Baixe em PDF Baixe em PDF

A função da linguagem HTML [1] (linguagem de marcação de hipertexto) é estruturar o conteúdo de uma página de modo que ela possa ser interpretada e exibida por meio de um navegador web. Os arquivos que contêm linhas escritas em HTML, geralmente, possuem a extensão “.html”. Qualquer navegador web, mesmo em dispositivos móveis, é capaz de abrir um arquivo HTML [2] . Portanto, escolha o navegador de sua preferência (Firefox, Edge, Chrome, Safari, etc.) e mãos à obra.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Salvando um arquivo HTML

Baixe em PDF
  1. A sigla significa “hypertext markup language” (linguagem de marcação de hipertexto). As páginas HTML são arquivos de texto que representam tanto o conteúdo quanto o layout do que é visto na tela do navegador web ao se acessar um site ou abrir um arquivo “.html” no computador. Para ver o código contido no arquivo, basta abri-lo em um editor de texto simples, como o Bloco de Notas do Windows. Contudo, um editor profissional também pode ser usado (o Sublime, por exemplo). Por outro lado, se quiser ver a página e não o código, abra o mesmo arquivo em um navegador web (ele será exibida como se estivesse na internet).
  2. Com o tempo, teste outros editores, específicos para programar em HTML, como o Adobe Dreamweaver, o Microsoft Expression Web e o Coffee Cup HTML Editor. Por enquanto, use o Bloco de Notas do Windows ou o TextEdit do Mac.
  3. Não se esqueça de sempre salvar o arquivo com a extensão correta. No Bloco de Notas, antes de salvar, mude o “tipo de arquivo” para “todos os arquivos”.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Executando um arquivo HTML

Baixe em PDF
  1. Procure pelo Firefox, Chrome, Edge, Safari, Internet Explorer, etc. Se necessário, baixe um.
  2. Caso não se lembre em que pasta o salvou, faça uma busca completa. Digite o nome do arquivo na caixa de buscas que existe na base do menu Iniciar (no Windows) ou na caixa de buscas do aplicativo Finder (no Mac).
    • Em um servidor na internet, os arquivos HTML, normalmente, são armazenados em uma pasta juntamente com muitos outros tipos de arquivos e pastas, como .js, .css, .php, etc. [3] – todos eles constituem um site. Caso encontre uma pasta com essas características e deseje utilizar só o arquivo HTML, não se preocupe com os outros arquivos. Não há necessidade de apagá-los. Abra e edite o arquivo escolhido sem retirá-lo da pasta, pois ele pode depender dos outros arquivos que estão dentro dela.
  3. O navegador padrão do seu computador estará no topo da lista de programas que podem executar o arquivo. Escolha qualquer navegador, caso haja mais de um. Por exemplo: Firefox, Chrome, Internet Explorer, Safari, etc.
    • A maioria dos computadores associa a extensão “.html” com os navegadores instalados. Isso quer dizer que, normalmente, basta clicar duas vezes sobre o arquivo que ele abrirá automaticamente.
    • Caso o computador não reconheça o arquivo, aparecerá uma janela perguntando se você deseja selecionar um programa de uma lista ou procurar um na internet. Escolha a opção: “Abrir usando um programa já instalado”. Escolha um dos browsers apresentados.
  4. O trabalho do navegador é interpretar o código escrito em texto e transformá-lo em uma página visualmente estruturada. Confirme na barra de endereços do navegador se o arquivo aberto é, realmente, o seu.
  5. Abra o navegador e depois pressione as teclas CTRL + O simultaneamente no teclado. Com isso, deverá aparecer a caixa de diálogo “Abrir”. Encontre o arquivo, clique nele e depois no botão abrir. Caso o atalho de teclado não funcione, vá até a barra de menus, escolha o menu “Arquivo” e depois a opção “Abrir”. Se o menu estiver invisível, pressione a tecla ALT no teclado.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Executando um arquivo HTML remotamente

Baixe em PDF
  1. Se possível, utilize a ferramenta disponibilizada pelo seu site de hospedagem. De outro modo, use uma de sua escolha, como o FileZilla, por exemplo [4] .
  2. Este Passo não é necessário se você estiver usando o gerenciador de arquivos do site de hospedagem. Do contrário, crie uma conexão com os dados fornecidos pelo site, como IP, nome do usuário, senha e porta de conexão.
  3. O upload começará imediatamente. Caso esteja usando o gerenciador de arquivos do site, abra a pasta “htdocs” (ou a pasta pública) e arraste o seu arquivo para dentro dela.
    • Envie, também, eventuais arquivos relacionados ao “.html” enviado, como imagens e scripts.
  4. Se tudo deu certo, basta acessar a página digitando o domínio fornecido pelo site de hospedagem seguido de uma barra e o nome do seu arquivo. Caso apareça uma lista de arquivos, clique no seu “.html”.
    Publicidade

Dicas

  • Mantenha o seu navegador sempre atualizado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 118 006 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade