Baixe em PDF Baixe em PDF

Cruzar cachorros naturalmente é importante para muitos donos que querem ver os pets produzirem um monte de filhotinhos. Você pode cruzá-los no tempo deles sem inseminação artificial ou outros tratamentos de fertilidade. Mantenha os pets saudáveis para obter resultados melhores. Os cachorros com uma saúde excelente têm mais chances de procriar com sucesso. Também é necessário monitorar quando a fêmea está no cio para saber quando ela tem mais probabilidade de conceber. Quando for permitir que os cães cruzem, não interfira em nada, a menos que eles precisem de uma direção. Simplesmente deixe-os interagir e cruzar no próprio ritmo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Estimulando uma boa saúde

Baixe em PDF
  1. As fêmeas têm mais chances de conceber e de ter gestações saudáveis se tiverem um peso bom. Uma cadela com baixo peso ou sobrepeso pode ter problemas para engravidar e ter os filhotes.
    • Converse com o veterinário sobre o peso da cadela. Ele pode recomendar uma rotina de alimentação e exercícios que manterá o animal em um peso saudável para seu peso e raça.
    • Se a fêmea estiver com sobrepeso ou baixo peso, ajude-a a ficar com um peso saudável antes de tentar cruzá-la.
  2. Os cães mais saudáveis estarão mais preparados para a cruza. Uma alimentação balanceada é vital para a saúde do pet. Alimente-os com quantidades adequadas de ração de boa qualidade. [1]
    • Os cachorros têm necessidades alimentares diferentes dependendo da raça e da idade. Converse com um veterinário sobre uma dieta adequada a seu cão e à sua cadela. A maioria dos cachorros se dá melhor com uma alimentação com horários regrados do que se comerem livremente.
    • Ofereça guloseimas saudáveis para recompensá-los pelo bom comportamento enquanto também mantém o peso sob controle. Tente oferecer vegetais e frutas como recompensa, como cenourinhas, vagem ou pedaços de banana ou maçã. [2]
    • Os óleos de peixe normalmente são usados como suplemento da alimentação de um cachorro, pois podem prevenir problemas como doença renal. Converse com um veterinário sobre a suplementação da dieta dos animais com óleo de peixe para promover uma boa saúde em geral.
  3. Os cães precisam se exercitar para manter a boa saúde. O exercício também os mantêm com o peso correto, o que promove a fertilidade em geral. Leve o pet para fazer atividades físicas diariamente, passeando ou apenas brincando pela casa. [3]
    • Os cachorros maiores e com mais energia precisam de mais atividades físicas do que as raças menores. Consulte um veterinário para saber o quanto o seu cão precisa se exercitar.
    • Se o seu pet tiver muita energia, invista em um jardim com cerca para que ele possa correr ao ar livre durante o dia.
  4. Os machos precisam ter genitálias limpas para prevenir infecções por fungos e outras complicações durante a procriação. Verifique também se os pelos da região genital estão bem aparados, o que permitirá que ele suba melhor na fêmea e tenha uma cruza natural.
Parte 2
Parte 2 de 3:

Sabendo o momento certo de cruzar os cães

Baixe em PDF
  1. As cadelas têm um ciclo reprodutivo natural. O monitoramento desse ciclo todo mês pode ajudá-lo a saber quando deve permitir que os cachorros cruzem naturalmente. [4]
    • O primeiro dia do ciclo começa quando surgir uma secreção sangrenta saindo da vulva da fêmea.
    • É difícil, se não impossível, determinar primeiro dia do ciclo de cio de uma cadela, principalmente se o sangramento começar bem leve. Você pode acabar achando que é o primeiro dia quando, na verdade, já é o terceiro. Outros fatores, como mudanças comportamentais, podem indicar que a cadela está entrando no cio.
    • Você terá que monitorar a cadela por um tempo para determinar quando ela entra no cio. As mudanças podem ocorrer no comportamento, nos níveis de energia ou nos hábitos alimentares.
    • Evite cruzar a cadela no primeiro dia do ciclo do cio. É melhor esperar até que ela tenha dois anos para começar a cruzar. Assim, você poderá aprender sobre os ciclos dela, descobrir a duração média e identificar sinais de que ela está entrando no cio.
  2. Lembre-se de começar no primeiro dia em que perceber o sangramento. A cadela estará fértil mais tarde, não no primeiro dia em que sangrar. Geralmente, com cerca de dez dias de ciclo, ela permitirá a aproximação do macho. Se quiser deixá-los cruzar naturalmente, deixe a fêmea cruzar durante o ciclo natural. [5]
  3. As fêmeas estão mais férteis nos dias nove, 11 e 13. É importante que os machos e as fêmeas tenham a oportunidade de cruzar nesses dias, pois isso aumentará a probabilidade da fêmea conceber uma ninhada.
    • Lembre-se de que você pode não saber a data exata do início do ciclo. Coloque o macho e a fêmea juntos alguns dias antes e depois dos dias férteis estimados.
Parte 3
Parte 3 de 3:

Ajudando no dia do cruzamento

Baixe em PDF
  1. Se ele estiver muito cheio, talvez não tenha a energia necessária para cruzar. Ele deve estar o mais energético e entusiasmado possível. Retenha a comida até que o cachorro tenha cruzado com a fêmea com sucesso no dia que você permitir. [6]
    • Não se esqueça de alimentar o macho no dia anterior ao cruzamento e depois que ele terminar de cruzar com a fêmea.
  2. Se quiser um cruzamento natural, os dois cachorros precisam ficar bem calmos. Se eles estiverem muito agitados ou nervosos, o cruzamento pode não ocorrer. Se o macho e a fêmea ainda não se conhecerem, marque um encontro alguns dias antes do cruzamento. Também é importante manter o ambiente tranquilo.
    • Escolha uma área que não seja propensa a ter muito barulho e outras interrupções. Se os cachorros ficarem assustados, eles não conseguirão cruzar.
  3. Provavelmente será mais fácil cruzar os cães se você os apresentar um ao outro anteriormente para que eles se gostem.
  4. Os cães são capazes de cruzar naturalmente. No entanto, às vezes, os machos podem não saber o que fazer, principalmente se for a primeira fez que estão cruzando. Não tenha receio em ajudá-los quando for necessário. Use as mãos para guiar gentilmente o cachorro na direção certa quando ele tentar subir na fêmea. [7]
  5. Tente manter certa distância e permitir que os pets cruzem naturalmente. Não os interrompa nem os separe, pois isso pode estressá-los e prejudicá-los. Um pouco de privacidade também facilita um cruzamento eficaz. [8]
    • Uma garagem, um galpão ou um porão são boas áreas para colocar os cachorros para que tenham um pouco de privacidade.
  6. Pode levar um tempo para o cachorro subir na fêmea, principalmente se ele não tiver muita experiência. Não se surpreenda se eles não cruzarem imediatamente. Tente minimizar as intervenções e permita que eles cruzem no tempo deles. [9]
  7. Depois que eles terminarem, existem algumas coisas que você pode fazer para estimular a concepção. Cuide tanto do macho quanto da fêmea depois do cruzamento.
    • Isole a fêmea em uma gaiola por meia hora depois que ela cruzar. Tente prevenir a urinação, pois isso ajuda com a concepção.
    • Verifique se o pênis do cão retrai depois do cruzamento. Na maioria dos casos, ele retrai depois de meia hora. Se não for o caso, talvez você tenha que tentar com as próprias mãos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 100 410 vezes.

Este artigo foi útil?