PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A coprofagia (comer fezes) é um problema prevalente em cães de estimação. Ninguém sabe ao certo porque eles fazem isso. Alguns acreditam que eles obtêm algum tipo de nutriente ao comer as fezes, mas geralmente este não é o caso em cães bem alimentados. É mais provável que seja um mau hábito adquirido para preencher a necessidade de comer. Embora não seja fácil, é possível fazer o seu cachorro abandonar tal costume. Você pode utilizar algumas técnicas para tentar dar um fim a este problema nojento e, potencialmente, danoso.

Método 1
Método 1 de 3:

Descartando uma condição médica

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem algumas situações em que é normal os cães comerem fezes. [1] Um exemplo é quando as mamães precisam lamber o bumbum dos filhotes para estimular a defecação nas primeiras três semanas de vida deles. Durante o processo, ela também consome as fezes para deixar o ambiente limpo e prevenir a descoberta do ninho por predadores que poderiam ferir ou matar os filhotes.
    • Às vezes, os filhotes comem o próprio cocô. Acredita-se que seja um comportamento investigativo, pois eles usam a boca para explorar o ambiente. [2] Os filhotes que fazem isso geralmente abandonam o comportamento por volta dos seis meses de idade. Se o comportamento continuar, ele é considerado anormal.
  2. Na maior parte das vezes, a coprofagia é um problema comportamental e não médico. No entanto, alguns cães podem estar desnutridos devido a uma dieta pobre, ingestão de poucas calorias ou mesmo por problemas na absorção intestinal. A má absorção ocorre quando o intestino todo ou uma parte dele não consegue absorver os nutrientes enquanto a comida vai sendo digerida. Uma consulta com o veterinário vai esclarecer se algum destes problemas está causando a coprofagia.
    • Se não for encontrada uma causa médica, o problema é comportamental.
  3. Escolha a ração com bastante cuidado. Leia o rótulo e verifique se algum tipo de carne (e não apenas seus subprodutos) esteja entre o primeiro e segundo ingrediente. Não há problema se subprodutos da carne estiverem entre os componentes da ração, mas eles não devem ser os primeiros da lista. Os primeiros ingredientes do rótulo estão presentes em quantidade maior no alimento.
    • Caso a ração tenha muitos grãos, considere trocar por outra com mais carne na composição.
    • Proporcionar uma ração de qualidade a um cão que come cocô pode diminuir o comportamento ou mesmo acabar com ele. Mais nutrientes são absorvidos pelo corpo em vez de ser eliminados com as rações de maior qualidade.
    • Além disso, passar a dar a ração de duas a três vezes por dia, em vez de uma só, pode aumentar a saciedade do cachorro e diminuir a chance de comer fezes por estar com fome.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Treinando o cachorro para não comer cocô

PDF download Baixe em PDF
  1. Em alguns casos, os cães comem cocô por puro tédio. [3] Proporcione bastante exercício para o cachorro. Uma boa forma de começar é levá-lo para caminhar por 20 minutos três a quatro vezes por dia. Jogar brinquedos e bolinhas para ele buscar ou brincar de cabo de guerra também vai estimular a mente e o corpo do seu cão. Brinque por 15 minutos ou até ele ficar bem cansado. Um cachorro exausto vai ter menos energia para comer cocô.
    • Caminhar permite que o cão veja, ouça e cheire coisas novas. Apenas tome cuidado para que ele não coma o cocô de outros cães.
    • Outra forma de manter o cachorro entretido é comprar brinquedos de borracha com buracos para colocar petiscos. Você enche os buracos do brinquedo de petiscos, comida ou até manteiga de amendoim e entrega para o seu cachorro. Ele vai levar um bom tempo, às vezes uma hora, tentando descobrir como retirar os petiscos. Este é um ótimo estímulo mental para ele.
  2. Se o espaço for o jardim de casa, procure e cate todas as fezes que estejam lá. Além de retirar o cocô do alcance do cachorro, você também manterá o ambiente limpo e livre de moscas e outros insetos.
    • Sempre que o cachorro defecar, remova o cocô imediatamente. Assim, ele não tem a chance de comê-lo. Se ele faz cocô no jardim, você precisa ficar de olho nele ou mesmo usar uma coleira com guia para que ele não coma o cocô antes de você catar. Jogue as fezes em uma lixeira bem tampada quando tiver terminado de limpar.
  3. [4] Você só precisa de petiscos e de um ambiente calmo, com poucas distrações. Mostre para ele o petisco na sua mão e feche-a. Permita que seu cachorro cheire a sua mão fechada e diga "deixa". Ele pode tentar lamber ou arranhar sua mão para chegar no petisco. Quando ele parar, diga "sim" e entregue o petisco. Repita esta etapa quantas vezes forem necessárias para que ele não tente mais pegar o petisco quando você diz "deixa".
    • O próximo passo é segurar o petisco na mão aberta e dizer "deixa". Se ele olhar para você, diga "sim" e entregue o petisco. Dessa forma, ele vai aprender a olhar para você quando disser "deixa" e só pegar o petisco (ou o que quer que seja) quando você disser "sim". É claro que treinar este comando leva tempo e requer paciência. Enquanto ele está aprendendo, continue limpando o cocô o mais rápido possível e reduzindo o acesso dele a locais com fezes.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Eliminando o hábito de comer fezes

PDF download Baixe em PDF
  1. Apesar de acreditarmos que o cocô já tenha gosto ruim por si só, não é o caso para os cães. Você pode colocar Tabasco, flocos de pimenta vermelha ou sprays amargos, como o de citronela, nas fezes. Para que isto funcione, você precisa colocar sempre, em todas as fezes que encontrar. É possível que o cão passe a associar o cocô a um gosto ruim e pare de comer.
  2. O gosto das fezes fica horrível. Se você tiver outros cães, é preciso dar o suplemento para todos que têm suas fezes comidas pelo "culpado". Pode ser necessário manter esse suplemento indefinidamente para evitar que o comportamento recomece.
  3. Em alguns casos, o cachorro desenvolve um comportamento compulsivo de comer fezes e precisa de medicamentos mais específicos. Tais medicações podem ser semelhantes às usadas em humanos e precisam ser prescritas pelo médico veterinário. [5]
    • Tal tipo de medicamento leva algumas semanas para fazer efeito. Continue treinando o comando "deixa", limpando as fezes sempre e mantendo atividades físicas e mentais para ajudar seu cão a se livrar desse mau hábito.
    Publicidade

Dicas

  • Seja consistente e nunca permita que o cachorro coma cocô - você precisa quebrar o hábito.
  • Rale abobrinha em tiras bem fininhas e escalde em água fervente. Deixe esfriar e misture na comida do cachorro. Se ele não aceitar o gosto, adicione caldo de carne ou iogurte na mistura. O gosto amargo da abobrinha vai passar para as fezes e ele vai ter menos vontade de comê-las.
  • Outra alternativa é dar abacaxi, que pode ter o mesmo efeito de amargar o sabor do cocô.
  • Não dê comida humana para o seu cachorro, porque as fezes podem ficar mais saborosas.
Publicidade

Avisos

  • Se o cão é um comedor de cocô, mantenha as vacinas dele sempre em dia. O veterinário também pode prescrever o uso regular de um bom vermífugo.
  • Um cão que come as próprias fezes pode também ingerir a de outros animais. Ele pode ser infectado com vírus e parasitas e adoecer por conta disso.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 301 167 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade