Baixe em PDF
Baixe em PDF
Falar com Deus envolve um relacionamento íntimo, pessoal e espiritual com Ele. São tantas religiões e opiniões populares sobre como se relacionar com Deus, que descobrir como fazê-lo parece mesmo complicado. Ainda bem que isso é desnecessário, já que você escolhe como se conectar e falar com Ele – simplificando, isso depende só de você. Não importa sua preferência religiosa ou espiritual, aprender a se comunicar efetivamente com Deus pode ser feito através dos passos abaixo.
Passos
-
Descubra como você vê Deus. Você deverá refletir sobre quem é Deus em sua vida para conseguir conversar com ele com confiança. Quem é Ele e como você O define? Uma figura paterna ou materna, um professor, um amigo mais próximo que um parente, ou um amigo distante? Talvez Ele seja um guia espiritual abstrato? Sua conexão com ele é baseada em um relacionamento pessoal ou espiritual? Você segue a forma e as ordens de sua religião para entender quem Ele é? Seja como for, isso é o que determinará como você se aproxima de Deus para conversar.
-
Tenha um relacionamento com um Deus que se importa. É mais fácil conversar com alguém que realmente se importa conosco. [1] X Fonte de pesquisa Portanto, seu relacionamento com Deus é formado quando você conta as maravilhas e tristezas de sua vida. Descobrir que Deus quer que você divida suas alegrias, aflições e pensamentos com Ele é o primeiro passo para estabelecer essa conexão e você pode fortalecê-la lendo livros e textos sagrados como a Bíblia, o Alcorão ou o Torá.
-
Converse com Deus como se ele fosse um amigo muito próximo e poderoso. Ver Deus como um amigo incrível é diferente de rezar só nos momentos difíceis ou por obrigação. Assim como com um amigo, você espera uma comunicação entre duas pessoas, reparando nas respostas, ajudas e ensinamentos que ele dá. É claro que a oração parece mais um monólogo, mas o fato de você estar falando prova que isso é uma conversa.
- É possível falar com Deus em voz alta ou dentro de sua cabeça, dependendo do que você acha mais eficaz.
- Encontre um lugar calmo e privado para conseguir concentrar-se enquanto fala. Não tem problema falar com ele em silêncio na fila do mercado, sentado no seu quarto, no trabalho, na escola e em qualquer lugar.
-
Converse com Deus. Fale com Ele do mesmo jeito que falaria com uma pessoa em sua presença. Você pode falar sobre seus problemas cotidianos, seus pensamentos no momento, seus medos, esperanças e sonhos; você pode até falar para Ele (e para si mesmo) sobre as coisas pelas quais é grato. Você pode falar com Deus sobre assuntos difíceis para você, como falaria com um amigo.
- Digamos que você discutiu com alguém. Você poderia dizer “Deus, eu não sei mais o que dizer para o José. Já estamos discutindo há duas semanas e não conseguimos nos entender. Eu não quero achar que não daremos conta dessa vez, mas realmente não sei mais o que fazer ou falar.”
- Já se sentiu abençoado por um dia incrivelmente lindo? Converse com Deus sobre os presentes que Ele nos proporciona, algo como “Puxa vida Senhor, lá fora está um dia radiante! Acho que vou ler no parque. Obrigado por mais este presente.”
- Talvez você tenha um relacionamento complicado com alguém da família: “Senhor, eu detesto não me dar bem com a minha mãe. Ela simplesmente não me entende e se recusa a escutar quando eu digo como me sinto. Espero que um dia ela consiga se colocar no meu lugar. Por favor, Deus, dê-me paciência para entendê-la.”
-
Preste atenção às respostas. Talvez você não escute Deus falar com você como escutaria um amigo físico, mas a resposta pode vir em forma de um sermão de um sacerdote ou através de um versículo da Bíblia. Fique aberto a receber essas respostas como forma de intuição, inspiração, situação ou evento que tenha relação direta ou indireta com o que você havia falado para Ele.
-
Fale para Deus que você sabe que Ele tem razões próprias para agir como e quando age e confie Nele. Você pode não receber o que quer, quando quer, mas certamente receberá o que precisa. Deus sabe o que faz.
-
Tente seguir o caminho de Deus com fé em seus preceitos de amor e expresse a vontade Dele. No entanto, saiba que as coisas que acontecerem podem ser resultado das ações de terceiros, pessoas preocupadas com suas próprias vidas e interesses. Deus não precisa necessariamente interferir no comportamento das pessoas, pois elas têm livre-arbítrio como você e podem não ter os mesmos valores morais, nem seguir os valores Dele. Mesmo que alguém tenha más intenções com você, Deus não interferirá. Assim, os eventos também dependem de acontecimentos cruzados com o seu caminho de esperança e paz. Mesmo em situações perigosas, nos momentos sombrios e dias tenebrosos, quando você passar pelo vale da morte, Deus o ouvirá. Não tenha medo, chore e ore para Ele sem perder a confiança de que Ele tudo pode, aconteça o que acontecer.Publicidade
-
Escreva para conversar com Deus. Talvez você não se sinta à vontade falando em voz alta, ou não consiga concentrar-se conversando dentro de sua mente e provavelmente esses dois modos não são bons para você; se esse é o caso, escreva. Escrever nos permite expressar os pensamentos de forma coesa, possibilitando que você desabafe com Ele.
-
Compre um caderno novo e uma caneta. Escolha um caderno que você sentirá prazer em escrever todos os dias. Um caderno de espiral simples ou brochura são ótimas escolhas, já que serão usados em uma mesa. Escolha o que vai usar para escrever também.
- Prefira escrever à mão do que no computador. Há muitas distrações no computador e algumas pessoas não têm tanta facilidade para digitar, como têm para escrever em um caderno. [2] X Fonte de pesquisa
-
Vá a um lugar tranquilo e particular para escrever. Mesmo que você não fale em voz alta, é melhor escrever em um lugar silencioso para ter mais concentração.
-
Estabeleça um tempo certo para escrever. Antes de começar, ponha um despertador para tocar depois da quantidade de tempo que lhe pareça melhor. Escolha cinco, 10 ou 20 minutos e mexa essa caneta até o alarme tocar.
-
Escreva rápida e livremente. Tente não se preocupar com o que está escrevendo, com gramática, pontuação ou conteúdo. Escrever para Deus requer que suas palavras venham do coração. Para conseguir isso, você terá de relaxar o suficiente para poder escrever, sem medo, tudo que lhe vier à cabeça.
-
Escreva para Deus como se fosse uma carta para um amigo ou um diário. Converse sobre alguma preocupação específica se não souber o que escrever. Fale de algo que esteja acontecendo em sua vida diária, ou faça perguntas que precisem das respostas Dele. Você pode falar sobre seus objetivos, ou só para agradecer. Use os exemplos abaixo para se inspirar.
- “Querido Deus, eu não faço ideia do que quero fazer da minha vida nesse momento. Parece que eu não consigo tomar decisões acertadas, ou conhecer as pessoas certas, estou sempre envolvido em um drama. Quando isso vai acabar? Quando é que as coisas vão finalmente mudar para mim?”
- “Deus, eu mal posso acreditar! Hoje eu conheci uma mulher que trabalha no emprego dos meus sonhos! Nosso encontro foi completamente ao acaso, quero dizer, quais eram as chances de encontrar a pessoa certa assim, do nada? Se eu não tivesse esbarrado nela e derrubado sua bolsa, jamais teria tido a chance de ver seu cartão de visita. O Senhor nunca me abandona, não é mesmo? Sempre atendendo meus pedidos e fazendo o melhor por mim.”
Publicidade
-
Reserve tempo para falar com Deus. A oração pode ser considerada uma conversa mais formal com Deus, já que é uma liturgia, mas você pode escolher orar como lhe for melhor. É claro que orar pode ser feito em qualquer momento e lugar, mas reservar tempo só para isso ajuda. Escolha um momento em que ninguém o interrompa e concentre-se. Os melhores horários costumam ser antes das refeições ou de dormir, ao acordar, em momentos de estresse e necessidade e em atividades solitárias, como fazer exercícios ou andar de ônibus.
-
Vá a um cômodo ou espaço vazio para orar. O ideal é que você vá a algum lugar em que não haja distrações durante o curto tempo que você tem para orar a Deus.
- Não se preocupe se não encontrar um lugar adequado. É possível orar em ônibus lotados, restaurantes cheios de gente e em qualquer lugar. Até dirigindo é uma boa ideia, contanto que você preste atenção na estrada enquanto ora.
-
Prepare-se para orar. Enquanto se preparam para orar, algumas pessoas gostam de organizar o espaço e o corpo para se comunicar com Deus. O seu jeito de se preparar depende muito de suas preferências pessoais e de sua religião.
- Algumas atitudes comuns são ler alguns versículos do texto sagrado de sua religião, acender incensos e velas, fazer um ritual de purificação, comungar, meditar e entoar cânticos e mantras.
-
Decida sobre o quê será sua oração. Isso pode ser feito com antecedência, caso haja algum problema que precise de solução em sua vida, ou pode ser abordado na hora da oração também.
- Você pode usar a oração como um meio de ter uma conversa casual com Deus sobre os acontecimentos recentes em sua vida. Por exemplo: “Deus, hoje é meu primeiro dia de aula. Estou muito nervoso, mas também empolgado! Rezo para que tudo dê certo hoje.”
- Você também pode usar a oração como um meio para se confessar, para desabafar e fazer pedidos. “Deus, eu me sinto péssimo por ter feito fofoca no trabalho. Tenho medo que meu colega descubra e não sei o que posso fazer para reparar isso. Pai, por favor, me dê coragem para pedir perdão para ele.”
- Digamos que você fez uma entrevista de emprego. Diga algo como “Obrigado por essa entrevista maravilhosa, Senhor. Por favor, faça com que o entrevistador se lembre de mim, veja como eu fui feito para esse cargo e me contrate, Pai.”
-
Seja natural em sua oração. Não existe um jeito certo para orar, isso vai de pessoa para pessoa. Ir à igreja ou centro envolve participar de rituais que não são feitos em casa geralmente, onde não é necessário seguir nenhuma regra de comportamento, exceto abrir seu coração para Deus.
- Algumas pessoas gostam de abaixar a cabeça e fechar os olhos, mas algumas religiões praticam a prostração e o silêncio. O que parecer mais respeitoso e eficaz para você e seu relacionamento com Deus já está ótimo. Você pode orar de olhos abertos e com a cabeça ereta também.
- É normal recitar algumas rezas em voz alta antes de começar a orar em silêncio.
-
Ore com outras pessoas. Pode ser uma experiência maravilhosa orar com um grupo de pessoas que têm a mesma mentalidade. Isso é excelente para ouvir como os outros se relacionam com Deus e adquirir novas tradições e rituais, que podem ser incorporados à sua prática diária. Tente encontrar um grupo perto de sua casa, se ainda não faz parte de nenhum.
- Há um grupo de oração no centro, terreiro, igreja ou mesquita local. Você pode procurar pessoas que compartilham de sua fé e valores na internet e descobrir se há alguém se reunindo perto de sua casa. Comece seu próprio grupo se não existir um próximo.
- Em algumas religiões existe o hábito de reunir um grupo de pessoas para enviar orações e positividade para parentes e familiares que estão passando por atribulações e listas de oração são criadas regularmente para ajudar a comunidade.
Publicidade
Dicas
- Quando estiver conversando com Deus, faça-o do modo mais confortável para você. Não tente imitar alguém por achar que aquela pessoa é que faz direito, faça do seu jeito. Deus conhece você.
- Quando estiver escrevendo para Deus, use papel e caneta. Pode parecer mais trabalhoso, mas é melhor para se concentrar.
- O ideal é encontrar um local silencioso para conversar com Ele, mas não se preocupe se não conseguir. Faça do momento o mais sagrado possível para você, mesmo com todas as distrações – isso é o que importa.
- Leia a Bíblia (ou a escritura sagrada de sua religião). A palavra do Senhor se comunica conosco e nos orienta para vivermos melhor. Esse é o único livro que passa por provações, cujas ideias as pessoas tentam combater com afinco, mas até hoje é o livro mais popular da Terra. O nome disso é best-seller .
Publicidade
Avisos
- Não deixe outras pessoas pressionarem você sobre seu jeito de orar. Ninguém pode mandar nisso. Escolha o método mais adequado para você .
Publicidade
Referências
Publicidade