Baixe em PDF Baixe em PDF

Um relatório laboratorial descreve um experimento do começo ao fim, falando sobre os procedimentos, resultados e dados analisados. O relatório é usado para demonstrar o que foi aprendido. A conclusão é uma parte essencial, pois é a seção que reitera o que foi descoberto a partir do experimento, além de dar uma visão geral sobre o que foi feito. Escreva uma boa conclusão laboratorial para demonstrar que você realmente aprendeu com o experimento realizado e entendeu os objetivos do trabalho.

Método 1
Método 1 de 5:

Delineando sua conclusão

Baixe em PDF
  1. Verifique se você atingiu todos os objetivos dela para poder elaborar a sua conclusão. Faça uma lista do que você deve ser capaz de demonstrar ou deve absorver com o experimento.
  2. Para garantir que há consistência na conclusão em relação ao resto do relatório, é preciso rever a introdução. [1] Essa é uma ótima tática para ajudar você a ter ideias sobre o que gostaria de dizer ao final do relatório.
  3. Comece mapeando os diferentes elementos da sua conclusão com o método RERIN. Esse método pode ser uma ótima estrutura para todo o relatório, mas é principalmente importante na hora da conclusão, pois garante que você fez a revisão dos componentes mais importantes. [2] RERIN significa:
    • Reiterar : reitere o experimento laboratorial. Descreva a tarefa.
    • Explique : explique o propósito do relatório. O que você está tentando descobrir ou fazer? Converse brevemente sobre o procedimento realizado para completar a tarefa.
    • Resultados : explique seus resultados. Confirme se sua hipótese foi confirmada com os resultados ou não.
    • Incertezas : relate as incertezas e erros. Explique, por exemplo, se há outras circunstâncias que estão além do seu controle e que causaram impacto no experimento.
    • Novo : discuta novas questões ou descobertas que surgiram com o experimento.
  4. O método RERIN é um bom começo, mas talvez existam outros componentes para incluir. É uma boa ideia falar sobre o que você aprendeu com o experimento. Se quiser, você também pode situar sua pesquisa dentro do campo de pesquisa geral ou pode falar sobre como você relaciona os fatos encontrados ao que foi aprendido em aula.
    • Sua tarefa também pode ter questões específicas que precisam ser respondidas. Responda-as de maneira completa e coerente na sua conclusão.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Discutindo o experimento e a hipótese

Baixe em PDF
  1. Comece a conclusão com uma breve visão geral do experimento. Descreva-o em uma ou duas frases e fale sobre o objetivo dele. Além disso, não se esqueça de incluir as variáveis responsivas, manipuláveis e controladas.
  2. Faça um breve resumo do processo realizado dentro do experimento para ajudar o leitor a visualizar o que você fez. [3]
    • Se o experimento foi realizado mais de uma vez, descreva os motivos que levaram a isso. Fale sobre as mudanças feitas em um procedimento e outro.
    • Pense em maneiras de explicar seus resultados com mais profundidade. Releia suas anotações, dando atenção adicional aos resultados observados. [4]
  3. Em algumas poucas frases, resuma os resultados do seu experimento, mas sem detalhar muito. [5]
    • Comece essa seção com frases como “Os resultados apontaram que…”.
    • Não é preciso incluir dados. Resuma os pontos principais, calcule as médias ou dê uma gama de dados que passe uma visão geral ao leitor. [6]
  4. Sua hipótese é uma declaração que descreve como será o resultado esperado. [7] A hipótese forma a base do experimento e direciona as partes do seu processo. Reitere sua hipótese e informe com clareza se ela é comprovada pelo experimento. O experimento foi bem-sucedido?
    • Use uma linguagem simples, como “Os resultados comprovam a hipótese” ou “Os resultados negam a hipótese”.
  5. Os resultados do experimento determinam se ela é comprovada ou não. Após incluir isso no relatório, faça comentários adicionais em relação ao significado dos resultados. [8] Esclareça o motivo dos resultados comprovarem a hipótese ou não.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Demonstrando o que foi aprendido

Baixe em PDF
  1. Talvez seja solicitado que você demonstre uma teoria ou princípio científico específico. Se for o caso, é isso que deve constar na conclusão. [9]
    • Se não ficou claro o que você aprendeu no relatório, comece escrevendo “Neste experimento, aprendi que…”. Assim, o leitor saberá que você vai descrever exatamente o que aprendeu.
    • Acrescente detalhes sobre o que você aprendeu e como aprendeu. Adicionar dimensão aos seus resultados de aprendizado convencerá o leitor que você realmente absorveu algo com o experimento. [10] Dê detalhes específicos sobre como você constatou que as moléculas trabalham de uma forma específica em um determinado ambiente, por exemplo.
    • Descreva como o que foi aprendido pode ser usado em um experimento futuro. [11]
  2. É provável que seu professor tenha listado algumas perguntas na tarefa que precisam ser respondidas.
    • Em uma nova linha, escreva a pergunta em itálico. Na próxima linha, responda à questão com uma fonte em modo normal.
  3. A introdução do seu relatório laboratorial deve ter os objetivos que se espera atingir com o experimento. Inclua os objetivos novamente na conclusão para garantir que você falou sobre eles o suficiente. [12]
    • Se o seu experimento não atingiu os objetivos, explique os motivos ou faça uma especulação.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Finalizando a conclusão

Baixe em PDF
  1. Para passar um relato preciso do experimento, descreva os erros que podem ter ocorrido. Isso acrescentará credibilidade ao seu experimento e resultados. [13]
  2. Talvez existam condições fora do seu controle e que impactam o experimento, como mudanças climáticas ou indisponibilidade de algum material. Fale sobre as incertezas e seu impacto no experimento.
    • Se o seu experimento levantou questões que os dados coletados não conseguem responder, fale a respeito.
  3. Diante do que você aprendeu, dê exemplos do que pode ser feito no futuro. O que pode ser mudado para obter resultados mais confiáveis ou válidos?
  4. Às vezes, pesquisas científicas geram mais perguntas do que respostas. Se esse for o caso com a sua pesquisa, fale sobre as perguntas na conclusão, no contexto de pesquisas futuras.
  5. Principalmente no caso de relatórios mais avançados, pode ser necessário falar o que sua pesquisa pode acrescentar nas pesquisas já existentes. Visualize todas as pesquisas do mesmo assunto como uma parede de tijolos. A sua pesquisa é um dos tijolos. Como a sua pesquisa se encaixa no esquema geral das coisas? [14]
    • Descreva algo de novo ou inovador na sua pesquisa.
    • Isso pode fazer você se destacar entre seus colegas de classe, muitos dos quais vão apenas se preocupar em discutir brevemente e acrescentar uma conclusão.
  6. Finalize a conclusão — e o relatório — com uma declaração que resuma o escopo do relatório e as conclusões mais importantes. Alternativamente, especule como a pesquisa pode ser utilizada no futuro. Essa é a sua oportunidade de fazer um comentário valioso que vai destacar seu relatório dos demais.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Finalizando seu relatório laboratorial

Baixe em PDF
  1. Evite usar “eu” ou “nós” no seu relatório. Em vez disso, escreva frases como “A hipótese foi comprovada por…”.
  2. Depois de finalizar a sua conclusão, leia todo o relatório para garantir que há lógica. Observe se há partes onde você possa ter entrado em contradição e corrija essas ocorrências. Sua conclusão deve reiterar o que você aprendeu com o experimento e como chegou às conclusões e aos resultados.
  3. Verifique a ortografia e a gramática. Um relatório com erros desse tipo pode perder credibilidade. Separe um tempo para conferir e garantir que não há erros.
    Publicidade

Dicas

  • Se for incluir figuras ou tabelas na conclusão, coloque uma legenda breve em cada uma para que o leitor saiba ao que elas se referem. Além disso, fale brevemente sobre elas no texto do relatório.
  • Novamente, evite pronomes pessoais (eu, nós, nosso grupo) no relatório. O ponto de vista pessoal é visto como subjetivo e a ciência se baseia na objetividade.
  • A linguagem utilizada deve ser direta, com detalhes específicos. Tente não fugir do assunto.
Publicidade

Avisos

  • Tenha cuidado com a elaboração do relatório se o trabalho for em grupo. Embora o experimento seja coletivo, o relatório é individual. Se copiar partes de outra pessoa, você pode ser acusado de plágio.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 75 775 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade