PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Para fazer alguns cães tomarem remédios, basta disfarçar e escondê-lo em um pedaço de queijo. Para outros, isso pode ser bem complicado. Existem diferentes modos de fazer com que um cão tome um remédio. Tire um tempo para descobrir a melhor abordagem para você e para seu cão, de modo que administrar um medicamento seja um processo simples.

Método 1
Método 1 de 4:

Escondendo o comprimido

PDF download Baixe em PDF
  1. Você precisa compensar o desgosto que ele sente pelo remédio oferecendo algo que ele considere irresistível. Lembre-se de escolher alimentos saudáveis, como carne sem tempero, queijo, pasta de amendoim ou iogurte. Evite alimentos processados como doces e frituras.
    • Isso funcionará melhor se o cão costuma engolir a comida rapidamente sem mastigá-la.
    • Isso funcionará melhor se for possível esconder bem o comprimido sem que ele caia.
    • Existem algumas rações com buracos próprios para que você esconda comprimidos. Talvez elas sejam uma boa opção para você. [1]
  2. Existem diferentes modos de se fazer isso, dependendo do tipo de comida que decidir utilizar. No geral, a ideia é "envelopar" a pílula ou enfiá-la dentro da comida de modo que fique presa e escondida. Experimente métodos diferentes para ver o que funciona melhor com seu cão.
    • Carnes moídas podem ser moldadas ao redor do remédio.
    • Os comprimidos podem ser enfiados dentro de uma salsicha.
    • Os queijos mais macios podem ser moldados ao redor do remédio.
  3. Algumas tentativas podem ser necessárias, pois alguns cães são capazes de separar o remédio da comida na boca e cuspi-lo. Se esse for o caso, continue tentando. Se ainda assim não conseguir, experimente outro método.
    • Espere o cão ficar com fome e dê então dois ou três petiscos sem remédio para que ele queira mais. Dê então o petisco com comprimido seguido por um petisco normal para tirar o gosto do remédio da boca.
    • Se você tem mais de um cachorro, experimente isso quando ambos estiverem presentes. Dê a comida sem remédio para o outro cão primeiro. Em seguida, tente dar o remédio. A competição do segundo cão pode aumentar as chances dele morder a isca.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Moendo o comprimido

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso, obviamente, funciona apenas com remédios que possam ser moídos. Alguns medicamentos não devem ser moídos pois seu conteúdo tem um gosto muito amargo ou por serem projetados para liberação lenta dos componentes ativos.
    • Os remédios líquidos dentro de cápsulas podem ser removidos.
    • Não moa comprimidos revestidos.
    • Verifique a embalagem ou a bula do medicamento para saber se é possível moê-lo.
  2. Arroz e bifes são boas combinações fáceis de se digerir. Não tente fazer isso com ração, pois a umidade é necessária para manter o remédio e o alimento juntos.
  3. Tome cuidado para não exagerar na quantidade de comida, pois se ele não comer tudo, ele não tomará uma dose completa do remédio. Se você possui outros cães, não permita que eles comam a comida medicada. Se necessário, alimente-os em ambientes separados.
  4. Pegue o comprimido pulverizado e coloque-o em uma seringa com água. Injete a água na boca do cão. Ele não gostará, mas tomará. [2]
    • Abra a boca do cachorro. Você não precisa abrir muito a boca do bichinho: basta abrir o suficiente para fazer a siringa entrar.
    • Insira a siringa no fundo da boca do cachorro, de maneira que você possa esguichar o medicamento para dentro da garganta do cão.
    • Pressione a seringa e esguiche o medicamento. Ao fornecer o medicamento ao cão desse jeito, é impossível que o animal o cuspa.
    • Dê um petisco ao cão.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Fingindo querer o comprimido

PDF download Baixe em PDF
  1. Você não servirá todos para ele, portanto, escolha também alimentos que goste. Demonstre estar gostando da refeição para chamar a atenção dele. A chave é fazer o animal desejar o que você está comendo.
  2. Não derrube o remédio, pois esse é um modo do cão esperar apenas alimentos bons e sem medicamentos. Ele abaixará a guarda e quererá tudo que cair.
  3. Em outras vezes, pegue a comida do cão. Desse modo, você estabelece a ideia de que ele deve ser rápido para pegar a comida. Isso o encorajará a tentar comer o que cair sem pensar.
  4. Ele pode estar escondido na comida ou sozinho. Tente pegá-lo do animal para enganá-lo. Talvez nem seja necessário se esforçar muito para que ele coma.
  5. O procedimento funciona melhor quando não há outros cães por perto. Há o risco de um cão tentar pegar o remédio para si. Sendo assim, é importante isolar o cão que receberá o medicamento. Porém, manter outro cão por perto, mas preso numa gaiola, caixa ou na coleira, pode deixar o animal a ser medicado ainda mais animado.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Forçando-o a tomar o comprimido

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça isso apenas se não conseguir convencê-lo de nenhum outro modo. Isso pode parecer extremo, mas, em alguns casos, é necessário. Não se preocupe, você não o engasgará. Vá devagar e seja gentil para fazer com que o cão tome o remédio de modo simples e seguro.
  2. Em seguida, use a segunda mão para abri-la a partir do céu da boca. Dobre os lábios dele sobre os dentes para evitar que ele morda. Vá devagar para não machucá-lo e não cubra o nariz dele.
  3. Tente colocá-lo o máximo possível para trás para aumentar as chances dele engoli-lo. Colocar o remédio na ponta da boca fará com que ele o cuspa. [3]
  4. Faça isso até que ele engula o remédio. Pode ser difícil notar quando isso ocorre. Sempre cheque para garantir que o remédio ainda não está na boca dele. Pode parecer difícil, mas espere um pouco para garantir que o cão engula o remédio.
    • Sopre o nariz dele gentilmente para ajudar.
    • Esfregue a mão sobre a garganta do cão após ele engolir o comprimido para garantir que ele desça suavemente. Isso estimulará o reflexo de deglutição do cão e ele precisará engolir.
    • Sirva água para o cão caso ele precise.
    • Seja paciente e calmo, mas firme.
  5. Utilize petiscos nutritivos antes e depois do comprimido. O cão não ligará muito para a experiência se receber uma boa recompensa depois. Não pule esse passo, principalmente se precisar administrar comprimidos com frequência. Caso o cão aprenda que essa será uma experiência puramente desagradável, você terá menos sorte na próxima tentativa.
    Publicidade

Avisos

  • Não tente forçar o comprimido se tiver unhas compridas. Você pode cortar a pele sensível da boca e da garganta do animal.
  • Se optar por moer o comprimido, não misture-o com uma porção inteira de ração. Se o cão não terminar a refeição, ele pode não tomar a dose necessária do remédio.
  • Veja se você pode moer o comprimido antes de fazê-lo. Alguns medicamentos não devem ser moídos ou quebrados.
  • Não aqueça o comprimido, pois uma alteração química pode ocorrer, tornando-o inútil ou até mesmo perigoso.
  • Não tente forçar o comprimido com um cão de focinho plano como um Pug. Você pode prejudicar a respiração dele. Esconda o comprimido em um pedaço de atum e sirva para ele!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 110 589 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade