PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Fazer sabonete artesanal em barra é um passatempo caseiro, econômico e criativo. A maneira mais simples de se fazer isso é usando o método de derreter e derramar, que usa uma base de sabão derretida em vez da soda cáustica ativa. Para começar do zero, no entanto, basta misturar água, óleos e aditivos de sua preferência à soda cáustica para fazer barras de sabonete personalizadas com poucos aditivos químicos e um cheirinho delicioso. Leia mais e aprenda com a gente!

Ingredientes

Sabonete de toranja do Himalaia rosa sem soda cáustica

  • 450 g de base de sabão de leite de cabra;
  • 75 g de sal rosa do Himalaia;
  • 20 gotas de óleo essencial de toranja.

Sabonete básico de azeite com soda cáustica

  • 1 kg de óleo de bagaço de oliva ou de azeitona [1] ;
  • 370 g de água destilada;
  • 140 g de hidróxido de sódio.
Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo um sabonete sem soda cáustica

PDF download Baixe em PDF
  1. Pique cerca de 450 g de sabonete vegetal ou de glicerina em cubos de aproximadamente 1,5 cm em tamanho. Por serem pequenos, esses pedaços derretem uniformemente, deixando a massa base do sabonete mais suave ao tato e evitando que essa base queime enquanto você a derrete. [2]
    • Você também pode ralar a base para sabonete com um ralador ou descascador de legumes.
    • A glicerina é uma base comum para sabonete comprada pela internet ou em lojas de artesanato. Apesar de ser feita com soda cáustica, como qualquer outra barra de sabonete, a glicerina não possui soda cáustica ativa, o que significa que você pode manuseá-la sem medo.
    • Use uma base para sabonete branca ou de cor clara se pretender colorir as barras artesanais posteriormente, pois, embora você ainda possa adicionar fragrâncias e espessantes, os sabonetes mais escuros não são muito bons para se personalizar.
  2. O recipiente que você precisará dependerá de como você pretende derreter o sabonete. A maneira mais fácil de se fazer isso é usando um fogão, bastando colocar essa base para derreter em uma panela de aço inoxidável, em uma panela elétrica ou em banho-maria. Caso não tenha um fogão, use o micro-ondas. [3]
    • Se for usar um micro-ondas, use um recipiente que possa ser usado nele para não correr o risco de queimar o aparelho.
  3. Aqueça a base para sabonete em barra no fogão ou no micro-ondas a cerca de 50 ºC, mexendo sempre com uma espátula de borracha para ajudá-la a derreter. Não deixe descansar por mais de 30 segundos para não queimá-la e mexa essa massa até obter uma consistência cremosa e uniforme. [4]
    • Se a massa parecer grossa e seca, misture um pouco de água. Adicione a água gradualmente, mexendo a mistura sem parar para mantê-la em uma consistência líquida.
    • Muitas bases para sabonete alcançam uma boa consistência em alguns minutos, mas dependendo da base usada, você pode precisar derretê-la por uns 15 minutos ou mais para suavizá-la de acordo.
    • Se estiver usando um micro-ondas, aqueça essa base por 30 segundos por vez, mexendo bem entre os aquecimentos para distribuir o calor por toda a massa de sabonete.
    • As bases para sabonete começam a queimar em torno de 60 ºC, então use um termômetro de cozinha (se necessário) para controlar melhor a temperatura.
  4. Café e chá frescos mudam a cor da base do sabonete sem deixar cheiro (na maioria das vezes). Outra opção é misturar algumas frutas ou legumes, para dar ao sabonete uma cor mais viva e forte, ou corantes, se preferir variar ainda mais nas cores. Além disso, use sal e algumas especiarias para um produto artesanal mais cheiroso e diferenciado. [5]
    • Por exemplo, use uns 75 g de sal rosa do Himalaia para fazer um sabonete rosado ou misture um pouco de açafrão para fazer um alaranjado.
    • Faça o café ou o chá separadamente da massa base de sabonete, descartando a borra de café ou os saquinhos de chá antes de adicionar o líquido à massa.
  5. Adicione algumas gotas de óleo essencial à massa para personalizá-la. Se preferir usar ingredientes naturais, experimente flores e ervas secas, raiz de beterraba ou sândalo em pó, baunilha, mel e açúcar mascavo. Com tantos ingredientes cheirosos, será difícil querer voltar a usar o sabonete tradicional. [6]
    • As flores e ervas inteiras perdem a cor ao longo do tempo, podendo deixar o sabonete desbotado. Para evitar isso, coloque esses ingredientes por cima da massa depois de derramá-la na forma em vez de misturá-los a ela antes de enformá-la.
  6. Para barras de sabonete mais suaves e cremosas, aqueça azeite, óleo de coco ou outro óleo vegetal em uma panela separada e misture-o à massa. Há também quem goste de derreter cubos de glicerina para incrementar a massa, e quem prefira engrossá-la adicionando uma colher de aveia, mel ou cera de abelha.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo um sabonete com soda cáustica

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode usar qualquer óleo vegetal para fazer isso, mas saiba que o tipo de óleo que você escolhe determina a quantidade dos demais ingredientes que você precisará. Se esta for a sua primeira vez fazendo um sabonete artesanal, mantenha-o simples misturando somente um ou dois tipos de óleo, como o óleo de bagaço de oliva (ou o azeite mesmo) e outro óleo de cozinha. Para isso, basta pesar 1 kg do óleo em uma balança de cozinha, que seria o equivalente a aproximadamente 1 L dele. [7]
    • Para uma receita um pouco mais sofisticada, misture partes iguais de azeite e óleo de semente de cânhamo ou de azeite de dendê.
    • Para um sabonete mais cremoso e com mais espuma, misture 1 parte de óleo de coco, 1 parte de azeite de dendê e 1 parte de azeite de oliva e coloque também um pouco de óleo de amêndoas doces para dar a ele um aroma mais agradável.
  2. Se estiver seguindo uma receita específica, use a quantidade de soda cáustica recomendada na receita; caso contrário, use uma calculadora de soda cáustica. A quantidade necessária dessa substância varia de acordo com o tipo de óleo que você usa, sendo essencial usar a proporção correta de ambos esses ingredientes para fazer barras de sabonete sólidas que não queimem a sua pele quando você for usá-las. [8]
  3. Para um sabonete básico de azeite, use cerca de 370 g de água. Para isso, basta medir a água em um copo medidor de vidro ou plástico à prova de calor colocado em uma balança de cozinha, depois despejar a água em uma panela de aço inoxidável ou tigela de vidro. Lembre-se, no entanto, de que a soda cáustica corrói um pouco o vidro e o plástico com o tempo, por isso, o aço inoxidável costuma ser a melhor opção se você pretender repetir essa receita algumas vezes. [9]
    • Caso esteja fazendo um tipo diferente de sabonete, use a quantidade de água especificada na receita ou na calculadora de soda cáustica.
    • Como a água da torneira geralmente possui minerais que interferem no resultado do sabonete, use água destilada, comprada no supermercado ou em uma loja de equipamentos e ingredientes químicos.
    • Se estiver fazendo somente metade de uma receita, lembre-se de "cortar" todos os demais ingredientes pela metade.
  4. Derrame cuidadosamente cerca de 140 g de soda cáustica em um copo medidor de vidro ou de plástico resistente ao calor, atentando-se se você tem a quantidade certa dessa substância especificada pela receita ou pela calculadora de soda cáustica. Manuseie-a com cuidado para evitar derramamentos e use recipientes de aço inoxidável ou de vidro que você não pretenda mais usar para cozinhar. [10]
    • A soda cáustica, ou lixívia, pode ser comprada pela internet ou em lojas de produtos químicos e industriais.
    • Manuseie-a com muito cuidado e sempre usando óculos de proteção, luvas de borracha e roupas de manga longa, porque a soda é muito cáustica e pode queimar a sua pele. Se acabar entrando em contato direto com essa substância, lave a pele imediatamente com água fria.
    • O tipo mais comum de soda cáustica é o hidróxido de sódio (NaOH), mas o hidróxido de potássio (KOH) (ou simplesmente potássio) também pode ser usado na fabricação de sabonetes caseiros. Leia o rótulo para ver qual o tipo de soda com o qual está lidando, pois, apesar de serem semelhantes, exigem quantidades diferentes para fazer os sabonetes.
  5. Misture os ingredientes com um batedor de aço inoxidável ou de plástico resistente ao calor. Deixe a mistura aquecer e ficar branca antes de adicionar mais lixívia e continue mexendo e adicionando mais dessa substância até dissolver toda a soda. Tenha cuidado ao fazer isso, pois a mistura ficará bem quente. [11]
    • Nunca despeje a água na soda cáustica nem despeje toda a lixívia na água de uma só vez, pois isso pode levar a uma explosão, espalhando essa substância química e tóxica por todo o lugar.
    • Trabalhe em uma área bem ventilada e use uma máscara de proteção nessa hora, porque a soda cáustica e a água liberam calor e fuligem quando misturados.
  6. Depois que a mistura começar a esfriar, coloque um termômetro para acompanhar a temperatura dela, deixando-a esfriar até chegar entre 38 e 43 ºC de temperatura. [12]
    • Comece a preparar os óleos enquanto espera a soda cáustica esfriar, pois você precisará dos óleos prontos para misturar à lixívia.
  7. Eles devem estar na mesma temperatura da mistura de água e soda cáustica. Pese os óleos sólidos usando uma balança de cozinha e derreta-os em fogo baixo para, então, adicionar os óleos líquidos e aquecê-los juntos até atingirem entre 38 e 43 ºC de temperatura. [13]
    • Aqueça os óleos a 52 ºC somente se a receita que você estiver seguindo especificar que a mistura consegue suportar temperaturas mais altas.
    • As misturas de óleo quente são chamadas de "óleos fixos" em algumas receitas.
  8. Despeje o óleo quente na água com soda cáustica, mexendo com um batedor de aço inoxidável ou uma colher de mistura por uns 15 a 30 minutos ou até mais, se quiser uma massa mais consistente. Você também pode usar colheres e utensílios de madeira para misturar o sabonete, mas eles lascam-se mais facilmente com usos repetidos do que os utensílios de aço inox. [14]
    • A mistura final é chamada de traço, porque, quando pronta, o agitador deixa traços persistentes nela. Se você levantar o agitador, por exemplo, a massa ficará grudada nele.
    • Use uma batedeira ou misturador elétrico para acelerar esse processo, colocando a massa de sabonete em um recipiente fundo para evitar respingos.
    • Se for usar um misturador elétrico, mergulhe-o completamente na massa antes de ligá-lo e bata-o contra a lateral do recipiente ao misturar os ingredientes para estourar as bolhas de ar. Comece com uma configuração mais baixa e vá aumentando a velocidade até à alta à medida em que a mistura engrossa.
  9. Adicione óleos essenciais, ervas e espessantes para colorir e perfumar o sabonete, bastando misturar esses ingredientes adicionais à massa usando uma colher, uma espátula ou um batedor. Só para constar, geralmente, um sabonete não contém mais do que 6% de aditivos por volume. [15]
    • Pesquise sobre os benefícios das ervas e dos óleos essenciais para personalizar o sabonete da maneira adequada. Por exemplo, use lavanda para perfumar e hidratar a pele.
    • A aveia, a borra de café e o mel são alguns espessantes comuns que deixam o sabonete mais grosso e mais adequado para a esfoliação.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Enformando e curando o sabonete

PDF download Baixe em PDF
  1. Como essas formas são basicamente caixas para a massa ainda líquida assentar, qualquer recipiente de plástico seco funciona, mas você também pode comprar formas de silicone especificamente para sabonete se preferir. Se for usar um recipiente de madeira, forre a parte interna dele com um liner (um papel siliconado) antes. [16]
    • Você pode comprar as formas para sabonete e o liner em lojas de artesanato ou pela internet.
  2. Encha cada forma até quase o topo, depois bata-as contra uma superfície dura algumas vezes para dissolver as bolhas de ar. Em seguida, use uma espátula de borracha para raspar o excesso de massa e despejar em uma outra forma ou jogar fora. [17]
    • Bata a forma contra uma superfície dura algumas vezes ou jogue-a a uma altura baixa da pia se o sabonete parecer espumoso para desfazer as bolhas de ar mais difíceis de sair.
    • Não se preocupe com o tamanho do sabonete ainda, pois quando ele se solidificar, você poderá cortá-lo em pedaços menores do tamanho que quiser.
  3. Cole um pedaço de papelão com fita crepe sobre o molde para cobrir o sabonete. Em seguida, enrole uma toalha em toda a forma para isolar o sabonete, o que o ajudará a curar da maneira correta, resultando em um produto de maior qualidade. [18]
    • Caso não tenha um pedaço de papelão, use papel-manteiga para cobrir o sabonete na forma.
  4. O processo de saponificação leva pelo menos um dia para acontecer. Depois desse tempo, é só tirar o sabonete duro da forma e cortá-lo em pedaços ou barras menores usando uma faca de cozinha bem afiada. Se quiser suavizar as laterais de cada barra menor, é só raspar um pouco as beiradas dos sabonetes com um descascador de legumes. [19]
    • Mantenha o sabonete à temperatura ambiente e fora do alcance de crianças e animais de estimação. Se você usou soda cáustica fresca, espere mais um pouco para usar o sabonete.
    • Caso o sabonete esteja muito macio para cortar, deixe-o descansar por mais um dia. Isso acontece com mais frequência em formas grandes e únicas.
  5. Coloque as barras de sabonete em um local fresco, mas bem arejado, e sobre um papel de cera (papel para depilação) ou outro material descartável para evitar que os óleos dos sabonetes danifiquem a superfície sobre a qual eles estarão. Espere umas quatro semanas para as barras curarem totalmente. [20]
    • O sabonete pode levar de três a oito semanas para curar completamente, dependendo dos óleos que você usou. Por isso, veja o tempo de cura recomendado especificamente na receita que você seguiu.
    • O sabonete feito usando o método básico de derreter e derramar a massa em uma forma, no entanto, se solidifica em apenas algumas horas. Por isso, tire-o do molde, no máximo, no dia seguinte.
    Publicidade

Dicas

  • Quase todo tipo de gordura funciona bem em uma barra de sabonete caseira. Geralmente, os sabonetes comerciais são feitos com óleo de palma (ou azeite de dendê), manteiga de karité, manteiga de cacau ou, até mesmo, banha e gordura vegetal.
  • Caso não encontre a soda cáustica com esse nome, procure-a em produtos comerciais para desentupir ralos que sejam 100% soda cáustica ou lixívia.
  • Brinque com diferentes misturas de óleos e aditivos para criar seu próprio sabonete artesanal.
  • Para mais dicas e receitas, aprenda mais sobre os sabonetes artesanais em livros e na internet.
  • Por segurança, mantenha a soda cáustica, assim como o restante dos materiais e ingredientes para fazer o sabonete, fora do alcance de animais de estimação e de crianças pequenas.
Publicidade

Avisos

  • O sabonete ainda é considerado perigoso enquanto está fresco, por isso, deixe ele curando por, pelo menos, um mês para manuseá-lo e usá-lo.
  • Tenha muito cuidado ao manusear a soda cáustica, pois ela é muito perigosa. Por isso, sempre use todo o equipamento de segurança ao fazer o sabonete, incluindo óculos de proteção e luvas de borracha, além de trabalhar em uma área bem ventilada para eliminar toda a fumaça causada pela lixívia ao longo do processo.
  • Não exagere na soda cáustica para não acabar queimando a sua pele na hora de usar o sabonete. Para facilitar, use sempre uma calculadora de soda cáustica para usar somente a quantidade adequada para a quantidade de óleos que você usará na receita.
Publicidade

Materiais Necessários

Fazendo um sabonete sem soda cáustica

  • Panela ou recipiente para micro-ondas;
  • Copo medidor;
  • Balança de cozinha;
  • Espátula de borracha;
  • Forno ou micro-ondas;
  • Óleos essenciais ou outros aditivos;
  • Moldes ou formas;
  • Filme PVC;
  • Faca afiada.

Fazendo um sabonete com soda cáustica

  • Soda cáustica;
  • Óleos vegetais;
  • Óculos de proteção;
  • Camisa de manga longa;
  • Calça comprida;
  • Luvas de borracha, plástico ou látex;
  • Recipientes de mistura de aço inoxidável, vidro ou plástico;
  • Copos de medida;
  • Balança de cozinha;
  • Utensílio para misturar, seja de aço inoxidável, vidro, plástico ou de madeira;
  • Termômetros de aço inoxidável;
  • Fogão;
  • Panela para esquentar o óleo;
  • Formas para sabonete, sejam de silicone, plástico ou de madeira;
  • Papelão;
  • Toalha;
  • Faca afiada.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 19 710 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade