Baixe em PDF
Baixe em PDF
Alguma vez já tentou trançar os cabelos? Usando o método certo e adquirindo um pouco de prática, dá para fazer tranças como um cabeleireiro profissional. As tranças ficam bem em todo mundo e é uma ótima chance de variar na hora de desfilar um penteado que parece que levou horas para ser feito no salão.
Passos
-
Desembarace o cabelo com uma escova ou um pente de dentes largos. É muito mais rápido fazer uma trança quando o cabelo não tem nós. O pente deve passar facilmente por todo o comprimento dos fios.
- Se está trançando fios grossos ou um cabelo cortado em camadas, passe um pouco de água ou gel primeiro. Isso vai facilitar o manuseio.
- O cabelo pode ser trançado tanto molhado quanto seco. No primeiro caso, a trança ficará mais firme e “certinha”, enquanto fios secos resultam em uma trança mais solta.
- Caso decida fazer a trança no cabelo seco, procure lavar o cabelo dois dias antes. A oleosidade natural dos fios ajuda a fixar a trança.
-
Comece com um ponto fixo (opcional). Se prender o cabelo em um rabo de cavalo ou meio rabo com elásticos , a trança vai ser mais fácil de ser manuseada e vai ficar mais elegante. Quando tiver prática, tente trançar o cabelo solto na altura da nuca.
-
Divida o cabelo em três partes iguais. Elas vão ser as três mechas da trança, então tente fazê-las do mesmo tamanho.
- Pegue a mecha direita com a sua mão direita e a mecha esquerda com a mão esquerda, deixando a mecha do meio solta (por enquanto).
- Segure cada mecha de modo que ela fique rente à palma da respectiva mão. Use os dedos do meio, anelar e mindinho para segurá-la em cada mão. Deixe o indicador e o polegar de cada mão livres.
-
Passe a mecha esquerda sobre a do meio. Se as mechas começaram como A B C , elas devem estar agora ordenadas como B A C .
- Com o indicador e polegar esquerdos, pegue a mecha do meio.
- Usando o indicador e polegar direitos, pegue a mecha esquerda que está na palma da sua mão esquerda.
- A mecha que começou no lado esquerdo agora deve estar no meio.
-
Passe a mecha direita sobre a do meio. As suas mechas que agora estão ordenadas B A C vão virar B C A .
- Na mão esquerda, mude a mecha que está entre o indicador e o polegar de forma que os outros dedos passem a segurá-la contra a palma.
- Use o seu indicador e polegar esquerdos para segurar a mecha que está na sua palma direita (mas não a que está sendo segurada pelo polegar e indicador).
- A mecha que começou no lado direito agora deve estar no meio.
-
Prossiga com a trança. Continue usando o indicador e polegar "livres" de uma mão para pegar a mecha de "trás" (que está sendo segurada na palma da mão pelos outros 3 dedos) da outra mão.
- Aperte a trança à medida que avança. Toda vez que uma mecha muda de mão, puxe gentilmente o cabelo para apertar um pouco a trança. Mas evite puxar com muita força.
- Repita até que sobre apenas cerca de 2 cm de cabelo solto nas pontas.
-
Prenda a trança. Use um elástico para prender a ponta da trança. Você pode precisar dar várias voltas com o elástico.
- Evite elásticos de borracha. Eles podem quebrar os fiios e são difíceis de tirar no fim do dia.
- Ao prender o cabelo com elásticos ou outros acessórios, procure usar aqueles que têm a mesma cor dos seus fios. Assim eles não vão roubar a cena da sua trança.
-
Use um spray fixador (opcional). Um spray ou gel fixador vão evitar que fios rebeldes teimem em ficar espetados para fora da trança com o passar do dia.
- Se decidir usar spray de cabelo, faça isso antes de colocar qualquer enfeite no cabelo.
- Passe um produto doador de brilho. Espalhe pelas palmas das mãos e passe pelo comprimento da trança.
-
Coloque um enfeite na sua trança (opcional). Amarre um laço colorido na ponta da trança para um toque extra.
- Você pode usar tule, gorgorão ou um elástico ondulado de costura que podem ser encontrados no armarinho mais próximo.
- Use uma presilha mimosa perto da base da trança ou para prender a franja.
Publicidade
-
Penteie o cabelo para tirar os nós. É difícil fazer uma trança embutida se o cabelo estiver embaraçado, então tire uns minutos para desfazer os nós usando uma escova ou um pente de dentes largos.
- Quando estiver penteando os cabelos, trabalhe em pequenas seções e comece de baixo para cima. Se começar no topo da cabeça, seu cabelo ficará muito quebradiço na hora de fazer a trança.
-
Reparta o cabelo. Para uma trança embutida tradicional, esta provavelmente é a parte da frente do seu cabelo, que é a mais próxima da sua testa e têmporas.
- Você não precisa começar uma trança embutida do alto da sua cabeça. Apesar desta ser a maneira mais fácil de aprender, dá para começar uma trança embutida de qualquer parte da cabeça. Basta conferir primeiro se você inclui o cabelo acima das orelhas na sua primeira mecha caso decida começar a trança de um ponto mais baixo.
- Você pode fazer várias tranças embutidas, saindo de várias partes da cabeça. Por exemplo, se o seu cabelo é mais curto, fica mais fácil fazer duas tranças médias do que uma grande.
-
Separe o cabelo em três mechas do mesmo tamanho. Elas vão ser o começo da trança.
- O segredo da trança embutida é manter as três mechas do mesmo tamanho enquanto se trança o cabelo.
- As mechas devem vir do mesmo tufo de cabelo, e não puxadas de partes diferentes da cabeça para formar uma só trança. Procure também mantê-las próximas durante o trançado.
-
Segure as três mechas. Segurá-las corretamente vai ajudar a obter uma trança bem feita mais rapidamente. Você pode achar um outro jeito que seja mais fácil para você, mas aqui está um jeito básico de começar a segurar:
- Segure a mecha esquerda com a sua mão esquerda.
- Segure a mecha do meio entre o seu polegar e indicador direitos.
- Segure a mecha direita entre a sua palma direita e os três últimos dedos da mão direita.
-
Leve a mecha da direita para o meio. Aqui está a forma de mover a mecha da direita sem soltar completamente a trança:
- Com os três últimos dedos da sua mão esquerda, segure a mecha esquerda entre os seus dedos e a sua palma. Isso deve liberar o seu polegar e indicador esquerdos.
- Você agora deve ter duas mechas na sua mão esquerda e uma na direita.
-
Leve a mecha da esquerda para o meio. Com o seu polegar e indicador direitos, passe "por cima" da mecha do meio e pegue a mecha da esquerda.
- Com os três últimos dedos da sua mão direita, segure a mecha direita entre os seus dedos e a sua palma. Isso deve liberar o seu polegar e indicador direitos.
- Com o seu polegar e indicador esquerdos, passe "por cima" da mecha do meio e pegue a mecha da direita. Você agora deve ter duas mechas na sua mão direita e uma na esquerda.
-
Acrescente cabelo à mecha da direita. Até agora, você fez uma trança comum. Agora é que começa a parte "embutida" do processo. É absolutamente normal errar nas primeiras vezes, mas fica mais fácil depois que você pega o jeitinho certo de segurar a trança.
- Solte a mecha do meio e deixe-a entre as mechas da direita e da esquerda. É preciso distinguir a mesma do resto do seu cabelo - ela ficará ligeiramente mais alta do que o cabelo que ainda não foi trançado.
- Segure a mecha da esquerda entre os três últimos dedos da sua mão esquerda e a sua palma esquerda. Segure a mecha da direita com o seu indicador e polegar esquerdos. A sua mão direita deve estar livre agora.
- Usando a mão direita, puxe para cima uma pequena parte do cabelo solto no lado direito da cabeça. Pegue esta nova mecha com o seu polegar e indicador esquerdos para acrescentá-la à mecha direita da trança.
- Pegue a mecha do meio da trança novamente. Segure com a mão direita e leve-a para a direita, fazendo dela a sua nova mecha da direita. A mecha onde você acrescentou o cabelo, entre o seu polegar e indicador esquerdos, é a nova mecha do meio.
-
Adicione cabelo à mecha esquerda. Este processo vai ser o mesmo do passo anterior, mas usando os lados opostos:
- Solte a mecha do meio. Novamente, ela vai ficar pendurada entre as mechas da esquerda e da direita.
- Segure a mecha direita entre os três últimos dedos da sua mão e palma direitas.
- Segure a mecha esquerda com o seu polegar e indicador direitos. Agora a sua mão esquerda deve estar livre.
- Usando a mão esquerda, puxe para cima uma pequena parte do cabelo solto no lado esquerdo da cabeça. Pegue esta nova mecha com o seu polegar e indicador direitos para acrescentar à mecha esquerda da trança.
- Pegue a mecha do meio da trança novamente. Segure com a mão esquerda e leve para a esquerda, fazendo dela a nova mecha esquerda. A mecha na qual você acrescentou o cabelo, entre o seu polegar e indicador direitos, é a nova mecha do meio.
-
Continue trançando com este método. A sua trança embutida deve estar pronta quando você chegar à nuca. Para deixar a trança o mais arrumada possível, procure ir acrescentando mechas do mesmo tamanho durante o trançado.
-
Faça uma trança básica no resto do cabelo. Continue fazendo uma trança normal de 3 pontas com os fios que ainda estão soltos.
-
Prenda a trança com um laço ou um elástico que não seja de borracha. A borracha pode acabar quebrando o seu cabelo e pode ser difícil de tirar.
-
Fixe com spray de cabelo (opcional). Spray de cabelo ou gel podem ajudar a manter os fios da trança embutida no lugar ao longo do dia.
- Se vai colocar um enfeite extra no seu cabelo, use o spray primeiro. Isso vai evitar que o produto deixe resíduos nas suas presilhas ou laços.
- Um produto doador de brilho pode deixar seu cabelo com uma aparência sedosa e saudável.
-
Coloque um enfeite na trança (opcional). Amarre um laço colorido na ponta da trança para um toque extra de charme.
- Você pode usar tule, gorgorão ou um elástico ondulado de costura que podem ser encontrados no armarinho local.
- Outra opção para dar mais glamour à trança é apostar em várias presilhas ao longo do penteado.
Publicidade
-
Separe o cabelo em duas mechas iguais. Uma trança espinha de peixe parece que foi feita de várias mechas pequenas, mas, surpreendentemente, são apenas duas mechas primárias.
- Para uma trança bem feita, use um pente de dentes finos para fazer uma linha reta e dividir o cabelo bem ao meio, da testa à nuca.
- Para um visual mais desencanado, inspirado na Katniss Everdeen, apenas reparta o seu cabelo com as mãos e separe em duas mechas mais ou menos iguais.
- Este penteado pode ser feito tanto no cabelo seco como nos fios úmidos.
-
Puxe uma pequena mecha de cabelo da parte esquerda e leve-a para a direita. Quando se acostumar a segurar desta forma, você vai poder fazer isso para a trança inteira.
- Segure a mecha direita do cabelo com a sua mão direita.
- Deixe a mecha esquerda cair solta. Como você só está trabalhando com duas mechas, você não precisa se preocupar se ela se misturar com outra parte da trança.
- Usando a mão esquerda, puxe uma pequena mecha de cabelo da parte mais à esquerda, a que fica mais próxima da sua orelha.
- Pegue a mecha pequena da parte esquerda com a sua mão direita e trance a mesma com a a parte direita da trança.
- Segure a mecha esquerda do cabelo com a mão esquerda novamente. Ao pegá-la de novo, você pode passar os dedos ao longo dos fios para desembaraçá-los e apertar a trança.
-
Puxe uma mecha pequena da parte direita e leve-a para a esquerda. Isso é como no passo anterior, mas usando lados opostos.
- Para uma trança com aparência mais elaborada, puxe mechas menores. Para uma trança rápida, puxe mechas maiores.
- Segure a mecha esquerda com a sua mão esquerda.
- Deixe a mecha direita cair solta. Como você só está trabalhando com duas mechas, você não precisa se preocupar se ela se misturar com outra parte da trança.
- Usando a mão direita, puxe uma pequena mecha de cabelo da parte mais à direita, a que fica mais próxima da sua orelha.
- Pegue a mecha pequena da parte direita com a sua mão esquerda e trance a mesma com a a parte esquerda da trança.
- Segure a mecha direita do cabelo com a sua mão direita novamente. Ao pegá-la de novo, você pode passar os dedos ao longo dos fios para desembaraçá-los e apertar a trança.
-
Repita esse processo até chegar nas pontas. Continue alternando os lados e procure manter as mechas que for puxando para colocar na trança com o mesmo tamanho.
-
Prenda a trança com um laço ou um elástico próprios para cabelos.Publicidade
-
Separe o cabelo em cinco partes iguais. Uma trança de cinco pontas parece um pouco mais elaborada e elegante do que uma trança básica de três pontas, mas depois de pegar o jeitinho, fica fácil de fazer.
- Se você é iniciante, fica mais fácil trançar fazendo um rabo de cavalo e começar a trança a partir dele. Assim você trabalha com uma base estável.
- É mais fácil trançar o cabelo se ele não tiver sido lavado na noite anterior. A oleosidade natural dos fios ajuda a mantê-los no lugar e a deixá-los menos embaraçados.
-
Segure as mechas com as duas mãos. É mais fácil se você segurar as duas mechas mais à esquerda com a sua mão esquerda e as duas mais à direita com a sua mão direita, deixando a mecha do centro solta.
- Numerar as mechas pode te ajudar a mantê-las certas. Elas devem estar assim: 1 2 3 4 5 .
-
Leve a mecha mais à esquerda para o centro. Passe-a sobre a mecha 2 e por debaixo da mecha 3. Agora ela está no centro.
- Agora as mechas ficam assim: 2 3 1 4 5 .
- Você está literalmente trançando o cabelo. Passando as mechas da direita para a esquerda e as da esquerda, para a direita.
-
Leve a mecha mais à direita em direção ao centro. Passe-a sobre a mecha 4 e por debaixo da mecha 1, para que a 5 fique agora no centro.
- Agora a ordem fica assim: 2 3 5 1 4 .
-
Repita os passos 3 e 4 até chegar nas pontas. Continue alternando as mechas de fora e trazendo-as para o centro.
-
Prenda a trança. Use um laço ou um elástico que não seja de borracha para prender a ponta da trança.Publicidade
-
Trança holandesa . Ela é o contrário da trança embutida. Ao invés de passar uma mecha sobre a outra, você passa uma mecha por baixo da outra.
-
Trança cascata . Ela é linda, pois deixa as mechas soltas a partir de uma trança embutida. Seus cabelos vão lembrar uma cascata. Para fazer uma, é preciso primeiro aprender a fazer uma trança embutida.
-
Faixa de trança . É uma trança fina que vai de uma orelha à outra como se fosse uma faixa de ginástica. Pode ser feita como uma trança holandesa ou embutida.
-
Trança trançada. Isso mesmo. É uma trança que, ao invés de ser feita com mechas soltas, é composta de outras tranças. Vai bem com uma faixa para cabelo ou presilha, ou para passar a impressão de que seu penteado deu muito trabalho até ficar lindo e pronto!
-
Trança com fita. Parece uma espiral. É um pouco mais complicada, mas pode se transformar em um coque muito delicado.Publicidade
Dicas
- Sempre desmanche a trança a partir das pontas. Caso contrário, você vai acabar embaraçando ainda mais os fios.
- Se você nunca fez uma trança antes, fica mais fácil pegar o jeitinho usando uma lã grossa, fitas ou bonecas de cabelo comprido antes de experimentar em alguém. É preciso um pouco de prática.
- Para manter as mechas separadas, experimente amarrar as pontas das mesmas com elásticos de cores diferentes. Quando você estiver chegando perto das pontas, basta tirar os elásticos.
- Para um visual mais desencanado, faça a trança mais frouxa.
- Caso esteja tendo dificuldade em trançar o próprio cabelo, experimente praticar no cabelo de uma amiga primeiro até pegar o jeitinho.
- Se você puxar levemente as mechas da trança para baixo, ela vai ficar mais apertada.
- Você pode usar um borrifador de água ou um spray para desembaraçar os fios para manter a trança mais arrumada.
- Se estiver com dificuldade em fazer a trança embutida, prenda o cabelo em um rabo de cavalo no meio da cabeça, usando um elástico. Esse será o seu ponto de apoio fixo, e o elástico vai acabar escondido na trança.
Publicidade
Materiais Necessários
- Uma escova ou pente;
- Algo para prender o cabelo;
- Spray de cabelo ou gel;
- Laço de fita, presilha ou outros enfeites.
Publicidade