Baixe em PDF Baixe em PDF

Em um casamento, existem momentos de grande tensão que acabam criando certa distância entre o casal. Muitos fatores, como estresse, exaustão e perda de interesse, podem afetar o relacionamento e a vida de vocês juntos. Se você já se encontra nessa situação ou se apenas quer renovar um pouco o seu casamento, tente reavivar o romance e abrir a comunicação. Se a confiança tiver se desgastado, trabalhe para reconstruí-la.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Paquerando o seu marido

Baixe em PDF
  1. Chame o seu marido para sair. Faça um jantarzinho romântico para ele, chame-o para sair para jantar e ir ao cinema ou para dançar. Organize um piquenique para vocês dois. Pergunte se ele quer encontrá-la para almoçar em um dia de semana no trabalho, ou andem de bicicleta para almoçar em um final de semana preguiçoso. Deixe bem claro que é um encontro: ninguém mais está convidado, nem mesmo as crianças.
    • Vista-se bem. Planeje eventos que exijam roupas diferentes das do dia a dia. Talvez seja para ir a um jantar elegante, uma aula de dança, um evento temático ou até mesmo ir nadar.
  2. Os casais perdem o hábito de fazer sexo por um milhão de motivos. A maneira como vocês começaram não necessariamente ensina como manter uma vida sexual ativa mais tarde. Planeje os horários e as formas de ter relações. Se vocês costumavam fazer sexo à noite, mas agora estão muito cansados, encontre outros horários durante o dia.
    • Tomem banho juntos ou vão para a cama antes do jantar.
    • Agrade-se. Seja honesta sobre o que a faz gozar, o que machuca ou a deixa entediada. Peça o que quiser: ser altruísta demais destrói o sexo.
    • Pergunte o que ele quer em troca e alternem a vez satisfazendo as necessidades um do outro. [1]
    • Marque um encontro com ele e planeje alguns detalhes criativos juntos (velas, fantasias, experimentar algo novo).
    • Ter um plano os deixará animados antes de acontecer.
    • Cumpra os planos! Eles são inúteis se não forem cumpridos.
  3. A intimidade criada pelo contato físico não pode ser subestimada. Independentemente se a vida sexual está a todo vapor ou não, seus corpos precisam estar sempre em contato. Abrace-o quando ele entrar no quarto, quando ele quiser conforto ou apenas quando der vontade. Façam massagens um no outro ou ofereça para massagear alguma parte dolorida.
    • Deem um beijo de despedida quando alguém sair de casa e outro quando chegar.
    • Arrumem um ao outro. Ofereça-se para escovar o cabelo dele, passar hidratante ou filtro solar. Peça para ele ajudá-la com o zíper da calça e ofereça para ajeitar a gravata dele.
    • Façam contato visual ao conversar. Essa é uma forma poderosa de conexão sensorial. [2]
  4. Sair dos lugares comuns permite a quebra de hábitos comuns. Tirem férias juntos e viajem sem ninguém, só vocês dois. Façam uma viagem de final de semana ou saiam apenas uma noite de casa, se não puderem ficar longe por muito tempo. Planejem uma viagem que não seja estressante demais.
    • Se um de vocês tem que dirigir o tempo todo para o trabalho, por exemplo, não façam uma viagem de carro. Peguem um trem ou um voo ou caminhem para um hotel próximo.
    • Fiquem nostálgicos. Tirem férias para um local onde vocês tiveram um momento maravilhoso. Não tentem fazer exatamente a mesma coisa de antes, mas façam o que mais gostaram na época. Recordem e criem novas memórias.
Parte 2
Parte 2 de 3:

Ajustando o foco das interações

Baixe em PDF
  1. Expressar gratidão pelo seu parceiro pode fortalecer bastante o relacionamento. Pense em tudo que aprecia nele: o caráter, as ações, o que ele faz por você. Encontre um momento calmo e diga a ele exatamente como se sente. Escreva tudo primeiro se ajudar a organizar seus pensamentos.
    • Crie o hábito de agradecê-lo especificamente pelos atos gentis que ele faz por você.
    • Vá além do “obrigado”. Explique as qualidades adoráveis que ele tem que o fazem agir com tanta generosidade. [3]
    • Em vez de apenas dizer “Obrigada por fazer o jantar. Estava ótimo!”, diga “Obrigada por fazer o jantar. Eu percebi que em vez de ficar com raiva de mim por estar mal-humorada, você reconheceu que eu só estava cansada e com fome. Você é um ótimo cozinheiro e também uma pessoa muito generosa”.
    • Elogie-o também e traga o clima de paquera de volta ao relacionamento.
  2. Separe um tempo para prestar atenção um ao outro todos os dias. Passem pelo menos uma hora por semana juntos e sozinhos, focando apenas um no outro. Pode ser uma refeição, uma caminhada ou apenas ficar sentados no sofá depois que as crianças já tiverem ido dormir.
    • Eliminem certos assuntos durante o tempo de qualidade. Os assuntos que normalmente são discutidos (o trabalho, as crianças, problemas de saúde ou financeiros) devem ser banidos por pelo menos 20 minutos. Conversem sobre interesses em comum que sejam menos trágicos, as notícias atuais ou qualquer outra coisa que não sejam as preocupações do dia a dia.
  3. Matriculem-se em aulas e aprendam um novo hobby, como uma língua ou um tipo de culinária ou dança. Vão a lugares juntos a que nunca foram. Pensem em algo que nunca fariam em um encontro e façam isso. Essa inovação deixará o relacionamento rejuvenescido, e vocês poderão ver novos lados um do outro.
    • Brinquem. Casais que se divertem e riem juntos têm os melhores casamentos. Façam guerras de água, provoquem um ao outro gentilmente, joguem bola e contem piadas. [4]
  4. Às vezes, você vê coisas que o seu parceiro não vê, e às vezes ele faz algo sem levá-la em consideração. Tente limitar as críticas para um exemplo por dia. Antes de criticar, pense “Vale a pena morder a língua depois?”.
    • Quando seu marido reclamar, ouça. Em vez de dar conselhos, ofereça compaixão. Você pode aconselhá-lo se ele pedir ou sugerir uma nova perspectiva, ainda mais se ele estiver em uma situação ruim; a melhor coisa que pode fazer é ouvir atentamente.
  5. Traga de volta aquilo de que sente saudade no relacionamento. Se vocês não estiverem mais conversando tanto, inicie uma conversa. Se vocês costumavam sair bastante, chame-o para sair. A iniciativa o estimulará a retribuir. [5]
    • Se ele não retribuir, peça. Por exemplo, se você é quem fica sempre tirando todas as fotos durante as férias em família e nunca houver nenhuma foto sua, dê a câmera para ele.
    • Tome a iniciativa primeiro e depois peça. Explique a sua frustração por último. Se estiver ficando frustrada, explique a situação calmamente.
Parte 3
Parte 3 de 3:

Reconstruindo a confiança

Baixe em PDF
  1. Se alguém tiver feito algo que tenha prejudicado a confiança mutua, conversem honestamente sobre isso. Fale sobre a experiência sem tentar influenciar a reação do seu marido. [6]
    • Escreva uma carta. Seja bem direta em relação aos seus sentimentos.
  2. Se a confiança for quebrada, a pessoa que tiver cometido o erro precisa pedir perdão. Se tiver traído a confiança dele, diga que sente muito. Relate o que fez de errado e como isso o afetou. Diga por que estava errada e prometa que não fará isso novamente. [7]
    • Por outro lado, se ele tiver traído a sua confiança, diga para ele pedir perdão sinceramente. Se ele não estiver pronto para isso, também não está pronto para amá-la novamente.
  3. Depois dos pedidos de desculpa, falem sobre a situação que os machucou. Não remoa os detalhes dolorosos, mas entrem em um acordo sobre o que aconteceu, por quê, e os motivos por ter doído tanto. [8]
  4. Escreva o que gostaria que acontecesse no relacionamento e peça para o seu marido fazer o mesmo. Talvez vocês dois queiram fazer algumas mudanças. Esforçar-se para reconstruir a confiança pode ter o efeito positivo de fortalecer algumas partes do relacionamento. [9]
    • Se seus objetivos forem diferentes, entrem em um acordo para cumprir todos eles. Por exemplo, se o seu marido quer que passem mais tempo juntos, e você quiser ter mais tempo sozinha, tente marcar um tempo de qualidade juntos e separados.
  5. Encontre alguém especializado em lidar com casais como vocês. Se houve um caso de infidelidade, encontre um profissional especializado. [10] Se seu marido não quiser ir, vá sozinha.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 63 513 vezes.

Este artigo foi útil?