Baixe em PDF
Baixe em PDF
É importante que seu time entenda a técnica correta de rodízio para que a partida de vôlei ocorra de maneira tranquila. O time só faz rodízio nesse esporte se receber um saque depois de vencer um rally contra o outro time. Se o seu time receber o saque, todos os seis jogadores devem mudar de posição uma vez no sentido horário, de modo que a próxima pessoa a sacar saia da parte frontal direita da quadra e vá para a parte posterior direita. Comece pelo Passo 1 para aprender a fazer o rodízio no vôlei.
Passos
-
Conheça as seis posições em quadra. Cada lado da quadra é preenchido por duas fileiras, cada uma com três jogadores, o que dá um total de seis posições. Embora os jogadores andem no sentido horário, as posições são denominadas no sentido oposto. São elas:
- Posição um: posterior direita (ou defesa direita), onde fica o jogador a sacar.
- Posição dois: frontal direita (saída de rede ou ataque direito), na frente de quem vai sacar.
- Posição três: central frontal (meio de rede ou ataque centro), à esquerda da posição frontal direita.
- Posição quatro: frontal esquerda (entrada de rede ou ataque esquerdo), à esquerda da posição de ataque centro.
- Posição cinco: posterior esquerda (ou defesa esquerda), atrás do ataque esquerdo.
- Posição seis: posterior central (ou defesa centro), atrás do ataque centro.
-
Conheça a sua posição no time. Sua posição de quadra indica onde você fica e muda a cada rotação. Já a sua posição no time é fixa. Estas são as posições e o que elas fazem:
- O levantador: o trabalho dele é posicionar a bola de modo que os jogadores de ataque possam acertá-la. O ideal é que ele seja o segundo a tocar na bola, posicionando-a para os atacantes. Se não conseguir, ele precisa pedir ajuda para que outro jogador faça isso. Se ele for acidentalmente o primeiro a tocar na bola, precisa avisar para que outra pessoa a posicione.
- O ponta ou ponteiro: esse jogador atinge a bola do canto mais forte: o frontal esquerdo, para os jogadores destros, e o frontal direito para os canhotos.
- O bloqueador central: geralmente, um jogador alto e forte que fica no meio de rede e bloqueia os ataques. Eles também se move para formar um bloqueio com os pontas.
- O especialista em defesa: esse jogador fica na fileira de trás e procura manter a bola em jogo. Para entrar na partida, ele precisa solicitar uma substituição aos árbitros.
- O líbero:
essa posição, criada em 1998, só atua na fileira de trás, mas pode entrar sempre que necessário. O uniforme do líbero é diferente do resto do time. Esse jogador é bom no passe e no toque, além de talentoso com a bola. Ele costuma ocupar o lugar do bloqueador central quando este passa para a fileira de trás.
- Cada posição tem um posicionamento mais adequado na quadra. Por exemplo, os bloqueadores centrais atuam melhor quando estão na posição central frontal. Os levantadores jogam melhor na posição frontal direita, os pontas, na posição frontal esquerda, e tanto o especialista em defesa quanto o líbero podem ficar em qualquer posição da fileira de trás, embora o líbero costume jogar melhor na posição central posterior.
-
Saiba quando fazer o rodízio. Ele ocorre no side out , também chamado de tomada de saque ou virada de bola, que é quando o outro time saca, mas seu time faz o ponto. No vôlei, você anda no sentido horário. Se o seu time fizer o ponto depois que o outro sacar, a pessoa na posição frontal direita passa para a posterior direita, tornando-se a próxima a sacar. Caso o ponto seja feito após um saque do seu time, todos se mantêm na mesma posição.
- Depois de sacar da posição um, o jogador passa para a posição seis (defesa centro), depois para a cinco (defesa esquerda), em seguida para a quatro (ataque esquerdo), depois para a três (ataque centro) e para a dois (ataque direita) antes de voltar à posição um, de saque.
- Lembre-se de que cada jogador só muda de posição uma vez depois que o time toma o saque. Só vai ocorrer outra mudança de posição quando o outro time tomar o saque e perder o ponto.
-
Conheça o momento da substituição. Dependendo do seu nível de jogo e da sua posição, você pode ficar na partida ou ser substituído por outro jogador quando chegar a uma posição. Caso seja um jogador da fileira dianteira (levantador, ponta ou bloqueador central), você pode ser substituído por um jogador da fileira posterior (especialista em defesa ou líbero) quando chegar à posição de defesa direita, ou sacar e depois ser substituído. Os jogadores da fileira de trás serão substituídos pelos atacantes quando chegarem à posição de ataque esquerdo.
-
Saiba para onde ir durante o rodízio. Para otimizar sua posição, você pode se mover depois que o jogador que está sacando fizer contato com a bola. Por exemplo, se você for um levantador na posição de ataque esquerdo, pode passar para o ataque direito depois que o jogador do saque fizer contato, para ficar no melhor local para sua posição. Isso vale para as outras posições também: os bloqueadores centrais vão sempre tentar correr para a posição de defesa centro; os pontas vão tentar correr para as posições de ataque, e assim por diante. Lembre-se apenas de que você não pode se mover antes do saque.
- Os jogadores podem mudar de posição, mas os que estão no fundo da quadra não podem ir até a rede para bloquear ou cortar, e precisam fazer todas as ações de trás da linha de ataque. Essa regra atua para que os cortadores habilidosos não possam dominar em todas as suas seis posições de quadra.
- Às vezes, pode parecer que o levantador está se escondendo atrás dos outros jogadores antes de um ponto. Isso é porque ele precisa ficar na ordem correta de rotação antes de poder se mover até a rede.
Publicidade
Dicas
- Se estiver só jogando vôlei na praia com um grupo de amigos e nenhum de vocês for lá muito habilidoso, não se preocupe tanto com a posição de cada um. Só tente fazer o rodízio direito.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 143 957 vezes.
Publicidade