Baixe em PDF Baixe em PDF

A oração é uma forma de ter acesso ou conversar com Deus. Este é um ritual praticado por muitas pessoas de diversas religiões. Não importa se você é cristão ou muçulmano, você pode gostar de agradecer a Deus por ele estar ao seu lado, pedir sabedoria ou salvação, e até mesmo louvá-lo. Mesmo se você estiver com dificuldade de fazer uma oração, existem alguns passos simples que podem ajudá-lo. Orar é tão simples quanto conversar com Deus, então você pode obter uma melhor perspectiva sobre isso ao escrever uma carta de oração.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Pense nas suas motivações

Baixe em PDF
  1. Qual é o propósito dela? Você está pedindo perdão, agradecendo algo ou apenas louvando a Deus. Qualquer que seja a razão, conhecer sua motivação vai ajudá-lo a saber o que escrever na carta de oração.
    • Por exemplo, se estiver escrevendo uma oração para pedir a Deus que o ajude em uma decisão profissional importante, concentre-se nesse pedido específico após reconhecer que essa é sua fonte principal de preocupação.
  2. A oração é a nossa forma de comunicação com o Senhor. Quando falamos com Deus, precisamos orar de coração e com a mais profunda sinceridade.
    • Se tiver outros motivos ou se não estiver completamente comprometido com a oração, então não há razões suficientes para você orar.
  3. Orar não significa que você vai receber automaticamente aquilo que está pedindo. Às vezes, o plano de Deus é maior do que nossa compreensão, e somente ele pode enxergar quando estamos pedindo algo que não é realmente o que precisamos. [1]
    • Deus sempre responde nossas orações, mas às vezes não da forma que esperamos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Organizando os pensamentos

Baixe em PDF
  1. Pense sobre o que você quer dizer na carta de oração e faça algumas notas rápidas. Isso vai ajudá-lo a não perder o foco ao escrevê-la. Faça um esboço curto sobre os tópicos que pretende abordar.
    • O simples ato de escrever pode levar à catarse e purificação. Manter os pensamentos organizados por meio das notas feitas de antemão garantem que você não esqueça dos problemas mais urgentes da sua vida.
  2. Ao orar, pode ser fácil perder a linha do raciocínio ou se distrair com outra ideia que possa surgir na mente. Ao escrever uma carta para Deus, você é capaz de se concentrar e manter a organização dos pensamentos. [2]
    • Pense sobre um item de oração por vez e escreva sobre ele na carta. Não mova para o próximo tópico até você terminar de escrever sobre o primeiro.
    • A Bíblia diz que devemos orar incessantemente todos os dias. [3] Isso significa que devemos falar com Deus ao longo do dia. Porém, escrever uma carta é uma ótima maneira de passar um tempo concentrado em um problema específico em vez de pensar em todas as coisas que acontecem na nossa vida.
    • Concentre-se em ser claro quanto a esse problema específico em vez de ficar tentando resolver muitas coisas ao mesmo tempo.
  3. A oração é uma experiência muito pessoal. Neste momento, sinta-se se livre para conversar com o Senhor da forma que quiser. Você pode falar sobre o que quiser da forma que preferir. Não fique achando que você precisa fazer uma forma específica. O mais importante é lembrar-se de que não existe forma certa de orar parar Deus. Essa regra também se aplica na hora de escrever uma carta.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Escrevendo uma carta de oração

Baixe em PDF
  1. Não importa o que está acontecendo na sua vida, sempre existe algo para agradecer. Comece a carta de oração reconhecendo e agradecendo as bênçãos de Deus na sua vida. [4]
    • Ao agradecê-lo, comece mais ou menos da seguinte forma "Querido Deus, gostaria de agradecê-lo por __________" e então escreva o motivo da sua gratidão.
  2. O próximo passo da carta é adorar a Deus e reconhecer seu amor. Diga o quanto você o ama e respeita.
    • Tente escrever algo como "Meus Deus, o Senhor é perfeito de todas as formas. Sempre seguirei seus mandamentos e tentarei ser o melhor servo possível".
  3. Agora é a hora de escrever o porquê de você escrever sua oração para Deus em uma carta. Conte a ele sobre suas preocupações ou compartilhe alguma alegria. Escreve o que estiver em seu coração. [5]
    • Se esta é uma carta de oração para agradecer a Deus, tente escrever algo como: "Eu agradeço ao Senhor porquê __________ e sou muito grato, meu Deus.
    • Se esta é uma carta de oração para pedir perdão, tente escrever algo como: "Meu Deus, eu venho até o Senhor de forma humilde e subserviente para pedir o seu perdão. Eu sou um pecador, mas o Senhor me salvou pela sua graça e me ofereceu o seu amor, mesmo eu não sendo digno dele".
    • Se você está escrevendo para pedir orientação, explique brevemente a situação em questão e peça a ajuda de Deus. Por exemplo: "Estou me debatendo com uma decisão sobre aceitar ou não uma nova oferta de emprego. É uma ótima oportunidade para mim, mas estou preocupado que essa decisão pode afetar minha família. Por favor, Senhor, guie-me para o caminho certo e faça com que eu tenha conhecimento da sua vontade sobre minha vida".
  4. Após completar o seu propósito na carta de oração e escrever tudo o que você quiser, é hora de encerrar a oração. Faça isso escrevendo "Amém".
    • Você pode assinar seu nome no final da carta se quiser. Porém, isso não é necessário, já que Deus sabe quem você é.
  5. É claro que você não precisa fazer nada com a carta depois de escrevê-la. No entanto, se quiser enviá-la a Deus, você pode enviá-la pelo correio.
    • Enderece a carta "Para Deus, Jerusalém", e ela eventualmente vai ser entregue para o Muro das Lamentações em Jerusalém, o local sagrado onde os Cristãos do mundo todo visitam para fazerem suas orações. [6]
    Publicidade

Dicas

  • Se orar for difícil, peça pelo desejo de orar.
  • Você não precisa de papel e caneta se não quiser. Apenas ore em voz alta e deixe as palavras fluírem do seu coração e da sua alma.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Caneta
  • Lápis
  • Papel
  • Seus sentimentos mais profundos e sinceros
  • Fé em Deus

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 165 415 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade