PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Não importa se você é um iniciante ou se está sonhando em se tornar o próximo campeão de tênis, comprar uma raquete fará uma grande diferença no seu jogo. As raquetes não são todas iguais, e cada uma tem vantagens e desvantagens. Se você estiver pensando em jogar tênis com frequência, seja qual for a sua capacidade, a raquete certa é um investimento que vale a pena pesquisar.

Método 1
Método 1 de 2:

Escolhendo a raquete certa

PDF download Baixe em PDF
  1. As adultas variam de 10 a 11,6 cm. Para encontrar a sua, meça da linha média da sua palma até a parte de cima do seu dedo médio. Este é o tamanho da sua empunhadura em centímetros. [1]
    • Outra boa regra geral é segurar a raquete na mão dominante, como você faria para jogar. Deslize o indicador da mão oposta entre as pontas dos dedos e a base da palma na raquete. Se não houver espaço suficiente para seu indicador, a empunhadura é muito pequena.
    • Caso haja muito espaço sobrando, a empunhadura é grande demais.
    • Se você estiver em dúvida entre dois tamanhos, escolha o menor, pois você sempre pode aumentar a circunferência adicionando overgrip , a fita protetora que fica enrolada ao redor da empunhadura. [2]
  2. O comprimento tradicional é de 68,6 a 71,1 cm, mas você pode obter raquetes mais compridas de até 73,7 cm. Quanto mais longa, maior a potência do swing e maior o poder do golpe.
    • A desvantagem, porém, é que as raquetes mais longas são mais difíceis de mover, e é mais complicado mirar com elas.
    • Os iniciantes devem começar com uma raquete normal de 68,6 cm.
  3. Dependendo das suas necessidades, do seu nível de habilidade e do seu estilo de jogo, você precisará de uma raquete diferente para chegar a seu potencial máximo. Os três estilos mais comuns são:
    • Raquetes para melhoria de jogo ou maior potência: caracterizadas por cabeças largas, maior comprimento e pesos leves, elas são mais adequadas para iniciantes, jogadores intermediários ou outros que queiram golpes mais potentes.
    • Raquetes "Tweener": essa raquete bem balanceada foi criada para todos os níveis de habilidade e oferece um bom equilíbrio entre potência, controle e mobilidade.
    • Raquetes de Controle: estas são raquetes com design profissional. Têm cabeças pequenas criadas para fornecer o máximo de controle. O jogador adiciona sua própria força ao golpe. Elas podem ser longas ou curtas, e costumam ser mais pesadas do que as outras. [3]
  4. Caso você esteja começando a jogar tênis, precisará de uma raquete que permita usar bastante força sem exagerar no swing. Escolha uma empunhadura que sirva bem em você e procure comprar uma raquete com medidas próximas às seguintes:
    • Tamanho da cabeça: de 683,87 a 761,29 cm².
    • Comprimento: 68,6 cm.
    • Peso: leve, de 280 a 311 g.
    • Equilíbrio: direcionado para a parte superior, com peso na cabeça. [4]
  5. Até mesmo alguns iniciantes acham as raquetes grandes e pesadas demais para eles, especialmente se forem naturalmente atléticos e fortes. A melhor forma de ajustar é diminuir o tamanho da cabeça, deixando as outras características iguais. Uma raquete leve de cabeça pesada ainda pode ser desejável para propósitos de controle quando se está começando. [5]
  6. A maioria delas é feita de grafite , porque é leve e poderoso, o que o torna perfeito para qualquer iniciante. Outras raquetes adequadas para quem está começando são as feitas de alumínio ou titânio , pois esses metais fornecem boa potência e conforto ao jogar. As raquetes de boro ou kevlar são as mais leves do mercado, mas também são um tanto duras e perdoam menos os erros.
    • Os iniciantes devem se ater ao alumínio ou ao grafite, mas a escolha do material também é menos importante do que o conforto que a raquete passa para as mãos se ela estiver dentro da faixa de preço.
    • O alumínio é o metal mais barato, e costuma ser pesado. No entanto, ele também é resistente e confiável.
    • As raquetes de boro, kevlar e fibra de carbono são muitas vezes bem mais caras do que suas contrapartes de grafite. [6]
  7. Faça swings e saques de teste na loja e perceba como a raquete fica na sua mão. Experimente uma grande variedade delas ao procurar pela primeira vez, desde as longas e largas até as menores. Para obter os melhores resultados, pergunte para alguns amigos se pode testar as raquetes deles da próxima vez em que estiver na quadra, e bata em algumas bolinhas para ver o que fica melhor. O estilo e o swing de cada pessoa é um pouco diferente, e é por isso que há tantos tipos diversos de raquetes disponíveis no mercado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Entendendo as especificações das raquetes

PDF download Baixe em PDF
  1. Quanto maior a cabeça, mais força você coloca na bola, desde que todas as outras variáveis, como o comprimento da raquete, o swing etc, permaneçam constantes. Tal é uma das escolhas mais importantes a se fazer ao escolher uma raquete, pois mais potência geralmente leva a menos controle. Você costuma acertar a bola com muita força, ou quer um pouco mais de potência sem alterar o swing? Verifique o tamanho da cabeça que você usa atualmente e faça os ajustes necessários.
    • As cabeças largas e grandes geralmente medem de 683,87 a 761,29 cm², mas podem chegar a 774,19 a 838,71 cm² para as raquetes mais potentes.
    • As raquetes menores para controle costumam ter uma cabeça em torno de 548,39 a 606,45 cm².
    • Se for iniciante, busque algo perto de 645,16 cm² ou mais. [7]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Peter Fryer

    Instrutor de Tênis
    Peter Fryer escreve sobre tênis e é técnico em Derry Northern Ireland. Completou seu curso de ensino profissional de tênis após terminar a universidade e atua no ramo há mais de 13 anos. Peter começou a escrever no Love Tennis Blog em 2010 e escreve regularmente sobre o esporte para a BBC e outras agências de notícias.
    Peter Fryer
    Instrutor de Tênis

    O tamanho da cabeça também afeta suas jogadas. Muitos jogadores novatos tendem a usar raquetes com cabeças maiores — e não há nada de errado nisso. Você quer aumentar suas chances de acertar a bola. A desvantagem é que as raquetes de cabeça maior não são tão fáceis de controlar quanto as de cabeça menor.

  2. As raquetes de cabeça pesada são melhores para jogadas na linha de base, e os iniciantes geralmente gostam delas. Elas são um pouco mais pesadas perto do topo, o que as torna um pouco menos manobráveis. Os jogadores intermediários e avançados costumam preferir uma raquete balanceada ou de cabeça leve.
    • Se for fazer muitas jogadas perto da rede, experimente uma raquete de cabeça leve, que é mais fácil de movimentar.
    • Caso não saiba bem o que comprar ou jogue um estilo variado de tênis, adquira uma raquete balanceada, que distribui o peso igualmente. [8]
  3. A raquete em si não é o único aspecto que afeta seu jogo. A maneira como as cordas estão alinhadas, em uma trama aberta ou fechada ("densa"), afetará sua potência, seu controle e seu giro.
    • A trama aberta oferece mais giro, o que significa que você pode atingir a bola com mais força e "top spin". Essas cordas, no entanto, têm mais chance de se partir.
    • A trama densa ou fechada dá mais controle na colocação do golpe e é melhor para iniciantes. [9]
  4. A flexibilidade da raquete é avaliada de 0 a 100, com 100 sendo a opção mais rígida disponível. A maioria fica entre 45 e 75 na escala.
    • Os números mais baixos indicam mais controle e giro, menos potência e uma sensação mais confortável.
    • Os números mais altos indicam mais potência, mas também mais vibrações na raquete. Alguns iniciantes sentem que têm mais controle sobre elas, porque a falta de flexibilidade as torna um pouco mais naturais. [10]
  5. Uma largura maior significa mais força na raquete, o que faz sentido, já que raquetes maiores precisam de gargantas maiores. Mas até as raquetes de controle têm larguras variáveis nessa região, que afetam a força com a qual você pode atingir a bola.
    • Para os iniciantes, uma boa largura inicial seria entre 23 e 27 mm. [11]
    Publicidade

Dicas

  • Os antivibradores podem ser usados para absorver a vibração e reduzir o impacto no pulso e no cotovelo.
  • Você sempre pode aumentar a empunhadura, mas é difícil torná-la menor. Prefira um tamanho menor do que acha que precisa se estiver em dúvida entre duas medidas.
  • Muitas raquetes são avaliadas ou recomendadas por velocidade do swing, por isso é importante avaliar o seu swing antes de escolher. Assume-se que iniciantes e pessoas com menos velocidade e força físicas terão um perfil de swing mais lento e mais curto, e portanto precisam de uma raquete com mais potência (basicamente, "rebote"). Já os jogadores mais fortes e mais avançados terão um swing mais longo e mais rápido, e por isso precisarão de uma raquete de controle (com menos efeito trampolim).
  • Você pode preferir uma raquete de tripas naturais, em vez de sintéticas, se precisar de algo mais suave para os cotovelos e os ombros.
Publicidade

Avisos

  • Escolher a raquete errada pode aumentar as chances de lesões comuns relacionadas ao tênis, como o cotovelo de tenista (epicondilite lateral) e o estresse no ligamento colateral ulnar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 79 730 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade