PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quer dizer que você gosta de um rapaz aí? Parabéns! O primeiro passo é admitir, mas as coisas se complicam em seguida: é hora de contar a ele. Este artigo vai ajudar você a passar por todo o processo, desde a parte da paquera às conversas mais íntimas e, por fim, à grande revelação dos seus sentimentos. Tenha coragem!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Contando ao rapaz

PDF download Baixe em PDF
  1. Se sim, aposte todas as suas fichas sem medo de perder! Se não, não se desespere: nem tudo está perdido. É claro que é melhor deixar a história para lá se o rapaz estiver namorando outra pessoa. Em outros casos, aproveite, seja amigável e paquere de leve. Veja algumas formas de agir:
    • Fale dele para as pessoas. Se você é tímida, peça ajuda a algum amigo ou amiga para descobrir se ele está interessado. Caso já saiba a resposta, invista um pouco mais.
    • Fique de olho nos sinais que ele enviar. Quando um homem está interessado em uma mulher, ele faz de tudo para ficar com ela — o que é um bom indicador, embora nem sempre seja verdade. Nesse caso, o rapaz vai querer se sentar ao seu lado, participar das festas a que você for e até se aproximar dos seus amigos. Abra os olhos!
    • Se você notar que o rapaz está olhando na sua direção, encare-o de volta por alguns segundos. Caso ele não desvie o olhar, é porque está interessado. Caso desvie, talvez seja tímido. Contudo, lembre-se de que as pessoas se encaram por diversos motivos. Talvez haja um pedaço de alface nos seus dentes!
  2. Antes de dizer que gosta do rapaz, você tem que pelo menos conversar com ele. Vocês podem criar uma amizade, descobrir mais coisas um do outro e tentar desenvolver uma relação mais íntima. Essa aproximação pode ajudar a determinar se vale ou não a pena confessar os seus sentimentos. Veja alguns exemplos legais:
    • Você pode puxar papo sobre algo que deixe o rapaz lisonjeado e com a autoestima alta. Veja:
      • “Adorei a sua última partida de futebol. Eu estava na arquibancada com as minhas amigas. Você joga há quanto tempo?”.
      • “Você sempre arrasa nas provas de português. Você consegue ler a mente de todos os professores ou só da matéria?”.
      • “Adorei o seu cabelo. Você mudou o corte esses dias?”.
  3. Essa é uma ótima forma de começar uma conversa: mesmo que os seus interesses não sejam tão alinhados aos do rapaz, pelo menos a companhia pode ser agradável e confortável.
    • Veja alguns exemplos de formas legais de começar uma conversa:
      • “Ei, você sabe qual é o dever de matemática? Eu não anotei e acabei me esquecendo”.
      • “O seu irmão mais velho faz faculdade de Direito? Minha irmã acha que está na sala dele”.
      • “Eu vi você vindo de bicicleta para a escola. É legal? Eu acho que quero comprar uma para mim”.
    • Pode parecer óbvio, mas é legal deixar claro o seguinte: não diga que gosta do rapaz se vocês pelo menos não conversam de vez em quando. Se você pegá-lo de surpresa, ele pode acabar assustado. No mínimo, isso vai afetar a sua relação (de amizade ou algo do tipo) no futuro.
  4. O senso comum diz que os homens não percebem quando as mulheres estão dando em cima deles. Isso pode até ser verdade em partes — afinal, a internet está repleta de guias e dicas para homens que querem responder à pergunta “Ela está dando em cima de mim?”. Ainda assim, não quer dizer que você deva ser mais agressiva na sua abordagem, e sim que é melhor não esperar um retorno (mesmo que o rapaz também esteja interessado).
    • Mexa no seu cabelo quando ele estiver falando com você. Essa ação é natural e não chama tanta atenção, mas o rapaz está de olho se fizer algum comentário. Esse é um dos métodos mais fáceis de paquerar alguém.
    • Peça para ele fazer um favor. A dica é fofa, mas pode sair pela culatra: talvez o rapaz não queira ajudar você na frente dos amigos porque está tímido, por exemplo. Peça coisas simples, como:
      • Para ele segurar os seus materiais por um instante. Diga que a sua mochila está pesada.
      • Para ele estudar com você, mesmo que você não precise de ajuda. Essa é a desculpa perfeita para se aproximar do rapaz, além de indicar quão paciente ele é.
      • Não pareça desesperada ou exagerada nos pedidos de ajuda.
    • Sorria, abra os olhos e esteja sempre por perto. Mostre as suas qualidades ao rapaz, como o prazer que é estar na sua companhia. Ele vai começar a ficar mais atento!
  5. Passe a mostrar a ele que está interessada de forma sutil, mas sugestiva. Por exemplo:
    • Finja que está cansada e apoie a cabeça no ombro dele. Você também pode descansar as mãos nos ombros dele e encará-lo.
    • Se ele brincar com você, dê um tapinha leve no ombro dele. Muitas mulheres fazem isso. Finja que está brava ou ria sem parar.
    • Encontre desculpas para tocar o rapaz. Se ele tem mãos grandes, pegue-as e diga “Nossa, que mãos enormes. Elas são muito maiores que as minhas!”. Depois, junte as palmas às dele e compare o tamanho.
  6. Uma delas é ser direta. Fale com ele quando ele estiver sozinho e exale confiança. Comece um papo normal e espere o momento ideal para falar dos seus sentimentos.
  7. Esse método é ideal, já que você não deixa claro que está a fim do rapaz — e sim que pode surgir um interesse no futuro, sem grandes pretensões. Caso ele reaja bem às suas “investidas”, provavelmente está interessado sim! Por exemplo:
    • “Ei, eu ia ao cinema sábado, mas a minha amiga me deu o bolo. Você topa ir comigo?”.
    • “Eu estou louca para ir àquela apresentação de arte no centro, mas não tenho companhia. O que você acha?”.
    • “Eu vou ao evento com os meus pais todos os anos e, desta vez, eles pediram para eu chamar alguém da escola para ir também. Você topa?".
  8. Distribua-os por conta própria ou peça ajuda a uma amiga de confiança.
    • Escreva algo como “Eu gosto de você” e pregue no caderno do rapaz.
    • Identifique que o recado é para o rapaz, mas sem deixar claro que foi você que escreveu. Peça às suas amigas passarem o bilhete até ele chegar “por acidente” ao destino. Se ele ler e ficar surpreso, deixe mais claro que foi ideia sua (ou não se manifeste e deixe o mistério rolar).
  9. Se ele disser “sim”, é porque gosta de você. Não questione a reação dele — pode ser um tiro no pé dizer algo como “É sério?”. Você merece ser confiante.
    • Se ele não estiver interessado, diga algo como “Ah, sim. Não tem problema” e deixe a história para trás. Não é porque ele disse “não” que acha você feia ou desinteressante. Cada pessoa tem motivações próprias. Os gostos dele são diferentes dos seus e, além disso, existem muitos outros caras legais por aí. Não se esqueça disso!
  10. Por exemplo: envie “Nossa, [fulano] é tããão gato!!!”, mas corrija-se logo em seguida com “Mil desculpas!!! A mensagem era para a [nome de uma amiga]”. Se o rapaz gostar de você, ele certamente vai fazer algum convite legal.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Preparando-se mentalmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Os sentimentos amorosos podem deixar qualquer pessoa confusa! Espere pelo menos alguns dias para determinar o que você sente e siga as dicas deste artigo. Não faça nada antes da hora, ou esses sentimentos podem mudar com o tempo.
    • Imagine o seguinte: “Eu tenho algum sentimento amoroso por esse rapaz ou só estou um pouco encantada?”, “De que traços dele eu gosto?” e “O que eu espero dessa história?”. Se você não conseguir responder a essas perguntas, tente conhecê-lo melhor antes de fazer qualquer coisa.
    • Só você tem o poder de saber se gosta mesmo de alguém. Contudo, se estiver ousada, faça um teste na internet e interprete os resultados a seu favor.
  2. Antes de mais nada, o rapaz ainda é um ser humano! Ele provavelmente fica tão nervoso quanto você ao falar de quem gosta. Além disso, mesmo que não pareça, ele provavelmente tem alguns defeitos. Não invista todo o seu interesse em um relacionamento que nem começou!
    • Se você já está idealizando o rapaz, como se ele fosse perfeito, tente imaginar os pequenos detalhes que o façam parecer bobo ou desinteressante! Ele tem um pouquinho de calvície? Ele fala alguma palavra de forma errada? Entender que ninguém é perfeito facilita muito as coisas.
  3. Ele está sempre atento ao que você diz? Ele sorri bastante quando está por perto? Ou o contrário: ele ignora a sua presença de propósito? Esses sinais são todos positivos! Tente identificá-los para conseguir determinar o que o rapaz sente em relação a você.
    • A linguagem corporal de uma pessoa diz tudo sobre o que ela sente. O rapaz vira o peito e os ombros na sua direção, mesmo quando está ocupado com outra pessoa? Ele faz bastante contato visual? [1] Se sim, talvez ele esteja pensando como pode dizer que gosta de você .
  4. Mesmo que você se prepare, o rapaz pode não estar interessado. Entenda que existe essa possibilidade, mas tente não se preocupar: ele não odeia você; só não tem vontade de ser mais do que seu amigo. Isso pode acontecer por diversos motivos. Não se deixe abalar.
    • Talvez o rapaz esteja saindo de um relacionamento muito sério.
    • Talvez ele não tenha maturidade emocional para namorar.
    • Talvez ele goste de ser solteiro.
  5. No passado, era absurdo que as mulheres chamassem os homens para sair. Hoje, esse estigma já foi superado. Ainda assim, muitas mulheres têm o pé atrás. Um estudo conduzido em 2011 nos Estados Unidos apontou que 93% das mulheres em idade universitária preferiam que os homens dessem o primeiro passo. [2] Seja proativa! Você vai fazer muito mais sucesso assim.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Agindo após o “sim”

PDF download Baixe em PDF
  1. Não deixe a atração mútua morrer por falta de atitude. Vocês não precisam sair no mesmo dia em que descobrem que têm interesse, mas tente marcar algo até uma ou duas semanas depois. Essa é a oportunidade perfeita para um conhecer o outro e descobrir se há química de verdade.
    • Marque o encontro para o primeiro fim de semana depois de vocês admitirem que estão interessados.
    • No primeiro encontro, tente planejar algo em que dê para conversar. Por exemplo: vocês até podem ir ao cinema, mas é legal fazer algo mais tranquilo antes, como sair para comer. Pense em algo causal e que seja a sua cara.
    • Esse encontro não precisa ser extravagante. Pode ser algo simples, como um piquenique no parque. Veja algumas outras ideias baratas e legais:
      • Ir a uma exposição ou outro evento cultural local.
      • Ir andar de patins, bicicleta ou algo do tipo. Tudo fica ainda mais romântico quando se está acompanhado!
      • Fazer uma trilha. Vocês podem escalar algum morro local que leve a um ponto com uma bela vista da cidade.
  2. O período de tempo entre a sua “confissão” e o encontro pode ser angustiante, mas tente não se preocupar. Essa é a oportunidade perfeita para conhecer o rapaz.
    • Se você ficar muito nervosa, fale com as suas amigas para pedir conselhos e ouvir histórias e experiências delas. No mínimo, elas vão ajudar a orientar a sua experiência para que nada seja desastroso.
  3. Envie algumas mensagens de brincadeira antes do primeiro encontro, mas tenha moderação e não o encha de elogios — ainda mais se vocês estão muito interessados um no outro. Resista à tentação para não assustá-lo e fazê-lo desanimar. Algumas pessoas até recomendam que se crie uma aura de mistério e silêncio antes do encontro em si. [3]
  4. É difícil não mudar de comportamento quando descobrimos que alguém está interessado em nós. Ainda assim, lembre-se de que o rapaz gosta de você desse jeito — não precisa adotar uma personalidade forçada só para impressionar! Seja natural: conte as mesmas piadas, brinque do mesmo jeito etc. Isso basta.
    Publicidade

Dicas

  • Se você for perguntar se ele está interessado, espere até ficarem a sós. Não faça a pergunta com mais pessoas por perto, pois o rapaz vai se sentir pressionado e responder com “não” de qualquer forma.
  • Os homens também têm sentimentos. Se o rapaz parecer nervoso ou corado, não ria, bata ou o insulte.
  • Aproxime-se dos amigos dele, mas não muito. O rapaz tem que ver que você tem interesses parecidos, mas sem pensar que há um clima rolando.
  • Você pode perguntar se ele gosta de você antes de contar o que sente. Se ele disser “não”, responda com algo como “Ufa. Minhas amigas ficam falando disso e eu sabia que não era verdade”.
  • Você pode chamá-lo para sair sozinha ou com a ajuda de alguém. Se estiver nervosa, peça para uma amiga que namore também sair junto — para que o clima fique mais ameno!
  • Passe mais tempo com o rapaz para conhecê-lo melhor.
  • Os recados que você enviar podem sair pela culatra se o rapaz mostrar aos amigos.
  • Não desvie quando o rapaz olhar na sua direção. Vai parecer que você não está interessada!
  • Diga que gosta do rapaz pessoalmente, não por mensagem. Isso vai deixá-lo mais tranquilo e confiante.
  • Se você fica muito nervosa ou quase nunca encontra o rapaz, envie uma mensagem a ele para expressar o que sente sem tropeçar nas palavras.
Publicidade

Avisos

  • Não ache estranho se o rapaz ficar chocado com a sua revelação. Pode ser que ele nem tenha ideia.
  • Seja seletiva em relação às pessoas a quem você conta o seu segredo, ainda mais se elas estudam na mesma escola. As fofocas se espalham muito rápido. De preferência, não conte para ninguém ou pelo menos escolha uma amiga muito confiável (ou até alguém que estuda em outra escola e não tem contato com o rapaz).
  • Não fale do passado do rapaz se você souber algo que já aconteceu a ele. Ninguém controla essas coisas. No mínimo, ele vai achar estranho e perguntar o porquê do assunto; na pior das hipóteses, ele vai querer saber de onde você tirou essas informações.
  • Não envie mensagens ao rapaz o tempo todo, ou você vai parecer boba e desesperada (a menos que ele sempre responda na hora).
Publicidade

Referências

  1. http://www.cosmopolitan.com/sex-love/body-language/#category1-1
  2. Mills, M., Janiszewska, A, & Zabala, L., (2011). Sex differences in making risky first time relationship initiatives.
  3. http://www.yourtango.com/200949487/why-you-shouldnt-text-before-first-date

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 97 820 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade