PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A escolha de um companheiro para a vida é uma decisão complexa e não deve ser levada na brincadeira. Antes de escolher um homem para se casar, faça várias perguntas a si mesma e avalie o que quer. Entenda o seu papel e a responsabilidade na manutenção de um relacionamento feliz e admita que cabe a você construir a relação que quer. Confie e goste de quem você é e empenhe-se para integrar as famílias dos dois lados. Conversem sobre as diferenças e sobre os problemas que podem surgir se vocês se casarem.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Satisfazendo as próprias necessidades

PDF download Baixe em PDF
  1. Pense nas qualidades que deseja em um homem: pergunte a si mesma o que mais admira no sexo oposto e como quer passar o seu tempo com um futuro marido. É possível fazer uma lista com as coisas que quer e que não está disposta a abrir mão, como filhos ou religião. Pense no tipo de pessoa com que deseja compartilhar o seu futuro.
    • Se já estiver namorando, seja honesta e avalie se realmente gosta dos rumos desse relacionamento ou se, no fundo, está só esperando outra pessoa aparecer.
  2. Antes de se casar, a prioridade é se sentir bem consigo mesma. Conheça as suas melhores qualidades e as partes que ainda pode melhorar. Ao escolher um parceiro, encontre alguém com que você se sinta à vontade para ser quem é. Procure uma pessoa que revele o melhor da sua personalidade, como a sua bondade e bom humor. Você não deve achar que precisa mudar por não ser suficiente para alguém. [1]
    • Você deve se sentir à vontade para expressar os seus pensamentos e sentimentos com o coração aberto sem temer o julgamento ou ser ridicularizada pela pessoa.
    • Não é um bom sinal se sentir pressionada a ser diferente ou agir de uma certa forma para ter a atenção dele.
    • Tenha certeza de que está pronta para um compromisso. Reflita sobre a fase que está vivendo atualmente: você está pronta para um casamento agora ou nos próximos anos? Ou será que deseja conquistar coisas antes disso? Você já definiu bem o que quer para dar esse passo tão grande?
  3. Pense nos seus objetivos e no que quer da vida. Em seguida, descubra se ele vai dar apoio e fazer parte dessas conquistas. O seu futuro marido deve ser alguém que a ajude a crescer e ser uma pessoa melhor em todos os aspectos. Por exemplo, se quiser morar em outro país, encontre um parceiro que a apoie e que se junte a você nessa empreitada.
    • Procure um homem que a apoie e a incentive a correr atrás de sonhos e desejos.
  4. Se estiver namorando um cara que diz que não quer se casar, não faz sentido esperá-lo mudar de ideia. Para encontrar o marido certo, namore rapazes que queiram casar no futuro. Se o relacionamento for ficando mais sério, pergunte sobre os sonhos e desejos dele. Caso o seu namorado não inclua casamento na resposta, pergunte diretamente a ele.
    • Se você achar que está sendo enrolada pelo seu namorado por anos a fio, tenha uma conversa séria e fale o que quer.
    • Não fique com receio de fazer perguntas e não adie esse diálogo por medo das respostas. Essa é uma pergunta fundamental se você tiver o sonho de se casar um dia. É bom saber se o seu parceiro pensa igual ou não.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Levando em conta questões práticas

PDF download Baixe em PDF
  1. Ter compatibilidade não passa de se sentir unido de alguma maneira. Pode ser que ambos gostem de passar o tempo livre da mesma forma, compartilhem um hobby ou apenas gostem de estar juntos. Pense em um parceiro considerando os pontos de conexão. [2]
    • Talvez os dois adorem acampar ou então já tenham filhos – não importa o que, mas é bom ter pelo menos um elemento que conecte o casal. Pode ser que vocês tenham crenças parecidas ou que valorizem a família.
  2. Cada pessoa tem um jeito diferente de lidar com problemas em um relacionamento: algumas ficam com raiva e gritam, outras fogem e há também as que preferem resolver o conflito na hora e ceder. Não importa muito qual é o seu estilo e o do seu parceiro, desde que os dois sejam parecidos nesse quesito. [3]
    • Avalie como você costuma encarar conflitos e procure um homem que tenha uma abordagem parecida. Mesmo que o estilo dele seja diferente, vocês devem se entender bem e conseguir resolver problemas juntos.
    • A resolução de conflitos pode ajudar os dois a se entender melhor e não guardar mágoas um do outro.
  3. Se esse for um tema muito caro para você, encontre um parceiro que tenha as mesmas crenças. Casar com alguém que tenha uma crença diferente pode prejudicar o relacionamento e trazer problemas no futuro, portanto pense em como a religião pode afetar a vida do casal e da família. Caso você ache fundamental que o seu futuro marido tenha a mesma religião que você e a sua família, há duas opções: tentar convertê-lo ou terminar. Fale abertamente sobre as diferenças religiosas e como elas afetarão o casamento e os filhos. [4]
    • Façam concessões dos dois lados. Aprenda a aceitar a religião dele e conhecê-la melhor. [5]
  4. Avalie a sua forma de lidar com o dinheiro e encontre um homem que tenha uma atitude semelhante. Você é daquelas que faz um orçamento nos mínimos detalhes e gosta de economizar? Procure um parceiro com os mesmos valores. O dinheiro pode se tornar um problema grande e uma fonte de conflito em casamentos, portanto conheça os hábitos do seu possível marido antes.
    • O que os dois acham de ter contas bancárias separadas ou uma conta conjunta? Formulem um plano para pagar dívidas, investir e dividir o dinheiro.
  5. Decida o papel da família no seu futuro casamento. Se quiser uma presença forte dos familiares na vida de vocês, escolha um homem com a mesma intenção. Algumas pessoas nem querem saber de sogros, sogras e parentes, enquanto outras passam muito tempo junto aos seus. O ideal é, no mínimo, se sentir acolhida e aceita pela família do rapaz e fazer com que ele sinta o mesmo em relação à sua. [6]
    • Se você não tiver um bom relacionamento com a sua própria família e quiser se sentir conectada à família do seu futuro marido, procure um homem que more perto dos seus pais e tenha uma boa relação com eles e com irmãos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Observando o comportamento dele

PDF download Baixe em PDF
  1. Estabeleça uma conexão emocional com o seu parceiro. Ninguém tem que se submeter a implorar por atenção ou sentir que não é uma prioridade na vida do outro. Você deve sentir que tem a atenção que merece e que o casal tem uma conexão emocional verdadeira. [7]
    • Procure um parceiro com quem você possa falar abertamente e que a faça se sentir compreendida.
    • Por exemplo, quem está em um relacionamento saudável sabe que pode contar com o outro nos bons e maus momentos.
  2. Converse com ele sobre a relação que tem com os amigos e com a família. Procure um homem capaz de ter relacionamentos duradouros e manter amigos antigos. Avalie como ele se comporta com essas pessoas: como lida com conflitos, demonstra apoio e se envolve com as pessoas que ama. [8]
    • Caso ele tenha muitos conflitos nos relacionamentos ou tenha cortado amigos e familiares do seu círculo, pergunte o que o levou a essas atitudes e por que aconteceram tantas vezes.
  3. A pessoa com quem você se casar pode não ser a mesma em cinco, dez ou 50 anos. Ambos mudam, portanto prepare-se para esse fato. As mudanças são físicas, mentais e emocionais. Talvez vocês se tornem pais ou passem por outras situações que transformam a vida. Nesses momentos, tenham o compromisso de mudarem juntos.
    • O homem certo é flexível em face a mudanças e se aproxima de você nesses momentos, não se afasta. Perceba como o seu pretendente se comporta diante de mudanças na vida dele e pergunte-se o que ele faria no futuro.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Dando a sua contribuição para um relacionamento saudável

PDF download Baixe em PDF
  1. Tudo bem, você deseja encontrar o homem certo, mas também precisa ser a parceira certa para o seu futuro marido. É fácil culpar o outro por tudo o que dá errado na relação. Porém, não podemos mudar ninguém além de nós mesmos. É fácil encaixar um homem na categoria de “certo” ou “errado”, mas assim o seu papel no namoro é desconsiderado. Só você é responsável pelo relacionamento que quer. [9]
    • Responsabilize-se pelos seus sentimentos sem culpar o parceiro e perceba se ele faz o mesmo. Caso se sinta frustrada, converse ou tome a iniciativa de mudar as coisas.
  2. Reconheça desde o começo que não existe homem perfeito. O seu namorado tem defeitos irritantes. Antes de partir para o casamento, tenha noção das coisas que a incomodam ou irritam. Talvez seja algo relativo à casa (muita bagunça) ou estilo de vida (passar muito tempo com os amigos). Saiba exatamente o que a chateia e não pense que essas coisas vão desaparecer como num passe de mágica depois que os dois se casarem. É mais provável que elas aumentem. [10]
    • Aceite que deve haver muita discordância entre o casal. Prepare-se para aceitar o seu futuro marido como ele é, sem achar que deve mudá-lo.
    • Reconheça que você também tem defeitos. Em algum momento, eles vêm à tona.
  3. Caso você se apaixone por alguém que já tenha um problema grande, como dependência química, coloque os sentimentos de lado por um momento e analise a situação de forma racional. Pergunte a si mesma se não está evitando ou ignorando certas coisas importantes porque quer. Seja realista e entenda que os problemas não desaparecem da noite para o dia: pense nas consequências que eles podem ter. [11]
    • Não ache que a situação vai melhorar. Por exemplo, se o homem for violento ou tiver um vício, não espere que ele vá mudar só por causa do casamento. Tome cuidado.
    Publicidade

Dicas

  • Não encare essa tarefa como uma questão de "escolher" o homem certo. Prefira deixar alguém entrar na sua vida e depois decidir o que quer dessa pessoa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 822 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade