Baixe em PDF Baixe em PDF

Há momentos da vida profissional em que é necessário fazer uma apresentação pessoal que englobe suas conquistas, enfatize suas qualificações e prenda o interesse do cliente ou investidor em questão. O problema é que muitas das oportunidades que surgem são em intervalos de tempo muito curtos. Pode parecer impossível, mas se você praticar sua proposta até dominar a apresentação, ficará confiante o suficiente para fazer um bom discurso e alcançar mais esse objetivo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Estabelecendo os pontos principais

Baixe em PDF
  1. Não é aconselhável começar uma apresentação sem se apresentar inicialmente. Começar contando a história de como você conseguiu seus títulos e qualificações deixará seu ouvinte confuso e surpreso, para dizer o mínimo.
    • Você pode iniciar sua fala com um “Olá, eu sou o Fulano da Silva. Acabei de me formar na UFRJ em propaganda e marketing” ou “Oi, meu nome é Beltrano dos Santos e trabalho como representante comercial de varejo”.
    • Assim, seu ouvinte saberá o seu nome e a informação que mais o interessa no momento, que é o que você faz.
  2. Agora que você se apresentou formalmente, é hora de dizer o que o traz à ocasião em que estão, seja uma feira de oportunidades profissionais ou o elevador de um prédio comercial onde acabou de entregar um currículo.
    • Por exemplo, se vocês estão em uma feira profissional, seu objetivo provavelmente é encontrar trabalho. Nesse caso, diga “Olá, eu sou Fulano da Silva. Acabei de me formar em propaganda e marketing pela UFRJ e estou à procura de trabalho na área de criação”.
    • Outra opção seria mencionar algo como “A nossa produção de autopeças está a todo vapor e nosso objetivo é chegar a um novo patamar de vendas na história da empresa”.
    • Seguindo essa lógica, seu ouvinte saberá quem é você, o que faz e o que pretende, tudo em uma ou duas frases simples.
  3. Se existe algo que pode convencer seu interlocutor de que você alcançará seu objetivo é saber de todas as metas que já conquistou, portanto discorra sobre seu histórico. Uma estrutura que pode ajudá-lo é o CAR c ontexto, a ção adotada e r esultado da ação. [1]
    • Por exemplo, digamos que sua conquista tenha sido intensificar as vendas no último trimestre. O contexto seria a estagnação do departamento e sua vontade de melhorar esse cenário. Sua ação poderia ser uma reunião com a equipe para reelaborar as estratégias de venda e o resultado, como esperado, foi a intensificação das vendas no último trimestre. [2]
  4. Agora que seu interlocutor sabe como você pôde ser útil no passado para outras pessoas, complemente essa informação com suas habilidades. Falar de seus talentos é a maneira com que seu ouvinte saberá como você poderá ser útil eventualmente para ele. Fale de suas habilidades técnicas e conquistas acadêmicas, mas não deixe as habilidades sociais e comportamentais de fora, como seu bom relacionamento interpessoal e talento para liderar.
    • Por exemplo, você pode dizer “Tenho MBA em marketing e trabalhei por oito anos como assistente de vendas para uma concorrente de menor porte e meus superiores sempre me descreveram como persuasivo e eloquente.”
  5. Um bom encerramento para sua apresentação é oferecer ou solicitar (dependendo da situação) um encontro para selar esse novo contato. [3]
    • Por exemplo, diga algo como “Podemos agendar uma reunião para debater como eu poderia melhorar as vendas de sua empresa” ou “Acho que eu poderia fazer melhorias incríveis em seu departamento comercial. O que acha de trocarmos nossos contatos e conversamos melhor em uma reunião?”.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Mantendo o interesse do interlocutor

Baixe em PDF
  1. Não fique olhando para o chão, teto ou qualquer outro lugar que não seja o rosto de seu ouvinte. Olhe-o nos olhos quando estiver falando e ele provavelmente se identificará com seu profissionalismo com mais facilidade.
  2. Abordar um desconhecido para se apresentar e falar de suas conquistas pode deixá-lo sem graça, mas se você tiver autoconfiança essa sensação passará mais rápido e seu ouvinte terá uma impressão melhor de você. Para que ele acredite que você é capaz de cumprir o papel ao qual se propõe, é necessário antes que você acredite em si mesmo.
  3. Tal é uma boa técnica para manter o ouvinte interessado e entretido com o que você tem a dizer. Em geral, usar termos muito brandos faz com que a pessoa soe desanimada.
    • Alguns exemplos de palavras expressivas são “imediato”, “garantido”, “instantaneamente”, “impactante”, “exclusivo”, “impressionante” e “ousadia”.
  4. Você deve ser amigável, envolvente e aberto durante sua apresentação e sua postura pode reforçar essa imagem. Fique de frente para seu ouvinte, deixe as mãos nos bolsos e fique ereto. [4]
  5. Um segredo da apresentação pessoal é fazer com que o interlocutor concorde com a sua causa e, para conseguir isso, você terá que falar sobre ela. [5]
    • Por exemplo, você pode dizer que quer intensificar as vendas de autopeças porque acha que a uma boa empresa deve prestar um serviço decente, que contribua para a qualidade de vida de seus clientes. Mostrar que você se importa com os outros, e não só com promoções e dinheiro, pode ser o empurrãozinho que seu ouvinte precisa para se convencer.
    • Diga algo como “Eu passei alguns anos estudando na Índia e ver como aquelas pessoas vivem sem acesso à água potável me fez ver como isso é fundamental para uma vida decente. Quero que todas as casas tenham um purificador de água em suas cozinhas, pois isso melhorará a qualidade de vida das pessoas”.
  6. É uma das maneiras mais fáceis de perder a atenção de seu ouvinte durante uma apresentação pessoal. Seu interlocutor não entenderá o que você está dizendo e perderá o interesse. Prefira usar palavras mais simples e diretas. [6]
  7. Não monopolize a conversa e saia andando depois, escute o que ele tem a dizer. Se ele tiver dúvidas, fique à disposição para saná-las e, para deixá-lo mais à vontade, pergunte algo pessoal. Por exemplo: “Onde você estudou? Como desenvolveu sua carreira?”. Isso transformará uma simples apresentação em um papo informal, mais agradável para ambos. [7]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Praticando sua fala

Baixe em PDF
  1. Quando perceber que sua apresentação tem um esboço sólido, conte o tempo que leva para discursá-la em voz alta. Use o cronômetro do celular ou um despertador, inicie a contagem quando começar a falar e pare quando acabar. Depois, veja se conseguiu cobrir todos os pontos relevantes em um ou dois minutos.
    • Se demorar mais do que isso, não se apresse. Falar muito rápido deixará claro que você está apresentando uma fala ensaiada e ele perderá o interesse quando perceber que você está sintetizando as informações por nervosismo.
  2. Depois de conseguir o tempo ideal para sua fala, é hora de aparar as arestas. Revise seu discurso, veja onde ele pode ser cortado ou enfatizado. Além disso, ele deve ser atualizado de acordo com suas novas experiências, habilidades e objetivos ao longo do tempo. [8]
  3. A ideia não é formatar uma fala padrão para todos com quem conversar, as ocasiões e pessoas serão diferentes. Sempre que surgir uma oportunidade como essa, pratique seu discurso, mesmo que a base já esteja pronta.
    • Em uma feira de oportunidades por exemplo, o melhor seria enfatizar os objetivos relacionados à sua área de atuação e as habilidades que fazem de você a escolha perfeita para ser o novo membro de uma equipe.
    • Já em um evento para desenvolver uma rede de contatos e expandir a carteira de clientes, o melhor seria focar nos objetivos relacionados à manutenção de clientes e habilidades que influenciem na prospecção de novos clientes.
  4. Você deve praticar o suficiente para sentir que sabe tudo que o há para ser dito de cor e salteado dentro de um tempo limitado, mas exagerar na dose pode deixar sua apresentação engessada e tediosa. Saiba o que quer, mas diga isso de uma maneira cativante e pessoal. [9]
  5. O próximo passo é fazer sua apresentação para amigos e familiares e pedir para opinarem. Isso o ajudará a descobrir se está indo rápido demais, se parece um discurso ensaiado e se está interessante o suficiente. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Não soe como uma pessoa pretensiosa. Uma coisa é agir com autoconfiança, mas achar que você é melhor do que os outros é outra. Faça perguntas para seu interlocutor, interesse-se pelo histórico dele. Essa é a melhor forma de não soar presunçoso.
  • Vista-se para o emprego que quer. Sua apresentação pessoal depende de um visual profissional e limpo, ou a pessoa não olhará para você duas vezes – nesse caso, seu discurso não fará diferença.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 140 005 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade