PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você pode ter errado mas está disposto a dar um passo à frente e pedir perdão... é a atitude certa! Uma carta de desculpas é uma excelente maneira de fazer as pazes por um erro ou ajudar alguém, mesmo se o equívoco não tenha sido intencional. Se quiser que a desculpa realmente tenha efeito e não cause ainda mais feridas, o ideal é seguir os conselhos abaixo. Comece no Passo 1 para aprender a escrever uma bela carta de desculpas.

Método 1
Método 1 de 3:

Formando suas desculpas

PDF download Baixe em PDF
  1. É boa ideia começar dizendo que pretende desculpar-se através da carta, o que dará a chance para a pessoa preparar-se emocionalmente para ler o resto. Você não vai querer que o indivíduo sinta-se confuso sobre o porquê de receber a carta ou o que será dito nela. [1]
    • Diga algo do gênero "Gostaria de lhe pedir desculpas através desta carta".
  2. Agora que já reconheceu que se equivocou, diga qual a razão do pedido de desculpas e porque foi algo errado. Seja objetivo e descritivo, expondo tudo que não fez de certo; desta maneira, a pessoa que receberá a carta irá entender de verdade suas ações. [2]
    • Escreva algo como: "O que eu fiz no fim de semana foi totalmente inapropriado, desrespeitoso e extremamente egoísta. Seu casamento deveria se resumir apenas à sua felicidade e celebração de seu amor. Ao me declarar para a Jéssica, a atenção das pessoas se voltou à mim. Tentei roubar seu momento e foi algo errado”.
  3. Mostre que sabe que a magoou e que entende como foi algo parecido como se você enfiasse uma faca pelo coração dela. Esse é um bom momento para mencionar, também, que nunca foi sua intenção magoá-la. [3]
    • Diga: "O João me disse que a forma que agi estragou não apenas seu casamento, mas também está afetando a sua lua de mel, fazendo com que não seja a experiência inesquecível que deveria ser. Espero que entenda que esta nunca foi minha intenção. Só queria que você conseguisse relembrar de tudo que aconteceu antes deste momento e guardar as coisas boas e felizes que arruinei com minhas ações egoístas. Roubei suas memórias agradáveis. Apesar de não poder realmente saber como você está se sentindo, com certeza sei que o que fiz foi uma das piores coisas que poderia ter causado a você”.
  4. Se preferir, apesar de não ser obrigatório, reconheça todo o esforço e coisas boas que o indivíduo em questão já fez para você anteriormente. Isto mostra que está agradecido por tudo isto e que está realmente sentindo-se mal em relação ao que aconteceu. [4]
    • Escreva algo do tipo: “Para mim, principalmente, foi uma coisa realmente terrível que fiz, considerando como me aceitou de braços abertos em sua família. Não apenas mostrou seu amor lindo e incrível ao meu irmão, mas também me apoiou com sua grande gentileza, algo que nunca esperaria. Magoá-lo dessa maneira foi um insulto a todas as coisas que você já fez para mim e me odeio profundamente por isto”.
  5. Esta é uma das mais importantes partes de um pedido de desculpas, mas pode ser a mais complicada de ser dita. Mesmo se a outra pessoa errou, isto não cabe ser reconhecido nesta carta, e sim que você admite a responsabilidade pelo erro abertamente, sem reservas. Talvez havia uma boa razão para fazer o que fez, mas isto não deve evitar que você reconheça que suas ações magoaram alguém. [5]
    • Escreva, em suas palavras, uma sentença semelhante a esta: "Gostaria de tentar oferecer uma explicação pelo que fiz, mas não há desculpa. Minhas intenções, apesar de boas, não importam aqui; apenas as decisões erradas que tomei. Reconheço que tenho total responsabilidade pelas minhas ações egoístas e a dor terrível que causei a você”.
    • Não invente desculpas pelas suas ações, mas explique suas razões com muito cuidado. Caso realmente sinta que é necessário ou que melhoraria a situação, você pode demonstrar o porquê de tomar tais decisões. Isto deve ser feito apenas se achar que entender sua forma de agir pode confortar um pouco a pessoa que está ressentida.
  6. Dizer apenas que você sente muito não é suficiente. O que realmente dá validade a um pedido de desculpas é encontrar uma maneira de resolver o problema futuramente; é até melhor do que falar que isto nunca mais acontecerá. Ao oferecer um plano de mudança e demonstrar como ele funcionará, o indivíduo irá perceber que você realmente está querendo melhorar a situação. [6]
    • Para isto, escreva: “Mas apenas ficar pedindo desculpas pouco adianta. Você merece muito mais. Quando voltar para cá, Jéssica e eu adoraríamos organizar uma festança de boas-vindas em sua honra. Vai ser a maior festa de todos os tempos e será 100% dedicada a celebrar o amor incondicional que você compartilha com meu irmão. Se preferir não fazer uma festa, sem problemas: só queria encontrar uma maneira de lhe ajudar a criar memórias boas e felizes, como as que estraguei”.
  7. Não peça diretamente para que ela lhe perdoe, pois isto faz com que você demande algo, seja intencional ou não, da pessoa com quem já falhou anteriormente. O melhor é expressar o que você realmente deseja, que é a interação melhor entre os dois no futuro. [7]
    • Escreva o seguinte: "Não posso esperar seu perdão, mas certamente espero que o receba. Tudo que posso fazer é dizer que realmente quero que as coisas fiquem boas entre nós, que você sinta-se bem e até feliz quando eu estiver por perto. Quero recuperar o incrível relacionamento que tínhamos anteriormente. Espero que no futuro possamos superar este evento e criarmos novamente boas memórias juntos”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Desculpando-se adequadamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso é importantíssimo pois se você fez um erro que acha que pode repetir ou que derivam de diferenças de personalidade ou valores, não faça nenhuma promessa de mudanças, afinal é provável que você cometerá o mesmo erro novamente e desculpas futuras, por qualquer coisa, não parecerão sinceras. [8]
  2. Desculpar-se é algo que exige habilidade; é claro que nunca queremos pedir o perdão a alguém e muitas vezes iremos achar que não merecemos aquilo. Por isto, se quiser desculpar-se adequadamente, cuidado com as palavras escolhidas. Algumas frases e palavras irão parecer desculpas mas, na verdade, só irão piorar a situação, pois mostrarão que você não está sendo sincero. É fácil utilizá-las sem querer, portanto, sempre tenha atenção ao escrever a carta. Alguns exemplos são: [9]
    • "Cometi erros..."
    • Declarações com se : "Me desculpe se machuquei seus sentimentos" ou "Se você sentiu-se mal com isto, não foi minha intenção..."
    • "Desculpe se interpretou desta maneira".
  3. Ao desculpar-se, suas palavras devem vir direto do coração, exprimindo sentimentos genuínos. Se não conseguir fazer isto, em alguns casos, é melhor esperar até que esteja realmente arrependido do que fez antes de escrever a carta. Ao redigi-la, não use linguagem formal demais e evite clichés, muito menos copie uma carta encontrada na internet. As palavras devem ser específicas à sua situação, de modo que a pessoa que está recebendo as desculpas saiba que você entendeu mesmo o que aconteceu e porque foi uma experiência ruim. [10]
  4. A carta não deve ter um tom rude, exigente ou que possa criar mais problemas. Tente não parecer estar querendo jogar a culpa para outros de forma que possa ser perdoado e também não faça suposições, dizendo saber como o indivíduo está se sentindo ou porque ele está bravo, pois no final das contas, você pode acabar só mostrando como não entendeu nada do que aconteceu. É melhor manter um tom humilde, utilizando o vocabulário apropriado, que faça com que a pessoa em questão tenha a sensação de estar no controle da situação. Este tipo de vocabulário é mais indicado para fazer com que a pessoa lhe perdoe. [11]
  5. Se for possível, "segure" a carta por um ou dois dias, para poder lê-la melhor quando a emoção do momento em que a redigiu já passou.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Formatando a carta

PDF download Baixe em PDF
  1. Neste caso, o ideal é começar com "Prezado....". Não "enfeite" demais o vocabulário no começo da carta e dê uma saudação que seja a mais básica possível.
  2. Se não souber como conclui-la, atenha-se ao básico; "Cordialmente" ou "Com Carinho" são boas escolhas. No entanto, você pode também tentar usar algo mais criativo, se quiser que a carta seja um pouco menos formal. Tente empregar frases como "Sinceramente, lhe agradeço por ler o que escrevi" ou "Novamente, me desculpo pelos problemas que minhas ações causaram e espero que consiga fazer as pazes com você".
  3. Se estiver redigindo uma carta de maneira profissional e formal, ela deve ter um teor mais rebuscado, além de imprimi-la e formatá-la adequadamente, adicionando data, nome, a empresa em que trabalha, sua assinatura (à mão) e muitos outros detalhes de formatação associados com uma mensagem formal.
    • Use um vocabulário mais formal para que ela se adeque à situação, caso assim deseje.
    Publicidade

Dicas

  • Tente deixar claro que a culpa foi sua, não tentando direcionar o foco a outra pessoa. Isso mostra responsabilidade e maturidade.
  • A carta deve ser breve e objetiva, indo direto ao ponto e com você tomando toda a responsabilidade.
  • Se você tiver dificuldades em escrever a carta, peça ajuda a um amigo ou parente. Eles saberão o que é esperado de você e ficarão felizes em ajudar.
  • Ao se desculpar, talvez seja necessário engolir seu orgulho. Ele não leva você a lugar algum, pois boas relações muitas vezes não têm preço.
  • Sua carta não deve ser muito curta. Duas ou três sentenças não irão adiantar, neste caso, mas também não é necessário se alongar demais.
Publicidade

Avisos

  • Não escreva nada que faça a pessoa se sentir mal. Ela não irá levar a carta a sério e provavelmente não irá lhe perdoar. Além disso, tente redigir a carta com palavras sinceras, de coração.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 154 613 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade