Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ensinar inglês para iniciantes é desafiador para qualquer um. Não importa qual o seu passado ou seu nível de experiência, você vai se deparar com desafios constantes ao ensinar outra língua para alguém. Assim como no caso de outras matérias, você verá que cada aluno aprende de um jeito. Ao mesmo tempo, dependendo da língua materna de cada um, você enfrentará dificuldades próprias para aquela língua. No entanto, com um pouco de trabalho e conhecimento, você pode adquirir as habilidades necessárias para ensinar inglês para iniciantes.
Passos
-
Comece com o alfabeto e os números. As primeiras coisas que se deve ensinar são as letras e os números. Com elas, você dará as bases para todos os outros tópicos que os alunos aprenderão.
- Faça os estudantes aprenderem o alfabeto até certo ponto. Você pode começar no "a" e ir até o "m", se quiser. O estudo do alfabeto deve ser completado em um ritmo confortável para ambos. A chave é exigir dos alunos, mas não demais.
- Peça para que eles trabalhem com os números. Assim como no caso das letras, vá avançando dependendo da capacidade de cada um. Faça uma planilha na qual seja possível praticar as letras e os números.
- Use cartões com uma palavra que comece com cada letra do alfabeto para reforçar a lição.
- Aprender o alfabeto americano pode ser mais fácil para os falantes cuja língua nativa usa o alfabeto latino.
-
Ensine a pronúncia, principalmente os sons difíceis. É muito importante ensinar a pronúncia ao ensinar inglês. Concentre-se nos sons mais difíceis para os estudantes, como:
- O "TH": o "TH" de "theater" ou "thing" não existe em várias línguas. Portanto, ele é um tanto complicado para alguns estudantes, como aqueles cuja língua nativa é românica ou eslava, aprenderem.
- O "R": o "R" também é difícil para muitos iniciantes por vários motivos, incluindo o fato de que é pronunciado de uma maneira diferente dependendo dos dialetos regionais.
- O "L": esse som é difícil para os que falam línguas asiáticas. Se esse for o caso dos seus alunos, passe um tempo a mais trabalhando nele. [1] X Fonte de pesquisa
-
Ensine substantivos. Depois do alfabeto e dos números, passe para os substantivos. Eles estarão entre as coisas mais fáceis de se ensinar, pois seus alunos poderão olhar para tudo o que está ao redor deles como possíveis coisas para se aprender.
- Comece com os objetos comuns da sala de aula.
- Siga para objetos comuns na cidade. Bons exemplos são: "car", "house", "tree", "road" e outros.
- Continue para os objetos usados no dia a dia como alimentos, eletrônicos e outros. [2] X Fonte de pesquisa
-
Ensine os verbos e os adjetivos. O passo seguinte após os substantivos é seguir para os verbos e os adjetivos. Com eles, os estudantes avançarão no processo que os permitirá falar e escrever frases completas.
- Os adjetivos modificam ou descrevem outras palavras. Exemplos são: "wild", "silly", "troubled" e "agreeable".
- Os verbos descrevem uma ação. Exemplos são: "to speak", "to talk" e "to pronounce".
- Você precisará deixar clara a diferença entre verbos e adjetivos. Sem saber como eles funcionam, os alunos não conseguirão falar ou formar frases.
- Passe um tempo a mais nos verbos irregulares. A palavra "go" é um ótimo exemplo de um verbo irregular difícil do inglês. O pretérito de "go" é "went." O futuro de "go" torna-se "gone." [3] X Fonte de pesquisa
-
Explique os tempos verbais e os artigos. Depois de ensinar os substantivos, verbos e adjetivos, você precisará passar para os tempos verbais e os artigos. Sem entender como usar o tempo correto e onde colocar os artigos, não será possível montar frases completas.
- Os tempos verbais explicam quando algo ocorreu. Explique o pretérito, o presente e o futuro.
- Os artigos são adjetivos que fornecem informações extras a respeito de um substantivo. Eles incluem "a", "an" e "the".
- Os alunos precisam dominar os tempos e os artigos, pois eles são essenciais na habilidade de construir frases e de falar corretamente. [4] X Fonte de pesquisa
-
Pratique as expressões. Uma ótima maneira de ensinar inglês é encorajando os iniciantes a praticarem e a usarem frases comuns. Elas são importantes, já que seus alunos não entenderão o significado de muitas delas se ficarem dependendo apenas do sentido literal das palavras.
- Peça que os estudantes repitam as frases e as usem até que se sintam confortáveis para colocá-las em uma conversa.
- Comece com algumas sentenças comuns, como: "never mind", "no doubt" ou "make believe".
- Forneça aos alunos uma lista de expressões com as quais trabalhar. [5] X Fonte de pesquisa
-
Ensine a construção básica de frases. Depois de passar pelo alfabeto, verbos e mais, você deve começar a ensinar a estrutura básica das sentenças aos alunos. Ela será a base para a habilidade de escrita deles e também vai ajudá-los a ler. Ensine os cinco padrões básicos que as frases em inglês seguem:
- Sujeito-verbo: o sujeito dessas sentenças é seguido por um verbo. Por exemplo: "The dog runs".
- Sujeito-verbo-objeto: tais frases têm o sujeito primeiro, seguido por um verbo e um objeto do verbo. Por exemplo: "John eats pizza".
- Sujeito-verbo-adjetivo: elas têm o sujeito primeiro, um verbo e depois um adjetivo. Por exemplo: "The puppy is cute".
- Sujeito-verbo-advérbio: tais frases têm o sujeito, o verbo e um advérbio. Por exemplo: "The lion is there".
- Sujeito-verbo-substantivo: tais sentenças têm um sujeito, um verbo e terminam com um adjetivo. Por exemplo: "Emmanuel is a philosopher." [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Incentive os alunos a falarem apenas inglês na sala de aula. Uma ótima maneira de facilitar o aprendizado é incentivando os estudantes a evitarem falar outras línguas que não o inglês em sala. Assim, eles são forçados a usarem o conhecimento que têm e a desenvolverem-no. Essa prática também fornece momentos de instrução para os professores e oportunidades de aprendizado para os iniciantes.
- Tal estratégia funciona melhor depois que os alunos já tiverem aprendido o básico, como perguntas, cumprimentos, o alfabeto e os números.
- Quando um aluno usar o inglês incorretamente, corrija-o da maneira adequada.
- Sempre incentive os estudantes.
- Tal estratégia funciona bem com a abordagem "repita depois de mim" ou "responda". Por exemplo, você pode fazer uma frase ou perguntar algo ao aluno, dando a oportunidade para que ele responda em inglês.
- Evite tornar-se um fiscal. Se um aluno estiver com dificuldades e precisar falar na língua nativa, não o reprima. Ouça a preocupação dele. [7] X Fonte de pesquisa
-
Forneça instruções verbais e por escrito. Ao explicar uma atividade ou falar sobre a lição de casa, um trabalho para ser feito no momento ou um projeto, dê as instruções por escrito e verbalmente. Assim, os alunos poderão ouvir as palavras e vê-las escritas ao mesmo tempo, o que ajuda na associação e na pronúncia.
- Imprima as instruções de uma atividade e distribua-as antes de explicar. Se estiver ensinando on-line, envie as orientações por e-mail aos alunos antes de explicá-las em vídeo. [8] X Fonte Confiável Edutopia Ir à fonte
-
Monitore constantemente o progresso dos estudantes. Não importa que tipo de lição você está dando ou que atividade os alunos estão fazendo, você deve monitorá-los para acompanhar o progresso deles e descobrir se estão com dificuldades.
- Caso esteja ensinando em uma sala de aula, ande ao redor dela e fale com os alunos para ver se estão com problemas.
- Se estiver ensinando on-line, envie mensagens ou e-mails para os estudantes e pergunte se precisam de ajuda.
- Fique disponível quando os alunos estiverem fazendo atividades em sala ou fora dela. [9] X Fonte Confiável Edutopia Ir à fonte
-
Use vários métodos de ensino. Ensinar inglês para iniciantes é bem mais eficaz quando você emprega vários métodos. A diversidade é importante porque cada aluno é diferente e aprende de uma maneira.
- Use a fala.
- Conte com a escrita.
- Incentive a leitura.
- Sugira coisas para serem ouvidas.
- Tente balancear todos os modos de aprendizado. [10] X Fonte Confiável Edutopia Ir à fonte
-
Divida as lições em partes menores. Ao ensinar iniciantes ou alunos muito novos, divida a lição em várias partes de cerca de 10 minutos. Assim, você não perderá a atenção deles nem vai enchê-los de muita informação.
- Você não precisa se ater a exatos 10 minutos. Pode passar um pouco, se for melhor para a tarefa.
- Após cada lição menor, mude para algo totalmente diferente para ajudar a descansar os alunos e manter o nível de atenção deles.
- Mude as lições todos os dias. Tente incorporar quantas tarefas diferentes puder para prender a atenção dos alunos e desafiá-los.
Publicidade
-
Use jogos para reforçar o tópico do dia. Eles ajudarão os alunos a aprenderem inglês tornando o estudo divertido e levando-os a pensar de maneiras novas e diferentes.
- Experimente um jogo de perguntas e respostas que use um sistema de pontos para fazer os estudantes competirem uns contra os outros.
- Você também pode dividi-los em times.
- Experimente os jogos da memória ou de adivinhação que usem cartões. Por exemplo, mostre um cartão com uma dica e veja se os alunos conseguem adivinhar a resposta certa. [11] X Fonte de pesquisa
-
Use auxílios visuais para ensinar. Uma maneira importante de ensinar um idioma é usando auxílios visuais para levar à associação de palavras. Dessa maneira, os alunos poderão fazer conexões mais fortes entre ideias e palavras novas que estão aprendendo em aula. Use:
- Fotos e figuras.
- Cartões postais.
- Vídeos.
- Mapas.
- Histórias em quadrinhos. Os quadrinhos são muito bons por combinarem imagens e textos. [12] X Fonte Confiável Edutopia Ir à fonte
-
Incentive o uso de aplicativos para aprender inglês em dispositivos móveis. Uma ótima maneira de ensinar inglês é incorporando o uso de aplicativos para o ensino em smartphones. Eles são uma ótima maneira de reforçar o que você ensinou durante a aula, pois os alunos podem usá-los para praticar a língua e aprender novas frases e palavras.
- Os aplicativos estão disponíveis para vários sistemas operacionais.
- Há uma grande variedade de aplicativos para aprender idiomas gratuitos, como o Duolingo.
- Alguns deles permitem que vários alunos trabalhem juntos para aprender. [13] X Fonte de pesquisa
-
Use as mídias sociais. Elas são uma ótima forma de ensinar inglês para iniciantes, pois fornecem uma grande oportunidade de se ensinar frases coloquiais e palavras comuns, e além disso possibilitam aos alunos observar o uso da língua e praticar o que aprenderam.
- Experimente uma lição "idiom of the day". Nela, você pode pegar expressões ou frases coloquiais comuns e explicá-las para a classe.
- Peça para os alunos seguirem pessoas famosas no Twitter e traduzirem os tweets.
- Comece um grupo de mídia social e peça para os estudantes compartilharem notícias e as explicarem ou traduzirem para o inglês. [14] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Faça um treinamento, nem que seja só de uma semana ou mês. Ele pode dar a você mais fundamentos, ideias e técnicas nesse campo. Há programas desse tipo disponíveis em todo o mundo.
- Esteja sempre preparado e com recursos suficientes para a aula.
- Prepare todo o material antes e deixe-o pronto para ser usado durante a lição. Deixe também um material extra à disposição, caso precise dele. Pode ser que você passe pela matéria mais rápido do que tinha imaginado. Parte dela pode ser desinteressante para o aluno, e nesse caso até dez minutos seria tempo demais.
Publicidade
Referências
- ↑ http://saundz.com/5-most-difficult-english-sounds-for-esl-students/
- ↑ http://www.eslgold.com/grammar/noun_verb_phrases.html
- ↑ http://www.eslgold.com/grammar/noun_verb_phrases.html
- ↑ http://busyteacher.org/2873-5-new-fun-ways-to-teach-grammar-to-esl-students.html
- ↑ http://www.ihbristol.com/useful-english-expressions
- ↑ http://free-english-study.com/grammar/basic-sentence-structure.html
- ↑ http://www.5minuteenglish.com/tips-teaching-english.htm
- ↑ http://www.edutopia.org/blog/esl-ell-tips-ferlazzo-sypnieski
- ↑ http://www.edutopia.org/blog/esl-ell-tips-ferlazzo-sypnieski
- ↑ http://www.edutopia.org/blog/teaching-english-language-learners-ayanna-cooper
- ↑ http://iteslj.org/c/games.html
- ↑ http://www.edutopia.org/blog/teaching-english-language-learners-ayanna-cooper
- ↑ http://www.edudemic.com/creative-ways-to-teach-english-as-a-second-language/
- ↑ http://www.edudemic.com/creative-ways-to-teach-english-as-a-second-language/
Publicidade