Baixe em PDF
Baixe em PDF
Beterraba em conserva é uma receita de verão fácil de fazer e que combina os sabores doce e azedo. Beterrabas conservadas da forma tradicional são cozidas, descascadas e mantidas na geladeira por cerca de uma semana antes de ficarem prontas. Mas, em último caso, você pode fazer beterrabas marinadas que ficam prontas no mesmo dia. Se você adora beterrabas em conserva e quiser consumi-las por até um ano, siga as instruções para vedá-las em vidros de conserva.
Ingredientes
- 1/2 kg beterrabas frescas inteiras
- 2 xícaras de vinagre de maçã
- 2 xícaras de água
- 2 xícaras de açúcar cristal
- 3 dentes de alho, picados ao meio
- 1 maço de beterrabas (4-5)
- 1/4 xícaras de vinagre de maçã
- 1 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1/2 colher (chá) de mostarda ressecada
- Sal e pimenta
Passos
-
Lave e corte as beterrabas. Beterrabas frescas geralmente vêm com alguma sujeira, então, use uma escova vegetal para lavá-las, se for necessário. Em uma tábua de corte, remova folhas e talos com uma faca afiada.
- Quando estiver escolhendo as beterrabas, certifique-se de que elas estejam firmes e sem machucados. Beterrabas moles ou desbotadas não estão frescas o suficiente para conservas. Use beterrabas de ótima qualidade.
- Se as beterrabas vierem com as folhas, você pode guardá-las para refogar e preparar um saboroso acompanhamento. As folhas de beterraba ficam deliciosas picadas e salteadas em manteiga ou azeite.
-
Ferva as beterrabas. É necessário cozinhá-las bem antes de fazer a conserva, e o modo mais comum de fazê-lo é fervendo-as. Coloque as beterrabas em uma panela de tamanho médio com água. Ferva e depois reduza o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 25 a 30 minutos. [1] X Fonte de pesquisa
- Há outra forma de cozinhar as beterrabas: você pode assá-las. Isso resultará em textura e sabor ligeiramente diferentes. Envolva as beterrabas em papel alumínio e asse-as a 180°C, até que elas estejam completamente cozidas. [2] X Fonte de pesquisa
-
Retire as beterrabas da água e descasque-as. Elas devem ter uma textura macia e a pele deve sair facilmente. Deixe-as esfriando por alguns minutos antes de manuseá-las.
-
Corte as beterrabas sobre a tábua. É comum fatiá-las para fazer a conserva, mas você também pode cortá-las em quatro partes ou em pequenos pedaços. Beterrabas inteiras levarão mais tempo para ficar prontas na conserva do que as fatiadas. Quando terminar, coloque as beterrabas em um ou mais potes grandes.
- Potes de vidro são os melhores recipientes para conservar as beterrabas, uma vez que o vidro não reagirá com a salmoura.
- Não use recipientes de metal ou plástico, pois estes materiais podem reagir com a salmoura e contaminar as beterrabas.
-
Prepare a salmoura. Adicione na panela vinagre, água, açúcar e alho. Ferva, mexendo de vez em quando, depois abaixe o fogo. Deixe a mistura cozinhar por cinco minutos e, então, retire do fogo e deixe esfriar.
-
Despeje o caldo de salmoura frio sobre as beterrabas no pote. Você deve ter caldo suficiente para cobri-las por completo. Tampe o pote e coloque-o na geladeira.
-
Deixe as beterrabas conservarem na geladeira por, pelo menos, uma semana. Mexa a mistura de vez em quando para que salmoura penetre nelas completamente. Conservadas, podem ficar armazenadas na geladeira por até três meses.Publicidade
-
Lave e corte as beterrabas. Limpe toda a sujeira que houver usando uma escova vegetal. Em uma tábua de corte, remova talos e folhas das beterrabas. Reserve as folhas para cozinhar separadamente, se preferir.
-
Ferva as beterrabas. Coloque-as em uma panela de tamanho médio, cubra com água e ferva as beterrabas por 30 minutos. Retire-as do fogo e deixe esfriar. Quando prontas, as beterrabas devem estar macias e sua casca deve sair facilmente.
-
Descasque e corte as beterrabas. Retire-as da água e use as mãos para remover a casca, que deve sair sem dificuldade. Na tábua, corte-as em quatro ou em rodelas.
-
Faça o caldo marinado. Misture vinagre, açúcar, azeite de oliva e a mostarda ressecada em uma tigela pequena. Mexa os ingredientes, acrescentando sal e pimenta a gosto.
-
Misture a marinada e as beterrabas. Misture tudo numa tigela e cubra com filme plástico ou papel alumínio. Deixe as beterrabas marinando por 30 minutos em temperatura ambiente.
-
Resfrie as beterrabas. Se preferir não servi-las em temperatura ambiente, armazene-as, cobertas, na geladeira por uma hora, e sirva as beterrabas frias. [3] X Fonte de pesquisa
-
Está pronto!Publicidade
-
Esterilize os potes de vidro. Você pode fervê-los por 10 minutos ou lavá-los no ciclo mais quente da máquina lava-louça. Esterilize também as tampas. Quando terminar, seque tudo até que estejam prontos para o uso.
-
Prepare a esterilizadora de pressão. Siga as instruções do fabricante para preparar sua esterilizadora e vedar os vidros de conserva. Além da esterilizadora de pressão, há o método de imersão dos vidros em água fervente (banho-maria). Esse método elimina o ar contido nas beterrabas e faz vácuo dentro dos potes. [4] X Fonte de pesquisa
-
Ferva e descasque as beterrabas. Após a lavagem e remoção das folhas, coloque as beterrabas em uma panela grande e cubra-as com água. Ferva-as por 30 minutos, até que a casca comece a sair sozinha. Deixe esfriar antes de descascá-las.
-
Corte-as em pedações de 3 cm. Cortá-las em pedaços pequenos permitirá que você conserve mais beterrabas e os temperos penetrarão nos pedaços com mais facilidade. [5] X Fonte de pesquisa
-
Faça a marinada. Usando o método para fazer a conserva tradicional, misture o vinagre com água, açúcar e alho em uma panela grande. Ferva todos os ingredientes.
-
Acrescente as beterrabas ao caldo marinado. Com cuidado, coloque as beterrabas no caldo fervente e cozinhe-as por 5 minutos. Assegure-se de que a mistura tenha fervido antes de despejá-la nos potes.
-
Distribua as beterrabas e o caldo entre os potes. Encha cada pote, deixando 2 cm de espaço entre o conteúdo e a tampa. É importante deixar esse espaço para que os vidros não abram devido à pressão. Feche as tampas rosqueadas, mas não aperte demais.
-
Coloque os potes na esterilizadora para processar as beterrabas. Opere a esterilizadora seguindo as instruções do fabricante. O tempo padrão de processamento para beterrabas é 30 minutos, mas isso pode variar dependendo do tipo de esterilizadora que você estiver usando, bem como sua altitude.
-
Deixe os potes esfriando após o processamento. Retire-os da esterilizadora usando uma pinça e deixe-os descansar no balcão até que atinjam a temperatura ambiente.
-
Verifique as tampas antes de armazenar. Se os potes foram devidamente vedados, as tampas devem estar bem firmes. Remova os lacres dos vidros sem remover as tampas, para ter certeza de que elas estão firmes no lugar. Armazene os potes devidamente vedados em uma despensa fresca e escura. Sua validade dura cerca de um ano se mantidos em condições apropriadas.
- Se as tampas saltarem quando você remover os lacres, a vedação não foi feita corretamente. Você ainda pode consumir as beterrabas se colocar o pote na geladeira logo em seguida, mas não será capaz de armazenar as beterrabas por um ano com as outras que foram devidamente vedadas.
Publicidade
Dicas
- Para garantir um cozimento uniforme, compre beterrabas do mesmo tamanho.
- Reserve as folhas de beterraba e sirva-as refogadas ou em saladas.
Publicidade
Materiais Necessários
Conserva Tradicional
- Panela
- Tábua de corte
- Faca de cozinha
- Tigela pequena
- Pote de vidro
Conserva Prontas em 1 Dia
- Panela
- Tábua de corte
- Faca de cozinha
- Tigela pequena
- Plástico ou papel alumínio
Beterrabas em Conserva Vedada à Vácuo
- Esterilizadora de pressão
- Vidros de conserva com tampas rosqueadas e lacres
- Pinça
- Panela
- Tábua de corte
- Faca de cozinha
Referências
- ↑ http://whatscookingamerica.net/Vegetables/RefrigeratorPickledBeets.htm
- ↑ http://www.thespicehouse.com/recipes/pickled-beets-recipe
- ↑ http://www.foodnetwork.com/recipes/alton-brown/pickled-beets-recipe.html
- ↑ http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Pupunha/PalmitoPupunheira/processamento.htm
- ↑ http://www.pickyourown.org/pickledbeets.htm
Publicidade