Baixe em PDF
Baixe em PDF
O pontilhismo é uma técnica de desenho que envolve criar formas e imagens com pequenos pontos em um papel. Bem parecido com a criação de 'pixels', o pontilhismo é uma técnica interessante, embora demorada, que pode ser praticada por crianças e adultos. Se você busca um novo desafio ou uma maneira criativa de passar o tempo, tente fazer o pontilhismo.
Passos
-
Analise a imagem que você quer recriar. Você certamente pode criar um desenho seu, mas é muito mais fácil fazer pontilhismo com uma imagem copiada, pois você pode examinar o original enquanto desenha. Além de determinar onde as figuras e objetos se posicionam na composição, é preciso observar outros elementos importantes. Com o desenho à sua frente, observe:
- A fonte de luz e a direção dela. A luz determina quais áreas precisam de mais pontilhado e quais precisam de menos.
- O valor do desenho. É assim que as cada cor (ou sombra) se classifica na escala de cinza - se as cores são mais escuras ou mais claras. Este item está diretamente relacionado à luz.
- As formas no desenho. Você deverá criar todas as figuras e objetos sem usar linhas, portanto preste atenção às formas que compõem as figuras e recrie-as com o pontilhismo.
-
Decida o tipo de instrumento. Como o pontilhismo é o processo de criar centenas de pequenos pontos para compor uma imagem, você pode usar diferentes instrumentos para criar os pontos. Pontilhismo de maior qualidade pode ser obtido com mais pontos por centímetro quadrado, feitos com instrumentos de desenho que permitem fazer pontos bem pequenos. Tenha isso em mente, pois mesmo que você possa usar qualquer caneta, quanto menor for o pontilhado, mais realista será seu desenho. Veja alguns possíveis instrumentos:
- Uma caneta de ponta fina. A maioria dos artistas que fazem pontilhismo de alta qualidade usa uma caneta .03 ou .005. Ela permite fazer pontos pequenos e vários sombreados.
- Lápis - colorido ou não. Ao usar lápis, você corre o risco de borrar o grafite, mas você pode usá-lo para criar pequenos pontos. O lápis colorido não borra tanto quanto a grafite e pode deixar o desenho mais interessante (e complexo).
- Tinta. A tinta é o instrumento mais difícil de fazer pontilhismo, pois é muito mais fácil de borrar e os pontos podem se misturar, criando uma linha acidental.
-
Decida a densidade dos pontos. Antes de começar a pontilhar, decida a densidade dos pontos. Pontos com alta densidade criam imagens mais detalhadas. Saiba que uma imagem com mais tons escuros precisa de mais pontos do que os desenhos mais claros. Faça alguns pontos em um papel para testar, criando diferentes sombreados de cinza (ou de cores, caso esteja usando lápis colorido) espaçando ou juntando mais os pontos. Você pode usar esse teste como referência para seu projeto final.
- Quanto maior a densidade, mais tempo vai demorar para fazer o desenho.
- Caso você não queira gastar muito tempo no projeto, mas ainda precisa de algumas sombras escuras, tente usar uma caneta mais grossa (como a .1) ou um instrumento diferente que faça pontos maiores.
Publicidade
-
Escolha um ponto inicial. Olhando a imagem original, decida por onde você vai começar seu pontilhismo. Normalmente é mais fácil começar pelo ponto mais escuro do desenho. Isso porque você tem mais espaço para errar nas partes mais escuras, já que é só adicionar mais pontos para cobrir algum possível erro.
-
Comece a pontilhar. Levante cuidadosamente sua caneta (ou outro instrumento) e pressione-a contra o papel. Quanto mais próximos os pontos, mais escura a área vai ficar. Comece na parte mais escura e depois continue o desenho, preenchendo as áreas escuras. Eventualmente, comece a fazer as áreas mais claras fazendo pontos mais espaçados. Ao fazer seu desenho, lembre-se de:
- Manter os pontos igualmente espaçados. Você pode fazer uns mais próximos e outros mais espaçados, mas o trabalho final fica muito melhor se o espaçamento for uniforme.
- Evitar fazer traços. Não há nada que estrague um projeto de pontilhismo mais rápido do que os traços no meio dos pontos. Tome cuidado e sempre levante sua caneta completamente do papel antes de colocá-la de novo no desenho.
- Mover a caneta devagar. A velocidade não é amiga do pontilhismo. Você corre o risco de cometer um erro significativo ao trabalhar mais rapidamente. O pontilhismo é uma técnica muito demorada, portanto prepare-se para ficar muitas horas (ou semanas!) em um único projeto. [1] X Fonte de pesquisa
-
Adicione detalhes. Assim que as formas maiores começarem a aparecer, comece a fazer pequenos pontos para formar os detalhes. De longe, os pontos parecerão linhas. De perto, você pode vê-los como realmente são. Você também pode começar seu pontilhismo com um padrão mais dramático. Por exemplo, faça os pontos em fileiras/colunas ou linhas diagonais. Esses padrões serão notáveis somente de perto e nos espaços mais claros (mais vazios).
-
Finalize seu projeto. O pontilhismo pode demorar bastante para completar, portanto não se apresse. Entretanto, quando você achar que terminou, dê alguns passos para trás e olhe para o desenho de longe. O teste verdadeiro do pontilhismo é poder criar imagens e formas a certa distância, não somente de perto. Se seu pontilhismo for denso, de longe seus pontos vão parecer imagens desenhadas. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Pontilhismo em branco e preto (com caneta ou lápis) é mais fácil do que o colorido, pois não precisa de nuances de cores.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 93 437 vezes.
Publicidade