Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os calçados da Nike são itens extremamente populares, o que leva falsificadores a criarem modelos parecidos, mas com qualidade muito inferior, revendendo-os por um preço apenas um pouco menor do que os originais. Ao não tomar cuidado, qualquer pessoa pode acabar comprando um par de tênis Nike falso e pagando quase o preço de um legítimo. Felizmente, há várias maneiras de se precaver contra esse tipo de compra enganosa.
Passos
-
Analise o que é falado sobre os vendedores de calçados Nike na internet. Tenha extremo cuidado ao adquirir tênis Nike através de sites, já que não há como analisar o produto; não apenas poderá ser enviado um tênis descaradamente falso, mas o comprador pode receber algo que não encomendou, desperdiçando dinheiro. Logo, é fundamental adotar os seguintes passos para evitar que isso aconteça:
- Leia as notas e avaliações do vendedor antes de comprar. [1] X Fonte de pesquisa Quando as análises e notas feitas por outros compradores são negativas, é óbvio que o vendedor não é confiável. No entanto, tome cuidado com sites que disponibilizam apenas as notas positivas e omitem comentários desfavoráveis. Copie o nome do vendedor em um mecanismo de busca não associado com o site de venda para examinar melhor a reputação dele pela internet e não apenas no próprio endereço.
- Verifique se você está protegido contra fraudes. Certos sites protegem o consumidor através de uma política de devolução, mesmo se o vendedor não for associado a ele. Quanto maior a chance de obter o dinheiro de volta, caso receba um par Nike falsificado, melhor.
-
Evite vendedores que, em vez de colocarem a foto do tênis no estoque da loja, deixam uma imagem “genérica” do calçado. A foto tirada no estoque não apenas é esteticamente mais atraente, mas também garante que o vendedor possui o produto e não está querendo enganar o comprador colocando uma foto achada na internet só para mostrar que possui o calçado. Além disso, é uma forma de mostrar que ele não é falso e que está em boas condições.
- Tente entrar em contato com o vendedor e peça que ele tire outra foto do par de tênis com algo que comprove a autenticidade do modelo ou de que a foto foi tirada na presente data. Ele poderá, por exemplo, fazer o retrato com o jornal do dia ao lado.
-
Evite itens “alternativos”, “réplicas”, “amostras”, “variantes” ou “semelhantes” aos calçados da Nike. Os modelos de amostra feitos pela Nike estão disponíveis apenas nos seguintes tamanhos: 9, 10 e 11 (número dos Estados Unidos; no Brasil, 41, 42 e 43, respectivamente) para homens, 7 (35 no Brasil) para mulheres e 3,5 (33 no Brasil) para crianças. Além disso, não existem calçados Nike “customizados”, “variantes” ou “réplicas”.
- Veja todos os produtos que o vendedor possui. Por alguma razão, os falsificadores não vendem os tamanhos 9 (41 no Brasil) ou 13 (46 no Brasil) e maiores, apenas os que estão entre esses números.
- Calçados Nike mais antigos e que já não são mais produzidos quase nunca estarão disponíveis em grandes quantidades. Ao encontrar um site com 200 pares de um modelo retrô, é muito provável que sejam falsificados.
-
Evite calçados muito abaixo do preço normal. Ou ele está muito desgastado ou é falsificado.
- Geralmente, um tênis Nike disponível por metade do preço “normal” é sinal de que ele não é autêntico. Porém, um bom desconto pode ocorrer, principalmente se tal modelo faz parte de uma edição limitada ou retrô.
- O vendedor poderá ofertar um calçado a preço alto, oferecendo a chance de o comprador “pechinchar” para pagar menos. Porém, muito cuidado, já que não há prova física de que o tênis realmente existe.
- Verifique a estimativa de envio. Se for demorar um bom tempo para que o modelo chegue ao Brasil (de 7 a 14 dias), provavelmente ele está vindo da China (uma das maiores fabricantes de Nike falsos) ou de outro país distante.
- Caso não tenha outra opção a não ser comprar o tênis Nike pela internet, faça o pedido diretamente do site da Nike ou de uma das revendedoras autorizadas da marca no Brasil. Entre em contato através do site oficial para saber quais são elas.
-
Não compre calçados disponibilizados antes da data oficial de lançamento. Isso é garantia de que o tênis comprado é falsificado, já que o autêntico sequer está sendo vendido nas lojas oficiais.
- É normal que os tênis pareçam ser originais e quase idênticos ao modelo que será lançado em breve. No entanto, as fotos divulgadas alguns meses antes do lançamento do tênis são o suficiente para que os falsificadores façam cópias sem compará-las com os originais. Muitas pessoas acabam caindo nessa armadilha quando tentam obter um calçado antes do que todos. [2] X Fonte de pesquisa
-
Verifique o calçado Nike. Assim que encontrar o modelo desejado, adote as seguintes medidas para garantir a autenticidade do produto:
- Entre no site da Nike ou de um revendedor confiável e compare a foto com a imagem do calçado original.
- Pergunte ao vendedor se ele pode garantir a autenticidade do produto. Além disso, peça para que ele repasse as informações de contato do fornecedor para obter maiores informações.
Publicidade
-
Examine a embalagem. A maior parte dos modelos falsificados não são vendidos em caixas originais da Nike; em vez disso, são embalados em plástico transparente ou sequer vêm com uma embalagem.
- Geralmente, as caixas com Nike falsos são coladas às pressas, logo, não são tão consistentes quanto as originais.
-
Examine a condição dos calçados. Caso tenha tido algum Nike similar anteriormente, compare-os ao par recém-comprado. Se os calçados novos tiverem qualidade muito inferior, é bastante provável que sejam falsos, desgastando-se rapidamente com apenas alguns dias de uso.
- Modelos autênticos da Nike são mais macios e cinzas do que os falsos, pois são fabricados com couro verdadeiro, enquanto os “alternativos” são manufaturados com pleather (couro artificial).
- A entressola dos modelos falsificados tende a ter pontos visíveis, que são resultado do processo da fabricação, o que não acontece com os calçados legítimos da Nike.
- Veja como são os cadarços. Pares autênticos possuem cadarços que podem ser colocados em todos os orifícios dos calçados, enquanto as “réplicas” têm cadarços curtos, logo, alguns buracos são “ignorados”.
-
Examine o número SKU (Stock Keeping Unit – Unidade de Manutenção do Estoque, em português) da caixa e nas etiquetas internas dos tênis. Todos os calçados da Nike têm um número SKU que é idêntico ao SKU impresso na caixa. Logo, se não há números no tênis ou eles são diferentes dos da embalagem, o modelo muito provavelmente é falsificado.
- Verifique a etiqueta da lingueta. Frequentemente, os fabricantes de Nike falsos colocam etiquetas que já não são mais atuais na lingueta do calçado. Etiquetas falsas podem ser identificadas, por exemplo, ao ler o ano de fabricação do tênis; é comum ver modelos com etiquetas de 2008, sendo que ele foi lançado apenas em 2010.
-
Calce os tênis. A sensação transmitida pela sola dos modelos falsos da marca é de que o indivíduo está pisando em plástico, além da falta de tração, enquanto os legítimos têm solas de borracha BRS 1000.
- A maioria das “réplicas” dos tênis Nike não tem o tamanho que realmente indica. Geralmente, o tamanho real do calçado é um número menor do que o indicado, além de serem mais estreitos do que os legítimos. Vá a um revendedor confiável e experimente o mesmo tênis para saber a sensação que ele realmente fornece ao usuário.
Publicidade
Dicas
- Denuncie lojas ou revendedoras que disponibilizam modelos falsos enviando um e-mail à Nike. Assim, será possível ajudar outras pessoas a não comprarem calçados falsificados futuramente.
- Peça para um funcionário de uma loja da Nike ou de calçados que ajude a determinar se um tênis é autêntico ou não. Infelizmente, a Nike não se responsabiliza por modelos vendidos por revendedoras terceirizadas ou não autorizadas, impedindo que o comprador obtenha um reembolso ou qualquer tipo de compensação.
Publicidade
Referências
Publicidade