verdade, qualquer objeto fino e duro pode ser usado como alavanca. Veja mais algumas sugestões:
    • Colher.
    • Faca de manteiga.
    • Palito de picolé.
    • Pregos e pinças.
  2. Filetar significa lixar as partes internas das bordas, para aumentar o espaço entre elas. Faça esse procedimento para separar as bordas que estão se tocando – o que vai facilitar muito o processo de desmontagem e remontagem.
    • Não lixe muito, para que as peças não fiquem muito moles depois que o cubo for remontado (elas podem até cair).
  3. Aplicar qualquer tipo de lubrificante similar à vaselina entre as camadas também ajudará a remover as peças com mais facilidade. Na hora de remontar, elas também se encaixarão com menos esforço; contudo, diferentemente do método anterior, elas não cairão quando for brincar com o cubo.
  4. Siga as etapas:
    • Coloque as quatro peças do meio da camada inferior. Não se esqueça de combinar a cor das peças que estiver recolocando com a cor das peças centrais de cada lado.
    • Prossiga encaixando as peças das pontas da mesma camada.
    • Coloque as peças da camada do meio (as peças centrais já estarão lá).
    • Remonte a camada superior uma borda por vez. Quando terminar a primeira, gire a camada em 45° (como no início). A última peça a ser colocada deve ser uma do meio.
    Publicidade

Dicas

  • Não use força bruta. Use movimentos firmes e constantes, mas não violentos. Se as peças se quebrarem enquanto você estiver as puxando, elas não se encaixarão novamente no cubo.
  • Durante a remontagem, a última peça a ser colocada, geralmente, é a mais difícil de entrar. Coloque um pouco de vaselina para ajudá-la a deslizar com mais facilidade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 56 743 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade