Baixe em PDF
Baixe em PDF
Todos já passamos por isso: mesmo se você se afastou de alguém, parece que a pessoa ainda anda assombrando sua mente. Quando se termina um namoro ou uma amizade, pode levar meses ou até anos para tirar a pessoa da cabeça. Se não agir para substituir esses pensamentos por algo positivo, as memórias e todos os "e se... " irão rodar na sua mente sem parar. Deixando o passado para trás, mudando sua forma de pensar e fazendo novas memórias, você pode esquecer a pessoa que está causando essa sensação vazia, triste ou de raiva. Veja o Passo 1 para começar a esquecer.
Passos
-
Encerre as coisas. Você se encontra tendo conversas imaginárias coma pessoa que você não consegue esquecer? Acha que se ao menos pudesse dizer a ele mais uma coisa, tudo seria diferente. Se você ainda tem um problema que não foi dito para a pessoa que você está tentando esquecer, será muito mais difícil tirá-la da sua mente. O sentimento de algo mal acabado é quase impossível de expulsar da mente, então pode ser uma boa ideia encontrar uma forma de encerrar as coisas. Quando não tiver mais nada não acabado com a pessoa, seus sentimentos ficarão muito menos crus, e eles eventualmente começarão a sumir. [1] X Fonte de pesquisa
- Se há algo que escondeu da pessoa que não consegue esquecer, pode ser melhor para você se você revelar. Você pode dever uma desculpa para a pessoa ou sentir que há algo que deve explicar. Experimente escrever um e-mail ou uma carta e mandar pessoalmente, para que não tenha que renovar o contato com a pessoa.
- Seja sincero consigo se faz sentindo entrar em contato com a pessoa novamente. Se terminaram há dois anos e o seu ex está morando com a nova namorada, não vai fazer você se sentir nem um pouco melhor confrontá-lo com questões sobre por que ele a traiu. Você apenas acabará triste e com raiva, com um pouco de vergonha para deixar as coisas piores.
- Tente escrever uma carta e jogá-la fora. Quando renovar o contato não for apropriado, ou você não tem o desejo de realmente falar com a pessoa, você ainda pode encerrar as coisas escrevendo todos os seus pensamentos como se estivesse confrontando a pessoa. [2] X Fonte de pesquisa Coloque tudo no papel, mas jogue fora ou queime a carta em vez de mandá-la. Será uma experiência catártica sem nenhuma consequência ruim.
-
Não tente fazer com que tudo faça sentido. Tudo pareceu perfeito, mas algo aconteceu e tudo ficou ruim. Se ao menos pudesse saber o motivo pelo qual as coisas mudaram, você poderia voltar no tempo e consertar tudo. Certo? Na verdade, não. É natural para a mente tentar resolver as coisas em padrões lógicos, mas raramente há um motivo concreto para os sentimentos mudarem. Ficar remoendo o passado para encontrar respostas apenas irá sugar sua energia mental e deixar você se sentindo pior. O que aconteceu está no passado, e ficar remoendo não vai ajudá-lo a esquecer a pessoa que causa tanta dor no coração. [3] X Fonte de pesquisa
- Tente não ficar repassando os eventos do passado na sua mente. Você está treinando a mente para ficar pensando nessas memórias frequentemente. Quanto mais pensa no que aconteceu, mais você "ficará" pensando nisso.
-
Livre-se dos presentes. Pode ser difícil abandonar as coisas que lembram a pessoa que um dia amou. Você pode ter fotos, lembranças, cartas e outros itens que foram dados pela pessoa que você não consegue esquecer. Colocar-se para jogar as coisas fora, não importa o quanto seja difícil, é um passo positivo na direção certa. Se você estiver rodeada de coisas que lembram a pessoa, como você pode esperar esquecê-la?
- A melhor coisa a fazer é jogar tudo fora. Doe, recicle ou queime se puder. Se não conseguir fazer isso sozinha, você pode colocar tudo em uma caixa e guardar no fundo do guarda-roupa. No entanto, ter essas coisas por perto pode tentar a dar uma olhada de vez em quando, o que pode fazer com que seus esforços sejam em vão para esquecer.
- Livre-se de todas as lembranças digitais também. Delete fotos que foram postadas online. Delete e-mails também. Qualquer coisa que tenha o poder de fazê-lo se sentir emocional em relação à pessoa deve ser removida. Você pode querer tirá-la do Facebook ou deletar o contato do celular também.
-
Tire o pedestal. Muitos de nós têm a tendência de deixar a passagem do tempo apagar os defeitos da pessoa. Talvez você tenha esquecido todas as brigas que teve com seu ex, e tudo que você consegue lembrar é de como o cabelo dele era lindo quando vocês andavam juntos ao sol, e como era bom ficar um com o outro à noite. Você pode pensar que nunca vai se sentir assim de novo, e que seu ex que abandonou isso. Se está tentando esquecê-lo, você precisa tirar o pedestal que colocou nele e se lembrar de como as coisas realmente eram.
- Tente escrever todos os motivos pelos quais o relacionamento acabou, seja se era uma amizade, um relacionamento romântico ou alguma coisa. Seja completamente honesto.
- Isso não precisa ser uma lista das características negativas da pessoa. Há muitos bons motivos para terminar um relacionamento, como "Nós temos objetivos diferentes", "Ela não entende quem eu realmente sou" e "Eu era uma pessoa diferente naquela época". Confie que havia um motivo real para o relacionamento acabar, seja se foi você ou a outra pessoa que tenha iniciado o fim do relacionamento.
-
Tenha confiança de que consegue esquecer. Se a memória da pessoa que está tentando esquecer vem assombrando a sua mente por um tempo, você pode pensar que nunca vai conseguir esquecer. As pessoas dizem que "o tempo cura todas as feridas", então por que a sua ainda não foi curada? Ela vai ser curada. Lendo este artigo e fazendo os passos para mudar sua forma de pensar, você está dando os passos certos. Não vai acontecer da noite para o dia, mas você eventualmente conseguirá seguir em frente. Você não poderá apagar completamente alguém do seu cérebro, mas pode definitivamente se livrar dessas emoções, e já está no caminho certo para isso.Publicidade
-
Aprenda a viver o presente. Quando os pensamentos estiverem constantemente imaginando como as coisas poderiam ter sido, é difícil prestar atenção no que está acontecendo agora. Mas quando perceber o que está acontecendo e se envolve no presente, não há espaço na mente para memórias e preocupações do passado. A prática de se focar no momento presente é chamada de plenitude mental, e pode ajudar muito. [4] X Fonte de pesquisa Aqui estão algumas coisas que você pode tentar quando seus pensamentos não pararem de se desviar para memórias da pessoa em quem você não quer pensar:
- Observe onde você está. Preste atenção em como o seu corpo se sente, e entre em harmonia com os arredores imediatos. Mire os pensamentos para o que está acontecendo agora – seus pés atravessando o asfalto, a brisa no seu rosto, a risada da pessoa levada pelo vento. Refoque cada vez que a memória ameaçar o consumir.
- Diga algo em voz alta. Fazer um som rapidamente reorientará seus pensamentos ao presente. Diga algo como "Eu estou aqui" ou "Esse é o presente". Pode soar estranho, mas falar pode ajudar a controlar seus pensamentos.
-
Coloque os pés no chão. Você simplesmente não pode voltar no tempo e mudar as coisas, não importa o quanto queira. Por mais doloroso que seja perceber isso, lembrar a si mesma frequentemente pode ajudá-la a esquecer. Tenha um plano de voltar ao mundo real quando as memórias da pessoa ameaçarem arruinar seu dia. Botar os pés no chão no presente irá ajudar a sua mente e o seu corpo a lembrar que o "agora" é o que importa, não o passado. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:
- Converse com um amigo. Ligue para alguém e tenha uma conversa boa e longa – sobre assuntos que não têm nada a ver com "aquela" pessoa.
- Faça algo físico. Faça uma caminhada, corra ou nade. Leve o cachorro para passear ou faça uma aula de yoga. Mover seu corpo tem um efeito ótimo para clarear sua mente.
- Faça algo sensual. Cozinhe uma refeição deliciosa ou tome um longo banho de banheira com uma taça de vinho. Vá a um show ou a um jogo. Faça algo que estimule todos os seus sentidos.
-
Aceite as distrações. Quando as coisas ficarem muito ruins, tudo bem se perder em distrações de vez em quando. Distrações podem ser boas, porque elas dão à sua mente uma folga e o ajudam a lembrar que é possível pensar em outras coisas além da sua preocupação principal.
- Ler, assistir a filmes e jogar videogame são distrações que podem curá-lo. Tente consumir conteúdo da mídia que não lembre a pessoa que deseja esquecer.
- Perder-se em distrações às vezes é diferente de ter um estilo de vida escapista. É importante não começar a assistir TV ou jogar videogame o tempo "todo".
- Semelhantemente, não use álcool e drogas para se distrair. As pessoas têm mais tendência a formar vícios quando elas usam o abuso de substâncias como uma forma de escapar de sentimentos negativos.
-
Tenha fé de que a vida será boa novamente. O pensamento de que o melhor momento da sua vida já passou pode ser horrível. Se a pessoa com a qual está obcecada representa tudo o que você considera os anos de ouro, sinal de que está tendo problemas em se libertar disso. É hora de redirecionar os pensamentos para o presente e futuro, e perceber que tem bastante pelo que esperar.
- Se está sentindo saudade de alguém que amou, você eventualmente chegará ao ponto onde conseguirá curtir as memórias e o relacionamento pelo que ele era, e a parte que ele ocupou na história da sua vida.
Publicidade
-
Tenha novas experiências. Não há jeito melhor de esquecer alguém do que fazendo novas memórias. É comum para as pessoas que acabaram de passar por um divórcio, término de namoro ou qualquer outro tipo de perda passar um tempo viajando e experimentando coisas novas. Isso é porque aceitar o novo pode realmente ajudar a limpar sua mente e refocá-la.
- Vá a algum lugar onde nunca foi, mesmo se for para alguma cidade próxima.
- Experimente um novo hobby.
- Faça uma aula.
- Saia com mais frequência.
- Ouça músicas novas.
- Coma em novos restaurantes.
- Aja como um turista na sua cidade e visite lugares onde você nunca foi.
- Explore parques locais e santuários da natureza.
- Vá a museus.
- Vá a festivais e feiras.
-
Interesse-se pelo mundo. Ter interesse pelo mundo ao seu redor vem junto com a plenitude da mente. Em vez de ficar sozinho o tempo todo, olhe para fora, se envolva. Pensar sobre coisas além dos seus próprios problemas requer prática. Mesmo se não for fácil no começo, finja – eventualmente, você verá o quanto o presente é mais interessante do que o passado.
- Descubra o que está acontecendo na sua comunidade. Se envolva na política local e tenha uma opinião sobre os problemas que o afetam e afetam as pessoas ao seu redor.
- Realmente ouça quando estiver falando comas pessoas. Pense sobre o que elas estão sentindo em vez de se preocupar consigo mesmo.
- Encontre formas de ajudar os outros. Ser voluntário é uma boa forma de sair da sua própria mente.
-
Mude o seu ambiente. Se ainda está morando no mesmo lugar que compartilhava coma pessoa que está tentando esquecer, pode ser difícil escapar das memorias. Mudar as coisas é uma boa ajuda. Mesmo se se mudar não for possível agora, há muitas coisas que você pode fazer para renovar sem ambiente.
- Reorganize os móveis.
- Pinte as paredes.
- Obtenha coisas novas, como alguns travesseiros ou uma lâmpada nova.
- Faça uma rota diferente para o trabalho, em vez de ir pelo mesmo caminho de sempre.
-
Faça uma transformação dentro de si. Mudar algumas coisas no seu corpo pode dar um novo começo. O objetivo não é se tornar uma nova pessoa completamente, mas fazer algumas mudanças que podem ajudá-lo a se sentir como se estivesse entrando em uma nova fase – uma fase feliz, saudável e presente. Aqui estão algumas ideias:
- Mude de cabelo. Pinte, corte, ou penteie de forma diferente.
- Compre algumas roupas novas. Experimente um estilo que você normalmente não experimentaria, ou uma cor que você normalmente não escolheria.
- Compre novos itens pessoais. Você usa a mesma marca de desodorante por 15 anos? Você sempre usa o mesmo perfume? Troque um pouco as coisas!
- Experimente um novo exercício.
- Coma algo diferente no café da manhã.
-
Conheça novas pessoas. Preencher a vida com novas personalidades é uma boa forma de apagar a pessoa que você quer esquecer. Encontre pessoas positivas e inspiradoras com quem passar um tempo. Seja se seu objetivo for fazer novos amigos ou encontrar alguém especial com quem ter um relacionamento romântico, conhecer novas pessoas é sempre uma forma legal de se envolver novamente com o mundo. Antes que você saiba, sua mente estará cheia de planos e possibilidades, e a pessoa que você quer esquecer finalmente irá sair da sua mente.Publicidade
Dicas
- Seja forte.
- Siga em frente, conheça uma pessoa nova.
- Tente levar a situação de forma leve.
- Faça novos amigos.
Publicidade
Avisos
- Se você estiver tendo depressão grave ou pensamentos suicidas, veja um terapeuta ou obtenha ajuda imediatamente.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/romantically-attached/201609/why-we-need-closure-broken-relationships
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/fixing-families/201206/getting-closure-3-letters
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/freedom-grieve/201206/bad-breakup-how-get-beyond-closure
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/get-your-give/200909/get-grounded
Publicidade