PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Há poucas certezas na vida. Uma delas é que vão perguntar sobre o seu histórico profissional em uma entrevista de emprego. Pode ser difícil falar sobre o emprego anterior. Na verdade, essas perguntas são sempre listadas como as mais “chatas” nas entrevistas. [1] [2] No entanto, ao seguir algumas regras de ouro, é possível transformar a pior das experiências em um ponto forte na entrevista.

Método 1
Método 1 de 3:

Acentuando o lado positivo

PDF download Baixe em PDF
  1. As perguntas sobre o emprego anterior se tratam mais do seu desempenho do que do empregador. O entrevistador está tentando avaliar as suas habilidades e profissionalismo, não as virtudes ou vícios do seu outro chefe. O objetivo de qualquer resposta sobre o trabalho antigo deve ser passar uma boa imagem de si e não falar mal da outra empresa.
    • Responda as perguntas sobre os empregos anteriores discutindo as suas conquistas em cada um deles. Considere a ideia de usar palavras-chave dadas na descrição da vaga almejada, como "capacidade alta de supervisão" e pense na maneira como você pode encaixar a experiência anterior nas demandas da nova vaga, dando destaque a tais qualidades.
    • Sempre que for possível, vá além dos clichês e dê exemplos concretos e reais. Parta de uma generalização, como "motivado", dizendo algo como: "Eu sei que você provavelmente já ouviu isso antes, então vou dar um exemplo." Em seguida, conte uma anedota breve (de duas a quatro frases) do emprego anterior que demonstre a alegada motivação. [3]
  2. Não é uma boa ideia ser negativo em uma entrevista de emprego e tal fato se aplica principalmente se a negatividade se referir ao empregador anterior. A crítica de um ex-funcionário em uma ocasião como essa já dá um alerta vermelho na maioria dos departamentos de Recursos Humanos. [4] [5] É preciso falar de modo positivo até da pior das experiências profissionais.
    • A negatividade levanta questionamentos sobre você, não sobre o trabalho anterior. Ao dizer coisas ruins a respeito do seu ex-chefe, o entrevistador vai imaginar: 1) qual é o outro lado da história, 2) se você vai ser um "resmungão" ou "reclamão" no novo emprego caso seja contratado e 3) se você vai falar mal deles caso saia um dia do emprego. [6] [7] [8] De qualquer modo, falar mal do empregador anterior só faz você parecer nada profissional.
    • Mesmo que você tenha detestado o outro emprego, encontre algo positivo a dizer. Pense no ambiente de trabalho, nos treinamentos, na sala de café, nas horas flexíveis ou em qualquer coisa que tenha sido interessante para você. Faça com que os aspectos positivos sejam o foco da resposta.
  3. O único momento em que falar algo que não seja muito positivo em relação ao emprego anterior não é um problema é na comparação com a vaga atual e no quanto você se encaixa mais nela do que na de antes.
    • Por exemplo, se a promessa do emprego antigo tiver sido uma vaga excitante e desafiadora e na realidade se tratava de trabalho de escritório tedioso e repetitivo, pode ser uma boa mencionar esse fato. Não se esqueça de que é preciso dar destaque às diferenças entre a descrição do emprego anterior e a vaga que você pretende agora.
    • De modo geral, é possível dizer ao entrevistador que o trabalho anterior não era adequado para você, pois você desejava mais desafios, mais (ou outras) responsabilidades ou mais oportunidades de promoção. O segredo é escolher a frase que melhor descreva a vaga a qual você está se candidatando.
    • Conclua o comentário com uma frase como: “Estou animado com essa oportunidade, pois...” para que você possa falar mais sobre as oportunidades nessa vaga que não existiam no emprego anterior e explicar o motivo da sua animação com o novo desafio. [9]
  4. O melhor jeito de evitar respostas negativas ou que não soem profissionais é ser breve. Responda à pergunta feita tendo o cuidado de não entregar informações excessivas. Essa dica deve ser aplicada a todos os aspectos da entrevista, mas principalmente nas referências ao empregador antigo. A resposta mais breve costuma ser a melhor. [10]
    • Deixe a emoção de lado nas respostas. Mesmo que a entrevista tenha um tom muito informal e agradável, ela ainda assim é uma interação profissional e as suas palavras devem refletir esse fato. [11]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Consertando um contratempo

PDF download Baixe em PDF
  1. [12] No lugar, use uma linguagem mais neutra e enfatize o lado positivo de ter deixado o outro emprego. [13]
    • Por exemplo, ao descrever a transição de um emprego a outro, basta dizer: "Eu comecei a trabalhar em outra empresa". Nunca dê detalhes desnecessários a não ser que perguntem. Falar demais pode incentivar a pessoa a fazer outras perguntas desconfortáveis que não valem a pena.
  2. Se pedirem mais detalhes, explique a sua saída de um emprego anterior em termos gerais que não passem uma impressão negativa do ex-chefe.
    • Por exemplo, dizer que você saiu de um emprego para passar mais tempo com a família ou reavaliar as prioridades antes de dar o próximo passo na carreira é uma justificativa aceitável aos olhos da maioria dos empregadores. [14]
    • Ofereça mais detalhes apenas se for possível dizer algo de bom. Por exemplo, pode ser uma boa dizer como uma mudança na cultura ou na administração da empresa fez com que você saísse de lá caso essa informação ajude a destacar o quanto você se adéqua à nova vaga. É possível dizer: "Depois de algumas mudanças na administração, ficou claro para mim que a companhia estava indo em uma direção que não se alinha às minhas capacidades e objetivos." Continue dizendo quais são as suas capacidades e objetivos e como eles se alinham à vaga pretendida. [15]
  3. Se os conflitos pessoais no ambiente de trabalho tiverem sido os responsáveis pela sua saída, não fale neles. O novo empregador quer ter certeza de que você é capaz de ser profissional. [16]
    • O entrevistador não quer ouvir o porquê de você não se dar bem com o outro chefe ou colegas de trabalho. Em vez disso, diga apenas que vocês tinham "atitudes profissionais diferentes" caso o motivo principal da sua saída tenha sido um conflito com o chefe.
  4. As pessoas são dispensadas todos os dias e os empregadores entendem que isso faz parte. Seja honesto e tente explicar a razão nos termos mais positivos que puder caso você tenha sido demitido do emprego anterior.
    • Caso o motivo tenha sido de força maior – como uma reorganização, mudança na administração, fusão, corte, crise etc. – não deixe de explicá-lo da maneira mais simples e direta que for possível. [17]
    • Não fale muito caso você tenha sido demitido por causa de desempenho. A menos que tenha sido por justa causa, não dá para saber pelo seu histórico. Quando você estiver em dúvida, diga que “não se encaixava bem” no emprego anterior e depois explique por que você é adequado para a nova vaga. [18]
    • Sempre destaque a sua atitude positiva em reação ao contratempo. [19] Em muitos casos, é possível até transformar o motivo da demissão em uma discussão sobre as habilidades desenvolvidas. Você deve ser o foco, não o empregador anterior. [20]
    • Por exemplo, se você não podia cumprir o horário incompatível exigido por eles, fale a verdade. Em seguida, diga que a situação o ajudou a controlar melhor o tempo e explique como o que você aprendeu é útil para ter sucesso na vaga em questão. [21]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Planejando com antecedência

PDF download Baixe em PDF
  1. Sempre planeje exatamente o que você vai dizer sobre cada um dos empregos anteriores caso haja essa pergunta. Nunca permita ser pego desprevenido, o que pode gerar uma possível resposta inadequada ou insuficiente.
    • Comece fazendo anotações sobre cada um dos empregos que você teve. Lembre-se deles e analise-os com cuidado. Pense nas responsabilidades e nas capacidades que você desenvolveu, juntamente com os prêmios, elogios ou reconhecimento recebidos.
  2. Use as anotações feitas antes para desenvolver uma resposta para cada trabalho. O objetivo do roteiro deve ser transmitir uma mensagem em poucas frases contando com clareza e concisão o que você aprendeu e conquistou em cada oportunidade. Pratique as falas até memorizá-las. [22]
    • Se possível, peça a um amigo ou familiar para fazer o papel do entrevistador para ensaiar o roteiro com ele e pedir uma opinião. [23] Caso não haja ninguém disponível, é possível gravar as respostas. Tente se colocar na posição do entrevistador ao escutá-las. O que pode ser melhorado?
  3. Não dê o nome de alguém que possa falar coisas ruins de você. Se você não souber o que um ex-chefe pode falar, pergunte. É melhor ter uma conversa esquisita com um ex-chefe do que dar uma referência ruim.
    • Escolha o chefe de quem você mais tenha gostado. Na maioria das empresas, há vários supervisores que podem ser considerados como “chefes”. Sempre que possível, selecione alguém com quem você tinha um bom relacionamento.
    • Mesmo que você seja obrigado a dar o nome de um chefe com quem tenha brigado, fique tranquilo, pois o empregador antigo nem sempre está ansioso para criticá-lo. Ele, além de ter receio de processos por difamação, também quer manter a interação no nível profissional para não prejudicar a própria reputação entre os colegas do setor. [24]
  4. Sempre é preciso avisar um empregador antigo que ele foi indicado por você. O contato rápido durante o processo de candidatura para a vaga pode evitar atrasos na resposta e possibilitar que as referências tenham tempo para pensar no que dizer caso o RH da empresa entre em contato.
    • Além disso, avisar as referências com antecedência pode ser vantajoso para você. Se o antigo empregador for pego de surpresa com uma ligação do RH, ele pode, sem querer, dar uma resposta não tão positiva quanto a que daria se houvesse preparação.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 21 660 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade