Baixe em PDF
Baixe em PDF
O vermelho é uma cor primária, portanto, não é possível produzi-lo puro em nenhum meio. Você pode, no entanto, fazer vários tons dessa cor combinando o vermelho puro a outras cores.
Passos
-
Saiba que você não pode fazer vermelho. O vermelho é uma cor primária, e por isso não pode ser criado pela mistura de outras cores.
- As cores primárias são aquelas que existem por conta própria, sem conter traços de outras cores. Além do vermelho, as outras são azul e amarelo.
- Ainda que você não possa fazer o vermelho puro, é possível conseguir outras tonalidades dessa cor misturando o vermelho puro a outras cores. Você pode mudar o valor de qualquer tom de vermelho de maneira semelhante.
-
Mude a tonalidade acrescentando outras cores. Misturar o vermelho puro a outras cores mudará o tom dele. Você pode combiná-lo à maioria das outras cores primárias e secundárias, e cada combinação terá um resultado diferente.
- Ao misturar o vermelho a outras cores primárias, use apenas uma pequena quantidade da outra cor para evitar que ele se torne outra cor completamente diferente. Um pouco de amarelo pode criar uma tonalidade vermelho-alaranjada, mas se usar demais, você vai fazer laranja. Um pouco de azul pode criar um tom vermelho-arroxeado, mas o excesso vai fazer roxo.
- Misturar o vermelho à cor secundária laranja fará um vermelho-alaranjado, mas limite a quantidade de laranja à mesma do vermelho ou menos para evitar que o tom fique mais alaranjado do que vermelho. Da mesma maneira, misturar o vermelho à cor secundária roxo fará um vermelho-arroxeado, mas você também deve limitar a quantidade de roxo à mesma do vermelho ou menos.
- Você também pode misturar o vermelho a pequenas quantidades da última cor secundária, o verde. Como as duas cores são complementares, ou seja, ficam em lados opostos do círculo cromático, acrescentar verde ao vermelho dará a esta última cor um pouco de marrom. Usar demais vai mudar o tom para marrom ou verde-musgo.
-
Altere o valor acrescentando preto ou branco. Se quiser mudar o valor do vermelho sem alterar o tom, você terá de misturar a cor pura ao preto ou ao branco.
- Acrescentar branco vai clarear o tom, mas se exagerar, você vai fazer rosa.
- Acrescentar preto vai escurecer a cor, mas o excesso pode dificultar a percepção do tom vermelho original.
Publicidade
-
Prepare várias tintas. Ao pintar, você provavelmente vai precisar de vários tons de vermelho. A maioria deles pode ser criada combinando o vermelho puro a outras cores.
- Você precisa no mínimo de vermelho, amarelo, azul, laranja, roxo, verde, preto e branco. Para cada cor, procure selecionar tintas com o tom mais puro possível.
-
Examine o vermelho puro. Coloque uma gotinha de tinta vermelha na paleta de cores e use um pincel para transferir uma pincelada dessa tinta para o meio de um papel de rascunho.
- Dê uma boa olhada na pincelada vermelha. Essa será sua amostra original. Você deve compará-la aos outros vermelhos que fizer ao longo do processo.
-
Pratique misturar o vermelho a outras cores primárias. Coloque mais dois pontos de vermelho na paleta. Acrescente um pouco de amarelo a um deles e um pouco de azul ao outro.
- Vá acrescentando cada cor em quantidades bem pequenas e misturando até que não sobre traços da tinta. Usar uma quantidade muito grande de cada uma pode alterar demais o vermelho e transformá-lo em outra cor.
- Faça uma linha vermelho-alaranjada, feita com o amarelo, ao lado da linha vermelha original. Faça uma linha vermelho-arroxeada, feita com o azul, do outro lado da linha vermelha. Compare os dois tons.
-
Misture o vermelho com o laranja e com o roxo. Comece com mais dois pontos de tinta vermelha. Acrescente laranja a um deles e roxo ao outro.
- Você precisa ser capaz de misturar as duas cores em partes iguais e ainda assim fazer um tom de vermelho; o elemento vermelho ficará mais forte se você usar um pouco menos da cor secundária.
- Faça mais uma linha com seu novo vermelho-alaranjado ao lado do anterior. Repita com o vermelho-arroxeado. Compare esses novos tons a seus correspondentes e à amostra de vermelho original.
-
Misture o vermelho ao verde. Coloque mais vermelho na paleta e misture a ele uma quantidade bem pequena de verde. O resultado deverá ser um marrom-avermelhado. [1] X Fonte de pesquisa
- É melhor começar com pontinhos de verde. Se quiser, você pode ir aumentando a quantidade dessa cor aos poucos para alterar ainda mais o tom. O excesso, porém, fará marrom ou marrom-acinzentado. [2] X Fonte de pesquisa
- Dê uma pincelada da nova cor no papel, próximo à amostra original de vermelho, e compare as cores.
-
Mude a intensidade. Coloque um pouco de branco na tinta vermelha fresca e um pouco de preto em outra gota de tinta vermelha. Misture bem.
- Dê uma pincelada com o vermelho escurecido perto da amostra marrom-avermelhada e compare as duas. Ambas as cores devem ser escuras, mas a amostra marrom-avermelhada deverá ter um elemento marrom perceptível, que estará ausente do vermelho escurecido.
- Pinte também uma listra do vermelho clareado no papel e compare-o às outras amostras.
Publicidade
-
Prepare a cobertura com antecedência. Fazer uma cobertura vermelha vibrante ou profunda pode ser difícil, mas a cor dela vai escurecer com o tempo. É melhor prepará-la de 24 a 72 horas antes do uso para que a tonalidade possa ficar pronta.
- Essa antecedência é ainda mais importante se você quiser uma cobertura vermelha apenas com corante vermelho, mas o mesmo também se aplica a variações dessa cor se elas não estiverem tão escuras quanto você gostaria.
-
Prove a cobertura de vez em quando. Quando se precisa fazer tons escuros ou fortes de vermelho, a quantidade de corante usada pode fazer com que a cobertura fique amarga.
- Prove-a durante o trabalho para monitorar a mudança no sabor e evitar que ela fique amarga demais.
- Se a cobertura ficar amarga, você pode consertar colocando mais aromatizante. Use extratos transparentes e cerca de 1/4 de colher de chá (1,25 ml) para cada 1 xícara (250 ml) de cobertura.
-
Coloque o corante vermelho na cobertura branca. Ponha a cobertura em uma tigela não reativa e acrescente o corante em pequenas quantidades, misturando bem após cada adição. Continue até obter um vermelho vivo.
- É melhor usar corante alimentício em gel ou pasta formulado especificamente para o uso com coberturas. O corante líquido comum não é concentrado o bastante, e a quantidade necessária para fazer uma cobertura vermelha estragaria o gosto e a textura dela.
- A regra geral é usar cerca de 1/4 de colher de chá (1,25 ml) de corante vermelho para cada 1 xícara (250 ml) de cobertura branca. Se estiver usando fórmulas sem sabor, você pode precisar usar 1 colher de chá (5 ml) de corante para cada 1 xícara (250 ml) de cobertura. [3] X Fonte de pesquisa
-
Experimente misturar o vermelho ao marrom. Se quiser fazer uma cobertura vermelha profunda, mas só tiver corante vermelho vivo, a melhor maneira de chegar à cor desejada é acrescentando um pouco de marrom. [4] X Fonte de pesquisa
- Coloque o corante vermelho em um prato de cobertura branca, seguindo o mesmo procedimento de antes. Continue até obter um rosa bem escuro ou um vermelho-claro.
- Adicione o corante marrom à cobertura vermelha e misture. A quantidade de corante marrom deverá ser de cerca de 1/4 da quantidade de vermelho, se não menos. Depois de misturar, você terá uma cobertura vermelha-escura com um pouco de marrom.
- Você também pode misturar pó de cacau à cobertura vermelha para escurecer a cor; ele ainda costuma melhorar o sabor.
-
Experimente com outras variações. Assim como nos outros meios, você pode alterar o tom da cobertura misturando o vermelho puro com outros corantes. Experimente várias combinações diferentes, sempre começando com cobertura branca e fresca em uma tigela limpa.
- Faça uma cobertura cor de vinho usando cinco partes de corante rosa e uma parte de corante roxo.
- Deixe a cobertura bordô combinando duas partes de vermelho a uma parte de vinho.
- Crie um vermelho framboesa combinando o vermelho puro ao rosa. [5] X Fonte de pesquisa
- Obtenha um vermelho ferrugem misturando duas ou três partes de vermelho, cinco a oito partes de laranja e uma parte de marrom.
- Prepare um vermelho rubi escuro acrescentando uma gotinha de preto à cobertura vermelha preparada. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Faça vermelhos quentes. Se precisar de um tom quente, mas só tiver vermelho vivo, misture-o a um pouco de laranja ou amarelo.
- Use amarelos dourados e evite os esverdeados, que podem deixar a cor amarronzada. A maioria das argilas laranja serve.
- Para não mudar demais a cor, coloque apenas um pouquinho da cor nova na amostra de vermelho. Role, amasse e misture bem as cerâmicas até que não sobrem listras de cor. Se precisar alterar ainda mais o tom, coloque mais da cor nova e repita.
-
Faça vermelhos mais frios. Se precisar de um tom frio, misture a cerâmica vermelha com um pouco de azul ou roxo.
- Os azuis mais quentes, com traços de violeta, são melhores que os mais frios, com um pouco de verde e que podem deixar o tom final mais próximo do marrom. A maioria das cerâmicas roxas funciona.
- Assim como no caso dos vermelhos quentes, você deve preparar os vermelhos frios colocando a cor na cerâmica vermelha em pequenas quantidades por vez.
-
Deixe a cor mais escura. Você pode escurecer a cerâmica vermelha usando um pouco de cerâmica marrom ou preta. Seja qual for a cor escolhida, use apenas pequenas quantidades para evitar mudar demais o vermelho.
- A cerâmica marrom vai escurecer a cor aos poucos, mas também deixará o tom amarronzado.
- A cerâmica preta vai escurecer o vermelho de maneira mais drástica, sem alterar o tom em si.
-
Clareie o vermelho. Você pode deixar a cerâmica vermelha mais clara usando um pouco de cerâmica branca ou translúcida.
- Acrescente pequenas quantidades de uma das duas na amostra de vermelho. Se a cor ainda não ficar clara o bastante, vá trabalhando aos poucos até chegar no resultado desejado. [7] X Fonte de pesquisa
- A cerâmica branca vai alterar o valor, e o excesso pode transformar o vermelho em rosa.
- A cerâmica translúcida vai deixar a cor menos forte sem mudar o valor dela. Até um terço da mistura total pode ser composto por essa cerâmica, mas usar mais do que isso pode transformar o vermelho em uma cor semitransparente em vez de um tom opaco.
Publicidade
Materiais Necessários
Misturando a tinta vermelha
- Tinta vermelha;
- Tinta amarela;
- Tinta azul;
- Tinta laranja;
- Tinta roxa;
- Tinta verde;
- Tinta preta;
- Tinta branca;
- Pincel;
- Paleta de pintura;
- Papel de rascunho.
Fazendo cobertura vermelha
- Cobertura branca;
- Tigelas não reativas;
- Colheres;
- Corante alimentício vermelho;
- Corante alimentício marrom (opcional);
- Corante alimentício rosa (opcional);
- Corante alimentício preto (opcional).
Misturando cerâmica plástica vermelha
- Cerâmica plástica vermelha;
- Cerâmica plástica amarela ou laranja;
- Cerâmica plástica azul ou roxa;
- Cerâmica plástica preta ou marrom;
- Cerâmica plástica branca ou translúcida.
Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=zBvaiBdTJR8
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=4wFGR5oezwM
- ↑ http://www.wilton.com/blog/index.php/how-to-make-red-icing-red/
- ↑ http://www.lilaloa.com/2012/01/for-love-of-red-icing.html
- ↑ http://www.wilton.com/decorating/icing/icing-color-chart.cfm
- ↑ http://www.cakecentral.com/tutorial/20151/how-to-color-your-icing
- ↑ http://www.jaedworks.com/clayspot/polyclay-faq/mixing.html
Publicidade