Baixe em PDF
Baixe em PDF
Embora nenhum adulto admita, existem aulas tão maçantes que nada é realmente aprendido com elas. É possível matar essas aulas com pouco esforço e consequências irrisórias, mas é preciso tomar cuidado. Não faça disso um hábito para não ficar desestimulado e nem repetir o ano por faltas.
Passos
-
Ligue para a escola informando que vai se atrasar ou faltar. Diga que tem uma consulta médica ou um evento de família para ir e por isso terá que se ausentar. Não tente imitar a voz de seu pai ou mãe, a equipe da escola não é idiota. O ideal é que outra pessoa dê cobertura para você.
- Seu irmão mais velho ou um primo podem ser boas escolhas, ou até um vizinho bondoso e irmãos de amigos. Seja quem for, lembre-se de instruí-lo a ser breve e não dar detalhes.
-
Agende (ou finja que agendou) uma consulta. Uma boa ideia é convencer seus pais de que tem uma consulta no dentista ou médico e pedir para eles ligarem pessoalmente para a escola para avisar que você faltará. Assim a escola será o ultimo de seus problemas.
-
Nunca dê detalhes. Quando estiver falando sobre a consulta imaginária, seja vago e não dê pormenores sobre ela para não gerar suspeitas e ser pego no pulo. Se é o seu irmão que vai ligar, ele pode dizer que você tem um horário com o médico e não poderá ir à aula hoje, isso é bem vago e não levantará suspeitas.Publicidade
-
Prepare-se para atuar. Não diga para o professor que está prestes a vomitar se estava brincando e arremessando bolinhas de papel nos outros cinco minutos antes, ele não é bobo. Para usar essa desculpa, você terá que atuar por um dia inteiro: [1] X Fonte de pesquisa
- Sustente uma expressão séria e desconfortável durante o dia. Passe a maior parte do tempo quieto, segurando a cabeça entre as mãos com cara de dor. Aperte os olhos e suspire de vez em quando.
- Não tenha pressa. Espere até alguém notar que você parece mal em vez de começar o assunto. Se você for consistente, segurar a cabeça abaixada e parecer doente, seu professor eventualmente perguntará o que há de errado e você poderá dizer “Eu não sei, não estou legal”. Não force, seja natural.
-
Peça para ir até a enfermaria. Depois de um bom tempo “passando mal”, diga ao professor “Estou passando mal, estou com dor de cabeça e enjoo. Posso ir até a enfermaria tomar um comprimido?” e assim que ele permitir você estará livre do primeiro empecilho.
- Outra opção é se levantar rapidamente da cadeira e pedir para ir ao banheiro depois da encenação. Saia da classe com pressa, como se estivesse prestes a vomitar e vá tranquilamente ao banheiro. Passe um tempo lá dentro, lave as mãos e volte para a classe depois de bastante tempo “vomitando”. Quando chegar, diga ao professor que vomitou no banheiro e peça para ir à enfermaria.
-
Descreva os “sintomas” para a enfermeira. Você tem várias opções do que falar, dependendo somente de sua intenção, seja ganhar uma dispensa para o dia inteiro ou simplesmente passar o dia deitado na maca: [2] X Fonte de pesquisa
- Para conseguir a dispensa sem dar muitos detalhes, diga que vomitou. Ninguém em sã consciência ficará segurando um moleque que acabou de vomitar no banheiro, correndo o risco de contaminar a escola inteira. A enfermeira entrará em contato com seus pais e pedirá para irem lhe buscar ou para deixarem que vá embora.
- Para enrolar até o fim da aula uma dor de cabeça é o suficiente. Tire um cochilo na enfermaria em vez de encarar mais uma aula extremamente chata. Quando a aula acabar, a enfermeira provavelmente checará se você está melhor e dará a opção de ficar mais um pouco, voltar para a aula ou ser dispensado.
- Para ir embora sem ligarem para sua casa simplesmente saia da escola em vez de ir para a enfermaria. Aproveite seu dia.
Publicidade
-
Conheça as regras de assiduidade. Cada escola (particular) tem uma regra diferente em relação às faltas dos alunos. Descubra quantas faltas você já tem e quais serão as consequências se faltar novamente. Mesmo que o plano seja sair sem ser notado, existem grandes chances de seu professor perceber e marcar a falta. É necessário saber se a próxima acarretará em reprovação ou se você simplesmente perderá pontos em frequência. [3] X Fonte de pesquisa
-
Escolha a aula que vai “cabular”. Escolha um professor que não tenha o hábito de preencher a folha de presença durante a aula. É mais fácil faltar sem ser notado se você não tiver faltas nas últimas aulas e se ele for mais desencanado e só preencher o relatório depois do horário de aula.
-
Tenha uma justificativa pronta, se possível. Cada professor acreditará em suas desculpas uma ou duas vezes, o que limita muito a utilização desse recurso; no entanto, se o professor cair no conto você terá um dia de férias sem preocupações. Eis algumas ideias:
- Aja impacientemente e diga que precisa muito ir ao banheiro.
- Isso funciona ainda melhor se você é menina – diga que sua menstruação desceu, ou que está com “problemas de mulher”.
- Faça cara de triste e diga que precisa falar com o orientador.
- Esqueça a mochila ou outra coisa qualquer fora da sala de aula propositalmente. Diga que perdeu a mochila e reforce a urgência em procurá-la (dentro da mochila estão a minha carteira, meu remédio, etc., mas sem perdê-los de verdade, ok?).
-
Não seja o aluno turista. Deixe a mochila com alguém ou em um lugar seguro, para não parecer que está fugindo da escola de mala e cuia.
- Para evitar os olhares dos seguranças da escola, vista roupas arrumadas e finja que é um adulto. Isso só funcionará se você for alto, se a escola for grande e se ninguém olhar diretamente para você. Essa é uma manobra arriscada, especialmente se você for popular.
-
Saia da aula anterior um pouco mais cedo. Diga para o professor que precisa ir ao banheiro cinco minutos antes do fim da aula. Mesmo que ele não deixe, você terá uma boa desculpa para sair correndo da classe assim que o sinal tocar. A ideia é chegar o mais longe possível enquanto os corredores ainda estiverem cheios de gente.
-
Use uma permissão falsa. Forjar uma permissão para sair da escola pode ser problemático dependendo da escola em que estuda. É possível fazer uma cópia de uma permissão emitida pela diretoria e falsificar a assinatura de um de seus pais ou responsáveis. Assim você poderá sair da escola pela porta da frente, feliz e contente; só tome cuidado, pois a escola pode ligar para seus pais para confirmar a autorização.
-
Esconda-se. Fique no banheiro ou outros cantos secretos se os seguranças ficam nos corredores entre as aulas e espere até que todos tenham entrado nas salas. Assim que a barra estiver limpa, saia pelo ponto menos problemático.
- Caso seja impossível furar a segurança da escola, ou se não tiver nenhum lugar legal para ir durante o período escolar, esconda-se em uma cabine do banheiro e passe a aula inteira lá. É melhor seu celular ter carga máxima de bateria e um jogo bacana para isso valer a pena – outra boa opção é ler um livro! Ninguém disse que matar aula não é cultura.
-
Não vá a lugares manjados pela segurança. Em alguns lugares as escolas mandam os seguranças fazerem rondas pelo bairro e proximidades para pegar alunos que estão cabulando. Não vá a shoppings, parques ou praças próximos da escola (principalmente se você estiver de uniforme e com amigos). Vá para bairros distantes, fique longe do perímetro escolar e tente não ser visto por amigos e conhecidos de seus pais.
- Quando conseguir sair da escola, ande rápido e vá para o lugar mais distante e discreto que puder. Não passe por janelas ou cercas vazadas para que ninguém o veja do lado de fora.
-
Prepare-se para encarar seus pais. Como mencionado anteriormente, algumas escolas ligam para a casa do aluno com o intuito de confirmar a falta com os pais. Você conhece seus pais melhor do que qualquer pessoa e dependendo da reação deles você pode decidir assumir a transgressão ou inventar alguma coisa.
- Use as regras da escola a seu favor. Caso a norma seja marcar a falta depois de cinco minutos da chamada, diga que você chegou atrasado naquela aula, ou que foi ao banheiro no fim da última aula e não deu tempo de respondê-la.
- Se um de seus pais é mais tranquilo do que o outro, espere até que ele esteja presente para tocar no assunto (se for necessário).
Publicidade
Dicas
- Converse com o orientador se o motivo de sua falta for um aluno violento ou um professor implicante. [4] X Fonte de pesquisa
- É mais fácil faltar em um período do que o dia inteiro e seus pais provavelmente não se importarão tanto (se suas notas estiverem boas).
- Não dê bandeira. Se um professor vê-lo em um momento delicado da operação, não se esconda ou saia correndo. Aja sempre com calma.
- Crie um contato em seu celular chamado “Mãe” ou “Pai” com o seu número de telefone. Assim você poderá se enviar mensagens de SMS como se fosse um deles dando autorização para sair da escola e mostrar para o professor.
- Assista ao filme "Curtindo a Vida Adoidado" para se inspirar.
Publicidade
Avisos
- Se você for pego cabulando aula pode ser suspenso e, dependendo da quantidade de suspensões que já tem, pode ser expulso da escola.
- Algumas escolas marcam falta em todas as aulas se você faltar somente à primeira.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.parents.com/parenting/better-parenting/advice/is-your-child-really-sick-ailments-your-kid-could-be-faking/
- ↑ https://www.parents.com/parenting/better-parenting/advice/is-your-child-really-sick-ailments-your-kid-could-be-faking/
- ↑ http://schoolengagement.org/school-engagement-services/reducing-truancy/
- ↑ https://cyberbullying.org/millions-students-skip-school-year-bullying
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 116 847 vezes.
Publicidade