Baixe em PDF Baixe em PDF

Fazer um desenho animado pode ser um processo longo e complicado, mas se tiver um desejo forte o suficiente para ver suas próprias histórias em exibição de forma animada, o resultado final pode fazer todo o trabalho valer a pena. Se quiser fazer seu próprio desenho animado, aqui está o que você precisará fazer.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Buscando inspiração

Baixe em PDF
  1. Sua imaginação pode ser ilimitada, mas há chances de que seu orçamento e seu talento não sejam. Quando estiver pensando sobre uma nova ideia para um desenho animado, mantenha na mente quanto você pode gastar para investir no processo e o quanto a sua habilidade artística é capaz de produzir.
    • Se for um iniciante, você deve ficar longe de histórias e temas que requerem cenas animadas complexas, como grandes batalhas ou maquinarias detalhadas. Suas habilidades de animação podem precisar ser refinadas e você precisa de mais prática antes de estar pronto para um projeto desse tamanho.
    • Também lembre-se de que você precisará de mais equipamentos, dependendo da complexidade do desenho animado. Um desenho em claymation com duas dúzias de personagens e quatro cenários precisará de mais suprimentos que uma animação com apenas uma cena. Se o orçamento for um problema, mantenha o desenho curto e simples.
  2. O tempo certo para o seu desenho animado vai variar baseado no mercado onde tentará distribuí-lo. Saber a duração desde o início o ajudará a pensar em uma história que se encaixa nesse tempo.
    • Se quiser criar um desenho animado que pode se transformar em um show à longo prazo, ele precisará ser de 11 ou 20 a 25 minutos.
    • Filmes de desenho animado variam de 60 a 120 minutos.
    • Se só o que quer criar é um único desenho animado feito para a internet, é possível elaborar algo curto de 1 a 5 minutos. Criar algo mais longo pode afastar as pessoas.
  3. Embora os desenhos animados sejam tradicionalmente direcionados para crianças, há muitos feitos para adolescentes mais velhos e adultos. A faixa etária e outras informações devem influenciar nas ideias que você tem.
    • Por exemplo, um desenho animado sobre algo trágico, como a morte de alguém amado, seria melhor para um público mais velho. Se o seu alvo for um público mais novo, seria melhor escolher algo mais simples de entender e mais concreto.
  4. Outra forma de dizer isso seria “escreva o que sabe”. Muitos contadores de histórias escrevem narrativas baseadas em acontecimentos, sentimentos ou relacionamentos que eles tiveram na própria vida. Faça uma lista de possíveis acontecimentos pelos quais você passou, que podem ser a ideia básica por trás de sua história.
    • Se quiser criar um desenho animado com um tom mais sério, pense em experiências de vida que o moldaram: um amor não correspondido, a perda de um amigo, trabalhar por um objetivo que pareceu impossível, etc.
    • Se quiser criar algo com mais humor, use uma situação do dia a dia, como a espera no trânsito ou a espera de um e-mail, e exagere em como a situação pode ser difícil de forma engraçada.
    • Alternativamente, você pode usar algo já engraçado para criar um desenho animado de humor.
  5. Claro, há muitos enredos que não envolvem nenhuma característica de experiências da vida. Você pode usar seus interesses e sua imaginação para criar um novo tema, contanto que você inclua detalhes suficientes para ajudar as pessoas a se conectarem com os personagens ou com a história.
    • Esses detalhes incluem temas básicos que são universalmente atraentes. Por exemplo, a maioria das pessoas pode se relacionar com uma história de uma nova era, independente se a história acontece em um mundo real contemporâneo, em um ambiente futurístico da era do espaço ou em um ambiente de fantasia de espada e bruxaria.
  6. Faça uma lista das características que você gostaria de ver em um protagonista. Escreva características positivas assim como os defeitos, para evitar que o personagem seja muito perfeito.
    • Esse é um passo importante, não importa o quanto o desenho seja simples ou complexo. Enquanto um desenho animado mais longo e mais sério precisará se desenvolver mais, um desenho animado curto e engraçado precisará de um protagonista com um objetivo e uma personalidade mais clara que permitirá que ele reaja a um conflito de qualquer forma, de acordo com sua personalidade.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Escrevendo o roteiro e o esboço sequencial

Baixe em PDF
  1. Se algum dos personagens tiver falas, você precisará de um ator de voz para recitá-las, e ele precisará de um roteiro escrito para que saiba o que precisa ser dito.
    • Você precisa saber o roteiro antes de animar o desenho. A boca se movimenta de formas diferentes para fonemas diferentes, e você precisará animar esses movimentos de uma forma convincente, para que as vozes sejam adicionadas depois para combinarem com os movimentos.
  2. Se não houver nenhum diálogo no desenho animado, você pode pular o roteiro formal, mas ainda deve escrever a narrativa básica de eventos para poder monitorar a história e suas diferentes partes.
    • Escreva vários rascunhos de qualquer roteiro antes de começar a fase da produção. Escreva seu primeiro rascunho, deixe-o de lado e volte depois de um ou dois dias para ver como você pode melhorá-lo e fazê-lo fluir com mais eficácia.
  3. Um desenho animado curto pode consistir de uma única cena; porém, se o seu desenho animado for um pouco maior, você pode precisar dividi-lo em várias cenas ou atos para administrá-lo melhor.
  4. Quando se tem um esboço sequencial formal, cada mudança principal na ação deve ser mostrada em um dos quadrados do esboço. Mudanças menores devem ser descritas, mas não precisam ser desenhadas.
    • Use formas básicas, uma figura e plano de fundo simples. Um esboço sequencial deve ser bem básico.
    • Experimente desenhar os quadros do seu esboço sequencial em cartões para que você os rearranje e movimente as partes da história quando for necessário.
    • Você também pode incluir anotações sobre o que está acontecendo em cada quadro para que seja mais fácil de se lembrar depois. [1]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Animando

Baixe em PDF
  1. Em geral, a maioria das formas de animação ficarão nas categorias de animação stop motion, animação em células, animação 2D em computador e animação 3D em computador. [2]
  2. Esse é o método tradicional de fazer um desenho animado. Você precisará desenhar à mão cada folha da animação e tirar fotos dessas folhas com uma câmera especial.
    • A animação tradicional usa um princípio semelhante à forma que um flipbook funciona. Produz-se uma série de desenhos, e cada imagem tem uma pequena diferença em relação à imagem seguinte. Quando exibidas em sucessão rápida, as diferenças criam a ilusão de movimento.
    • Cada imagem é desenhada e colorida em uma folha transparente chamada de "célula".
    • Use sua câmera para fotografar esses desenhos e edite-os juntos usando um software de edição de animações.
  3. Stop motion é outra forma tradicional de animação, mas é menos usada do que a animação em células. “Claymation” é a forma mais comum de animação stop motion, mas há outros desenhos que você pode usar e fazer para esse tipo de animação também.
    • Você pode usar sombras de desenho, arte na areia, desenhos de papel ou qualquer coisa que possa se mover em uma variedade de posições.
    • Cada movimento deve ser pequeno. Tire uma foto de cada movimento depois de fazê-los.
    • Edite as fotos juntas para que elas possam ser exibidas em sucessão rápida. Quando vistas dessa maneira, o olho perceberá o movimento.
  4. Você precisará de um programa especial de computador para esse tipo de animação, e o produto parecerá uma versão mais leve do desenho animado com a animação em células.
    • Cada programa de animação 2D funcionará de forma diferente, então você precisará encontrar tutoriais para o programa específico que você pretende usar para aprender a usá-lo.
    • Um exemplo comum de animação 2D é um qualquer desenho animado criado com o Adobe Flash.
  5. Como com a animação 2D, você precisará de um software especial para produzir desenhos animados em 3D também.
    • Em alguns sentidos, a animação 3D em computador é semelhante ao estilo da animação stop motion, mas os gráficos podem variar de uma aparência mais robusta e granulada a uma imagem mais parecida com a vida real.
    • Com a animação em 2D, cada software funciona com uma pequena diferença dos outros. Exemplos incluem Maya e 3D Studio Max.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Efeitos sonoros

Baixe em PDF
  1. Você precisará de um bom microfone e de uma forma de evitar que eco e o barulho do fundo interfiram no som a ser mantido.
    • Um microfone de alta qualidade de computador funcionará com eficácia para um desenho animado iniciante, mas se você planeja seriamente colocar no mercado e distribuir seu desenho animado, você eventualmente precisará investir em um equipamento mais profissional.
    • Ao trabalhar com um microfone pequeno, revista-o em um tubo de autofalante revestido com espuma para cortar o eco e o excesso de barulho do fundo.
  2. Seja criativo e procure formas simples e do dia a dia para fazer sons semelhantes aos que você precisa para seu desenho animado.
    • Faça uma lista de efeitos sonoros de que você vai precisar. Seja criativo e cuidadoso, incluindo tudo, desde o mais óbvio (explosões, despertadores) ao menos óbvio (passos, barulhos de fundo). [3]
    • Grave diferentes versões de cada som para que você tenha maios opções para usar.
    • Alguns exemplos de sons que você pode criar incluem:
      • Fogo – manuseie um pedaço de papel celofane.
      • Palma – bata as mãos uma vez.
      • Trovão – sacuda um pedaço de acrílico ou um pedaço de papel cartão grosso.
      • Água fervendo – assopre ar em um copo com água usando um canudo.
      • Taco de beisebol batendo uma bola – estale um palito de madeira.
  3. Se você não tiver acesso ao equipamento ou se achar impossível fazer seus próprios efeitos, há CDs e sites oferecendo sons gratuitos pré-gravados que podem ser usados. Certamente, são opções mais viáveis.
    • Sempre revise as permissões de uso para qualquer efeito sonoro pré-gravado que você usar. Mesmo se algo for gratuito para baixar, pode não ser gratuito para uso, principalmente para propósitos comerciais. É muito importante que você saiba se tem permissão antes de usá-lo no seu desenho animado.
  4. Se o desenho tiver um diálogo, você ou pessoas que conhece precisarão de voz trazendo os personagens à vida. Ao gravas as falas, leia o roteiro usando a entonação e a expressão adequadas, e combine seus lábios com os lábios do desenho animado.
    • Manipule as vozes usando um software de computador. Se houver menos dubladores que personagens, você pode mudar a voz simplesmente ajustando os atributos da amostra de som em mãos. Você precisará investir em um software especial de edição de voz para fazer isso, mas dependendo do programa utilizado, provavelmente será possível mudar o tom e adicionar outros. [4]
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Distribuição

Baixe em PDF
  1. Se tiver um desenho animado curto, ou se estiver tentando ganhar um nome para si mesmo, você pode adicionar o seu novo desenho animado para o seu portfólio digital e colocar uma cópia no seu blog pessoal, rede social ou site de vídeo.
  2. Se você criou um episódio piloto para um desenho animado em casa, é possível divulgá-lo por algumas dessas companhias. Se for aceito, você precisará descobrir seus novos horários de produção para desenhos animados futuros para poder trabalhar novamente.
    • Uma companhia de distribuição revisará seu episódio piloto e determinará o quanto ele é comercializável. Se decidirem representar seu desenho animado, eles o darão um plano de distribuição e uma projeção de renda. Peça uma carta de interesse formal nesse momento e mostre-a para investidores em potencial para exibir que uma distribuidora está interessada em representar o seu desenho animado.
    • Se for diretamente a uma companhia de animação ou estação de TV com seu episódio piloto, eles podem aceitar e distribuir seu desenho diretamente, principalmente se tiverem bastante espaço para preencher.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Lápis.
  • Papel.
  • Cartões.
  • Computador.
  • Células de animação em branco.
  • Tinta de qualidade profissional e instrumentos de coloração.
  • Câmera de alta qualidade.
  • Luzes.
  • Software para animação e edição.
  • Materiais para criação de efeitos sonoros.
  • Microfone.
  • Espuma.
  • Tubo de autofalante.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 239 743 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade