PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Vivemos em uma era onde diversas doenças e condições médicas podem ser tratadas com um simples comprimido ou uma colherada de algum remédio líquido. Infelizmente, muitos deles possuem um gosto amargo e desagradável, dificultando o uso. No entanto, existem formas de contornar o problema e manter-se saudável ao mesmo tempo.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Engolindo medicamento líquido

PDF download Baixe em PDF
  1. A forma mais fácil de ingerir uma medicação líquida é misturando-a com uma bebida com um gosto melhor. Isso vale para a maioria delas, mas é preciso ter cuidado, pois podem haver reações do medicamento com algumas bebidas. O suco de toranja, por exemplo, é conhecido por inibir o efeito de alguns remédios, como Lipitor, Zocor e Allegra. [1] Consulte um farmacêutico para saber qual o melhor líquido para misturar com o medicamento e se há alguma contraindicação.
  2. Geralmente, os sucos de fruta funcionam bem, pois possuem um gosto forte que sobrepõe o do remédio. [2]
    • Meça a dose correta do medicamento. Em seguida, misture-o com um copo cheio de água ou suco e beba rapidamente.
    • Beba todo o conteúdo do copo para garantir a ingestão da dose completa do remédio.
    • Bebidas gaseificadas podem não ser a melhor opção, pois as bolhas podem dificultar na hora de bebê-la rapidamente. O leite também não é recomendado, pois a mistura pode irritar o estômago. [3]
    • Você também pode tomar uma bebida gostosa após ingerir o remédio para tentar "apagar" o gosto ruim dele.
    • Nunca misture remédio com bebida alcoólica. O álcool interage com muitos medicamentos e pode ser prejudicial quando combinados.
  3. Algumas farmácias conseguem modificar o sabor do medicamento, como adicionar um gosto cereja ou chiclete, por exemplo. Isto pode ajudar a remover o gosto amargo, facilitando na hora de tomá-lo. Um farmacêutico de manipulação pode ser capaz de fazer isso para a maioria dos medicamentos (com ou sem receita) em forma líquida. Se tiver dificuldade para tomar algum deles por conta do gosto, pergunte ao farmacêutico sobre essa opção. [4]
  4. Os remédios geralmente possuem menos gosto quando estão frios. Se não puder diluí-lo, use o frio para reduzir o gosto amargo. Deixe-o na geladeira por cerca de uma hora antes de tomá-lo para garantir que ele fique frio o suficiente. [5]
    • Consulte um farmacêutico antes de fazer isso, visto que alguns medicamentos se tornam instáveis perante a oscilação da temperatura.
  5. Isso vai deixar a boca dormente, dificultando na hora de sentir o gosto. Com a boca dormente, é possível engolir o medicamento sem sentir muito seu gosto amargo. [6]
    • Chupe o gelo ou tome o sorvete até que a boca fique dormente, o que deverá levar cerca de cinco minutos. Depois, tome o medicamento rapidamente antes de retomar a sensibilidade da boca.
    • Tenha um pouco de água ou suco em mãos. Beba-os logo após tomar o remédio. Se não beber nada, você vai sentir o gosto do medicamento assim que recuperar a sensibilidade da boca.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Engolindo comprimidos

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitos métodos envolvem quebrar o comprimido e misturá-lo com algum alimento. Antes de fazer isso, certifique-se de que isso não vai cortar o efeito do medicamento. Alguns comprimidos possuem um revestimento de libertação lenta que pode ser danificado caso ele seja quebrado. O Oxycontin, por exemplo, é embalado em um revestimento de libertação prolongada que pode causar uma overdose se for quebrado. Outros exemplos de medicamentos sem receita que não devem ser ingeridos dessa forma incluem Motrin, Claritin-D e aspirina Bayer. [7]
    • Clique aqui para conferir uma lista de alguns medicamentos que não devem ser quebrados. Medicamentos novos são liberados constantemente, então sempre consulte um farmacêutico antes de quebrar um comprimido. De qualquer forma, existem outras opções disponíveis.
    • Para alguns medicamentos (como o Oxycontin), existe a formulação de abuso de dissuasão que exige que o medicamento seja ingerido por inteiro, pois se for quebrado ou alterado, isso pode alterar o ingrediente ativo.
  2. Se o farmacêutico disser que é seguro quebrar o medicamento, use essa oportunidade para tomá-lo junto com algum alimento do seu agrado. [8] [9] Ao mesmo tempo, cuidado ao fazer isso com sua comida favorita, pois você pode ficar com aversão à ela devido ao gosto amargo.
    • Antes de quebrar o comprimido, umedeça-o com algumas gotas de água. Deixe-o amolecer por cerca de 15 minutos.
    • Compre um cortador de comprimido. Caso contrário, use um pilão ou uma colher para amassá-lo. Faça isso com cuidado para não perder pedaços do comprimido.
    • Adicione o comprimido moído ao alimento. Qualquer alimento serve, mas o procedimento funciona melhor com doces, pois distraem as papilas gustativas do gosto do medicamento. Algumas opções nesse caso incluem sorvete, pudim de chocolate ou baunilha, mel ou calda de chocolate.
  3. Se tiver que tomar um comprimido com gosto ruim e não puder fazer isso com algum alimento, use a mesma técnica usada com medicamentos líquidos. Chupe um cubo de gelo até ficar com a boca adormecida. Em seguida, coloque o comprimido na boca, mastigue (se necessário) e engula-o com um gole de água. [10]
    • Ao usar esse método, verifique se o comprimido desceu completamente pela garganta. Com a boca adormecida, você pode não ser capaz de sentir o comprimido.
    Publicidade

Dicas

  • Tome um pouco de água antes de tomar qualquer comprimido para lubrificar a boca e ajudar o medicamento a descer mais facilmente. [11]
  • Se um médico autorizar, revista o comprimido com manteiga. Isso facilita na hora de ele descer pela garganta.
  • Se tiver dificuldade ao tomar o comprimido, o método seguinte abre mais a garganta e pode facilitar para engoli-lo. [12]
    • Coloque o comprimido na língua.
    • Tome um gole de água, mas não o engula ainda.
    • Incline o queixo em direção ao peito e engula tudo com a cabeça ainda inclinada.
  • Beba água antes e depois de tomar o medicamento. Caso seja um medicamento líquido, feche o nariz e beba-o bem rápido para não sentir muito o gosto.
Publicidade

Avisos

  • Nunca tome um medicamento que não foi prescrito para você .
  • Pergunte a um farmacêutico se os métodos deste artigo são aceitáveis no seu caso. O alimento pode interromper e/ou reagir negativamente com alguns medicamentos. Alguns deles precisam ser tomados com o estômago vazio. Seguir os conselhos de como tomar um remédio garante que ele funcione da melhor forma possível para superara a condição médica.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 60 573 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade