Baixe em PDF Baixe em PDF

A ablução é tanto um ritual tradicional quanto uma prática pela qual os muçulmanos procuram manter uma boa higiene física e espiritual. Tradicionalmente, a ablução se refere à preparação mental dos muçulmanos para o Salá, um dos cinco pilares do islã.

  1. Diga "Bismillah" antes de começar a ablução.
    • O Niyyah é o conceito islâmico da realização de um ato para Allah. Para realizar verdadeiramente a ablução, você deve se concentrar e esvaziar o pensamento.
    • O Niyyah não envolve necessariamente a declamação de uma oração em voz alta, mas se concentrar na palavra "Bismillah" (em nome de Allah) é uma boa maneira de conseguir a concentração necessária. Diga isso em voz alta ou em silêncio, para si mesmo, da maneira que for mais confortável.
  2. Use a mão esquerda para lavar a direita. Faça isso três vezes. Depois, use a mão direita para lavar a esquerda, três vezes. Lave o espaço entre os dedos e vá até os punhos
  3. Use a mão direita para fazer uma cuia e capturar a água e levá-la à boca três vezes. Bocheche e gargareje. Faça isso muito bem para retirar todas as sobras de comida.
  4. Use a mão direita para pegar a água e levá-la ao nariz três vezes. Pode-se usar a mão esquerda para fechar uma narina e assoar, caso necessário. Inale abruptamente, sem levar muita água para dentro do nariz e engasgar.
    • Use água limpa para fazer o ritual; em algumas regiões mais quentes, a água pode conter naegleria fowleri , uma ameba que, se inalada, pode causar uma infecção cerebral rara, porém fatal. Até mesmo água de torneira podem estar contaminadas com essa bactéria; para evitar doenças, ferva a água por um minuto (três minutos, em lugares mais altos) e deixe-a esfriar antes de inalar. [1]
  5. Lave o rosto três vezes espalhando as mãos da orelha direita até a esquerda e da linha do cabelo até o queixo.
  6. Faça isso no braço direito com a mão esquerda três vezes e no braço esquerdo com a mão direita três vezes.
    • Se o braço estiver engessado, pode limpar o gesso ou tala sem problemas. [2]
  7. Com as mãos molhadas, limpe levemente a testa da sobrancelha até a linha do cabelo. Limpe o cabelo também, a nuca, e as têmporas. Faça isso apenas uma vez.
  8. Com a mesma água, use o dedo para limpar todas as reentrâncias da orelha. Use o polegar para limpar as orelhas de baixo para cima. Isso também deve ser feito só uma vez.
  9. Limpe até os tornozelos e lave entre os dedos. Use o dedo mínimo e lave entre cada dedo do pé para eliminar qualquer coisa que haja entre eles. Comece pelo pé direito e esfregue cada pé três vezes.
  10. A ablução deve ser feita após o Tarthib. É importante saber a ordem dos passos para poder segui-los com precisão.
    • Se cometer um erro, você terá que repetir a ablução desde o início.
  11. Geralmente, a oração é assim: "Ash-hadu anlaa ilaaha illALLAHu wahdahuu laa shariikalahu, wa ash-hadu anna Muhammadan 'abduhuu wa rasuuluhu."
    • Traduzido ao português, isso significa "Eu apoio o testemunho que não há outro deus, senão Allah apenas. Ele é o único, não tem sócios e eu testemunho que (Hadrat) Muhammad (sallallahu ala Muhammadu sallallahu alaihu Wasallam) é seu (escolhido) servo e (verdadeiro) mensageiro."
  12. Os atos que a anulam incluem descargas naturais, urinar, defecar, sangramento excessivo e gases. O sono profundo também anula a ablução. [3]
    • Depois de uma relação sexual, realizar a ablução sozinho não é suficiente para estar apto para o Salá. Há uma outra forma de purificação que deve ser realizada conhecida como Ghusul.
    Publicidade

Dicas

  • É sempre melhor limpar os recipientes e urinar antes da ablução. Dessa forma, é possível resistir à vontade repentina de ir ao banheiro depois.
  • Limpe bem a mente antes do ritual para se concentrar em Allah.
  • Caso não consiga manter-se em pé por causa de idade avançada, você pode realizar o salá em uma cadeira com o sali embaixo dos pés.
  • Você deve seguir os passos nesta ordem e sem interrupções longas entre eles.
  • É necessário água para realizar o ritual, mas caso não consiga encontrar água ou esteja doente, você pode realizar o Tayammum. É uma forma de purificação feita com pó limpo, terra ou areia.
  • Passe a parte de cima da mão molhada na nuca antes de lavar os pés.
  • Era uma prática do profeta escovar os dentes antes de realizar a ablução.
  • Você pode fazer a ablução por cima do gesso caso esteja com o braço quebrado.
Publicidade

Avisos

  • Quando estiver de jejum, não bocheche por muito tempo.
  • A ablução é necessária para o Salat. Não ore sem realizá-lo. Depois da anulação da ablução, você deve realizá-la novamente.
  • Nunca faça a ablução enquanto estiver usando esmalte: como ele impede a água de tocar suas unhas, o processo acaba incompleto nesse caso. [4]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 64 120 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade