Baixe em PDF Baixe em PDF

Fazer mechas no cabelo é uma maneira interessante de adicionar um toque diferente sem radicalizar com uma nova cor em todos os fios. Se tiver segurança para tingir o próprio cabelo, vá à farmácia mais próxima e compre todos os suprimentos necessários. Em geral, basta ter um descolorante para clarear os fios e fazer a cor pegar, além da própria coloração. Depois que você escolher o tom desejado e comprar todos os itens necessários, comece o processo de tingimento.

Método 1
Método 1 de 3:

Planejando e comprando os itens

Baixe em PDF
  1. Antes de tudo, você precisa decidir a cor das mechas. Se for a sua primeira vez, a opção mais segura é escolher um tom que seja apenas um pouco mais claro ou mais escuro do que o seu cabelo natural. Porém, a escolha é toda sua! Talvez queira mechas loiras, rosas ou roxas. Se estiver em dúvida sobre a aparência final, dê um passo pequeno e faça uma mecha só. Dessa forma, é só fazer mais caso você goste do resultado. [1]
    • Algumas pessoas preferem fazer somente uma mecha rosa ou roxa em um dos lados da cabeça. Essa opção é sutil e estilosa ao mesmo tempo.
    • Curte um visual punk? Faça várias mechas saindo da raiz até as pontas. Escolha tons de azul, verde ou platinado.
    • Se quiser iluminar ou fazer mechas loiras, talvez nem precise usar uma coloração. Basta aplicar o descolorante mesmo.
  2. Essa é outra decisão importante a tomar antes de começar. Talvez você prefira algo mais discreto ou então queira mudar radicalmente o estilo e encher o cabelo de mechas. É bom planejar o resultado desejado antes de sair fazendo as coisas sem pensar. [2]
    • Caso você esteja meio inseguro em relação a fazer as mechas por conta própria, é melhor começar com um número pequeno.
  3. Tudo depende da cor natural do cabelo: se ele for claro e você pensa em fazer mechas escuras, não é preciso usar o pó descolorante. Porém, se os seus fios forem escuros ou médios e se quiser uma cor mais clara ou diferente, o descolorante é indispensável, senão a cor final nem pega. Dá para comprar os produtos em farmácias ou em lojas que vendem artigos de beleza. Você precisa de: [3]
    • Pó descolorante (que pode vir em pacotes ou frascos). Se a intenção for fazer poucas mechas, compre menos produto.
    • Um oxidante para ativar o pó descolorante. Se o seu cabelo já for loiro ou castanho claro, use um creme oxidante de 20 ou 30 volumes. Nunca compre um com mais de 40 volumes para não danificar os fios.
    • Um kit que já venha com o pó descolorante e o revelador (oxidante). Muitas marcas já vendem kits com os dois produtos juntos. Essa é uma opção caso você queira economizar. Procure um kit com ação que combata o amarelamento.
    • "Xampu roxo", um xampu especial feito para remover o amarelamento do cabelo descolorido ou clareado.
    • Um pincel para aplicar os produtos, uma tigela, luvas de plástico e papel-alumínio.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Descolorindo o cabelo

Baixe em PDF
  1. A descoloração e o tingimento ressecam demais os fios, portanto é melhor deixar o cabelo descansar. Não lave o cabelo nem use laquê ou outros produtos por alguns dias antes do procedimento. Deixe os óleos naturais protegerem os fios das substâncias químicas que serão aplicadas neles. Na hora de começar a fazer as mechas, as madeixas devem estar totalmente secas. [4]
    • Talvez o pó descolorante comprado indique a necessidade de estar com o cabelo limpo antes de iniciar o processo. Leia as orientações na embalagem do produto.
  2. É preciso separar os fios que serão descoloridos do resto do cabelo antes de começar. Você pode usar uma touca de silicone para mechas ou presilhas e papel-alumínio. [5]
    • Compre a touca para mechas em lojas de artigos de beleza ou pela internet. Basta colocá-la na cabeça e puxar as mechas com uma agulha pelos furinhos. Use essa técnica se você quiser mechas finas por toda a cabeça, mas saiba que ela não é a mais popular atualmente e alguns cabeleireiros dizem que danifica os fios.
    • O papel-alumínio preso com grampos é a melhor técnica para fazer fechas maiores e ousadas. Separe os fios que não quer colorir e prenda-os atrás da cabeça. Em seguida, pegue uma lâmina de papel-alumínio e coloque-a por baixo da mecha que pretende tingir. Prenda-a perto da raiz para que ela não saia do lugar.
  3. Coloque o pó descolorante e o oxidante em uma tigela. Leia as instruções das embalagens ou do kit para descobrir a quantidade certa de cada produto. Tudo depende do tamanho do frasco comprado e da marca utilizada. [6]
    • Se quiser somente algumas mechas, prepare metade da receita, já que não irá precisar descolorir todo o cabelo .
    • A mistura final deve ficar branca-azulada.
  4. Use um pincel específico para aplicar a mistura das pontas até a raiz de cada mecha. Passe uma quantia suficiente para cobrir e saturar todos os fios e continue a aplicação até finalizar todas as mechas. [7]
    • É importante usar luvas para aplicar o descolorante, pois ele contém substâncias químicas fortes que podem manchar as mãos e queimar a pele. Nunca aplique o produto perto dos olhos.
    • Se for usar o método da touca, cubra as mechas com um pedaço grande de plástico enquanto o descolorante age.
    • Se usar a técnica do papel-alumínio, dobre a lâmina por cima da mecha para cobri-la e protegê-la do ressecamento.
  5. Use uma toalha para tirar um pouco do descolorante. Se o seu cabelo estiver loiro, o processo chegou ao fim. Se ainda estiver escuro, aplique mais descolorante de volta à área, proteja a mecha com o papel-alumínio ou o plástico e espere mais. Continue a verificar a cada dez ou 15 minutos até chegar ao resultado desejado.
    • Não deixe o descolorante no cabelo por mais de 45 minutos, mesmo que ele ainda esteja escuro. Os fios podem sofrer danos.
    • Talvez seja preciso esperar um dia para descolorir novamente e conquistar o tom desejado (o que acontece bastante em pessoas que têm fios bem escuros ou pretos).
  6. Com cuidado, enxágue o produto das mechas, mas mantenha os outros fios separados para que não manchem ou tenham contato com a substância. Continue a enxaguar até a água sair limpa. [8]
  7. Ele serve como tonalizante para tirar o amarelado dos fios. Lave o cabelo com o produto assim que terminar de tirar o descolorante das mechas. Deixe-o agir na cabeça por cinco minutos e enxágue bem, secando o cabelo com batidinhas leves. [9]
    • Há várias marcas de xampu roxo à venda em farmácias ou lojas de cosméticos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tingindo

Baixe em PDF
  1. Separe as mechas descoloridas mais uma vez. O modo de preparar a coloração depende do produto utilizado. Às vezes, é preciso misturar a tintura com um relevador em uma tigela ou não.
    • Se estiver com receio de acabar aplicando a tinta em outras partes do cabelo, use uma touca para mechas e puxe os fios pelos furinhos.
  2. Cubra totalmente as mechas descoloridas com a tinta, da raiz até as pontas. Não deve haver nenhuma parte descolorida à mostra depois da aplicação de tintura. Repita o procedimento até cobrir todas as mechas e tome cuidado para não esquecer nenhuma antes de deixar a cor pegar.
    • Se usar o método do papel-alumínio para separar mechas maiores, não use a mesma lâmina da descoloração. Pegue lâminas novas.
    • Siga as instruções específicas que vierem na embalagem.
  3. O tempo de espera antes do enxágue depende do produto usado. Na maioria dos casos, é preciso deixar a coloração agir por uns 30 minutos para ela pegar direito. Porém, é melhor ficar de olho no progresso a cada dez ou 15 minutos.
  4. Se tiver usado papel-alumínio, tire as lâminas do cabelo. Caso contrário, basta enxaguar. Coloque todo o cabelo sob a água até tirar toda a tinta, ou seja, até a água corrente sair limpa. [10]
  5. O processo de coloração pode deixar o cabelo ressecado, portanto não se esqueça de hidratá-lo assim que tirar a tinta. Qualquer condicionador que proteja a cor é indicado, mas é melhor usar uma máscara de hidratação para cabelos tingidos. Deixe-a agir por uns cinco a dez minutos e repita uma vez por semana para que as madeixas sempre fiquem macias. [11]
  6. Quando o cabelo secar, as mechas devem ficar bem evidentes. Cuide da aparência delas com um xampu para cabelos coloridos. Se você quiser manter o visual por um bom tempo, é preciso descolorir e tingir a raiz conforme ela for crescendo e aparecendo. [12]
    • Você encontra xampus e condicionadores para cabelos tingidos em qualquer farmácia ou supermercado. Se não souber qual marca comprar, faça uma pesquisa na internet antes e leia resenhas.
    Publicidade

Dicas

  • Siga as instruções dos produtos para obter melhores resultados. As instruções deste artigo servem para você ter uma ideia de como fazer mechas em casa, mas as instruções das embalagens são específicas para cada produto.
  • Use roupas velhas e coloque uma toalha sobre os ombros. Sente-se no banheiro ou em um local sem mobília para não danificar os móveis com pingos de descolorante e tinta.
  • Se os seus pais não permitirem que você faça mechas, é possível comprar apliques de mechas em lojas ou pela internet.
Publicidade

Avisos

  • A pele pode ter uma reação à coloração. Por isso, é importante fazer testes cutâneos antes, até mesmo com o descolorante. Se você tiver uma reação, vá ao médico e leve o produto.
  • Não exagere na quantia. Siga as instruções da embalagem e só aplique a quantidade de tintura recomendada.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 90 692 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade