PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Todos sabemos a importância de se manter o corpo em forma, continuando sempre ativos e cultivando uma rotina de exercícios diários. Ainda assim, você sabia que também é possível exercitar os olhos? Exercícios oculares são projetados para fortalecer os músculos dessa região, aprimorando o foco, acelerando os movimentos dos olhos e estimulando o centro visual do cérebro. Embora não haja provas científicas de que melhorem a visão, esses exercícios podem servir para combater problemas oculares que já estejam presentes e manter os seus níveis de acuidade visual. [1]

Método 1
Método 1 de 2:

Preparando os olhos para os exercícios

PDF download Baixe em PDF
  1. Não há dados científicos demonstrando claramente que esses exercícios melhoram a visão. Por isso, antes de tentar fazê-los, é uma boa ideia fazer um exame médico com um optometrista profissional. Ele será capaz de determinar se você tem quaisquer problemas ou doenças oculares. Antes de tentar fazer os exercícios, você deve perguntar a ele se beneficiarão os seus olhos, especificamente. [2]
    • Tenha em mente que exercícios oculares não podem curar ou resolver problemas nos olhos como miopia (visão próxima), presbiopia (incapacidade de mudar o foco do distante para o próximo) ou astigmatismo (visão embaçada devido ao formato da córnea). [3] A maioria dos optometristas demonstra certo ceticismo com exercícios que prometem "curar você dos óculos". [4]
    • Não há mal algum em experimentá-los se você não tiver qualquer problema ocular que possa se agravar com o uso prolongado dos olhos. No entanto, se você tem alguma doença grave como catarata, cegueira em um ou em ambos os olhos ou, ainda, uma lesão da córnea em recuperação, evite a prática desses exercícios. [5]
  2. Isso diminuirá o estímulo direcionado para os olhos e o cérebro. Fechar os olhos e aplicar uma leve pressão espalhará uniformemente a película lacrimal presente nos olhos e os relaxará. [6]
    • Coloque-se assentado confortavelmente em uma cadeira e esfregue as mãos para aquecê-las.
    • Feche os olhos e cubra-os gentilmente com as palmas das mãos, evitando aplicar pressão sobre os globos oculares. O nariz deve estar descoberto para que haja ventilação suficiente durante o exercício.
    • Não deixe nenhuma luz entrar nos olhos através de frestas nos dedos ou nas bordas entre as palmas e o nariz. A luz estimulará os olhos em vez de relaxá-los, atrapalhando o processo de relaxamento. Imagine a escuridão profunda e concentre-se nela.
    • Faça respirações profundas lenta e constantemente, pensando em uma cena tranquilizante, como uma praia vazia, um lago límpido ou uma montanha imóvel. Quando você não conseguir ver nada além da escuridão, remova as palmas dos olhos.
    • Repita o exercício durante três minutos ou mais.
  3. Fazê-lo melhorará a circulação sanguínea ao redor dos olhos e no rosto, ajudando a preparar os globos oculares para o exercício. [7]
    • Aplique compressas quentes e frias: mergulhe uma toalha em água quente e outra, em água fria. Coloque a toalha quente sobre o rosto, cobrindo sobrancelhas, pálpebras fechadas e bochechas. Depois de três minutos, retire-a e coloque a toalha fria em seu lugar. Alterne entre as duas conforme a sua preferência, terminando sempre com a compressa fria. A variação de temperatura no rosto causará vasoconstrição e vasodilatação, que são mudanças fisiológicas capazes de estimular o rosto e a pele ao redor dos olhos.
    • Faça uma massagem facial completa: mergulhe uma toalha em água quente. Esfregue com ela o pescoço, a testa e as bochechas. A seguir, use as pontas dos dedos para massagear gentilmente a testa e os olhos fechados.
    • Faça uma massagem nas pálpebras: lave bem as mãos. A seguir, feche os olhos e massageie-os com movimentos circulares dos dedos durante um ou dois minutos. Pressione-os ligeiramente enquanto você faz a massagem — essa pressão leve ajudará a estimular os olhos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Exercitando os olhos

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse exercício fortalecerá os músculos oculares, ajudando-o a manter o presente nível de acuidade visual. [8]
    • Assente-se em uma cadeira ou coloque-se à frente de uma parede branca. Coloque o polegar 25 cm à frente do rosto e concentre nele o olhar. Você também pode se concentrar em um objeto a 1,5 a 3 m de distância, durante 10 a 15 segundos.
    • A seguir, mantenha o foco em um objeto a 3 a 6 m de distância, sem mover a cabeça. Concentre-se nele durante 10 a 15 segundos.
    • Depois de 10 a 15 segundos, volte o foco para o polegar. Pratique esse exercício cinco vezes.
  2. Este é um ótimo exercício de foco, já que é preciso ajustá-lo constantemente ao visualizar um objeto de várias distâncias. [9]
    • Assente-se em uma posição confortável.
    • Alongue o braço com o polegar para cima.
    • Concentre-se no polegar. A seguir, traga-o para mais perto, mantendo o foco nele até que esteja a 10 cm do rosto.
    • Mova o polegar novamente para longe, até que o braço esteja completamente esticado.
    • Repita esse exercício mais três vezes — uma por semana.
    • Você também pode praticar esse exercício segurando um lápis em sua frente, a um braço de distância. A seguir, mova-o lentamente em direção ao nariz e mantenha o foco no lápis até que isso se torne impossível.
  3. Este é um ótimo exercício para praticar o controle dos movimentos físicos dos olhos. [10]
    • Imagine um grande número oito no chão, a 3 m de distância.
    • Acompanhe o traço do número com os olhos, lentamente.
    • Continue em uma direção durante alguns minutos e, a seguir, inverta o sentido por mais alguns minutos.
  4. Eles poderão fortalecer os globos oculares e a coordenação visual. [11]
    • Balance o corpo. Esse exercício testa a capacidade que o cérebro tem de se concentrar em um objeto com os olhos enquanto mantém o equilíbrio e a coordenação. Coloque-se à frente de uma cerca, janela gradeada ou outro objeto com linhas verticais equidistantes e concentre-se em um objeto distante que esteja do outro lado das grades. Relaxe o corpo e transfira todo o peso corporal de um lado para outro, mantendo a respiração constante e relaxada. Não se esqueça de piscar durante a realização do exercício. Continue a prática por dois a três minutos.
    • Gire o corpo. Esse exercício ajuda a fortalecer a visão periférica. Concentre-se em um objeto distante que esteja próximo ao chão e gire, seguindo as mesmas instruções do sub-passo anterior. Com o foco no mesmo objeto, use a visão periférica para observar os arredores durante o exercício. Continue a prática por dois a três minutos.
  5. Mover os olhos em direções distintas é uma boa forma de exercitá-los. [12]
    • Levante-se ou assente-se com a coluna ereta, olhando para frente. Sem mover a cabeça, olhe para a esquerda e coloque o foco no ponto que você vê. A seguir, olhe para a direita. Mova os olhos lateralmente cinco vezes e repita esse exercício três vezes.
    • Sem mover a cabeça, olhe para baixo, concentrando-se no ponto de visão. A seguir, olhe para cima e foque-se nesse ponto. Repita esse exercício três vezes.
    • Sem mover a cabeça, olhe para frente. A seguir, olhe para baixo e para a esquerda, focando-se no ponto de visão. Então, mova os olhos diagonalmente e olhe para cima e para a direita, trazendo o foco para esse ponto. Repita o exercício cinco vezes. Por fim, olhe para frente e repita-o olhando para baixo e para a direita, seguindo a visão para cima e para a esquerda. Repita esse ciclo três vezes.
  6. Sempre coloque as palmas das mãos sobre os olhos para relaxá-los depois da intensa sessão de exercícios. [13]
    • Você também pode finalizar a rotina fechando os olhos e mantendo-os fechados em um cômodo silencioso e escuro durante alguns minutos. Deixe-os repousar e recuperar as forças.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Lápis
  • Uma compressa de água quente e outra de água fria
  • Colírio (os olhos podem ficar ressecados)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 89 339 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade