PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As maçãs são frutas supercomuns, que a maioria das pessoas sempre tem em casa. Embora seja mais fácil comprar um saco de maçãs pré-selecionadas no supermercado, que tal fazer um esforcinho para escolher as melhores frutas? Neste artigo, você vai aprender quais maçãs são boas para receitas, como ver se as frutinhas estão frescas, como colhê-las diretamente do pé e como armazená-las corretamente.

Método 1
Método 1 de 4:

Avaliando a qualidade da maçã

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso a maçã tenha partes podres, marrom-escuras ou molengas na casca, isso significa que ela já passou do ponto. Manchinhas e cascas sem brilho, por sua vez, não significam que a maçã estragou. As manchas são uma parte natural do crescimento da planta e não são a mesma coisa que machucados e pedaços apodrecidos. [1]
    • Caso encontre alguma marca estranha, esfregue-a gentilmente para ver se é só sujeira ou se a futa está estragada. Não se preocupe com machucados pequenos e superficiais. Você sempre pode cortá-los fora.
    • Caso a maçã esteja molenga ou tenha um machucado muito grande, é provável que o apodrecimento já tenha ido bem além da superfície. Evite frutas muito passadas.
  2. Além dos machucados, as maçãs às vezes acabam com cortes e lasquinhas arrancadas devido ao processo de colheita e transporte. Isso faz com que a carne da fruta fique exposta e escureça. Evite maçãs com cortes em excesso, que expõem uma grande parte da carne, fazendo com que ela estrague.
    • Mais uma vez, você não precisa se preocupar com cortes esparsos e pequenininhos. Evite apenas as maçãs cheias de cortes.
  3. No geral, as maçãs ficam vermelhas ou levemente alaranjadas depois de maduras. As variantes Golden Delicious e Granny Smith são, respectivamente, verde e amarela, mas, tirando elas, maçãs com muitos tons de verde ainda não amadureceram. Pegue sempre as maçãs mais vermelhas que encontrar.
    • As maçãs ficam com a casca de uma cor viva quando absorvem bastante luz solar. Essas frutas costumam ser bem mais saborosas do que as opacas.
    • A casca da maçã nem sempre é de uma só cor, mas se a maçã ainda estiver metade verde (quando deveria estar vermelha), isso significa que ela ainda não amadureceu. Deixe-a onde está.
  4. Segure uma maçã entre o polegar e o indicador e aperte-a delicadamente. Tome cuidado para não fazer muita força para não machucar a fruta. A maçã estará boa se ela não afundar ao ser apertada. Faça pressão em pontos diferentes da mesma fruta para ter certeza de que ela está firminha por todos os lados. [2]
  5. Às vezes, dá para saber pelo cheiro que uma maçã passou do ponto. Pegue uma maçã e cheire-a. Caso ela esteja fedendo, ela provavelmente está estragada. As maçãs boas possuem um aroma agradável, ao passo que as estragadas têm cheiro de podre.
    • Apesar de não ser uma ciência exata, o cheiro costuma ser um bom indicador de qualidade.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Pesquisando as suas opções

PDF download Baixe em PDF
  1. O recomendado é que você compre variantes diferentes para cozinhar e comer puras. Suponhamos que você queira fazer uma torta. A receita não vai dar certo se você escolher uma maçã que não se dá bem no forno. Planeje-se com antecedência para tomar uma decisão mais bem informada no mercado. [3]
    • As maçãs Fuji, Goldrush e Red Delicios demoram para escurecer e, portanto, são ótimas para saladas.
    • Já os cultivares Jonamac, Spigold e Cortland retêm o sabor durante o cozimento e combinam bem com temperos, o que os torna ótimos para fazer purê de maçã.
    • Para fazer um molho, aposte nas maçãs Jonagold, Cortland e Yellow Delicious. Deixe a casca se ela estiver vermelha para fazer um molho cor-de-rosa.
  2. Informe-se sobre os diferentes tipos de maçã para saber para que usar cada fruta. O guia também pode ser útil por uma questão de preferência pessoal: algumas pessoas preferem maçãs docinhas, ao passo que outras gostam mais das ácidas. Algumas maçãs também são mais crocantes enquanto outras são mais macias. [4]
    • A Red Delicious, por exemplo, é ótima para ser comida pura, mas não é recomendada para molhos e receitas. Já a Golden Delicious fica ótima crua e em tortas e outras receitas.
    • Algumas maçãs doces são a Ambrosia, a Honeycrisp e a Fuji. A Granny Smith e a Jazz são um pouco mais ácidas e amarguinhas.
  3. A maioria das pessoas compra maçãs no mercado, o que é bem mais fácil e conveniente, mas, para ter certeza de que as frutas estão frescas, o melhor é visitar um pomar. Caso haja algum pomar perto de você, faça um esforcinho para comprar maçãs fresquinhas, que ainda não passaram semanas ou meses nas prateleiras do supermercado.
    • Faça uma pesquisa na internet para encontrar pomares próximos de você e planeje um passeio. Você pode até mesmo transformar a viagem em uma atividade divertida para toda a família, em vez de apenas um bate e volta por necessidade.
  4. Os produtores de maçã costumam usar diversos pesticidas para manter as árvores livres de insetos. Logo, as frutas não orgânicas costumam chegar contaminadas no mercado. As maçãs orgânicas são livres de pesticidas e, portanto, mais saudáveis. [5]
    • A feira também é um ótimo lugar para encontrar maçãs frescas. Algumas talvez tenham até vindo de um pomar pequeno e tenham sido cultivadas com mais cuidado.
    • Comprar de produtores locais também aumenta as suas chances de conseguir maçãs frescas. Afinal, elas não precisam ser transportadas por longas distâncias.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Colhendo maçãs do pé

PDF download Baixe em PDF
  1. Na hora de colher maçãs do pé, lembre-se de que as melhores frutas são as que se soltam mais facilmente ao serem puxadas. Segure a maçã, levante-a um pouquinho e torça-a de levinho. Ela estará madura se sair na sua mão. Já se ela demorar a se soltar, isso significa que ela ainda está verde. [6]
  2. As maçãs amadurecem mais rápido nos galhos externos. Na hora de pegá-las no pé, dê preferência às que estiverem mais para fora. Caso a época da maçã esteja quase no fim ou a parte externa do pé já tenha sido colhida, passe para os galhos internos. As frutas que ficam mais para dentro também amadurecem, só costumam demorar um pouco mais. [7]
  3. Quer esteja em cima da macieira ou no supermercado, não jogue as maçãs de qualquer jeito no recipiente em que você as estiver carregando. Isso pode ser mais rápido, mas vai machucar as frutas, fazendo com que elas percam o sabor. [8]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Guardando as maçãs

PDF download Baixe em PDF
  1. Com o tempo, as maçãs liberam gás etileno, que faz com que outras frutas amadureçam e estraguem mais rapidamente. Guarde as maçãs em um saco plástico aberto. Quando possível, ponha-as em uma parte da geladeira que fique longe das outras frutas. [9]
    • Deixe o saquinho aberto para o gás se dissipar para longe das maçãs. Caso ele fique contido no saco, as maçãs também vão apodrecer mais rápido.
  2. As maçãs também podem absorver o cheiro de alimentos próximos. O ideal é colocá-las sozinhas em uma gaveta ou, no mínimo, deixá-las longe de alimentos com cheiros fortes. [10]
    • Para manter as maçãs fresquinhas, guarde outros alimentos em recipientes com tampa. Assim, o cheiro ficará contido e não se espalhará pela geladeira. As cebolas são um exemplo de alimento que passa cheiro para as maçãs.
    • Outros alimentos que devem ficar cobertos e longe das maçãs são alho, peixes e pimentas de vários tipos.
  3. Tudo bem se você preferir deixar as maçãs em temperatura ambiente, mas lembre-se de que elas vão estragar mais rápido. Na geladeira, as maçãs têm validade de seis a oito semanas. Fora da geladeira, elas duram no máximo duas.
    • Caso tenha comprado maçãs que ainda estejam um pouco verdes, deixe-as em temperatura ambiente por alguns dias. Depois, passe-as para a geladeira. Elas não vão durar tanto quanto se tivessem sido refrigeradas desde o começo, mas vão demorar mais para estragar do que se você as deixar do lado de fora.
    • Outro problema de guardar as maçãs fora da geladeira é que elas podem atrair insetos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 740 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade