PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se você tiver que vender um animal de estimação, é bom saber como montar um anúncio eficaz. Continue lendo para descobrir como criar um bom anúncio.

Método 1
Método 1 de 3:

Encontrando um bom título

PDF download Baixe em PDF
  1. . Não subestime a importância de um bom título, principalmente ao publicar um anúncio online. O mais importante é que ele seja curto, chamativo e detalhado.
    • Em vez de escrever “Amiguinho precisa de um lar”, inclua as informações básicas (tipo de animal, por exemplo).
  2. As pessoas respondem mais positivamente às mensagens bem redigidas, enquanto mensagens mal escritas tendem a receber respostas negativas. Por exemplo:
    • ’’'Um título ruim : MUITO AMIGAVEL - LADRADOR A VENDA BEM BARATO!!!!!!
      • Nesse caso, as letras todas em maiúscula criam a impressão que o anunciante está “gritando”, o que não é nem um pouco profissional. Embora sugira que o labrador em questão seja amigável, os erros de acentuação e o excesso de pontos de exclamação sugerem imaturidade e talvez até irresponsabilidade, o que pode levar um potencial comprador a se questionar que o cachorro recebe bons cuidados. Além disso, a palavra “barato” é pejorativa e diminui o animal em questão, o que certamente não é a intenção aqui.
    • Um título bom e receptivo' : Porquinho-da-índia amigável e lindo à venda!
      • Neste segundo exemplo, a impressão geral do anunciante é de que ele é inteligente e sensato o suficiente para soletrar as palavras corretamente e mostra ter cuidado com o animal em questão. O título chama a atenção, mas sem passar desespero, como ocorre no primeiro exemplo acima.
  3. Embora nenhuma impressão possa ser precisa, é preciso fazer com que a primeira seja a melhor possível, para cativar as pessoas imediatamente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Descrevendo o animal

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa é a parte mais importante do anúncio, já que o potencial comprador precisa ter uma noção dos hábitos, temperamento e comportamento do animal. Esse também é o momento de garantir que você está vendendo o animal por um bom motivo. Alguns pontos a se considerar ao escrever a descrição incluem:
    • Apresentar uma breve descrição da raça e do tamanho do animal, além de como ele se comporta ao redor de crianças, outros animais, da saúde e da aparência dele.
    • Explique o motivo da venda. Não é preciso detalhar minuciosamente. Apenas deixe claro aos compradores que você não tem más intenções ou que você tem um criadouro. Cuidado com histórias melancólicas. Se parecer que você está bem triste, os compradores podem pensar duas vezes antes de encontrá-lo, já que eles podem se sentir culpados ou receosos com os seus sentimentos.
    • Adicione traços ou hábitos únicos do animal para chamar a atenção dos compradores, como: “Fido sabe pular obstáculos” ou “Fofinha se dá bem com todos os gatos ao redor.”
    • Concentre-se nos aspectos positivos do seu animal de estimação. Quem for comprá-lo vai querer ter certeza que está adquirindo um animal fantástico, então, ajude a pessoa a enxergar tudo que o animalzinho tem de bom.
  2. Se der a entender que o animal é um fardo para você, será difícil achar um comprador, pois você passará a imagem de ser uma pessoa mal intencionada ou difícil.
    • Veja aqui um exemplo do que não fazer : ‘'Pitbull SUPER amigável, o nome dele é REX, tenho que TIRAR ELE DE CASA LOGO — o síndico é um ******* e não deixa eu ficar com ele MESMO QUE ELE SEJA SUPER COMPORTADO. Ele ADORA CRIANÇAS, mas não gosta muito de outros cachorros. Estou muito bravo c/ o meu síndico ELE TEM QUE IR PARA UMA CASA BOA, NÃO é para brigar!!!!! Cobro a taxa para garantir que ele vá para uma casa legal. Meu telefone é 11-1111-1111.
      • Nesse exemplo, a maior parte do anúncio tem a ver com o síndico. Há poucos detalhes sobre o cachorro, tirando que é um macho, amigável com crianças, não gosta de outros cachorros (um problema desses poderia ter sido escrito com mais cautela) e se chama Rex. O anunciante cometeu o erro comum de dizer vagamente que há uma taxa. Há muito mais chances de potenciais compradores entrarem em contato se você deixar o valor bem especificado.
    • Por outro lado, um bom anúncio seria : Olá, meu nome é Laura. Meu amiguinho Piu-piu é uma graça e estou muito triste por ter que deixá-lo, mas estou de mudança e não posso levá-lo comigo. Ele é lindo e tem marcas azuis em vez das convencionais amarelas/verdes. Ele gosta de falar e sabe dizer “Oi”, “Eu te amo”, “Laura” e “Piu-piu”. Ele se comporta muito bem e gosta de homens, mulheres e crianças, mas não liga muito para gatos. Nunca teve problemas de saúde. Tenho o histórico do veterinário para comprovar. Há uma taxa de R$ 50,00 para a adoção. A gaiola (grande e em boas condições) está inclusa. Por favor, entre em contato no telefone (22) 2222-2222. Entre em contato apenas se desejar ficar com ele. Muito obrigada!
      • Ao se apresentar e agradecer, o anunciante traz uma abordagem mais pessoal. As razões para desistir do animal são descritas de forma breve e é ressaltado o fato de que o animal se comporta bem. Também há destaque para as cores da ave e para a taxa de adoção. Após ler o anúncio, as impressões que ficam são que Piu-piu é bem comportado, Laura é uma pessoa de confiança e vale a pena marcar uma visita.
  3. Um anúncio com foto tem muito mais chances de ter retorno do quem um sem foto. Isso ajuda os potenciais compradores a ter certeza de que estão interessados no animal.
    • Ao tirar uma foto, enquadre bem o animal e inclua o corpo todo dele na foto, não só o rosto. Veja este artigo para mais detalhes.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Viabilizando o contato

PDF download Baixe em PDF
  1. Inclua seu número de telefone e endereço de e-mail. Informe se prefere que as pessoas entrem em contato via mensagem ou ligações. Indique por onde você pode responder mais rapidamente, já que isso influenciará na forma como os potenciais compradores entrarão em contato com você.
    • É uma boa ideia incluir seu sobrenome, embora não seja necessário.
    • Exemplo: João Silva, (33) 3333-3333, joãosilva@yahoo.com (vou responder mais rápido se você me ligar, mas pode enviar um e-mail também.)’

Dicas

  • Lugares físicos para publicar o anúncio incluem: postes de rua, placas de anúncio nas escolas e clubes da região, lojas de animais (peça permissão), etc.
  • Se preferir, faça uma conta de e-mail só para a venda. Você pode usar essa conta só para realizar as vendas e manter uma distância entre as transações e sua vida pessoal.
  • Se por publicar o anúncio online, você pode usar o Facebook, Google+ e Twitter, página inicial do seu próprio site (se tiver um), sites de adoção de animais ou páginas de conhecidos.
  • Seja sincero quanto ao motivo da venda. As pessoas sabem ler nas entrelinhas.

  • Você deseja vender ou doar o animal? Peça uma tarifa de doação para garantir que a pessoa realmente queira ficar com o animal. Ou, então, se não quiser cobrar, peça referências da pessoa ou peça para um veterinário verificar a casa dela. Algumas pessoas podem querer animais para usá-los em briga de cães, testes, criadouros, rituais, etc. Esse é o risco de oferecer um animal gratuitamente.
Publicidade

Avisos

  • Usar frases como “Se você não comprar meu cachorro até terça-feira que vem, ele será sacrificado. Evite que isso aconteça!!!" vai deixar as pessoas consternadas. Pode ser que isso funcione, mas muitas pessoas vão evitar entrar em contato por causa da tentativa de causar culpa por trás da mensagem. Pode ser que seu animal acabe nas mãos de alguém que nem quer ter um bicho de estimação, mas escolheu ficar com ele só por causa da culpa gerada. Seja profissional e não intimide as pessoas.
  • Sempre tenha cuidado ao compartilhar seu telefone ou endereço de e-mail. Use as informações de contato dos seus pais ou responsáveis, se precisar.
  • É bom ter alguém com você se um potencial comprador quiser ver o animal. Para garantir sua segurança, a pessoa deve acompanhar você ao receber o comprador.
  • Peça permissão antes de grudar anúncios por aí. Veja onde é permitido fazer isso e sempre peça permissão aos donos dos locais antes de usá-los. Usar espaços que pedem autorização para publicação de anúncios passa credibilidade aos potenciais compradores.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Impressora (se for imprimir o anúncio).
  • Perfis em redes sociais para anunciar (e amigos dispostos a repassar a mensagem).
  • Telefone, e-mail, etc. para contato.
  • Fita adesiva ou grampeador para prender os anúncios impressos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 57 681 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade