Baixe em PDF Baixe em PDF

O dua (do árabe duʿāʾ) é qualquer forma de súplica ou invocação direcionada a Alá. Trata-se da essência do ibadah, a servidão e adoração do islã. O Dua deve ser sempre o primeiro e o último recurso para o fiel, dado que se trata, basicamente, de uma conversa com Alá. As visões quanto ao timing, apresentação e terminologias usando no dua podem variar dentro da fé, mas é um consenso entre todos de que é preciso abordar a súplica com humildade, clareza, submissão e certeza de que Alá vai ouvir e responder.

Método 1
Método 1 de 3:

Escolhendo quando fazer o dua

Baixe em PDF
  1. Diferentes tradições dentro do islã têm suas próprias opiniões quanto à forma correta ou ideal de se recitar o dua. Alguns fieis, por exemplo, acreditam que é mais adequado invocar o dua durante a prostração na oração (sujud). [1]
    • Já outros preferem oferecer o dua a qualquer momento durante a oração, muitas vezes iniciando ou encerrando o salá com ele. De qualquer forma, qualquer uma das cinco orações obrigatórias diárias é a oportunidade perfeita para se fazer o dua.
    • É sempre necessário fazer a ablução (limpeza ritual) e se virar na direção do Quibla (virado para a Caaba em Meca) durante o salá.
  2. Não importa quando prefere fazer o dua, mas é importante que sua cabeça esteja no lugar certo, sem nenhuma distração. Mantenha um foco único no dua, lembrando-se de que está conversando diretamente com Alá. [2]
    • A perda da concentração pode ser considerada um insulto a Alá, pois coloca em dúvida a sinceridade de suas ofertas e de seus pedidos. Isto acarreta no desprazer de Alá.
  3. Invocar o dua não tem a ver com fazer exigências ou presumir que você sabe o que é melhor para você. Pelo contrário, trata-se de uma oportunidade para se submeter às vontades de Alá com certeza e gratidão. Faça o dua apenas quando tiver confiança de que será ouvido e receberá respostas. [3]
    • Como fiel, fique tranquilo e lembre-se de que Alá jamais ignorará um dua. Entretanto, aceite que a resposta pode ser diferente daquela que você presume ser a ideal para sua situação.
    • É possível que você sequer perceba que Alá respondeu ao seu dua. Caso não receba algo que pediu, sinal de que Alá está respondendo de forma ainda melhor para você.
  4. Não há problema algum em oferecer o dua quando se está feliz e grato pelas bênçãos de sua vida. Isto é tão adequado quanto fazê-lo em um momento de provações no qual se precisa de orientação. De qualquer forma, lembre-se da certeza de que será ouvido e que jamais será esquecido. [4]
    • Desde que você consiga focar, ter humildade, ser submisso e ter esperança, não há hora errada de se suplicar o dua.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Acertando na invocação

Baixe em PDF
  1. Há uma divergência entre diferentes escolas de pensamento sobre o fato do dua dever ser feito apenas em árabe ou se ele pode ser feito em sua língua nativa. Independentemente do idioma utilizado, é importante compreender completamente o que está sendo dito, ou sua conversa com Alá não será sincera e real. [5]
    • Por exemplo, muitas pessoas recitam duas conhecidos em árabe sem fazer a mínima ideia do que estão dizendo. Caso queira falar em árabe, mas essa não seja sua língua materna, estude traduções para saber o que exatamente está dizendo.
    • Aqueles que acreditam que o dua pode ser recitado em qualquer idioma usam como base o fato de Alá ter criado todos os idiomas e, portanto, ser capaz de entender a todo mundo. [6]
  2. É tentador pensar que uma súplica precisa ser recheada de floreios, termos complicados e frases complexas, mas a realidade é bem diferente. Foque em um linguajar simples, direto ao ponto e sem ostentação verbal. Basicamente, o segredo é chegar direto naquilo que gostaria de falar. [7]
    • A prosa excessiva ou rítmica pode acabar distraindo você da mensagem desejada. Fale sempre de forma mais simples.
    • Repetir o dua várias vezes, por outro lado, é uma ótima forma de se melhorar o foco e demonstrar persistência. A recomendação tradicional é repeti-lo cerca de três vezes.
    • Fale com um tom de voz normal. Nada de gritar para se exibir ou sussurrar como se estivesse com vergonha de ser ouvido.
    • É normal que as pessoas chorem durante o dua. Tudo bem se isso acontecer, mas não tente forçar um choro só para se aparecer. Seja sincero quanto ao que está sentindo e lembre-se sempre das consequências de desobedecer a Alá.
  3. Existem diferentes formas de se fazer isso, dependendo do seu idioma e de diferentes tradições dentro do islamismo. Ainda assim, a maioria começam com "Ó Alá", pois é importante invocar o belo nome de Alá para se deixar claro que está fazendo uma súplica direta a Ele. [8]
    • Sempre comece o dua elogiando a Alá, reconhecendo a soberania e a sabedoria d'Ele, seguido de um agradecimento por tudo que Ele lhe deu.
    • É proibido direcionar um dua a qualquer outra pessoa. Ele deve ser direcionado apenas a Alá. Não é possível e nem necessário que outra pessoa interceda por você.
  4. Está com dificuldade para encontrar os termos adequados para se expressar? Sem problemas. Recite os duas ditos por outros fieis sábios, principalmente do Profeta Maomé (que a paz e as bênçãos de Alá estejam sobre ele). Os duas oferecidos por ele podem ser encontrados do Alcorão e no Hádice (a coleção de seus ditos). Como o Profeta recebeu o dom da concisão e da clareza, os duas ditos por ele são focados e fraseados perfeitamente. [9]
    • Ainda assim, é imprescindível que você compreenda completamente os duas recitados, não importa se eles venham das tradições proféticas ou do Alcorão. Escolha aqueles que sejam mais adequados para os sentimentos e desejos que você deseja passar.
    • Você encontrará duas lindos do Suná que podem ser recitados no decorrer do dia, em situações como: ao acordar, ao ir dormir, ao entrar ou sair do banheiro, antes de comer, ao espirrar e antes de relações conjugais.
    • Além dos duas do Profeta, pesquise por outros duas adequados para outras situações cotidianas na internet, em português ou em árabe. [10]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Escolhendo o que pedir e o que oferecer

Baixe em PDF
  1. Muitas pessoas confundem o intuito do dua, interpretando-o apenas como uma oportunidade para fazer pedidos. Pelo contrário, trata-se de uma conversa com Alá, sendo a hora perfeita para se livrar do peso de seus pecados e pedir perdão por eles. [11]
    • Reconheça seus pecados, por menores que eles sejam, prometendo que não vai repeti-los e pedindo perdão a Alá.
    • Por exemplo, você pode pedir perdão pela forma com a qual tratou um amigo, pedindo também por forças para superar seu egoísmo e aprender a tratar os outros com o respeito que eles merecem.
    • Não importa se está fazendo uma confissão ou um pedido, lembre-se de se manter focado, humilde, fiel e temeroso, sempre usando um linguajar direto e conciso.
  2. Você pode simplesmente pedir por bênçãos gerais, como sabedoria e saúde, mas também pode simplesmente pedir por coisas mais específicas. Por exemplo, você poderia dizer "Ó Alá, me ajude a ir bem na prova de amanhã, pois sei que me preparei bastante para ela". [12]
    • Todos os pedidos legítimos serão respondidos por Alá, e a resposta sempre será a melhor para você, mesmo que não seja aquilo que você espera.
  3. Tudo bem pedir por saúde, bem-estar e sabedoria para amigos, entes queridos e fiéis no geral. É de bom tom até mesmo pedir por bênçãos para seus inimigos. Orar em benefício dos outros demonstra humildade e submissão a Alá. [13]
    • Em muitos casos, você perceberá que os pedidos de bênçãos para os outros serão refletidos sobre você. Por exemplo, caso invoque o dua com frequência para pedir ajuda a um amigo que está doente, é bem possível que vocês dois sejam abençoados com mais vitalidade.
  4. Usar o dua para pedir que algo de ruim aconteça com os outros é extremamente inadequado. Por exemplo, não peça que seu chefe incompetente seja demitido e saia de seu caminho. Pelo contrário, peça para que ele seja abençoado com mais eficiência e capacidade profissional. [14]
    • Não faça também pedidos negativos para si próprio. Se estiver sofrendo, não peça pela morte, mas sim por cura ou força para se entregar à vontade de Alá e suportar seu fardo.
    • Pedir redenção do Inferno (Jahannam) deve ser parte regular dos duas diários de todo muçulmano.
    Publicidade

Dicas

  • É preciso crer que Alá vai responder às suas preces. Não ore sem acreditar.
Publicidade

Avisos

  • Não fique sonhando com o Jannah. Faça o possível para chegar ao paraíso ajudando os necessitados e amando e crendo em Alá. Não dê ouvidos a Shaitan.
  • Jamais recite um dua contra sua família e sua propriedade. Também não ore em busca de atos pecaminosos.
  • É proibido buscar mediação dos mortos, pois esse é um ato de shirk (fura) que torna o indivíduo incrédulo. Você só pode pedir coisas aos vivos, e sempre de acordo com as capacidades deles. Por exemplo, não peça para alguém garantir a você a entrada ao Jannah. Evidências disso (traduzidas para o português): [15] [16]
    • An-Nu'man bin Bashir (que Alá se agrade dele) contou: O Profeta (ﷺ) disse, "Du'a (súplica) é adoração." [Riyad as-Salihin Livro 17, Hádice 1465] [17] Portanto, suplicar a outro que não Alá é o mesmo que adorá-lo, sendo um pecado grave .
    • "Não deve, porventura, ser dirigida a Alá a devoção sincera? Quando àqueles que adotam protetores além d’Ele, dizendo "Só os adoramos para nos aproximarem de Alá", Ele os julgará a respeito de tal divergência. Alá não encaminha o mendaz, ingrato." [39:3] [18] [19]
    • "Porém, haverá alguém mais extraviado do que quem invoca, em vez de Alá, os que jamais o atenderão, nem mesmo no Dia da Ressurreição, uma vez que estão desatentos à sua própria invocação?
      E quando os humanos forem congregados, os invocados serão seus inimigos e negarão a sua adoração.[46:5-6] [20] [21]
    • "Quem invocar outra divindade junto a Alá, sem prova para isso, saiba que a sua prestação de contas incumbirá só ao seu Senhor. Sabei que os incrédulos jamais prosperarão." [23:117] [22] [23]
    • "Certamente, tu não poderás fazer os mortos ouvir, nem fazer-te ouvir pelos surdos (especialmente) quando fogem." [27:80] [24] [25]
    • "Nem tampouco se equipararão os vivos e os mortos. Em verdade, Alá faz ouvir quem Lhe apraz; contudo, tu não podes fazer-te ouvir por aqueles que estão nos sepulcros." [35:22] [26] [27]
    • "Maomé não é senão um Mensageiro, a quem outros mensageiros precederam. Porventura, se morresse ou fosse morto, voltaríeis à incredulidade? Mas quem voltar a ela em nada prejudicará Alá; e Alá recompensará os agradecidos.." [3:144] [28] [29]
    • "É bem verdade que tu morrerás e eles morrerão." [39:30] [30] [31]
    • "Jamais concedemos a imortalidade a ser humano algum, anterior a ti. Porventura, se tu morresses, seriam eles imortais?" [21:34] [32] [33]
    • Alcorão 3 (Aal ‘Imran):169-171 e Alcorão 2 (Al Bácara):154 não implicam que os mártires podem ouvir o mundo exterior. Pelo contrário, eles estão em Jannah (o Paraíso), sendo recompensados. [34]
    • "Quanto aos que invocais em vez d’Ele, não possuem o mínimo que seja de poder.
      Quando os invocardes, não ouvirão a vossa súplica e, mesmo se a ouvirem, não vos atenderão. E no Dia da Ressurreição renegarão a vossa idolatria; e ninguém te informará (ó humano) como o Onisciente.
      Ó humanos, sois vós que necessitais de Alá, porque Alá é, por Si, o Opulento, o Laudabilíssimo." [35:13-15] [35] [36]
    • "Sabei que as mesquitas são (casas) de Alá; não invoqueis, pois, ninguém, juntamente com Alá.
      E quando o servo de Alá se levantou para invocá-Lo (em oração), aglomeraram-se em tomo dele."
      Dize-lhes: "Invoco tão somente o meu Senhor, a Quem não atribuo parceiro algum. "
      Dize-lhes (mais): "Em verdade, não posso livrar-vos do mal, nem trazer-vos para a conduta verdadeira."
      Dize-lhes (ainda): "Em verdade, ninguém poderá livrar-me de Alá, nem tampouco acharei amparo algum fora d’Ele."
      [72:18–22] [37]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 30 125 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade