Baixe em PDF Baixe em PDF

Como acontece com muitos tipos de sementes, as de girassol podem ser germinadas para brotar e produzir uma fonte saudável de nutrientes. Brotar de maneira apropriada depende de inúmeros fatores: temperatura, volume de água e tempo. Os passos abaixo mostrarão como o processo é simples, dando dicas se quiser seguir métodos alternativos. Em geral, você deve se adaptar ao processo de germinação para se acomodar a mudanças no clima e na umidade, assim como para produzir os tipos de brotos que deseja.

Método 1
Método 1 de 3:

Criando os brotos

Baixe em PDF

Brotos de girassol são um petisco leve, saudável e fácil de criar que podem estar prontos em horas, além de serem excelentes fontes de nutrientes. Podem ser usados em saladas, como um petisco, como um enfeite ou várias outras alternativas saborosas.

  1. As sementes de girassol aprimoradas — aquelas sem a casca — brotarão mais depressa. Se você conseguir apenas sementes não-aprimoradas, reúna-as em uma tigela e lave-as cuidadosamente. Sacuda-as e passe por uma peneira. Tente retirar algumas cascas no processo, mas não se preocupe se algumas permanecerem.
  2. Coloque as sementes de girassol em um pote grande e de boca larga, como um vidro de conserva ou algo um pouco maior.
  3. Complete o jarro com água para que as sementes flutuem no topo.
  4. Durante o período, as sementes começarão a brotar. Espere até que elas tenham dobrado de tamanho e que o broto tenha começado a emergir. Quando estiver brotando sementes de girassol, verifique-as periodicamente para não permitir que fiquem mergulhadas por tempo demais.
  5. Não esqueça de tampá-lo.
  6. Deixe-as no pote em local fresco, sem tomar luz solar direta, por 1 a 3 dias, até que terminem de brotar. Enxague-as e volte a colocá-las no pote 1 ou 2 vezes por dia até que estejam prontas. [1]
  7. Quando elas começarem a brotar e parecerem com pequenas letras V, estarão prontas para comer. Enxague-as uma última vez e aproveite!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Criando as plantas

Baixe em PDF

As sementes de girassol são fáceis de criar e podem fornecer folhas frescas e verdes o ano todo. As folhas de girassol lembram folhas de agrião ou de mostarda e são uma grande fonte de nutrientes. Podem ser usadas em saladas, sushis, sopas e muitas outras refeições deliciosas.

  1. Você precisará de sementes de girassol pretas, travessas de vidro (pelo menos duas) e terra fértil da sua loja de jardinagem (de preferência orgânica).
  2. Pegue uma das travessas e encha-a com terra até quase a borda.
  3. Pegue ¼ de copo de sementes e mergulhe-as completamente em uma tigela com água por 8 horas.
  4. Espalhe-as pela terra e regue cuidadosamente.
  5. Coloque a parte de baixo da travessa sobre a terra, como se os estivesse empilhando. Pressione para baixo para drenar o excesso de água.
  6. Guarde as sementes na terra (com a segunda travessa ainda no topo) em um lugar fresco e escuro. Espere por 3 dias, mas fique de olho. Quando a travessa de cima tiver sido levantada em cerca de um dedo de altura, remova-as daí.
  7. Remova a travessa de cima e coloque os brotos em um local ensolarado.
  8. Quando os brotos estiverem prontos para comer, corte-os e lave-os para se livrar das cascas. A partir do momento em que você os coloca no sol, leva cerca de 2 dias até que estejam prontos para comer. Tal período é um pouco menor se você viver em uma região quente. Aproveite!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Germinando para o jardim

Baixe em PDF

Girassóis são notoriamente difíceis de cultivar sempre no mesmo local. Além disso, eles são grandes alvos para pássaros. Você pode querer germiná-los (brotá-los) antes de plantar caso esteja tendo problemas em mantê-los vivos.

  1. Qualquer um deles funcionará para germinar girassóis que serão plantados, mas você pode também usar o método tradicional de germinação de plantas descrito a seguir.
  2. O ideal é molhar com água e algum tipo de fertilizante. As toalhas devem ficar úmidas, mas não encharcadas e difíceis de manusear. [2]
  3. Coloque um bocado de sementes na toalha, deixando espaço entre elas, e dobre a folha para cobri-las.
  4. Pingue mais um pouco de água na folha e insira em um saco plástico fácil de fechar. Deixe apenas uma aberturinha no centro do plástico.
  5. Coloque o saco sob a luz do sol e dê tempo para que as sementes brotem.
  6. Plante quando elas tiverem brotado, tomando o cuidado de colocá-las em solo com pH entre 6.5 e 7. Girassóis não gostam de chuva pesada, então coloque-os onde possam ter algum abrigo caso você viva em uma área chuvosa.
    • Tenha em mente que girassóis plantados em potes não crescerão tanto quando os plantados no solo.
    Publicidade

Dicas

  • Germinar sementes de girassol no inverno ou no verão são coisas bastante diferentes. Tente aumentar ou diminuir o tempo e o números de ciclos de lavagem no Passo 8 caso seus brotos estejam brotando muito cedo ou muito tarde. Você pode também ajustar a temperatura do seu refrigerador caso as sementes pareçam brotar irregularmente.
  • Os brotos devem parecer duros e crocantes. Se os brotos ficarem muito moles, você pode ter adicionado muita água ou deixado eles descansarem por tempo demais nela.
  • Tente usar um saco especial para brotos após o Passo 6 em vez do pote original. Você pode colocar as sementes brotando no saco e pendurá-lo sobre uma pia ou outra área em que a água possa escorrer. Continue a enxaguar a cada 5 horas, mais ou menos.
Publicidade

Avisos

  • A germinação apropriada depende de manter as suas sementes úmidas e continuamente drenadas. Nunca deixe as sementes que brotam descobertas, já que o ar as secará prematuramente. Do mesmo modo, não armazene essas sementes ou os brotos em áreas quentes.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sementes de girassol naturais, aprimoradas e sem sal.
  • Água.
  • Pote de conserva ou outro pote de boca larga.
  • Tampa ou tecido pesado.
  • Peneira.
  • Refrigerador.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 98 371 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade