Baixe em PDF
Baixe em PDF
Uma solução salina pode funcionar muito bem para diversos propósitos, como tratar dor de garganta e infecções de pele e limpar piercings. A melhor parte é que ela pode ser feita com apenas dois ingredientes de sua cozinha. Continue lendo para aprender como acertar as proporções deles e criar uma solução natural e eficaz.
Passos
-
Compre sal de cozinha normal ou sal marinho. Não compre sais com aditivos, como cores, cheiros e gostos diferentes; o sal precisa ser o mais puro possível. Ele não deve ter iodo ou conservantes — se for outra coisa que não sal, sua pele/narina ou qualquer outra parte sensível poderá ficar irritada.
-
Coloque meia colher de chá em um copo. Você deve imitar a concentração do sal ou lágrimas criando uma solução normal que seja 0,9% salina. [1] X Fonte de pesquisa Para as crianças, diminua um pouco o sal, enquanto para os adultos, se estiver com um pouco mais, não há problemas.
- Se preferir, algumas receitas dizem para adicionar meia colher de chá de bicarbonato de sódio. [2] X Fonte de pesquisa No entanto, uma solução normal não precisa disto.
- Esses valores são válidos para cerca de 230 ml de água; se utilizar uma quantidade maior, adicione mais sal.
-
Adicione 230 ml (um copo) de água quente e mexa bem. Coloque-o no micro-ondas por cerca de um minuto, passe-a para o bule ou deixe-a em um ponto em que fique quente, mas não fervente. Pegue uma colher a ajude o sal a ser dissolvido.
- O sal esteja bem dissolvido! Se ficar muito concentrado, jogue a solução fora.
- Se quiser tomar cuidado extra, use água destilada (ou que chegou ao ponto de fervura). Isso garante que tudo esteja esterilizado e limpo.
-
Dependendo de sua situação, limpe, submerja ou gargareje a solução salina. Porém, em hipótese alguma a engula! Lembre-se: não aplique-a em feridas abertas.
- No caso de piercing, não o submerja na água. Limpe apenas a área dele, pois a solução salina pode deixá-lo seco em volta. Consulte um profissional licenciado para saber a melhor maneira de cuidar de seu novo piercing.
- Para infecções da unha ou outras relacionadas à pele (não feridas abertas), submerja-as na solução salina quatro vezes ao dia. Este Método pode levar dias ou semanas para dar certo, portanto vá ao médico antes que a infecção se espalhe, principalmente se sinais mais graves aparecerem.
- Para garganta dolorida, gargareje de manhã e à noite, sem ingerir a solução (apesar de que se isso acontecer, não há problema). Se a dor persistir por mais de dois dias, procure um médico.
Publicidade
-
Coloque um copo de água e meia colher de chá de sal em uma panela. Isso equivale a 230 ml de água e cerca de 2,5 g de sal. O sal não deve ter iodo, conservantes, cheiro, coloração ou qualquer outro aditivo totalmente desnecessário.
- Meia colher de chá não parece muito, não é? Para os adultos, não há problema em adicionar um pouco mais (mas bem pouco). Você deve obter uma solução similar às suas lágrimas, com salinidade de 0,9%.
-
Ferva por 15 minutos. Coloque a tampa desde o começo. Coloque o despertador e deixe no fogão. Se precisar preparar outra coisa neste momento, faça-o agora.
-
Use a solução. O uso mais comum para uma solução salina é para limpar as cavidades nasais , curar irritações na garganta ou limpar lentes de contato.
- Se for fazer gargarejo, espere que ela esfrie um pouco e não queime sua garganta, pois a solução deverá estar bem quente, mas não fervendo. A mesma coisa é válida se for utilizá-la para as cavidades nasais ou sua pele; afinal, você não quer exacerbar o problema!
-
Derrame o resto em uma jarra, copo ou garrafa estéril. Se sobrar algo, é claro. Esterilize o recipiente.Publicidade
Dicas
- Jogue fora a solução fora dentro de 24 horas. Se guardá-la (ou parte dela), coloque uma tampa e armazene em um recipiente hermeticamente fechado por até 24 horas. Mais do que isto e ela deverá ser descartada. Afinal, é apenas sal e água; é possível fazer mais dela rapidamente. É muito importante que a solução esteja fresca para ser segura e eficaz.
Publicidade
Avisos
- Se você não tiver certeza de que tem uma infecção, procure um médico.
- Caso os sintomas persistam, vá ao médico.
- Não ferva a água; ela deve ficar quente o suficiente para que você possa suportar, mas fervê-la não quer dizer que ela será mais eficaz.
Publicidade
Materiais Necessários
Método um: no micro-ondas
- Sal de cozinha ou sal marinho.
- Bicarbonato de sódio (opcional).
- Caneca.
- Água.
- Colher.
Método dois: no fogão
- Sal de cozinha puro ou sal marinho.
- Água.
- Pote com tampa.
- Colher.
- Recipiente (com tampa, se for guardar).
Referências
Publicidade