Baixe em PDF
Baixe em PDF
Por mais que chorar seja uma prática saudável, nem sempre queremos que as pessoas nos vejam chorando. Às vezes temos medo de sermos considerados fracos ou simplesmente não queremos que nos perguntem o que há de errado conosco. Seja lá qual for o motivo, existem coisas que podem ser feitas para deixar uma pessoa mais apresentável ao público mesmo após momentos difíceis.
Passos
-
Pare de chorar. Pode levar alguns minutos para cumprir essa etapa. Eventualmente, você irá conseguir. É melhor chorar o quanto quiser do que se forçar a parar. Isso nos permite descarregar as emoções e liberar as tensões para nos recuperarmos melhor.
- Caso tenha pouco tempo disponível e precise parar de chorar, diga a si mesmo: “pare de chorar e encontre sua calma interior”. Repita isto até parar.
- Você também pode tentar assustar a si mesmo. Isso criará uma mudança repentina em suas emoções. Apenas gritar um "Oh!" repentino pode resolver a situação.
- Redirecione suas emoções com um beliscão no braço. Essa pode ser a distração de que você precisa para parar de chorar.
- Quando conseguir conter o choro, distraia seus pensamentos para não recomeçar a chorar. Se o motivo da sua tristeza for o falecimento de um ente querido, tente focar em seus afazeres diários.
- O choro está relacionado tanto com eventos positivos quanto negativos. Se puder, chore enquanto precisar e irá se sentir melhor.
-
Jogue água em seu rosto. O choro estimula os nervos faciais, o que causa um aumento da temperatura na pele. A água fria ajudará a regular a temperatura novamente. Deixe a água correr por suas mãos e pulsos e molhe o rosto algumas vezes. Use uma toalha ou o que estiver disponível no local para secar o rosto.
-
Assoe o nariz com um lenço, toalha de papel ou papel higiênico. Remover o muco é importante, mas assoar em excesso aumentará a vermelhidão do seu nariz. Após cumprir essa etapa, olhe no espelho para garantir que seu nariz está limpo.
-
Respire fundo. Inspire e expire profundamente para liberar as emoções residuais e limpar os pulmões. O choro pode restringir sua respiração; esse exercício pode corrigir o problema. O oxigênio extra fará bem para o seu corpo.
- Evite respirar muito rapidamente, pois isso poderia fazer você hiperventilar ou até ter um ataque de pânico [1] X Fonte de pesquisa
-
Lide com a vermelhidão nos olhos, nariz e rosto. Quando choramos, o sangue corre para o rosto, olhos e nariz. Ao parar de chorar, a pele eventualmente retorna à sua cor normal.
- Coloque uma compressa fria sobre os olhos, nariz e rosto. Isso irá acelerar o processo.
- Caso esteja no trabalho ou em outro local onde não haja compressas frias, gire algumas toalhas de papel molhadas no ar para refrigerá-las. Isso também funcionará bem.
- Use um leque, pedaço de papel ou qualquer outra coisa do tipo para ventilar seu rosto. Isso irá refrescar a área, reduzindo a temperatura e a vermelhidão.
-
Tire a maquiagem e reaplique. Caso você use maquiagem, será necessário remover tudo com uma toalha ou lenço umedecido. Se estiver em casa, use um removedor de maquiagem. Use um corretivo para cobrir as áreas avermelhadas e finalize com uma camada de pó compacto. Reaplique o batom e estará quase tudo pronto.
-
Use colírio para remover a vermelhidão dos olhos. Caso não tenha um colírio, precisará esperar até seus olhos ficarem menos vermelhos ou usar óculos escuros para escondê-los.Publicidade
-
Olhe-se no espelho. Ninguém melhor do que o espelho para confirmar se você está ou não apresentável. Se o seu cabelo, rosto e roupas estiverem satisfatórios, você está pronto.
-
Diga a si mesmo que está tudo bem. Talvez você precise aumentar o ânimo antes de enfrentar um público. Tente dizer algumas frases afirmativas, como “Você consegue. Você dá conta. Vamos em frente". [2] X Fonte de pesquisa
-
Concentre-se em algo positivo. Um sentimento que fez você chorar uma vez certamente pode voltar, recomeçando todo o processo. Caso comece a se sentir emotivo, foque sua mente em pensamentos positivos. [3] X Fonte de pesquisa Prenda-se a um assunto que não esteja intimamente relacionado com o motivo da sua tristeza. O objetivo aqui é tirar sua atenção da causa do seu sofrimento.
- Diga a si mesmo: “você vai pensar em coisas positivas, como, por exemplo, no quanto ama ir à praia. Esse é o seu foco agora”.
- Pense sobre algum projeto no qual você esteja trabalhando. Faça uma lista de etapas que você precisa cumprir para concluir seus planos. Imagine o quanto você ficará feliz ao realizar seu projeto. Isso afastará a tristeza e outras emoções negativas da sua mente.
-
Finja que está feliz até a tristeza passar. Você pode não ser um bom ator, mas o seu corpo não sabe disso. O poder da autossugestão é muito eficiente. [4] X Fonte Confiável Association for Psychological Science Ir à fonte Quando estiver perto de mais pessoas, anime-se, sorria e diga a si mesmo: “você está bem e feliz”. Envie pensamentos positivos para si mesma.Publicidade
-
Tenha compaixão. Você estava chorando por algum motivo. Caso esteja passando por momentos difíceis, precisa permitir-se sentir as emoções que estão fazendo você chorar. Outra questão importante é determinar se a frequência e a duração do choro são excessivas.
- Trata-se de um incidente isolado ou de algo que ocorre com frequência?
- Caso esteja chorando incontrolavelmente e por longos períodos de tempo, pode ser que você precise conseguir ajuda.
- Seja gentil consigo mesmo durante esse momento difícil. Forçar-se a parar de chorar pode ser difícil. Suprimir os sentimentos pode ter resultados negativos de vários tipos. [5] X Fonte de pesquisa
-
Comunique suas preocupações. Se o motivo da sua agitação emocional envolve um relacionamento, trabalho ou conflitos familiares, falar sobre isso com alguém é muito importante. Para resolver conflitos do tipo, você precisa encontrar uma forma de ser ouvido.
- Escreva sobre suas preocupações. Isso o ajudará a focar no problema.
- Em seguida, anote possíveis soluções para os seus problemas.
- Pratique o que irá dizer em voz alta até conseguir fazê-lo com calma o suficiente para transmitir seus pensamentos claramente. [6] X Fonte de pesquisa
- Comunique-se com a pessoa em questão e expresse suas preocupações. Diga: “Tenho pensado muito sobre o que anda acontecendo e gostaria de resolver o problema. Você pode me ouvir?”. Isso proporcionará um ambiente seguro para você expor suas preocupações.
-
Se estiver com problemas sérios, procure ajuda. É preciso muita coragem e bravura para pedir ajuda. Se estiver com dificuldades em sua vida escolar, familiar ou em qualquer outro aspecto do dia a dia, entre em contato com uma pessoa confiável ou obtenha ajuda profissional. Há vários tipos de recursos disponíveis, como advogados, conselheiros ou médicos. Conversar com alguém pode ajudá-lo a resolver seus problemas e desenvolver uma abordagem eficiente para lidar com qualquer coisa. [7] X Fonte de pesquisa
- Caso não consiga parar de chorar e o choro persista pela maior parte do dia, procure um médico ou um conselheiro. Se você tiver sofrido uma grande perda, chorar pode ser considerado normal por um certo período de tempo. Um psicólogo certamente será de grande ajuda. [8] X Fonte de pesquisa
- Terapias artísticas também são uma opção extremamente benéfica. [9] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
Publicidade
Dicas
- Chorar é uma expressão emocional normal e saudável.
- Pessoas choram por vários motivos, como felicidade, tristeza, raiva, vergonha, animação excessiva, solidão, cansaço, susto e muitos outros. Repetindo: chorar é uma resposta normal do corpo.
- Use óculos de sol para esconder a vermelhidão nos olhos.
- Sempre tenha um lenço à mão para o caso de você acabar chorando. Isso é especialmente importante em casamentos, funerais, formaturas e cerimônias de premiação.
- Chorar o suficiente pode ter efeito calmante e promover um grande alívio em suas emoções.
- Enquanto algumas pessoas choram com muita frequência, outras quase não choram. Todo mundo é diferente.
Publicidade
Avisos
- A sociedade pode passar uma ideia de que chorar é negativo. Isso não é verdade.
- Só porque algumas pessoas não costumam chorar não quer dizer que elas não têm sentimentos.
- Prender o choro pode ser prejudicial para o seu corpo.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.wsj.com/articles/SB10001424052748703652104576122392361319596
- ↑ http://www.wsj.com/articles/SB10001424052702304831304579543772121720600
- ↑ http://psychcentral.com/lib/the-power-of-positive-thinking/
- ↑ http://www.psychologicalscience.org/index.php/news/releases/the-power-of-suggestion-what-we-expect-influences-our-behavior-for-better-or-worse.html
- ↑ http://ist-socrates.berkeley.edu/~ucbpl/docs/51-Hiding%20Feelings97.pdf
- ↑ http://www.researchgate.net/publication/233479300_Get_Real_Does_Practicing_Speeches_Before_an_Audience_Improve_Performance
- ↑ http://www.wsj.com/articles/SB10001424127887323475304578503584007049700
- ↑ http://www.webmd.com/mental-health/mental-health-coping-with-grief
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1071468/
Publicidade