Este artigo foi coescrito por Gerald Posner
. Gerald Posner é Autor e Jornalista em Miami, Florida. Com mais de 35 anos de experiência, é especialista em jornalismo investigativo, livros de não-ficção e editoriais. É formado em direito pelo UC College of the Law, San Francisco, e Bacharel em Ciência Política pela University of California-Berkeley. É autor de treze livros, incluindo vários best sellers do The New York Times. Venceu o Florida Book Award na categoria Não-Ficção e concorreu diversas vezes ao Pulitzer na categoria História. Também foi citado na lista Best Business Book de 2020 da Society for Advancing Business Editing and Writing.
Há 7 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 11 699 vezes.
Não tem como escrever uma boa história sem emoções, e a raiva é um dos sentimentos mais fortes que alguém pode sentir. O que deixa um personagem com raiva e como ele lida com essa raiva dirá muito ao leitor. Para que fique interessante, você não pode simplesmente escrever que o personagem disse "Estou com raiva." Ele precisa mostrar essa raiva por meio de ações que fazem o enredo avançar. Aqui, nos reunimos algumas ideias que você pode usar para expressar raiva ao escrever.
Passos
-
Grosseria e violência podem indicar que o personagem está com raiva. Quando as pessoas ficam bravas, podem fazer coisas que não fariam normalmente. No geral, isso envolve ser grosseiro com outra pessoa. Faça o personagem bravo gritar, empurrar outro personagem, socar a parede ou jogar alguma coisa longe. [1] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode escrever: "Mia tacou o celular na mesa e saiu da sala batendo os pés no chão com força." Mesmo que seu personagem não tenha envolvido mais ninguém, é bem nítido pelo comportamento dela que ela está brava.
- Se quiser uma cena de confronto, você pode escrever algo como: "Kaio veio até Marcelo igual a um tufão, olhando fixamente nos olhos dele. Antes que Marcelo pudesse reagir, Kaio o empurrou para trás gritando 'Como você pode fazer isso?'"
Publicidade
-
Escreva sobre como a raiva transforma a expressão facial do seu personagem. A raiva é uma emoção que causa transformações: as sobrancelhas se juntam, a testa se franze, os lábios se apertam, a mandíbula fica tensa e as narinas se projetam para fora. Colocar estas características na escrita mostra aos leitores que o personagem está com raiva. [2] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode escrever: "As narinas de Alex se projetaram para fora enquanto ele encarava Joana. Ele não conseguia acreditar que tinha levado o Michael para o jogo sem falar com ele primeiro."
- Outras expressões que você pode usar: "encarada hostil", "rosto queimando de raiva", "dentes à mostra", "lábios cerrados" e "mandíbula apertada".
- Os olhos são, muitas vezes, considerados a janela da alma e das expressões de sentimentos, então é possível mostrar a raiva só descrevendo os olhos de um personagem. [3] X Fonte de pesquisa Por exemplo, você pode escrever "Os olhos de Joana ficaram mais apertados e rígidos ao ver Thaís abraçada com sua ex-namorada Mia".
-
Faça seu personagem ocupar mais espaço com o corpo dele. Isto funcionará muito bem se o personagem estiver expressando raiva de forma ativa, talvez até com violência. Faça-o projetar o peito para fora, serrar os punhos, esticar os pés, endireitar a coluna ou pairar sobre alguém. [4] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode escrever: "Beatriz ficou de pé, fechou os punhos nas laterais do corpo, levou os ombros para trás e olhou seriamente para Thiago ao dizer 'Como é que é?'"
- Outras linguagens corporais que você pode usar são gestos incomuns, como apontar para outro personagem ou pegá-lo pelo braço, andar rapidamente ou tensionar os músculos.
Publicidade
-
Mostre como o sentimento afeta o personagem. Quando estamos com raiva, nosso corpo libera adrenalina na corrente sanguínea. Isto pode fazer uma pessoa suar ou tremer e acelera a respiração e a frequência cardíaca. Colocar estes efeitos colaterais físicos na escrita não só mostra a raiva como também pode fazer o leitor sentir empatia pelo personagem que está bravo. [5] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode escrever: "O coração de Sara disparou em seu peito quando ela olhou o celular. Ela desejou que sua mão parasse de tremer conforme lia a mensagem de novo."
- Outros efeitos físicos da raiva são: veias pulsantes ou latejantes, face ou pescoço corado, boca seca ou falta de ar.
-
Essa opção funciona melhor se você estiver escrevendo em primeira pessoa. Quando o personagem raivoso também é o narrador da história, é fácil falar sobre o que está acontecendo na cabeça dele à medida que a raiva se acumula. Os pensamentos se tornam parte da ação da história, mesmo se ele não fizer nada para expressar a raiva visivelmente. [6] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode escrever: "A sensação era que o quarto ia se fechar em cima de mim. Na minha cabeça, eu estava ficando cada vez maior, expandindo de ódio. Se eu não fizesse alguma coisa, e rápido, para conseguir me controlar, eu explodiria e destruiria tudo e todos ao meu redor".
- Isto pode funcionar em uma narrativa de terceira pessoa se o seu narrador é onisciente. Por exemplo, escreva: "Kiara pegou o vidro na mão. O primeiro pensamento dela foi jogá-lo no chão para estilhaçá-lo, mas ela sabia que, se fizesse isso, não ia conseguir parar até que todos os copos no armário estivessem em pedaços."
Publicidade
-
Mostre a raiva por meio do medo, preocupação ou estranhamento dos outros personagens. Se o personagem for mais estoico e não expressa a raiva de uma forma muito física ou clara, as pessoas ao redor que o conhecem podem fazer este trabalho por você. Se os outros reconhecerem a raiva e se retraírem ou saírem de perto, isto mostrará para o leitor que ele deve sentir o mesmo. [7] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode escrever: "Mariana olhou para longe de Samuel e se afundou na cadeira, cruzando os braços no peito. Quanto mais ele ficava fumegante, menor ela ficava."
- Você também pode fazer com o que outro personagem tente acalmar ou segurar o personagem raivoso. Ele pode dizer algo como "Calma, cara! Não precisa ficar deste jeito" ou "Tem coisa mais importante para se preocupar. Deixe isso para lá."
- Há ainda mais uma opção: fazer um personagem usar uma distração ou tentativa óbvia (e estranha) de mudar de assunto. Deixe claro na narração que ele está tentando tirar a atenção do gatilho da raiva ou redirecionar a atenção do personagem que está com raiva.
-
Mostre o pensamento raivoso do personagem por meio do ritmo da narrativa. Isto funcionará especialmente bem se o personagem raivoso for o narrador, mas você pode usar na escrita em terceira pessoa também. Use frases curtas e grossas e palavras bem diretas para mostrar a tensão e construir no leitor a expectativa de que algo ruim está prestes a acontecer. [8] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode escrever: "Renan atravessou a pista de dança com um olhar matador. As paredes. Os alto-falantes. As luzes. O DJ. Os sorrisos sumiram e as risadas cessaram. Só Felipe e Samuel continuaram a dançar."
- Opte por palavras curtas com sons abruptos, como "surrar", "forçar", "serrar", "estouro", ou "bater".
Publicidade
-
A raiva e a turbulência dentro de nossas cabeças pode ser tão forte quando a expressão de raiva física. As pessoas (e os personagens fictícios) expressam a raiva de formas diferentes. Enquanto alguns reagem e externalizam, outros guardam para si. Mostrar a raiva interna é uma ótima forma de construir um personagem mais realista. [9] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode escrever: "Kiara sentou-se no escuro, ignorando as ligações da mãe que a chamava para ir jantar. Ela continuou cortando as fotos em pedaços e segurando os pedaços sobre a chama da vela, fingindo não sentir o calor nas pontas de seus dedos ao destruir as provas de sua antiga amizade."
- O seu personagem pode estar com raiva de si mesmo mais do que qualquer outra pessoa. Ele também pode estar bravo com uma situação, mas se culpar por ela. Nestes cenários, a tendência é que ele desconte essa raiva em si mesmo, em vez de descontar nos outros.
- Outras formas que um personagem pode expressar raiva interna é se isolando dos outros, recusar o apoio dos demais ou fazendo coisas para se punir e se machucar.
-
O diálogo ajuda a mostrar a raiva ou o ressentimento de forma passiva agressiva. A menos que o personagem também seja o narrador, é pouco provável que os leitores entendam os pensamentos mais profundos dele. Isto pode dificultar a expressão da raiva passiva, já que isto costuma acontecer na cabeça da pessoa e nem sempre aparece externamente. Porém, dar ao personagem um comportamento mais ousado e um tom de deboche ajuda a expressar isso. [10] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode escrever: "'O jantar está pronto! Obrigada pela ajuda.' disse Helena, revirando os olhos. Depois de quatro horas na cozinha, o mínimo que eles poderiam fazer é ir comer."
- Outra boa forma de mostrar sarcasmo é fazer o personagem raivoso dizer o oposto do esperado. Por exemplo, digamos que uma porta feche na cara do personagem bravo, ele pode dizer "Obrigado por segurar a porta para mim, fico muito grato!"
- Usar adjetivos exagerados é outra forma de expressar sarcasmo. Por exemplo, digamos que há um personagem que está tentando distrair o outro que está com raiva perguntando se ele viu um filme que acabou de ser lançado. O personagem raivoso pode responder "Sim, foi ótimo, mas podemos voltar para o que aconteceu na cozinha?".
Publicidade
-
Contar aos leitores que alguém está com raiva não permite que eles sintam a emoção do personagem. Uma narrativa interessante traz o leitor para dentro da história e permite que ele sinta a emoção por si só. A questão é mostrar como é a sensação de vivenciar aquilo para o personagem, dando aos leitores mais informações sobre a personalidade dele e quem ele quer ser. [11] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, em vez de escrever "Mesmo que faça cinco anos, João ainda tem raiva de Susana," você pode escrever "Mesmo que tenha se passado cinco anos, o sangue de João ainda ferve ao pensar na traição que Susana cometeu."
Dicas
- O que causa a raiva? Mostre as causas com detalhes e seja consistente ao escrever sobre cada personagem para que eles pareçam mais realistas. [12] X Fonte de pesquisa
- Tente escrever um diário para documentar as suas próprias experiências emocionais. Isto pode ajudar a descrever os sentimentos dos seus personagens de forma mais realista. [13] X Fonte de pesquisa
Avisos
- Evite clichês. Uma frase batida para expressar raiva não terá tanto impacto quanto uma frase original.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://yolandiehorak.com/2018/05/23/lets-write-anger/
- ↑ https://allwritealright.com/how-to-describe-facial-expressions-in-writing/
- ↑ https://www.researchgate.net/publication/312028802_CONCEPTUALIZATION_OF_ANGER_IN_ENGLISH_POP_FICTION_STORIES
- ↑ https://yolandiehorak.com/2018/05/23/lets-write-anger/
- ↑ https://allwritealright.com/how-to-describe-facial-expressions-in-writing/
- ↑ https://yolandiehorak.com/2018/05/23/lets-write-anger/
- ↑ https://yolandiehorak.com/2018/05/23/lets-write-anger/
- ↑ https://yolandiehorak.com/2018/05/23/lets-write-anger/
- ↑ https://allwritealright.com/writing-a-character-with-anger-issues/
- ↑ https://www.writersdigest.com/there-are-no-rules/creating-emotional-frustration-in-your-characters
- ↑ https://www.pandorapost.com/2021/03/show-dont-tell.html
- ↑ https://allwritealright.com/writing-a-character-with-anger-issues/
- ↑ https://www.masterclass.com/articles/how-to-write-emotion#how-to-evoke-emotion-in-your-writing
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!