PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Seu cachorro não come ração seca? Antes de fazer qualquer outra coisa, é preciso levá-lo ao veterinário para que ele seja examinado, já que essa rejeição pode indicar algum um problema mais grave. Caso ele apenas esteja acostumado com uma ração mais úmida, você deverá adotar alguns passos para alterar os hábitos alimentares do pet, comprando produtos secos de alta qualidade, manter uma rotina de alimentação e ajustá-la com o passar do tempo.

Método 1
Método 1 de 3:

Analisando a razão do cão para não comer ração seca

PDF download Baixe em PDF
  1. Há duas razões principais que podem estar fazendo com que ele rejeite o alimento: a primeira é alguma doença, enquanto a segunda é o costume de se alimentar de ração úmida ou comida humana. [1] Para descobrir a causa de tal comportamento, o ideal é levá-lo ao veterinário para que o profissional examine-o.
    • Quando a saúde do cão estiver boa, ele está habituado às rações úmidas ou comida para humanos. Nesse caso, será preciso adotar algumas medidas para alterar tal costume.
  2. Cachorros doentes podem começar a rejeitar o alimento da noite para o dia, percebendo que ele apenas come um pouco da ração ou não come nada. Ele pode estar com náuseas ou simplesmente perdeu o apetite.
    • Transtornos cardíacos, renais ou hepáticos, além de problemas digestivos, nos dentes ou tumores podem levar a esse comportamento em cães. [2]
  3. Mesmo em cães saudáveis, o costume de rejeitar certas rações pode acarretar em outros transtornos de saúde e dificuldades de comportamento, que são leves, graves ou que até colocam a vida do pet em risco. Alguns deles são: [3]
    • Obesidade.
    • Pancreatite.
    • Deficiência de nutrientes.
    • Dificuldade de tratar uma doença crônica em estágios mais tardios da vida.
    • Diarreia.
    • Problemas comportamentais, como ser “pidão”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Ajustando a alimentação do cão

PDF download Baixe em PDF
  1. A ração canina é formulada para atender todas as necessidades nutricionais dos cães, que são diferentes das de humanos em relação à gordura, proteínas e principalmente minerais e vitaminas. Eles não conseguem o sustento exclusivamente através de comida para humanos. [4]
    • A ração seca ajuda a remover bactérias e tártaro que se acumulam todos os dias nos dentes do cachorro.
    • Os nutrientes das rações, como o cálcio, desenvolvem e fortalecem os dentes e ossos do pet.
  2. A ração seca precisa tê-la na constituição; analise os pacotes de algumas marcas. Se a carne (subprodutos não servem) for o primeiro (ou estiver entre os três primeiros) ingrediente, provavelmente o sabor será mais palatável ao cachorro.
    • Evite rações que listem milho como principal ingrediente. [5]
  3. Quando quiser mudar de marca de ração, comece misturando uma pequena quantidade do novo alimento com o antigo; durante uma ou duas semanas, vá dando cada vez mais da ração nova e menos da antiga até que o animal se acostume totalmente a comer apenas a nova.
  4. Cães “viciados” em comida para humanos podem iniciar a “conversão” à ração seca dando a úmida que for da mesma marca que planeja dar. Misture um pouco da ração molhada com comida para humanos que ele gosta; posteriormente, reduza a quantidade dessa última, dando cada vez mais ração úmida por uma ou duas semanas, até que ele se habitue a ingerir apenas ração, sem comida humana.
    • Quando o cão já estiver comendo ração úmida, comece a misturá-la com a forma seca durante duas semanas. Aos poucos, diminua a quantidade do alimento úmido até que ele se acostume apenas com a ração seca.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Experimentando outras estratégias

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso ele não consiga se desfazer do hábito de ingerir esse tipo de comida, adicione uma pequena quantidade de caldo de carne (ele pode ser aquecido) ou uma colherada de purê de banana ou abóbora junto à ração seca. Requeijão ou um pedacinho de ovo duro também são boas opções, mas lembre-se de que não pode ser mais do que 10% do alimento diário do pet. [6]
  2. Enquanto estiver fazendo a mudança para ração seca, pare de dar agradinhos para o cachorro, além de permitir apenas duas refeições para ele até que se acostume à ração seca de forma regular. Nesse momento, você poderá voltar a dar petiscos outra vez, mas nunca mais dê comida para humanos, ou ele poderá ter uma “recaída”.
    • É muito importante ser consistente na alimentação do cão. Todos que moram e frequentam regularmente sua casa precisam estar cientes das regras, não quebrando-as. [7]
  3. Impor uma programação regular para dar as refeições do pet, tirando o pratinho assim que o tempo acabar; dessa forma, ele tentará comer tudo nesse meio tempo. O ideal é colocar o pratinho sempre no mesmo horário todos os dias, deixando-o por 15 minutos para o cão comer; assim que esse período passar, pegue o alimento e descarte as sobras. 12 horas depois, dê outra refeição e siga os mesmos passos, não dando nada para o animal comer entre os horários das duas refeições. [8]
    • Se o cão continuar recusando a comida após dois dias, dê um pouco do alimento que ele está acostumado a consumir (mais ou menos metade da quantidade normal). Siga o mesmo método outra vez. Ainda assim, para aumentar a possibilidade dele comer, você pode colocar bem pouco de comida humana (não mais do que 10%). [9]
  4. Sente-se perto do animal e coloque alguns pedacinhos de ração em sua mão e ofereça ao cão para ver se ele comerá. Caso ele esteja acostumado com isso, ele poderá aceitar e comer de sua mão.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode adicionar um pouco de caldo de galinha (menos do que ¼ de xícara) à ração seca para deixá-la mais palatável ao cão. Ela possui pouco sódio.
  • Pode ser necessário experimentar algumas marcas de ração seca para encontrar uma que agrade ao animal. Compre um sachê pequeno para não perder muito dinheiro se o animal não gostar.
  • Se o cão ficar pedindo comida enquanto você estiver fazendo uma refeição, coloque-o em outro cômodo da casa e não fique com pena.
Publicidade

Avisos

  • Qualquer alteração na alimentação deve ser gradual. Realizar essa mudança repentina pode irritar o estômago do animal, causando vômitos e diarreias.
  • Ao notar que o cão está rejeitando a ração e só quer certos tipos de comida por mais de dois dias, entre em contato com um veterinário. Ele pode estar doente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 75 713 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade