Baixe em PDF
Baixe em PDF
Tricotar é uma atividade bastante relaxante, e o ponto meia e o ponto tricô são os únicos utilizados ao tricotar qualquer peça. Olhando um ponto tricô do avesso, você enxerga o ponto meia. Ele é o ponto plano, enquanto o ponto tricô fica com mais relevo. Uma combinação desses dois pontos, tricotados seguindo um determinado molde, é o que deixa as peças diferentes umas das outras.
Passos
-
Monte a malha com quantos pontos desejar.
-
Segure a agulha com a malha de pontos na mão esquerda e a agulha vazia na direita.
-
Empurre a ponta da agulha direita para baixo. Puxe-a através do primeiro ponto na agulha esquerda de maneira que ela a cruze pela parte frontal.
-
Posicione a lã na frente das agulhas. Segure o primeiro ponto na agulha esquerda com o polegar e o indicador.
-
Segure a lã bem firme. Enrole-a ao redor da agulha direita, em sentido horário, de frente para trás.
-
Suavemente, puxe a ponta da agulha direita através da primeira laçada, levando a lã junto. Puxe, devagar, a agulha direita para a parte de trás. Não puxe com muita força ou você levará a agulha junto.
-
Com cuidado, retire a laçada antiga da agulha esquerda.
-
Verifique seu primeiro ponto tricô na agulha direita.
-
Faça o mesmo com todos os pontos da malha para produzir uma carreira de pontos tricô.
-
Faça a segunda carreira e todas as seguintes da mesma forma e veja seu tecido tricotado começar a surgir. Se você usar o ponto tricô em toda a peça, você estará fazendo cordões de tricô. Mas esse é assunto para outro artigo.Publicidade
Dicas
- Agora que você já sabe como fazer o ponto meia e o ponto tricô, você já pode fazer quase qualquer receita.
- Em vez de fazer a sua segunda carreira de ponto tricô, você pode utilizar o ponto meia. Isso irá criar o chamado ponto jersey. Nesse ponto, um lado do tecido ficará liso enquanto o outro fica irregular, dando à peça um acabamento bastante profissional. O ponto jersey é bem popular entre as tricoteiras e permite que você faça quase qualquer coisa.
- Muitos suéteres são feitos com as carreiras de pontos tricô e meia revezadas. Assim, a peça terá o lado direito liso, como se fosse uma roupa comprada. O lado avesso, o que fica em contato com o corpo, será o irregular. Para um exemplo, observe um suéter em uma loja.
- Pratique com agulhas grandes e lã suave para tornar o aprendizado mais fácil. Assim que você dominar o processo de fazer os pontos, use as agulhas do tamanho indicado no molde que está seguindo.
- A sanfona é feita com os pontos tricô e meia em uma carreira. Ela normalmente é utilizada nas abas de um chapéu e na bainha de um suéter. Ela pode ser de 2 x 2 em todo o molde. Perceba que, nesse caso, o ponto tricô pode ser visto por entre os pontos meia. Uma sanfona mais apertada pode usar o padrão 1 x 1.
- Tricote a bainha de um suéter com um ponto meia e um ponto tricô. Em seguida, outro ponto meia e outro ponto tricô. Continue esse padrão até atingir o comprimento desejado para a sanfona.
Publicidade
Avisos
-
- Como Tricotar o Ponto Cesta
- Como Tricotar o Ponto Musgo ou Ponto Semente
Publicidade
Materiais Necessários
- Agulhas de tricô.
- Um fio de lã grosso e suave.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 133 989 vezes.
Publicidade