Quem sofre com depressão pode apresentar sintomas psicológicos como: sentimentos contínuos de tristeza ou vazio, culpa, ansiedade, medo e falta de esperança. Já os sintomas físicos mais comuns são insônia ou sono em excesso, dificuldade de concentração e em tomar decisões, falta de apetite, perda de peso e cansaço excessivo, às vezes até ao ponto onde não há vontade nem de levantar da cama. Pode ser difícil lidar com a depressão, o que faz com que algumas pessoas tentem esconder o problema de certos amigos ou colegas de trabalho. Porém, procurar ajuda , em vez de apenas esconder ou fingir que não há nada de errado, é a única maneira de começar a se sentir melhor e ser mais positivo sobre si mesmo sobre o mundo ao redor.
Passos
-
Evite situações sociais com muitos amigos. Pode ser difícil esconder a depressão perto de outras pessoas, principalmente de amigos mais próximos. Para manter a discrição, evite ao máximo situações sociais com grupos grandes; dessa forma, não será necessário fingir estar alegre ou conversar com muitas pessoas. Prefira interações sociais apenas com os amigos mais íntimos, assim, você não precisará esconder a depressão o tempo todo.
- Saiba que isso pode levantar suspeitas caso você seja uma pessoa sociável que não costume recusar convites para eventos e passeios em grupo. Na maioria das vezes, é melhor ser sincero sobre a depressão do que evitar situações sociais para manter segredo, pois geralmente é difícil esconder os sentimentos ou fingir que não há nada de errado na frente dos amigos.
- Caso seja inevitável rejeitar um convite, talvez para um evento de trabalho, limite o tempo no local ou faça pausas frequentes, para ir ao banheiro ou a alguma área mais calma e com menos pessoas. Não tente passar a noite toda sem um intervalo longe da multidão. Lide com os sentimentos, em vez de ocultá-los completamente.
-
Apareça em alguns eventos na companhia de amigos íntimos. Para evitar suspeitas de que esteja sofrendo de depressão, tente fazer um esforço para ir a eventos sociais, mesmo que fique por pouco tempo, com alguns amigos próximos. Aparecer nas festas vai mostrar que você ainda é capaz de sair e estar perto de outras pessoas, mesmo que esteja realmente lidando com depressão.
- Nesses eventos, tente ao máximo colocar um sorriso no rosto e ter atitudes e pensamentos positivos. Porém, fingir alegria e bem-estar pode ser cansativo, então talvez seja melhor ser sincero quanto aos seus sentimentos com os amigos mais próximos. Conversar e falar a verdade pode ser muito melhor do que tentar manter os sentimentos escondidos, pois o diálogo é uma das etapas no caminho da recuperação. [1] X Fonte de pesquisa
-
Mude de assunto caso alguém comece a falar sobre depressão ou ansiedade. Experimente mudar de assunto se algum amigo ou colega expressar sentimentos de depressão ou ansiedade, ou queira falar sobre como você está se sentindo. Fale sobre filmes, novelas ou séries da TV, ou até sobre como vai a escola ou o trabalho. Mudar de assunto é uma maneira de disfarçar a depressão e evitar ter que falar sobre ela com certas pessoas.
- Muitas vezes, mudar de assunto pode ser percebido como um sinal óbvio de que você está evitando aquela conversa, principalmente se seus amigos já estão preocupados ou desconfiados. Além disso, insistir que está tudo bem pode acabar denunciando seus verdadeiros sentimentos de tristeza e ansiedade, pois pode ser muito difícil ser convincente com pessoas que o conhecem bem.
- Uma boa alternativa é ser direto com as pessoas e agradecer pela preocupação, mas dizer que não está pronto ou não quer falar sobre a ansiedade ou depressão agora. Por exemplo "Bruna, eu sei que está preocupada comigo e por isso está perguntando sobre depressão, mas eu não gostaria de falar sobre isso agora. Quando eu estiver pronto, vou te procurar para conversar e dizer e o que pode fazer para ajudar".
-
Procure outras pessoas que estejam passando pelo mesmo problema. Ficar sozinho pode ser um alívio por não ter que fingir que está tudo bem, mas também pode ser ruim por conta do isolamento. Uma boa ideia é procurar amigos ou conhecidos que também sofram com depressão, pois vocês podem ficar mais confortáveis falando sobre o assunto um com o outro. Assim, você conseguirá esconder a depressão de determinadas pessoas, e compartilhar seus sentimentos com outras, que serão capazes de compreender o que você está passando e oferecer apoio.
- Embora possa ser difícil falar sobre a depressão, fingir que está tudo bem e reprimir os sentimentos será pior para sua segurança e seu bem-estar. Abrir-se com alguém que está passando por uma situação parecida pode ajudá-lo a se sentir melhor, e colocá-lo no caminho para a recuperação. [2] X Fonte de pesquisa
- É bom conversar com pessoas que também têm depressão, porém, ainda assim é necessário procurar ajuda e apoio de outras pessoas, que não estão deprimidas ou não tenham se recuperado de depressão. Já é difícil o suficiente lidar com a própria depressão; acrescentar sentimentos negativos de outra pessoa pode piorar a situação para ambos. Ofereçam apoio e compreensão, mas incentivem um ao outro a procurar ajuda de outros também.
Publicidade
-
Concentre-se no trabalho e tente não pensar na depressão. Um dos sinais de depressão é justamente a dificuldade de concentração, principalmente em tarefas ou processos relacionados a trabalho. Ainda assim, dedicar-se à carreira pode ajudá-lo a esconder os sentimentos negativos. Defina metas diárias de trabalho que sejam produtivas mas realistas, e faça listas de tarefas diariamente também. Faça anotações durante as reuniões para não parecer distraído ou preocupado. Mantenha uma boa comunicação com os colegas de trabalho, e se esforce para agradar clientes.
- Embora seja útil estabelecer metas e fazer listas de tarefas e anotações, a depressão pode atrapalhar cada vez mais e mais a sua concentração. Com o tempo, se não procurar ajuda profissional, pode ser extremamente difícil se concentrar no trabalho e você talvez não consiga equilibrar a carreira com seu problema psicológico.
- Cuide de si durante o dia, fazendo pausas frequentes, conversando com colegas de trabalho, fazendo uma caminhada ou comendo um lanche saudável. Seja gentil consigo mesmo conforme tenta ser produtivo no trabalho apesar da doença.
-
Evite conversas sobre depressão ou ansiedade. Pode ser difícil esconder a depressão quando alguém fala sobre o assunto. Caso alguém comece a falar sobre sentimentos de tristeza ou ansiedade, tente mudar de assunto ou invente uma desculpa e saia de perto.
- Saiba que falar sobre os próprios sentimentos de depressão muitas vezes faz a pessoa deprimida se sentir melhor e menos sozinha. Embora evitar conversas sobre o assunto possam ajudá-lo a manter a depressão em segredo, isso não fará você se sentir menos deprimido.
Publicidade
-
Fale sobre a depressão com um amigo íntimo. Talvez você queira esconder a depressão por medo, culpa, vergonha ou por estar confuso. Pode parecer mais fácil, mas tentar manter as aparências e fingir que não há nada de errado não vai ajudá-lo a se sentir melhor, nem fazer com que o problema se resolva sozinho. Experimente conversar com um amigo, membro da família ou cônjuge. Ser honesto sobre sua saúde mental pode muitas vezes fazê-lo se sentir melhor e ajudá-lo a lidar com a doença e encontrar maneiras de se recuperar. [3] X Fonte de pesquisa
-
Procure alguém do setor de Recursos Humanos (RH) da empresa, caso decida se abrir sobre a depressão no trabalho. Um representante do RH da empresa pode ajudá-lo a equilibrar a depressão e o trabalho. Marque uma reunião pessoalmente com alguém do RH - procure saber se há algum profissional da área de saúde mental - e fale sobre como a doença está afetando seu desempenho no trabalho. [4] X Fonte de pesquisa
- Essa pessoa pode oferecer algumas opções, como uma licença, o contato de grupo de apoio ou recomendá-lo a um terapeuta que aceite o plano de saúde da firma. Muitas empresas, principalmente grandes empresas, oferecem recursos para funcionários que estão com depressão e não querem afetar negativamente a carreira.
-
Procure um profissional de saúde mental. A melhor opção para recuperar-se de uma doença é procurando um médico. Com a depressão, não é diferente. Peça a recomendação de um psicólogo ou psiquiatra para o profissional de RH da empresa ou para algum amigo que também lida com algum problema parecido. Você também pode encontrar um terapeuta através do plano de saúde pessoal. [5] X Fonte de pesquisa
- Você também pode conversar com voluntários que oferecem apoio emocional gratuito pessoalmente, por telefone ou até pela internet. O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública federal. Acesse o site, ou ligue para os números 141 (24 horas por dia) ou 188 (dedicado especialmente à prevenção ao suicídio). [6] X Fonte de pesquisa
-
Fale com seu médico sobre medicamento para depressão. É comprovado que a combinação de terapia psicológica e o uso de medicação é muito eficaz para pessoas que sofrem de depressão. Procure seu médico para que ele prescreva medicamentos e recomende um psiquiatra e um psicólogo para acompanhamento de sua saúde mental e emocional. [7] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Dependendo da gravidade da depressão, do histórico médico e dos sintomas apresentados, o médico escolherá o medicamento e a dosagem mais indicados para você, sendo algumas das substâncias mais comuns: Fluoxetina, Sertralina e Paroxetina.
- Como quaisquer outros medicamentos, antidepressivos podem causar efeitos colaterais nos pacientes. Converse com seu médico sobre quais medicamentos você já usa antes de começar a tomar a medicação para a depressão. Leia a bula e tome o remédio de maneira fiel à recomendação médica. Caso comece a sentir algum sintoma adverso depois de começar a medicação, entre em contato com o médico.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.foundationsrecoverynetwork.com/shouldnt-hide-depression/
- ↑ http://www.foundationsrecoverynetwork.com/shouldnt-hide-depression/
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/dr-margaret-rutherford/the-perfectly-hidden-depr_b_5413366.html
- ↑ http://www.forbes.com/sites/dailymuse/2012/05/02/dealing-with-depression-at-work-what-you-need-to-know-2/
- ↑ http://www.foundationsrecoverynetwork.com/shouldnt-hide-depression/
- ↑ https://www.cvv.org.br/o-cvv/
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/depression/basics/treatment/con-20032977